JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

MELGAÇO ADAPTA POUSADA DE JUVENTUDE PARA ALOJAMENTO ESTUDANTIL COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE

Aprovada candidatura no valor de 580 mil, no âmbito do PRR

Melgaço viu aprovada candidatura para adaptação da Pousada de Juventude para alojamento estudantil. Incrementar a eficiência energética do edifício e promover a sustentabilidade ambiental é o grande objetivo das intervenções a realizar, num investimento estimado de 580 mil euros, sendo o valor do apoio aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de cerca de 409 mil euros. O alojamento terá capacidade para 38 camas.

As obras, que deverão estar concluídas no último trimestre de 2025, passam pela correção de algumas patologias do edifício, designadamente de infiltrações e humidades, bem como a renovação dos sistemas de AVAC, instalação de bombas de calor, substituindo caldeiras ineficientes a gás e a introdução de painéis fotovoltaicos para produção de eletricidade para autoconsumo, assim como por um conjunto de outras intervenções que procuram incrementar a eficiência energética do edifício e promover a sustentabilidade ambiental.

Neste âmbito, será também disponibilizado aos estudantes um "quiosque digital", com acesso à plataforma digital SAS SOCIAL, permitindo-lhes a escolha e reserva de refeições nas cantinas, a reserva de bilhetes para o BUS académico (transporte), solicitar serviços de manutenção para os quartos, o pagamento do alojamento e acesso aos serviços administrativos dos Serviços de Ação Social.

A Pousada de Juventude de Melgaço, propriedade da MoviJovem, é um edifício do início do século que, como o próprio nome não deixa dúvidas, foi destinado a Pousada de Juventude, ou seja, alojamento turístico destinado a jovens, a preços acessíveis. Continua a ter esta utilização nos períodos não letivos, em linha com o referido na Portaria n.º 35-A/2022 de 14 de janeiro. A baixa procura fora da época alta, aliada ao facto de estar situada muito próxima da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), situada no concelho de Melgaço desde 2013, tendo atualmente vários níveis de ensino (Curso Técnico Superior Profissional, licenciatura, mestrados e pós-graduações) e neste ano letivo cerca de 500 alunos, criou a oportunidade para lhe ser dada outra ocupação nos meses correspondentes ao período letivo e, assim, rentabilizar o património existente.

Esta abordagem "revela-se uma solução win-win, na medida em que visa solucionar vários problemas existentes, criando sinergias entre os diferentes atores e ativos territoriais. De facto, a Pousada poderia continuar subocupada e a gerar défices, mas com esta solução mantemos a sua rentabilidade na época alta e incrementamos a sua utilização e sustentabilidade fora da época alta, enquanto solucionamos o problema de falta de oferta de alojamento estudantil a custos acessíveis no território.", refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista, salientando que "com esta intervenção prevê-se uma redução de cerca de 43.8% de consumo em energia primária, bem como uma redução de 57.2% das emissões de CO2, contribuindo também para a necessária transição energética e descarbonização da economia."

Saiba-se que, em novembro de 2021, num acordo tripartido, a MOVIJOVEM cedeu ao Município de Melgaço, o imóvel Pousada de Juventude de Melgaço, que por sua vez, o cedeu aos Serviços de Ação Social do IPVC (SAS-IPVC) para que fosse explorado como Alojamento Estudantil em período letivo. O PNAES (Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior) criou a oportunidade de cofinanciamento das obras que, no âmbito daquele acordo, cabem ao Município executar.

A capacidade atual do alojamento é de 58 camas. Contudo, para alojamento estudantil, atendendo aos critérios legalmente fixados, fixou-se a tipologia de quartos em duplos, o que fixa a capacidade em 38 camas. Dessa forma, deixam de existir quartos triplos ou quádruplos, incrementando o bem-estar e conforto dos estudantes.

Município de Melgaço



MELGAÇO INICIA PROJETO PARA VALORIZAÇÃO DE BIORRESÍDUOS

E vai disponibilizar 50 compostores

No próximo dia 26 de setembro, pelas 18h00, a Casa da Cultura de Melgaço será palco de uma sessão de formação e capacitação sobre a prática da compostagem doméstica. A ação marca o arranque da campanha de valorização de biorresíduos "Cada resíduo conta" e é aberta a todos os interessados. Neste âmbito, serão ainda entregues 50 compostores domésticos.

Na sequência dos investimentos que têm vindo a ser efetuados em termos de implementação e promoção de processos de valorização de resíduos, nomeadamente, com vista à maior circularidade da economia dos resíduos, com esta ação, o município de Melgaço dará início ao programa de compostagem doméstica que permitirá a transformação dos resíduos orgânicos num composto rico em nutrientes, 100% natural.

Os interessados em receber o equipamento terão de ter residência em Melgaço, em habitações unifamiliares e que possuam um jardim/quintal. Será um compostor por habitação e serão entregues pelo município de forma gratuita, posteriormente à ação de sensibilização a acontecer na Casa da Cultura. A equipa técnica do município fará depois um acompanhamento, de forma a verificar o processo de compostagem.

Serão consideradas as primeiras 50 inscrições recebidas através dos seguintes canais:

o Linha de Atendimento: 251 410 180 (chamada para a rede fixa nacional)
o Formulário de inscrição aqui.

Para além da valorização de recursos na origem, este programa pretende reduzir a quantidade de resíduos recolhidos e depositados em aterro, aumentar o combate ao desperdício, fomentar a participação das populações em soluções de sustentabilidade financeira e ambiental e gerar benefícios individuais para os utilizadores das práticas de compostagem doméstica - redução das suas rotinas de descarte de lixo e obtenção de fertilizantes naturais, que permitem melhorar a composição e a estrutura dos solos por comparação aos fertilizantes químicos.

Com o objetivo de dar valor a biorresíduos, o Município de Melgaço apela à adesão de todos, sensibilizando para a posterior valorização dos restos alimentares e de jardim produzidos diariamente, e a sua transformação em composto, tendo em vista as metas preconizadas para o país no PERSU 2030. Esta campanha é apoiada pelo Fundo Ambiental, em parceria com a CIM Alto Minho, e no âmbito do projeto Melgaço +Sustentável.

O PROCESSO DE COMPOSTAGEM

A compostagem é um processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica (folhas, papel, restos de fruta e hortaliças) numa substância semelhante ao solo, à qual chamamos de composto. É uma forma de "reciclagem". Este composto rico em nutrientes, ao ser incorporado nos solos, beneficia o crescimento das plantas, relvados e jardins, reduzindo a necessidade de fertilizantes e evitando o aparecimento de doenças nas plantas.

A valorização orgânica através da compostagem constitui uma forma de valorização de grande importância nas políticas de gestão de resíduos sólidos, sendo uma das principais linhas de orientação, referidas pelo PERSU - Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos e na estratégia nacional para a redução de RUB destinados aos aterros.

PORQUÊ COMPOSTAR?

A maioria do lixo que produzimos é biodegradável - restos de comida, resíduos de jardim ou horta. De forma a reduzir os volumes enviados para aterros e aumentar o seu tempo de "vida", este material orgânico pode ser reciclado em processo de compostagem. O processo de compostagem caseira demora cerca de seis meses.

Município de Melgaço



DIA MUNDIAL DO TURISMO CELEBRADO COM PROGRAMA DIVERSIFICADO DE INICIATIVAS

Atividades destacam oferta turística de Melgaço, consolidando o concelho como um destino de natureza, radical, de enoturismo, gastronómico e sustentável.

Melgaço, o município mais a norte de Portugal, celebra o Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 de setembro, com um programa recheado de atividades culturais, desportivas, gastronómicas e de enoturismo, numa parceria com diversas entidades locais e durante três dias (de 27 a 29 de setembro). A população e visitantes são convidados a explorar o património natural e cultural de Melgaço.

O programa especial de atividades oferece uma ampla variedade de experiências, abrangendo diversas tipologias, que prometem agradar todos os gostos. Para os amantes da natureza e aventura, as opções incluem um percurso guiado pelo Trilho do Laboreiro, rafting no Rio Minho, hidrospeed, kayaks, salto pendular, canyoning, mini slide, rappel, passeios de pónei, burro ou cavalo e passeios de charrete com visita ao centro histórico, à Rede Melgaço Museus e ao Solar do Alvarinho.

Para os entusiastas do enoturismo, as adegas locais irão promover visitas e provas gratuitas. Estas experiências permitirão não só degustar os vinhos da região, como também descobrir os processos de produção e a herança vitivinícola de Melgaço.

As sugestões para quem procura experiências autênticas passam por uma visita à queijaria Prados de Melgaço, ao "ARTES" - Centro de Artesanato ou uma experiência com abelhas mansas (Abelhas do Paulo - Buckfast).

Para os apreciadores de cultura e história, o programa inclui um tour cultural em minibus pelos principais espaços culturais do concelho, com a oportunidade de visita à Rede Melgaço Museus, com entrada gratuita. Os espaços museológicos incluem o Núcleo Museológico da Torre de Menagem, o Museu do Cinema de Melgaço - Jean Loup Passek, o Espaço Memória e Fronteira e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro.

Os amantes de relaxamento e bem-estar poderão usufruir do circuito termal das Termas de Melgaço e dos serviços de spa da Melsport, ambos com um desconto de 20%.

Para a proposta e visita a Melgaço estar completa, os visitantes poderão ainda usufruir de um desconto de 20% nos alojamentos aderentes à iniciativa. E, aos almoços e jantares, serão brindados com um copo de alvarinho nos restaurantes aderentes.

Programa completo e entidades aderentes para consulta aqui.

MELGAÇO REGISTA CRESCIMENTO TURÍSTICO E CONSOLIDA-SE COMO DESTINO DE NATUREZA E SUSTENTÁVEL

Nos últimos anos, Melgaço tem-se afirmado como um destino turístico de excelência, com o número de dormidas a crescer continuamente. Em 2023, o concelho registou 48.178 dormidas em estabelecimentos hoteleiros e alojamento local. Este crescimento é impulsionado pelo plano estratégico e de marketing para o turismo implementado pelo município, que definiu os caminhos a percorrer para a afirmação e diferenciação como um destino turístico e como um destino de turismo de natureza, ativo e sustentável, sob a marca o "destino de natureza mais radical de Portugal". "Melgaço é um destino turístico para todos aqueles que adoram natureza, boa gastronomia e vinho, mas também cultura e património", refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista, salientando que "Melgaço é hoje reconhecido como um destino de turismo de natureza de excelência - estamos inseridos no Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas somos também muito procurados pela nossa gastronomia e pelos muito galardoados alvarinhos. Este posicionamento deve-se, também, muito à panóplia de programas que a autarquia e os operadores do concelho promovem durante todo o ano.".

Saiba-se que em 2023, de acordo com dados do Observatório Turístico de Melgaço, designadamente das visitas aos vários espaços culturais do concelho, Melgaço recebeu 31.113 visitantes nacionais e 13.733 internacionais, oriundos de diversos países (top 5: Espanha, França, Reino Unido, Brasil e Alemanha).

O Solar do Alvarinho destaca-se como o espaço mais visitado, com 11.756 visitantes nacionais e 2.720 internacionais; seguindo-se a Torre de Menagem com 6.045 visitas nacionais e 4.269 internacionais; a Porta Lamas de Mouro, com 3.455 nacionais e 1.667 internacionais; o Museu de Cinema de Melgaço - Jean Loup Passek, com 2.905 nacionais e 1.555 internacionais; o Museu de Castro Laboreiro, com 2.823 nacionais e 790 internacionais; a Loja interativa de turismo, com 2.797 visitantes nacionais e 2.234 internacionais; o Espaço Memória e Fronteira, que registou 2.512 nacionais e 1.039 internacionais; e o Posto de turismo de Castro Laboreiro, com 1.725 visitas nacionais e 1.015 internacionais.

Município de Melgaço




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais