Através de uma interpelação a cargo do deputado municipal socialista Fernando Lima à presidente do município Júlia Paula, foi o Executivo camarário questionado sobre a eventual celebração dos 100 Anos da implantação da República, uma vez que no Plano de Actividades da Câmara para o corrente ano, não era feita "qualquer referência ou iniciativa a este importante acontecimento".
Fernando Lima recordou existirem já orientações e iniciativas da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e Direcções Regionais da Educação para que as escolas peguem neste tema.
Como já era de esperar, Júlia Paula admitiu que algo poderá ser feito em Caminha, no âmbito do Sidónio, assegurando ter já contactado a comissão nacional criada para o efeito (Celebrações da República).
Aproveitou para lamentar a quantidade de dinheiro aplicado nas sondagens arqueológicas em curso nos restos da casa intitulada de Sidónio Pais, na R. Direita, a que o IGESPAR obrigou a câmara antes de esta avançar com a construção de uma Casa-Museu.