JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Valença Convida à Descoberta do Património Ferroviário

A Ecopista do Rio Minho será a protagonista de uma caminhada e visita guiada, gratuita, ao património ferroviário, do antigo ramal de Valença a Monção, sábado, 21 de setembro.

O ponto de encontro está marcado para as 10h00, na Estação dos Caminhos de Ferro de Valença e a visita / caminhada terá uma duração previsível de 4h30.

A atividade proporcionará a descoberta da história do Ramal de Valença a Monção, do seu património, edificado, cultural e azulejar e importância da sua preservação, aproveitando as condições naturais subjacentes a este percurso, hoje uma Ecopista, cuja importância e diversidade natural integra a Rede Natura 2000 e a Zona de proteção para as Aves Aquáticas do estuário do Rio Minho.

O Ramal de Monção era uma linha ferroviária que ligava Valença a Monção. Este troço fez parte da Linha do Minho, até 31 de Dezembro de 1989, data em que foi encerrado.

A visita será conduzida por técnicos da Unidade de Ecopistas e Património Histórico e Cultural da IP Património.

Programa:
10h00 - Receção na Sala de Espera da Estação de Valença: breve abordagem histórica sobre a estação;
10h30 - Caminhada pela Ecopista do Minho, com paragens e abordagens várias durante o percurso (Temática da JEP; História do Ramal; Estações Ferroviárias; Rotas dos Azulejos; Ecopista);
12h30 às 14h00 - Pausa para almoço livre, de responsabilidade de cada participante;
16h30 - Fim da jornada (junto aos Portões da Quinta do Castro - Friestas) e regresso (em autocarro).

A meio do percurso será fornecido um reforço de água e fruta.

A visita / caminhada é gratuita, mas requer inscrição prévia, até ao próximo dia 20 de setembro, para o email geral@cm-valenca.pt.

A iniciativa é da IP Património, em parceria com o Município de Valença e decorre no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2024 - Rotas, Redes e Conexões.

Município de Valença



Valença com 1820 Alunos no Arranque do Ano Escolar

As escolas do concelho de Valença estão a realizar as sessões de acolhimento aos alunos e encarregados de educação, nos vários estabelecimentos de ensino, entre 12 e 13 de setembro.

Neste arranque de ano letivo Valença conta com 1820 alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário, num aumento de 9% face ao ano anterior. As 15 turmas do pré-escolar correspondem a 342 crianças. No 1º Ciclo serão 27 turmas com 549 alunos. No 2º Ciclo teremos 311 alunos e no 3º Ciclo, 391 alunos. O ensino secundário contará com 227 alunos distribuídos pelo ensino regular e profissional.

Do universo de 1820 alunos 414 são estrangeiros, de 30 nacionalidades diferentes, representando 22% do total. Nesse sentido a Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento Muralhas do Minho, tem estado a trabalhar num conjunto de medidas que facilitem a integração destes jovens alunos, de modo a garantir que todos tenham as mesmas oportunidades.

O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, participou nas sessões de acolhimento ao quinto ano, na escola sede do Agrupamento Muralhas do Minho e destacou que "Valença tem trabalhado para proporcionar as melhores condições à comunidade escolar. Esta é uma escola segura, um excelente espaço de aprendizagem, mas também, de camaradagem, que sabe integrar todos os alunos".

O Vereador da Educação, Arlindo Sousa também acompanhou estas recepções, bem como as demais que se realizam nos estabelecimentos de ensino espalhados pelas freguesias do concelho.

Já a diretora do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, Olinda Sousa, destacou que "temos as condições e os melhores professores para que vocês sejam os melhores alunos e Valença seja uma escola de referência".

O novo ano escolar arranca em Valença, segunda-feira, 16 de setembro, em todos os graus de ensino e em todos os estabelecimentos do concelho, em plena normalidade.

Município de Valença



Novo Ano Escolar em Valença Arranca a 16 de Setembro

O novo ano escolar de Valença arranca a 16 de setembro, em todos os graus de ensino, em plena normalidade e com apoios e valências reforçadas que pretendem proporcionar aos alunos as melhores condições de aprendizagem.

No arranque deste ano letivo Valença contará com 1820 alunos, desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário, um aumento de 9% face aos 1666 que contava, à mesma data, no ano anterior.

As 15 turmas do pré-escolar correspondem a 342 crianças. No 1º Ciclo serão 27 turmas com 549 alunos. No 2º Ciclo teremos 311 alunos e no 3º Ciclo, 391 alunos. O ensino secundário contará com 227 alunos distribuídos pelo ensino regular e profissional.

O Município de Valença reforçou, este ano, ainda mais, a área da Educação com valências da responsabilidade municipal que vão desde a Rede de Transportes Escolares, Refeições, Prolongamento e Alargamento de Horário e Atividades de Enriquecimento Curricular, Bolsas de Estudo, Fichas e Material Escolar e mais Recursos Humanos. No total, mais de 4 milhões de euros é o valor que a Câmara Municipal estima investir na área da Educação este próximo ano letivo.

TRANSPORTES ESCOLARES GRÁTIS ATÉ 12º ANO

A Câmara Municipal suportará os custos dos transportes escolares a todos os alunos desde os jardins de infância até ao 12º ano, desde que residam a mais de 1,5 kms do estabelecimento de ensino.

REFEIÇÕES ESCOLARES

As cantinas vão continuar com gestão direta da Câmara Municipal e acompanhadas por uma nutricionista. Nesta área, o Município aposta no reforço da qualidade e da quantidade das refeições, e na redução dos desperdícios alimentares. Os pais ou encarregados de educação podem consultar os menus que serão servidos aos alunos no site do município em https://cm-valenca.pt/cantinas-escolares.

LIVROS DE FICHAS E MATERIAL ESCOLAR

O Município comparticipa os livros de fichas escolares, até ao 7º ano inclusive, e reforçará os apoios de material escolar aos alunos integrados nos escalões A, B e C, até ao 12º ano.

HORÁRIO ALARGADO COM ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O ano letivo 2024/25 continuará a contar com as Atividades de Enriquecimento Curricular, a cargo do Município, nomeadamente Atividades Lúdico Expressivas, Domínios de Tecnologia de Informação e Comunicação e Atividade Física e Desportiva, para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, entre as 16h30 e as 17h30.

PROLONGAMENTO E ALARGAMENTO DE HORÁRIO

O prolongamento de horário, nos jardins-de-infância, decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das Animadoras Sócio-Culturais e Assistentes Operacionais e contará com atividades de animação e apoio à família, bem como atividade física de Judo.

O alargamento de horário no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico continuará a apoiar as famílias permitindo a entrada dos alunos às 07h30 e a possibilidade de permanecerem no estabelecimento de ensino até às 18h30.

Município de Valença



Escola de Natação da Piscina Municipal de Valença Reabre a 16 de Setembro

A escola de natação da Piscina Municipal de Valença reabre segunda-feira, 16 de setembro, para a temporada desportiva de 2024/25, com uma ampla oferta de atividades e já com mais de 1000 utentes inscritos.

A escola de natação proporciona o ensino da natação, nos seus diferentes estilos e técnicas, a pessoas de todas as idades, desde os 6 meses. Adaptado às necessidades de cada utente, a escola de natação está estruturada em etapas de aprendizagem distribuídas por diferentes níveis. Para os menores de 15 anos existem 5 níveis de aprendizagem, bem como natação para bebés, com mais de 6 meses. Para os utentes com mais mais de 16 anos existem 3 níveis de aprendizagem.

A Piscina Municipal dispõe, ainda, de uma ampla oferta de atividades aquáticas, ao serviço da comunidade, de que se destacam a hidroginástica, o hidropower, a natação livre, as atividades aquáticas adaptadas e o hidrobike. O complexo dispõe, ainda, de pista de ténis e de padel.

Os interessados, ainda podem fazer a sua inscrição, em alguma das modalidades disponíveis, na Escola de Natação. Para a inscrição precisa apenas do cartão de cidadão. Para novos utentes, que tenham alguns conhecimentos de natação, devem levar equipamento (toalha, touca, chinelos, fato de banho / calções e óculos) para um diagnóstico de aferição de nível. Poderá obter mais informações pelo número de telefone 251 809 523 ou através do email: piscinavalenca@gmail.com

A Piscina estará aberta à utilização dos diversos espaços e modalidades às segundas, terças, quintas e sexta-feiras, entre as 8h e as 12h30 e das 15h30 às 20h45, às quartas-feiras, entre as 8h45 e as 12h30 e das 15h30 às 20h45 e aos sábados entre as 8h00 e as 12h30.

Município de Valença



CLAS Valença Reuniu para Aprovar o Plano de Ação do CLDS 5G

Realizou-se no passado dia 3 de Setembro uma reunião do CLAS de Valença com o objetivo de aprovar o Plano de ação do CLDS 5G - Valença, de forma a ser submetido ao abrigo do Aviso Pessoas-2024-12.

A candidatura é promovida pela ADRIMINHO - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença.

Este Plano tem como base uma abordagem integrada e territorializada para a promoção da inclusão social dos grupos mais fragilizados da população.

Esta reunião contou com a presença do novo diretor da Segurança Social do Distrito de Viana do Castelo que enalteceu o trabalho em rede desenvolvido pelo CLAS.

O Plano de ação do CLDS 5G - Valença contempla três eixos de intervenção:

Eixo 1 - Emprego, formação e qualificação

Eixo 2 - Combate à pobreza e à exclusão Social das crianças e jovens promotor de uma efetiva garantia para a infância

Eixo 3 - Desenvolvimento Social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social

Ainda ao abrigo deste plano, foi constituído um Núcleo de Garantia para a Infância integrado na estratégia do segundo eixo, que pretende atuar, em parceria com as demais entidades do concelho, no combate à pobreza infantil.

Município de Valença




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais