JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

II BTT Transibérico Cerveira-Tomiño: Uma viagem partilhada sem fronteiras

A 19 de outubro, ciclistas galegos e portugueses vão partilhar um trajeto não competitivo para explorar a natureza, a cultura e a história da Eurocidade Cerveira-Tomiño. Essa é a proposta da II edição do BTT Transibérico, consolidando-se como um encontro imprescindível para amantes da bicicleta e do turismo sustentável. Inscrições abertas até 17 de outubro.

17/9/25 19h

Dinamizada pela Eurocidade Cerveira-Tomiño em colaboração com a associação Pedal'Arte de Vila Nova de Cerveira e a Colibrí ACDR de Tomiño, a atividade apresenta um percurso imersivo que convida a explorar o melhor da região. O passeio, de carácter não competitivo, oferece aos participantes uma experiência de verdadeira descoberta: caminhos florestais e rurais que ligam natureza, património, tradições e gastronomia local.

O BTT Transibérico 2025 revela-se, assim, como uma proposta de lazer ativo que vai além do desporto para se transformar numa viagem partilhada sem fronteiras.

Mais do que a prática desportiva, o BTT Transibérico 2025 pretende dinamizar o comércio e a restauração locais, promovendo paragens em espaços culturais, estabelecimentos, restaurantes e produções agrícolas da Eurocidade. A organização disponibiliza dorsal, seguro, abastecimento líquido e sólido, apoio e serviço de duches no final da jornada.

A partida tem lugar na Praça do Seixo, em Tomiño, às 08h30 (PT) / 09h30 (GA), com um itinerário guiado exclusivamente por tecnologia GPS, permitindo a cada ciclista percorrer a rota com total autonomia. As inscrições já estão abertas, de forma individual ou em grupo, até 17 de outubro.

Com este evento, a Eurocidade Cerveira-Tomiño reafirma o seu compromisso com iniciativas que unem a cidadania através do desporto, da cultura e da valorização do território comum. Uma atividade enquadrada na operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG VA POCTEP.

Município de Cerveira



XVIII Festival de Bandas de Música anima Vila Nova de Cerveira no próximo domingo

O Município de Vila Nova de Cerveira associa-se à Cerveira - Associação Cultural e Recreativa na realização do XVIII Festival de Bandas de Música, agendado para este domingo, 21 de setembro, no Terreiro, entre as 10h00 e as 19h00.

17/9/25 19h

Este evento, que se consolidou como um dos mais relevantes encontros de música filarmónica do Norte do país, constitui um momento de valorização cultural, promoção da tradição musical e fortalecimento dos laços de amizade e cooperação entre formações de diferentes concelhos, atraindo também público da vizinha Galiza.

O programa contempla, durante a manhã, o habitual desfile das bandas pelas ruas do centro histórico, seguido de atuações individuais durante a tarde. O festival encerra com um dos momentos mais simbólicos: a interpretação conjunta da Marcha "Ponte da Amizade", da autoria de Valdemar Sequeira, pelas cinco bandas participantes, às 19h00.

As bandas presentes nesta edição são:
" Banda Lanhelense (Lanhelas - Caminha)
" Banda Musical de Calvos (Póvoa de Lanhoso)
" Banda de Música de Antas (Esposende)
" Banda Cabeceirense (Cabeceiras de Basto)
" Banda Musical de Famalicão (Vila Nova de Famalicão)

Município de Cerveira



Exposição "Próxima Estação" encerra sábado com lançamento de catálogo e performance

Sábado (13 de setembro), 16h00, Convento de S. Payo



14/9/25 11h

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira, F.P. (FBAC) encerra no próximo sábado, às 16h00, no Convento de San Payo, a exposição "Próxima Estação" que desde a sua inauguração em junho apresenta ao público mais de 40 obras de 30 jovens finalistas de cursos de licenciatura e mestrado de instituições de ensino superior artístico. Para assinalar este momento será realizado o lançamento oficial do catálogo da mostra e apresentada a performance "Blue Box", da autoria do coletivo Ballet Betão. A entrada é livre.

Promovida pela FBAC em parceria com a Fundação Escultor José Rodrigues (FEJR), a exposição "Próxima Estação" tem como objetivo valorizar e dar visibilidade a jovens criadores, finalistas de cursos de licenciatura e mestrado em artes, selecionados através de open call. Com curadoria de Mafalda Santos, Diretora Artística da FBAC, e de Ágata Rodrigues, coordenadora-geral da FEJR, a mostra reúne propostas transdisciplinares que refletem sobre fronteiras geográficas, sociais e tecnológicas, simbolizando o duplo movimento entre a conclusão de um ciclo académico e o início de uma trajetória artística.

Inspirada no fenómeno do phreaking e no uso das primeiras "blue boxes" - dispositivos que manipulavam sistemas telefónicos analógicos através de frequências sonoras -, a performance "Blue Box" irá propor uma viagem entre realidades, explorando conceitos de transporte livre, comunicação e parasitismo informativo. Num registo eletroacústico, a iniciativa vai apresentar dois performers que habitam uma linha telefónica, comunicando entre si através de ruído, feedback e loop, numa experiência sensorial que se assume como reflexão sobre linguagem, diálogo e processos de criação sonora.

De referir que o projeto integra a candidatura "Territórios sem fronteira", distinguida em primeiro lugar a nível nacional no Apoio Sustentado - Artes Visuais 2025-2026, atribuído pela Direção-Geral das Artes. A FBAC reforça, assim, a sua missão de apoiar artistas emergentes, dinamizando o diálogo entre instituições, territórios e públicos.

Encerramento da exposição "Próxima Estação"
Local: Convento de San Payo, Vila Nova de Cerveira
Data: 13 de setembro de 2025 (sábado)
Hora: 16h00
Atividades: Lançamento do catálogo e performance "Blue Box", por Ballet Betão
Entrada livre

Fundação Bienal de Arte de Cerveira



Festival da Pizza'25: Itália no coração de Vila Nova de Cerveira

14/9/25 11h

De 12 a 14 de setembro de 2025, Vila Nova de Cerveira volta a transformar-se numa 'fatia' de Itália com o Festival da Pizza, cuja edição 2025 é totalmente dedicada à mais célebre criação gastronómica italiana - a pizza. Durante três dias, a Praça Alto Minho é palco de uma verdadeira celebração desta iguaria, em todas as suas versões - clássicas, criativas, tradicionais ou inovadoras - sempre acompanhadas por música vibrante e muita animação.

O programa inclui sete concertos ao vivo com artistas italianos, workshops temáticos (gelados para adultos e pizzas para crianças), showcookings, e ainda um mercado italiano repleto de produtos típicos como licores, azeites e farinhas. Tudo isto com uma decoração a preceito e o envolvimento de três pizzarias locais - Piazza, Pizzaria Toni e Di Ângelo - reforçam a autenticidade desta experiência que alia tradição e espetáculo.

Um dos pontos altos do evento é a competição do Troféu del Pizzaiolo, agendada para domingo, 14 de setembro, onde pizzaiolos profissionais e amadores terão oportunidade de mostrar criatividade e técnica na confeção de pizzas. A iniciativa pretende valorizar a qualidade, inovação e paixão pela arte da pizza, com inscrições gratuitas e limitadas a 25 participantes, abertas através do site da Associazione Sapori Italiani ( https://www.saporiitalianiassociazione.com/trofeo-del-pizzaiolo-alto-minho ).

A competição destina-se a todos os que desejam mostrar talento na confeção de pizzas, sejam profissionais ou amadores, individuais ou representando estabelecimentos de restauração. Cada participante tem a oportunidade de surpreender com receitas originais e técnicas inovadoras, numa disputa que valoriza a criatividade e a qualidade. A presença da Seleção Portuguesa de Pizzaiolos reforça a ligação à excelência gastronómica e promete elevar ainda mais o nível desta competição.

Vila Nova de Cerveira transforma-se novamente num destino imperdível para os amantes da boa gastronomia transalpina, com a pizza como protagonista: em todas as formas, sabor em cada fatia.

Festival da Pizza'25: a paixão pela gastronomia e cultura italianas.

Programa em Destaque

Sexta-feira, 12 de setembro
18h30 - Cerimónia de Abertura
19h00 - Aperitivo Italiano
19h30 - Música ao vivo: Mimmo Nardo
21h30 - Música ao vivo: Fratelli Celentano
24h00 - Encerramento

Sábado, 13 de setembro
12h00 - Abertura
13h00 - Música ao vivo: Mimmo Nardo
14h30 - Show de Pizza Acrobática
15h00 - Pinturas Faciais
16h00 - Pizza per Bambini (Workshop infantil)
18h30 - Mamma che Gelato (Workshop)
19h30 - Música ao vivo: Fratelli Celentano
21h30 - Música ao vivo: Gap's Orchestra
24h00 - Encerramento

Domingo, 14 de setembro
12h00 - Abertura
13h00 - Música ao vivo: Gap's Orchestra
14h30 - Show de Pizza Acrobática
16h00 - Trofeo Pizzaiolo Alto Minho
17h30 - Entrega de Prémios
18h30 - Mamma che Pasta (Workshop)
19h30 - Show de Pizza Acrobática
20h30 - Música ao vivo: Mimmo Nardo
24h00 - Encerramento

Município de Cerveira




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais