Jornal Digital Regional
Nº 472: 9/15 Jan 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Reunião camarária

Socialistas pedem informações sobre PDM
e Comissão de Avaliação da Crise

Candidaturas a Maravilhas Naturais

O arquitecto responsável pela elaboração do Plano Director Municipal de Caminha, Victor Mogadouro, deixou de ser avençado da Câmara de Caminha passando a exercer funções a tempo inteiro, de modo a dedicar-se exclusivamente à elaboração deste documento cujo prazo para a sua remodelação se previra para 2005, data em que perfazia 10 anos de existência.

Esta informação foi prestada pelo vereador Mário Patrício no decorrer da reunião camarária do passado dia 6, em que esteve ausente a presidente Júlia Paula, em resposta a uma interpelação do socialista Jorge Miranda.

Mário Patrício adiantou que já solicitara ao arquitecto que lhe fizesse o ponto da situação, porque "nada sabia até agora", embora não seja pelouro seu o PDM mas sim o Planeamento e Gestão Urbanística, após o que prometeu agendar com a oposição os passos que serão dados daqui para a frente.

Outra pergunta de Jorge Miranda, referente ao trabalho desenvolvido por um Comissão de Avaliação da Crise criada há mais de seis meses, teve como interlocutor Flamiano Martins (presidente em exercício face à ausência da presidente), assinalando ser necessário remodelá-la devido à saída de pessoas e entrada de outras, mas assegurou que "estamos atentos" - apontando como exemplo o caso da Regency - e terem mantido reuniões a fim de minorar o problema.

Flamiano Martins aproveitou a reunião para dar conta que o Executivo tem acompanhado a situação das dunas em Moledo e nos Caldeirões, em Vila Praia de Âncora, cujo processo de erosão tem vindo a ser monitorizado pela ARH (Administração da Região Hidrográfica do Norte) e, dado que as areias "deixaram de ser engolidas pelo mar", espera que sejam repostas.

CANDIDATURAS A MARAVILHAS NATURAIS

A exemplo de outros concelhos, como é o caso de Vila Nova de Cerveira, Caminha também vai agora apresentar três paisagens naturais ao concurso "Sete Maravilhas de Portugal": Estuário do Rio Minho; Serra d'Arga e Orla Costeira, segundo deu conta o regressado vereador Paulo Pereira.

Ainda no plano turístico, confirmou a presença de Caminha no stand que a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal vai instalar na Bolsa de Turismo de Lisboa entre 13 e 17 deste mês, com a participação do Grupo ViraBombar de Azevedo, e em que será dado realce à Festa da Sardinha e a uma nova promoção gastronómica intitulada "Camidoce" a realizar em Fevereiro.

Nesta sessão foram ratificadas (à posteriori) os prolongamentos de horário de funcionamento no fim de ano dos bares "Alfândega" (até às 8 horas), em Caminha; "Carpintaria Bar" e Café Praia Mar" (até às 6 horas), em Vila Praia de Âncora.

A aprovação da toponímia de Vile foi adiada porque a respectiva acta da comissão não estava assinada por todos os membros, conforme detectou Jorge Miranda, o mesmo não sucedendo em relação à de Cristelo