JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Executivo reúne esta quarta-feira em reunião ordinária

O Executivo Caminhense reúne esta quarta-feira, 19 de novembro, em reunião ordinária, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00. Da Ordem de trabalhos constam, entre outras propostas, aprovar a minuta do contrato de consórcio interno para execução do projeto PGU Alto Minho (Plataformas de Gestão Urbana).

O Executivo vai discutir e votar a Revogação da deliberação da proposta número 9 tomada na reunião ordinária da Câmara Municipal de Caminha do dia 2 de julho de 2025.

Da ordem de trabalhos faz parte a proposta Revogação do Regulamento Municipal do Conselho Económico e Social do Concelho de Caminha.

O Executivo vai deliberar sobre o início do Procedimento Regulamentar: Projeto de Regulamento do Conselho Municipal Económico Estratégico do Concelho de Caminha.

Da agenda constam o Relatório de Avaliação Intercalar 2025 do Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas.

O Executivo vai votar a alteração da composição da Comissão de Vistorias do Município de Caminha.

Outra das propostas prende-se com a fixação de preço de livro "Memórias de Sal e Pedra - Caminha em Fragmentos de Luz e Sombra" de Jorge Simão Meira.

O Executivo vai deliberar o alargamento do horário de funcionamento do bar "Carga d' Água".

O Executivo vai propor a votação o Protocolo de Parceria entre a Câmara Municipal de Caminha e Associação Bandeira Azul da Europa (ABAAE) no Âmbito do Programa EcoEscolas 2025/2026.

Vai ser votada a proposta identificação de águas balneares costeiras, de transição e interiores e qualificação de praias de banhos - preparação da época balnear de 2026 - ratificação.

As Feiras do concelho estarão em destaque. O Executivo vai propor e votar Incentivos à sua Dinamização.

Da ordem de trabalhos faz parte a proposta Turnos das farmácias do Concelho de Caminha para o ano 2026 - ratificação.

Por último, vão ser votadas duas propostas de alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento: uma na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho, para realização do Corta Mato Escolar; outra na Freguesia de Âncora para realização do Magusto da Associação Promessa Âncorense - ratificação.

Gabinete de Informação ao Munícipe (Caminha, 17 de novembro de 2025)



Município de Caminha prepara um Natal de sucesso com os empresários e comerciantes locais

O Município de Caminha, liderado pela Presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, reuniu no dia de ontem com mais de 60 empresários e comerciantes de Caminha para delinear, em conjunto, a estratégia e programação do Natal 2025.

O encontro, que decorreu num ambiente de grande entusiasmo e cooperação, teve como principal objetivo envolver o tecido empresarial local na dinamização da época natalícia, reforçando a importância do comércio de proximidade como motor da economia local e da vitalidade das freguesias.

Durante a reunião foram apresentadas e discutidas as principais iniciativas do Plano de Atividades de Natal, num processo participado e transparente, onde os comerciantes puderam partilhar ideias, sugestões e expectativas. A Presidente Liliana Silva sublinhou a importância da união entre o Município e os agentes económicos, garantindo que "o Natal em Caminha será um verdadeiro exemplo de colaboração e espírito comunitário, com todos a remar no mesmo sentido: o de valorizar o que é nosso e fazer brilhar o concelho".

O entusiasmo foi evidente entre os presentes, que saíram do encontro confiantes de que este será um Natal de sucesso.

A próxima reunião com os comerciantes de Vila Praia de Âncora está já agendada para a próxima terça-feira, às 19h00, dando continuidade a este ciclo de diálogo e planeamento conjunto.

Paralelamente, o Município lança um desafio à população do concelho de Caminha: que todas as fachadas sejam iluminadas e decoradas para celebrar o espírito natalício, com o acender das luzes marcado para o dia 1 de dezembro.

O objetivo é claro: transformar o concelho de Caminha num destino de Natal vibrante, acolhedor e cheio de vida, onde o comércio local e a população se unem para celebrar a magia desta época.

"Vamos todos fazer acontecer o Natal em Caminha."

Municipio de Caminha



Executivo Caminhense com pelouros atribuídos

A Câmara Municipal de Caminha, liderada por Liliana Silva, reuniu hoje em sessão extraordinária. Da ordem de trabalhos fizeram parte a delegação de competências na Presidente da Câmara Municipal e a fixação de vereadores em regime de tempo inteiro. A Câmara de Caminha conta com três vereadores em regime de tempo inteiro, a quem foram atribuídas áreas de atividade e mais três vereadores sem pelouro.

Por despacho emitido na sequência da reunião, a presidente do Município, Liliana Silva, vai dirigir áreas como: Comunicação e Marketing Territorial; Bem-Estar Animal; Informática, Modernização e Simplificação Administrativa; Coesão, Emergência e Inovação Social; Habitação e Apoio às Famílias; Cultura e Associativismo; Candidaturas e Instrumentos de Financiamento; Agricultura, Pescas e Floresta; Turismo, Comércio e Indústria; Descentralização de Competências; Emprego, Desenvolvimento Económico e Demografia; Planeamento Estratégico e Captação de Investimento; Finanças, Património e Participação; Planeamento e Gestão Urbanística; Obras Públicas; Obras Particulares; Fiscalização e Contraordenações; Relações Institucionais; Relações Internacionais; Proteção Civil; Recursos Humanos e Organização e Coordenação e Administração Geral.

O Vereador Carlos Fernandes Alves de Castro fica os seguintes pelouros: Gestão da Frota Municipal; Freguesias e Coesão Territorial; Sustentabilidade Ambiental, Transição Energética e Adaptação às Alterações Climáticas; Ocupação da Via Pública e Publicidade; Gestão de Vias de Comunicação e Trânsito e Limpeza Urbana.

A Vereadora Ana Maria Costa da Rocha é a responsável pela Educação; Cemitério Municipal; Mercados, Feiras e Venda Ambulante e Serviços Jurídicos.

O Vereador José Carlos Rodrigues Leal Costa fica encarregado de áreas como o Desporto; Transportes e Mobilidade; Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis; e ainda, Juventude e Inclusão.

Municipio de Caminha






Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais