A Feira do Alvarinho, que se realiza no âmbito das festividades do corpo de deus, decorre entre 10 e 14 de Junho, no largo da antiga estação da CP, com actividades diversas de cariz, cultural, social e desportivo, muita animação musical e algumas novidades no sector vinícola.
Este ano, a Feira do Alvarinho conta, além de um auditório com 150 metros quadrados, com 60 expositores exteriores (nove metros quadrados) ocupados por empresas da região, colectividades culturais e desportivas, e artesanato diverso de vários pontos do pais.
Uma tenda gigante, com a dimensão de 700 metros quadrados, está destinada aos alvarinhos e fumeiros, sendo ocupada por 29 produtores dos concelhos de Monção e Melgaço. Ao lado, numa tenda algo inferior (600 metros quadrados), situam-se 20 tasquinhas com produtos típicos da região
A tenda restante, numa área próxima do palco com uma dimensão de 500 metros quadrados, está reservada a quatro restaurantes que vão dividir o espaço em partes iguais. Ao todo, a Feira do Alvarinho deste ano conta com 109 expositores mais os quatro restaurantes participantes, tendo todos os espaços disponíveis ocupados.
Um dos pontos altos da edição deste ano será a entronização de novos elementos da Real Confraria do Vinho Alvarinho, Entre outros, serão entronizados o Ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, a Ministra da Saúde, Ana Jorge, o Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, o antigo Ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, e o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro.
Entre outras novidades, será lançado um copo próprio para consumir vinho Alvarinho com o novo logotipo da Associação de Produtores de Alvarinho, entidade que reúne produtores dos Concelhos de Monção e Melgaço que decidiram juntar-se numa única associação defensora dos seus interesses.
Do vasto programa, estão previstas provas de atletismo, caminhadas, convívio de motards, passeio de BTT “A Rota da Coca”, corrida de carrinhos de rolamentos e travessia a nado com barbatanas na piscina municipal. A APPACDM, delegação de Monção, estará presente com um ateliê ao vivo e o Centro Social e Paroquial de Moreira fará a demonstração do ciclo do linho.
Em termos de animação musical, destaca-se as presenças de Júlio Pereira e Ana Free, bem como de grupos de bombos e cavaquinhos, charangas galegas, fanfarra dos bombeiros locais, bandas musicais de Monção e Tangil e festival de folclore com todos os agrupamentos do concelho.
Referência ainda para o III Encontro de Combatentes do Ultramar do Concelho de Monção, provas comentadas de vinho Alvarinho, colóquio sobre agricultura biológica, e desfile e cerimónia de entronização da Real Confraria do Vinho Alvarinho. Todos os expositores receberão uma lembrança e diploma de participação. O stand melhor decorado terá direito a um prémio
Durante o mês de Junho, o concelho de Monção vai ser palco de três festivais de folclore em igual número de freguesias, proporcionando às respectivas populações e visitantes alguns momentos de animação, convívio e franca camaradagem.
No dia 7 de Junho, realiza-se, no recinto das festas, o VII Festival Internacional de Mazedo com a presença dos anfitriões, Grupo de Danças e Cantares de Mazedo, e do Grupo de Danças e Jogos Tradicionais de Sistelo (Arcos de Valdevez), da Asociación Cultural e Deportiva de “Sta Cristina de Valeixe” (A Cañiza, Galiza), do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo de Neiva (Viana do Castelo), e do Grupo Cultural e Recreativo de Danças e Cantares de Ponte de Lima.
O V Festival Internacional do Rancho Folclórico de Santa Maria de Moreira decorre no dia 21 de Junho, pelas 15h00, no Terreiro de Santa Luzia. Além do Rancho Folclórico de Santa Maria de Moreira, marcam presença o Rancho Folclórico Regional de Vale da Pedra (Ribatejo), a Associação C.R.D. Danças e Cantares de Parsil, (Alcochete), o Rancho Regional do Cabo (Águeda), Gaita Seia, (Espanha), Rancho Folclórico do Divino Salvador de Delães (V.N. Famalicão) e o Grupo de Cavaquinhos de Nossa Senhora dos Milagres, Monção.
Por fim, no 27 Junho, pelas 21h00, realiza-se, pela primeira vez, o Festival de Folclore do Grupo Folclórico S. Mamede de Troviscoso. Tendo como espaço de actuação o Largo da Senhora da Ajuda, o arranque deste festival conta com o agrupamento anfitrião, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita (Monção) e Rancho Folclórico de Esgueira (Aveiro).