O presidente da Câmara de Paredes de Coura não escondeu a emoção ao ser distinguido com o 'Machado de Honra' da Liga dos Bombeiros Portugueses: "receber esta homenagem, vinda de uma instituição composta por homens e mulheres que dedicam suas vidas - ou parte delas - a proteger a vida dos outros, é algo que me toca profundamente", reconheceu Vitor Paulo Pereira, acrescentando não ser por orgulho e muito menos por vaidade.
"Sinto neste gesto, algo maior do que uma simples lembrança: sinto respeito, sinto afeto, e sinto reconhecimento entre iguais. Dediquei a minha vida ao que sempre acreditei ser o certo: servir as pessoas", sublinhou o autarca em final de mandato, estendendo ao presidente da Liga dos Bombeiros, António Nunes, a importância do trabalho notável que tem realizado à frente da instituição: "A Liga dos Bombeiros Portugueses está em boas mãos. Nas mãos de quem sabe decidir e agir com firmeza e sensatez. Com a sua liderança, o presente inspira confiança e o futuro desenha-se: com clareza, com compromisso e com esperança para os bombeiros portugueses", salientou.
Vitor Paulo Pereira também enalteceu o papel da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo e da Associação Humanitária de Bombeiro Voluntários de Paredes de Coura, explicando que "nenhuma instituição cresce sem liderança, sem coragem, sem visão. E se há alguém que já provou estar à altura de servir os nossos Bombeiros com alma, com dedicação e com resultados, esse alguém é José Alves", estendendo o reconhecimento a todos os presidentes das corporações e bombeiros do distrito: "vocês são o exemplo mais puro do que é o serviço público. Obrigado por protegerem vidas, por estarem onde muitos não teriam coragem de estar, por fazerem a diferença de forma tão humana e tão concreta".
"Vocês são o exemplo mais puro do que é o serviço público"
A admiração do agora homenageado com o 'Machado de Honra' também de estendeu às equipas de sapadores florestais "cuja ação e trabalho tem sido absolutamente decisivos na defesa do nosso território", mas também ao papel fundamental dos presidentes de Junta - "são um importante pilar da proteção civil, com uma disponibilidade que raramente se anuncia, mas nunca falha" - e aos funcionários da autarquia, porque "todos os dias dão o seu melhor para servir a população com dedicação, competência e sentido de missão".
O presidente da Câmara de Paredes de Coura reconheceu também que esta homenagem não teria sido possível se não estivesse rodeado pelos vereadores Tiago Cunha, Maria José e Vitor Silva no trabalho desenvolvido junto dos courenses, enquanto António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros, enalteceu o papel do autarca que "durante os seus mandatos muito se preocupou com os seus bombeiros".
O presidente da Liga dos Bombeiros recorda também que, como presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil, Vitor Paulo Pereira "não só é responsável por tudo o que é prevenção destas corporações no norte do país, como está intimamente ligado aquilo que foi o seu trabalho". É como sinal de reconhecimento e agradecimento que a Liga distinguiu o autarca de Paredes de Coura com o 'Machado de Honra', "pelo trabalhou que realizou em prol das populações e bombeiros", concluiu.