JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Ciência Viva no Verão - Mais de 200 pessoas participaram

O verão está a chegar ao fim e com ele o programa Ciência Viva mais procurado da época estival- Ciência Viva no Verão

O Centro Ciência Viva dos Arcos encerrou, no passado dia 14 de setembro, mais uma edição do programa Ciência Viva no verão, com a participação de mais de 200 pessoas, oriundas de todo o país.

Gastronomia molecular, Sunset Científico, Batbliz- À descoberta do Mundo dos morcegos, Noite Galática e Safari Noturno foram algumas das iniciativas - todas elas guiadas por cientistas, investigadores e especialistas.

A primeira dessas iniciativas foi a Gastronomia molecular, que decorreu no Largo do Eiró, em Soajo. Num laboratório de cozinha ao ar livre, os participantes experienciaram um cardápio com ciência, constituído por grilos, algas, fibras cítricas e grão de bico, que puderam degustar.

No Sunset Científico realizado no dia 1 de agosto estiveram presentes mais de 130 pessoas. Este evento contou com a presença do neurocientista Alexandre Castro Caldas, que nos falou da Ciência das Emoções, assim como contou com a presença da escritora e comunicadora, Fátima Lopes, que apresentou o livro "O Amor mora no andar de Cima".

O BatBlitz -À descoberta dos morcegos no Rio Vez, realizado no dia 30 de agosto, foi dinamizado pela Biólogas Virgínia Duro e Carina Marques, para dar a conhecer a comunidade de morcegos no Rio Vez e alertar para a importância deste animal no ecossistema. Foi possível ver e ouvir os morcegos presentes no local, descobrindo alguns dos segredos e curiosidades destes animais, com a observação das redes de captura e de detetores de ultrassons, que permitem a identificação das espécies de morcegos.

No dia 7 de setembro, a Noite Galática reuniu um grupo significativo de pessoas, no parque de lazer/Baloiço de Penouços, que tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada ao céu, através de telescópios e aprender sobre constelações e planetas, com o astrónomo José Augusto Matos.

O programa Ciência Viva no verão 2024 terminou com um Safari noturno no Rio Vez, para conhecer e observar espécies noturnas de diferentes grupos da nossa fauna como mamíferos, aves e anfíbios, que coexistem nas margens do rio, assim como interpretar os seus vestígios.

Este programa, que decorreu ao longo dos meses julho, agosto e setembro, proporcionou um roteiro de conhecimento que permitiu às famílias usufruir da natureza e, ao mesmo tempo, adquirir novas aprendizagens, sempre acompanhados do olhar científico.

Municipio de Arcos de Valdevez



Câmara Municipal apresenta projeto para a criação de uma Escola de Ensino Artístico - Música, dança e Teatro em Arcos de Valdevez

Tendo em consideração o aumento da procura por parte dos alunos pelo ensino artístico, a Câmara Municipal está a desenvolver um projeto de arquitetura para a construção de um estabelecimento de Ensino Artístico - Musica/Dança/Teatro, a implantar no recinto da Escola EB2,3/S de Arcos de Valdevez. Com áreas de implantação e de construção de aproximadamente, 900,00m2 e 1.400,00m2, respetivamente, este edifício, com dois pisos, organizar-se-á em torno do auditório, o qual contará com capacidade para 100 utentes. Está também prevista a criação de espaços especializados para o ensino de artes dramáticas, como é o caso da dança, dispondo para o efeito, um estúdio e uma sala de trabalho/ caracterização, apoiados vestiários e balneários, a criação de uma zona de receção, com tesouraria e secretaria incorporada, gabinetes para a direção, professores e reuniões, O piso inferior, será dedicado ao ensino da música e do teatro, comportando 12 salas de estudo e prática de instrumento, 3 salas de formação musical - teoria e 2 salas práticas - orquestra/sala conjunto, camarins e outras salas de apoio ao auditório posicionado no piso superior.

Este investimento da Câmara Municipal servirá para proporcionar mais e melhores oportunidades aos alunos do concelho.

Municipio de Arcos de Valdevez



MAIS HABITAÇÃO EM ARCOS DE VALDEVEZ

Serão reabilitadas antigas Escolas em 5 fogos habitacionais

A Câmara Municipal vai promover a reabilitação de antigas Escolas Primárias para habitação.

Foi aprovado em reunião de Câmara, a abertura de procedimentos para a reabilitação de 2 fogos na Escola Primária do Couto (Lugar de Selim), pelo valor base de 169.845,47 euros; a reabilitação de 1 fogo na antiga Escola Primária do lugar da Lages na freguesia de Jolda e Rio Cabrão, pelo valor base de 109.951,31; euros assim como a reabilitação de mais 2 fogos na Escola Primária de Parada (Lugar do Côto) pelo valor base de 167.961,67 euros.

Estas medidas estão enquadradas na Estratégia Local de habitação, através da qual, em função das necessidades habitacionais das pessoas e dos agregados, o Município se comprometeu a promover a reabilitação de edifícios para destinar a habitação.

Estes projetos desempenham um papel crucial na atribuição de habitação a preços acessíveis para famílias em situação social mais vulnerável. Ao garantir que mais pessoas tenham acesso a uma habitação adequada, o Município de Arcos de Valdevez está a promover a inclusão social e a melhorar as condições de vida dos seus habitantes.

Municipio de Arcos de Valdevez



"Morcegos às Claras", uma nova exposição no Centro Ciência Viva dos Arcos

O Centro Ciência Viva dos Arcos inaugura a exposição "Morcegos às Claras", no dia 25 de setembro, pelas 11h00.

A partir dos módulos interativos produzidos pelo Centro Ciência Viva de Alviela, a exposição foi ampliada com um conjunto de novas propostas de exploração do extraordinário e desconhecido mundo dos morcegos. Destaca-se uma gruta para a exploração do habitat natural dos morcegos, proporcionando aos visitantes uma experiência educativa e imersiva.

A exposição apresenta uma abordagem científica sobre as espécies de morcegos no Mundo, com destaque para a sua importância na manutenção da biodiversidade, o funcionamento dos ecossistemas, as ameaças que enfrentam e de que forma podem ser protegidos.

A inauguração contará com uma visita guiada pela Bióloga Virgínia Duro, especialista em morcegos, esclarecendo dúvidas e desmistificando crenças populares sobre esses animais, bem como, atividades artísticas relacionadas com o tema dos morcegos.

A exposição vai estar patente no Centro Ciência Viva dos Arcos até ao final do ano e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, e nos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Municipio de Arcos de Valdevez



Autarquia arcuense apoia Refeições Escolares para o ano letivo 24/25 no valor de 620 mil euros

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou o fornecimento de refeições escolares para o ano letivo 24/25, pela empresa RESCATER - Prestação de Serviços, Lda., no valor global de 610 mil euros, destinadas a mais de 1500 alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez.

De referir também a aprovação municipal de um procedimento para a aquisição e distribuição de produtos hortofrutícolas, no âmbito do Regime Escolar a implementar nas escolas básicas do 1.º ciclo da rede pública do concelho, durante o ano letivo 24/25, pelo preço base de 6 mil euros.

De salientar que a Autarquia já aprovou o protocolo para o fornecimento de carne da cachena e outros produtos locais nos refeitórios escolares.

O fornecimento de uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades de toda a população escolar continua a ser uma prioridade autárquica.

Para além das refeições escolares, a Câmara Municipal promove anualmente outras medidas que visam o bem-estar e igualdade de oportunidades para todos os alunos, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário.

Municipio de Arcos de Valdevez



Protocolos de transportes escolares reforçam compromisso da Autarquia com a Educação

O Município de Arcos de Valdevez renovou a assinatura dos protocolos ao nível dos transportes escolares para o ano letivo 2024/2025, com 16 entidades responsáveis pela realização de circuitos especiais.

Esta medida garante o transporte gratuito diário de 200 alunos, abrangendo um total 23 circuitos pelo concelho, com um investimento municipal de cerca de 235 mil euros.

O Presidente da Câmara Municipal, expressou a importância desta parceria referindo que " Esta medida reflete o compromisso do Município e das entidades com a melhoria da qualidade dos serviços prestados e a promoção da igualdade de oportunidades a todos os alunos do concelho na área da Educação".

Esta é mais uma medida de apoio à educação, ao orçamento das famílias e à promoção da igualdade de oportunidade e ao sucesso educativo.

Municipio de Arcos de Valdevez




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais