JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Documentário sobre o Soajo conquista quatro prémios no ART&TUR 2025
17/9/25 20h

O documentário "Soajo, uma comunidade multicultural" foi distinguido com quatro prémios no ART&TUR - International Tourism Film Festival 2025, realizado este ano no Fundão. A obra destacou-se tanto na competição internacional como na nacional, reforçando a visibilidade do património cultural português no panorama mundial.

Na vertente internacional, o filme arrecadou os prémios de Best Documentary, 1.º Prémio Environment & Ecology e 1.º Prémio Culture & Heritage (ex-aequo). Já a nível nacional, conquistou o 1.º Lugar Cultura & Património.

Realizado por Tiago Cerveira, com produção de Luísa Pinto e Filipe Morato Gomes, e banda sonora de Daniel Pereira Cristo, o documentário valoriza a diversidade cultural e a identidade do Soajo, em Arcos de Valdevez. O reconhecimento conquistado no festival é também interpretado como um incentivo à missão do projeto Rostos da Aldeia, que procura dar voz e visibilidade às comunidades rurais portuguesas.

Municipio de Arcos de Valdevez



Arcos de Valdevez mostra arquitetura tradicional em exposição e livro
17/9/25 20h

A Casa das Artes de Arcos de Valdevez acolhe, até ao final de outubro, uma exposição dedicada à arquitetura tradicional, resultado da Escola de Verão Ibérica realizada em julho de 2024 no nosso concelho.

Durante duas semanas, cerca de trinta estudantes de várias nacionalidades ficaram alojados no Santuário de Nossa Senhora da Peneda, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, e percorreram diferentes localidades para estudar e documentar exemplos de arquitetura vernacular. Do trabalho desenvolvido nasceram propostas de intervenção inspiradas em modelos tradicionais, agora reunidas numa mostra pública.

No próximo dia 18 de outubro, às 16h00, será apresentado o livro da Escola de Verão, juntamente com os resultados do projeto, num evento que inclui também uma visita guiada à exposição. A iniciativa integra o programa ARQOUT2025 - Mês da Arquitetura, coordenado pela Ordem dos Arquitectos.

A exposição apresenta ainda a série fotográfica Uma Arquitectura de Verdade, do arquiteto António Menéres, que reúne imagens da arquitetura tradicional de Arcos de Valdevez captadas entre a década de 1950 - altura em que participou no Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa - e a de 2010.

A organização é da Fundação Culturas Construtivas Tradicionais, INTBAU Portugal, INTBAU Espanha, Município de Arcos de Valdevez e Fundação Serra Henriques.

Municipio de Arcos de Valdevez



Matilde Ribeiro conquista o título "Simpatia" na eleição da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal

A rainha das Vindimas de Arcos de Valdevez, Matilde Ribeiro, representante da União de Freguesias de S. Paio e Giela, conquistou o título "Simpatia" na eleição da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal, em Vila Viçosa, promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

A acompanhar a nossa candidata estiveram elementos da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, da União de Freguesias de S. Paio e Giela, da Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez, amigos e familiares.

Ao título concorreram 14 jovens em representação dos municípios associados da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV): Alenquer, Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Borba, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Palmela, Ponte da Barca, Rio Maior, Tábua, Torres Vedras e Vila Viçosa.

Esta eleição tem como objetivo preservar tradições e valorizar a cultura rural portuguesa, promovendo-a junto das novas gerações.

Municipio de Arcos de Valdevez



Motogalos de Barcelos escolhem Arcos de Valdevez para o 23º Moto-rali Turístico "Fora D'Arcos"

A Associação Clube Motogalos de Barcelos vai realizar, nos próximos dias 13 e 14 de setembro de 2025, a 23.ª edição do Moto-Rali Turístico "Fora D'Arcos", que este ano terá como palco o concelho de Arcos de Valdevez.

Sob o lema da descoberta e do convívio, o evento convida os participantes a explorar os limites e recantos menos conhecidos do território arcuense, proporcionando uma experiência única que alia a paixão pelas duas rodas à valorização do património natural e cultural.

"O percurso irá levar-nos a lugares menos conhecidos onde poderemos usufruir de paisagens e vistas panorâmicas deslumbrantes", refere a organização.

Ao longo do fim de semana, os motociclistas terão oportunidade de conhecer paisagens singulares, aldeias típicas, gastronomia local e património histórico, numa iniciativa que promove não apenas o espírito motard, mas também o turismo e a identidade de Val de Vez.

O Moto-Rali Turístico "Fora D'Arcos" integra-se no calendário anual da Associação Clube Motogalos, que há mais de duas décadas organiza este encontro, sempre em diferentes locais, com o objetivo de dinamizar territórios, promover a convivência e divulgar a cultura motard.

Municipio de Arcos de Valdevez



Regimento de Cavalaria nº6 em Arcos de Valdevez

O Regimento de Cavalaria n.º 6 (RC6) esteve em Arcos de Valdevez no âmbito da segunda edição da iniciativa "Dragões visitam o Minho", que teve como principal objetivo reforçar os laços entre o Exército e a população da região. A ação ficou marcada pela entrega de condecorações a Antigos Combatentes do Ultramar, que receberam a Medalha Comemorativa das Campanhas do Ultramar: o ex-soldado José Manuel Barros Fernandes, que esteve em Angola entre 1972 e 1974, o ex-1.º Cabo António Menezes da Cunha, que cumpriu serviço também em Angola entre 1968 e 1970, e o ex-soldado Manuel João Araújo Vieira, destacado em Moçambique entre 1973 e 1974.

A cerimónia decorreu na Praceta Combatentes do Ultramar e contou ainda com uma mostra itinerante dos meios operacionais ao serviço do RC6, que despertou grande interesse do público, em especial das crianças, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto os equipamentos e recursos do Regimento.

Com o apoio da Câmara Municipal, esta iniciativa constituiu um momento de valorização da memória coletiva, de reconhecimento do papel desempenhado pelos Antigos Combatentes e de promoção do espírito de cidadania junto das comunidades locais.

Municipio de Arcos de Valdevez



Câmara Municipal e Cooperativa Agrícola promovem sessão de esclarecimento a Juntas de Freguesia e produtores afetados pelos incêndios

A Câmara Municipal e a Cooperativa Agrícola promoveram uma sessão de esclarecimento às Juntas de Freguesia e produtores afetados pelos incêndios nas freguesias de Cabana Maior, Rio Frio, Senharei, Soajo, Vale, UF de São Jorge e Ermelo e UF de Portela e Extremo.

Os agricultores afetados pelos incêndios podem solicitar um apoio excecional, através de candidatura simplificada, para compensar prejuízos até um valor máximo de 10.000 euros, que cobre despesas relacionadas com a morte de animais, destruição de culturas, máquinas e equipamentos. Para aceder a este apoio, deverão fazer as suas candidaturas na Câmara Municipal, junto do Serviço de Proteção Civil.

Podem candidatar-se agricultores que sofreram prejuízos devido a incêndios rurais de elevada dimensão ou gravidade.

A atribuição deste apoio poderá estar dependente de uma vistoria para validar os prejuízos. A Câmara Municipal já solicitou ao Governo que este mecanismo seja igualmente aplicado às freguesias de Aboim das Choças, Álvora, Cendufe, Couto, Eiras, Giela, Gondoriz, Guilhadeses, Jolda S.Paio, Mei, Miranda, Padreiro (Salvador), Padreiro (Santa Cristina), Padroso, Sá, sabadim e Vila Fonche.

De igual modo manifestou-se totalmente disponível para comparticipar a alimentação dos animais.

Municipio de Arcos de Valdevez



Atendimento ao público da Câmara Municipal disponível na hora de almoço

A Câmara Municipal informa que o serviço de atendimento ao público passa a funcionar das 9h00 às 16h30, sem interrupções.

Desta forma, os munícipes podem agora tratar dos seus assuntos também durante a hora de almoço, garantindo maior comodidade e flexibilidade no acesso aos serviços municipais.

Municipio de Arcos de Valdevez




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais