|
Câmara Municipal de Viana do Castelo investe 253 mil euros em protocolos de Cultura e Educação
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou esta quarta-feira um conjunto de protocolos no âmbito da Cultura e Educação que totaliza apoios num valor global de 253.485 euros, num momento que contou com a presença do Vereador com os pelouros da Cultura e Educação, Manuel Vitorino.
Assim, para a implementação de projetos musicais no âmbito da Educação, foram firmados dois protocolos de cooperação e apoio financeiro. O protocolo entre o Município de Viana do Castelo, a Academia de Música de Viana do Castelo e os Agrupamentos de Escolas de Abelheira, Arga e Lima, Barroselas, Monserrate, Monte da Ola e Pintor José de Brito vai permitir a promoção da Educação Artística (Iniciação à Música) na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2024/2025, que representa um investimento de 50.551 euros por parte da autarquia vianense.
Foi também assinado o Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro entre o Município de Viana do Castelo, a Academia de Música de Viana do Castelo e os Agrupamentos de Escolas de Abelheira, Barroselas, Monserrate, Monte da Ola, Pintor José de Brito e Santa Maria Maior para a promoção da Educação Artística (Música) no 1º Ciclo do Ensino Básico no presente ano letivo, no valor de 128.505 euros.
No que toca à Cultura, foi firmado um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro entre o Município de Viana do Castelo e o Grupo de Danças e Cantares de Perre, no valor de 10.000 euros, e um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro entre o Município de Viana do Castelo e a Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço no valor de 30.000 euros.
Com a Confraria de Santa Luzia, foi assinado um protocolo de 4.428 euros; e com Grupo Folclórico de Viana do Castelo o protocolo prevê um apoio de 30.000 euros.
Município de Viana do Castelo
Câmara Municipal de Viana do Castelo e AEDVC reforçam animação de Natal com mais ruas iluminadas
Foi, esta terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos.
A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arrumamentos da cidade abrangidos, nomeadamente: Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua Manuel Espregueira, Rua da Picota, Rua da Bandeira (entre a Praça da República e a Avenida Afonso III), Passeio das Mordomas da Romaria, Rua Gago Coutinho, Rua Aurora do Lima, Rua Sacadura Cabral, Rua Mateus Barbosa, Rua S. Pedro, Rua Grande, Largo João Tomás da Costa, Largo 5 de Outubro, Rua Martim Velho, Avenida Rocha Páris, Rua Nova de Santana, Praça 1º de Maio, Avenida Conde da Carreira, entradas da cidade (rotundas), Jardim Marginal (anfiteatro e envolvente), Praça da República e Antigos Paços do Concelho, Avenida Luís de Camões, Rua de Aveiro, Avenida Rocha Páris (lado norte), Rua do Poço, Rua Cândido dos Reis, Capitães de Abril, Jardim D. Fernando, Largo de São Domingos, Avenida Campo do Castelo, Campo d'Agonia e Avenida João Alves Cerqueira.
Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com "ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música", permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir.
A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus (templo-monumento de Santa Luzia). Neste elemento serão também criados espetáculos multimédia e, na sua envolvência, serão colocados alguns elementos alusivos a esta época natalícia.
O protocolo de cooperação entre as duas entidades prevê um apoio financeiro, do Município, de 185 mil euros. Na proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pode ler-se que "na sua estratégia de dinamização e revitalização do comércio local, a Câmara Municipal desenvolverá, durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, um conjunto de iniciativas alusivas à época de Natal". As iluminações e ornamentações da cidade, além de se assumirem como uma iniciativa estratégica e muito importante nesta época festiva, para o comércio local, aprimoram todo o programa de animação de Natal do Município, constituindo-o como um ponto de referência para quem visita Viana do Castelo.
Na conceção e operacionalização destes elementos, conforme tendência adotada nos anos anteriores, serão tidas em consideração as recomendações para a redução dos consumos energéticos, por via da utilização de luminárias LED e da limitação dos períodos em que as mesmas estarão ligadas.
Município de Viana do Castelo
Viana do Castelo apela à solidariedade para com bombeiros e populações afetadas pelos incêndios
Tendo em conta a dimensão da devastação causada pelos incêndios que assolam todo o país, de forma muito particular as regiões Norte e Centro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo lança um apelo de solidariedade a toda a população, para que apoie as corporações e as populações afetadas com bens de primeira necessidade.
As corporações de soldados da paz, que estão envolvidas no combate aos diversos incêndios que lavram um pouco por todo o país, precisam particularmente de garrafas de água (no máximo, de 50 cl), de bolachas, barras energéticas, soro fisiológico, pomada para queimaduras, compressas de gases e pensos para feridas.
As doações, de particulares ou de empresas, devem ser entregues até esta quarta-feira, pelas 15h00, no quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, que fará o devido encaminhamento.
Município de Viana do Castelo
Unidade Local de Saúde do Alto Minho atinge mais de 97% de taxa de utentes com médico de família
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reuniu hoje com o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, João Porfírio Oliveira, num encontro que teve como objetivo fazer um balanço da saúde na região, que as duas entidades consideraram ser positivo e favorável à população.
Numa reunião que contou também com a presença do Vereador da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, o responsável da entidade de saúde referiu que, de acordo com dados de julho de 2024, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho regista uma taxa de utentes com médico de família de 97,2%, muito superior ao valor nacional, que se fica pelos 84%.
Foram registadas 625.000 consultas médicas, assinalando-se um aumento de 2,9% das consultas presenciais. Foi ainda registado um aumento de 5,1% de domicílios médicos e de 1,7% de domicílios de enfermagem.
No que toca aos cuidados de saúde hospitalar, de acordo com dados de agosto, foi registado um aumento de 4% nas primeiras consultas e de 6% nas consultas subsequentes.
Foi também registado um aumento de 5% no número de intervenções cirúrgicas, o que corresponde a mais 490 doentes operados.
João Porfírio destacou a resposta integral no programa OncoStop 2024, com a resolução de todos os doentes oncológicos da lista da ULSAM, bem como a resposta exemplar da Ginecologia / Obstetrícia, assinalando-se com aumento de 2% dos partos na região.
O responsável realçou ainda a resposta integral, sem interrupções, dos três Serviços de Urgência, incluindo um aumento de 1,4% em relação ao período homólogo.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho E.P.E. presta cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados. A sua área de influência corresponde ao distrito de Viana do Castelo, concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
Integra o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, bem como 12 Centros de Saúde, nomeadamente Centro de Saúde dos Arcos de Valdevez, Centro de Saúde de Barroselas, Centro de Saúde de Caminha, Centro de Saúde de Darque, Centro de Saúde de Melgaço, Centro de Saúde de Monção, Centro de Saúde de Paredes de Coura, Centro de Saúde de Ponte da Barca, Centro de Saúde de Ponte de Lima, Centro de Saúde de Valença, Centro de Saúde de Viana do Castelo e Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira.
Município de Viana do Castelo
Viana do Castelo assinala Jornadas Europeias do Património com seminário a 21 de setembro
No dia 21 de setembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no auditório do Museu de Artes Decorativas, o II Seminário "Património, História e Arqueologia de Viana do Castelo", no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
Este segundo seminário, para o público em geral, pretende dar a conhecer o trabalho dos vários setores da Câmara Municipal de Viana do Castelo em prol da inventariação, estudo, preservação e divulgação do património cultural do concelho.
O evento inicia pelas 9h30, com a apresentação do "Projeto Geoparque do Litoral de Viana do Castelo", seguindo-se uma apresentação dedicada à "Revisão do PDM: a sua importância na gestão e preservação da memória arqueológica".
Inclui ainda uma apresentação sobre a "Intervenção de Conservação e Restauro do Retábulo da Capela da Casa dos Condes da Carreira" e outra sobre "Arquivo, Património Cultural Imaterial".
"Trajes com Memória" e "Casa dos Nichos - um espaço museológico para todos" serão outros dos temas abordados no seminário, que encerra com a apresentação "(Re) visitar a coleção de faiança de Viana, nos seus 250 anos (1774-1855) no inabalável edifício urbano com 3 séculos de História (1724-2024)".
As Jornadas Europeias do Património de 2024 têm lugar entre os dias 20 e 22 de setembro e são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. A organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.
Foram lançadas pelo Conselho da Europa em 1985, tendo-se juntado a União Europeia em 1999 para a criação de uma ação conjunta, que se tem mantido até aos dias de hoje. Em 2024, o tema é "Rotas, Redes e Conexões", numa oportunidade de reflexão sobre um património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade, e que tem permitido, ao longo dos séculos, a partilha de práticas culturais e artísticas.
Município de Viana do Castelo
Câmara Municipal de Viana do Castelo investe na saúde e reforça protocolos com a ULSAM
Tendo em conta a priorização da Saúde da população vianense, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou novos protocolos que reforçam a colaboração com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para alocação temporária de viaturas alugadas pelo Município destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários, continuação dos projetos "Walk with a Doc" e Aulas de Preparação Aquática para o Nascimento e ainda para reforço nos recursos humanos nas extensões de saúde.
Foi, assim, renovado, por mais 12 meses, o protocolo para implementação do programa de caminhadas denominado "Comunidade em Movimento", com o objetivo de promover estilos de vida saudáveis. O projeto internacional "Walk With a Doc" é um programa simples e sustentável que pode ser implementado em qualquer comunidade com vista ao incentivo da prática de atividade física e redução dos efeitos de um estilo de vida sedentário. Consiste em vários grupos de caminhada liderados por um profissional de saúde e um técnico de exercício físico, acontecendo uma vez por mês, em Viana do Castelo.
Igualmente reforçado, por mais um ano, foi o projeto "Preparação Aquática para o Nascimento", nas piscinas municipais, no âmbito da parceria entre Município e ULSAM. A Unidade de Cuidados na Comunidade de Barroselas (UCC Barroselas) e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Castelo (UCC Viana do Castelo) pretendem possibilitar às grávidas/casais que frequentam as aulas de preparação para o parto o usufruto de Aulas de Preparação Aquática para o Nascimento. Estas têm como objetivo aumentar a autonomia e agilidade dos movimentos, aliviar a carga nas articulações, tonificar os músculos, diminuir as dores lombares e o risco de lesões durante o exercício, diminuir edemas, aumentar a capacidade respiratória, promover a autoconfiança e a relação da tríade mãe/pai/bebé, aumentar a libertação de endorfinas e promover o relaxamento.
O último protocolo assinado entre as duas entidades prevê, desde 2020, o reforço de recursos humanos para as Extensões de Saúde, que permitiu a retoma gradual da atividade assistencial destes serviços. Ao Município compete garantir o recrutamento e a alocação de Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos para as extensões de saúde, conforme as necessidades apresentadas pela ULSAM e a disponibilidade do Município.
Já antes, no mês de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo tinha deliberado apoiar com 100 mil euros a requalificação do Bloco de Partos do Hospital de Santa Luzia, obra orçada em cerca de 2 milhões de euros e financiada pelo Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na altura, a proposta referia que, "tendo resultados clínicos excelentes, referenciados como exemplo na área do diagnóstico pré-natal, com reconhecido mérito por parte de outras instituições e pela tutela, a Maternidade de Viana necessita de requalificar o seu Bloco de Partos no sentido de melhorar a qualidade, a equidade a segurança e a eficiência no atendimento das grávidas e recém-nascidos".
Município de Viana do Castelo
Presidente da Câmara visita loteamento municipal para construção em São Romão de Neiva
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado do executivo municipal, visitou este sábado a freguesia de São Romão de Neiva. Durante a visita, foi apresentado o loteamento municipal para habitação, a ser votado esta terça-feira em reunião ordinária, para a criação de 18 lotes numerados, de uso habitacional, com tipologias T2 e T3, a surgir no Lugar de Três Marcos.
A área total da operação de loteamento ultrapassa os 14.800 metros quadrados, com a área total de infraestruturas viárias a ascender a 4.532 metros quadrados. A área de arruamentos prevista é de 2.420 metros quadrados, 231 metros quadrados para estacionamentos, 1.808 metros quadrados para passeios, prevendo-se ainda uma área de caldeiras de árvores, área para equipamentos de utilização coletiva e área de espaços verdes.
Durante a visita, o autarca vianense lançou a primeira pedra da segunda fase do Parque de Lazer da freguesia, que irá incluir churrasqueira, instalações sanitárias e área de apoio.
Luís Nobre visitou ainda a rede viária de São Romão de Neiva onde foram concluídas as pavimentações, nomeadamente Rua da Penascosa, Caminho de Santiago e Rua de Busto.
O executivo municipal visitou ainda a Rua da Zona Industrial, para a qual foi aprovada, no início do mês, uma verba de 12.000 euros, para reperfilamento de acesso à II Fase da Zona Industrial de Neiva.
Município de Viana do Castelo
Viatura reforça Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social Paroquial de Afife
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, entregou este domingo uma viatura seminova para reforçar o Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D.) do Centro Social Paroquial de Afife.
A carrinha, que representou um investimento de 12.500 euros, vem, assim, beneficiar os 20 utentes que são servidos diariamente pelo S.A.D. da Instituição Particular de Solidariedade Social.
O Centro Social Paroquial de Afife conta atualmente com cerca de 40 utentes em Centro de Dia e tem capacidade para servir 20 utentes no Serviço de Apoio Domiciliário.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, disse que este é "um equipamento determinante para ir ao encontro de quem precisa destes serviços".
A autarquia vianense está também a apoiar tecnicamente o Centro Social Paroquial de Afife numa candidatura ao Aviso NORTE2030-2024-45 - Infraestruturas e Equipamentos Sociais, no âmbito do PRR, para reformulação e ampliação das instalações, empreitada que poderá ir até 150 mil euros e que permitirá ampliar a cozinha da IPSS, possibilitando o aumento da capacidade do Serviço de Apoio Domiciliário, requalificando ainda o Centro de Dia.
O pároco José Domingos Gomes, Presidente da IPSS, indicou que "esta viatura seminova vem permitir a realização de um serviço em melhores condições aos nossos idosos".
Também o Presidente da Junta de Freguesia de Afife, Duarte Oliveira, considerou que o apoio à instituição "permite dar melhor ajuda à população da freguesia", pelo que afirmou que a viatura agora disponível "é uma ferramenta muito importante" para "cuidar de quem cuidou de nós".
O Centro Social Paroquial de Afife é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que visa contribuir para a promoção integral e entreajuda de todos os habitantes da freguesia e freguesias limítrofes, num espírito de solidariedade humana.
Município de Viana do Castelo
Viana do Castelo celebra Dia Mundial do Turismo com museus gratuitos e semana de atividades
A Câmara Municipal de Viana do Castelo prepara-se para celebrar o Dia Mundial do Turismo com uma semana de atividades, de 21 a 29 de setembro. A efeméride, comemorada a 27 de setembro e organizada pela Organização Mundial de Turismo (OMT), tem como temática central o binómio Turismo e Paz.
O programa arranca dias 21 e 22 de setembro, repetindo-se a 28 e 29 de setembro, com a iniciativa "Vínculos com (a) história: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima", em que algumas das mais emblemáticas casas senhoriais da Ribeira Lima abrem as suas portas a visitas guiadas pelos seus proprietários, nomeadamente Casa da Barrosa, Paço de Lanheses, Paço de Anha e Casa da Boa Viagem.
A 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, que acontece numa sexta-feira, Viana do Castelo oferece a entrada gratuita nos museus e espaços museológicos, como Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas, Casa dos Nichos - Núcleo de Arqueologia, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, Centro de Mar, Porta do Neiva | Do Mel ao Caulino, Porta de Arga | Os Mineiros e os Minérios e Citânia de Santa Luzia.
Também o Elevador de Santa Luzia e os mini-autocarros elétricos terão viagens gratuitas. Já o Navio-hospital Gil Eannes terá um desconto de 50% no bilhete de acesso. No dia, os passeios de barco no Rio Lima terão também um desconto de 50%.
Neste dia, serão promovidas visitas guiadas à Citânia de Santa Luzia, um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal e, sem dúvida, um dos mais importantes para o estudo da Proto-História e da Romanização do Alto Minho, mediante marcação antecipada.
Das 10h00 às 13h00, será promovido um Workshop de Cabeçudos pela Associação RelaxArt, no Posto de Turismo Viana Welcome Centre, para um limite máximo de 12 participantes.
Às 15h30, será promovida uma Visita Pedonal Guiada pela Welcome City Tour, que irá percorrer os principais pontos de interesse turístico e cultural da cidade.
Das 17h30 às 18h00, prova de vinho verde e degustação de Torta de Viana no Posto de Turismo Viana Welcome Centre.
A 28 de setembro, sábado, das 9h00 às 12h30, será promovida a caminhada "Passos de Memória" pelo Trilho dos Canos de Água | PR9. Nessa tarde, às 15h30, "Bianinha Bike Tour", um passeio de bicicleta por Viana do Castelo com guia, passando por alguns dos pontos mais emblemáticos da cidade, com preço especial, sendo o ponto de encontro no Posto de Turismo Viana Welcome Centre.
A 29 de setembro, domingo, das 10h00 às 12h00, oficina de ilustração "Atirar o bairro à parede", também no posto de turismo, iniciativa promovida por Luísa Coelho e Rui Coelho, mediante inscrição.
Às 15h00 deste domingo, visita guiada ao projeto Histórias Viandantes, também com Luísa Coelho e Rui Coelho.
Município de Viana do Castelo
|