JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

XVII Festival de Bandas homenageia o maestro e compositor Ilídio Costa

O centro histórico de Vila Nova de Cerveira recebe, no domingo, 22 de setembro, mais uma edição do Festival de Bandas de Música. À programação habitual, o XVII encontro fica marcado pela homenagem ao maestro e compositor Ilídio Ferreira da Costa, pela entrega à música, em geral, e à filarmónica, em particular, sendo detentor de uma distinta carreira.

Organizado pela Cervaria - Associação Cultural e Recreativa, com o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira, o evento assume-se como um momento de intercâmbio cultural e convívio em torno da valorização da música filarmónica, atraindo um público diversificado, do Norte de Portugal, bem como dos nossos vizinhos galegos.

Mantendo a tradição, há cinco bandas convidadas: Banda Musical de Tangil (Monção); Banda Musical de Angeja (Albergaria-a-Velha); Banda Musical da Lousada (Lousada); Associação Cultural Banda de Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão); Associação recreativa de e Musical de Vilela (Vilela - Paredes).

A edição 2024 tem uma ligeira alteração na programação, pois arranca com a homenagem ao maestro e compositor Ilídio Ferreira da Costa, que marcará presença neste momento e na cerimónia de encerramento a liderar as cinco bandas que vão interpretar, em uníssono, uma das marchas da sua autoria e com ligação a Vila Nova de Cerveira, a Marcha 'Cerveira, Vila Das Artes'.

Ilídio Ferreira da Costa nasceu em 1937, em Nogueira da Maia. Do seu vasto currículo, pode destacar-se os 21 anos como Maestro da Banda de G.N.R. do Porto, e 24 a fazer parte dos quadros da Orquestra Sinfónica do Porto (RDP) como Fagote Solista. Foi também, durante alguns anos, professor no Conservatório de Música de Braga, e fagotista na Orquestra do Norte durante 13 anos. Como compositor de música para Banda Filarmónica, a que se dedicou desde a sua juventude, escreveu aberturas, fantasias, divertimentos, suites, rapsódias, marchas de concerto, marchas de rua, pasodobles, marchas de procissão, transcrições e adaptações. Pelos serviços prestados às Bandas como compositor e à música em geral teve várias homenagens e distinções.

De resto, a programação segue nos moldes habituais, com o habitual desfile das bandas pelas principais ruas do centro, e às 15h00 decorre o grande concerto. O encerramento está marcado para as 19h00, com a Marcha 'Cerveira, Vila das Artes' de Ilídio Ferreira da Costa e a Marcha 'Ponte da Amizade' de Valdemar Sequeira.

Município de Cerveira



Autarca felicita equipa Cerveira-Tomiño pela conquista do 5º troféu 'Olympics4All'

A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño revalidou o título de campeã das Olimpíadas Intergeracionais - 'Olympisc4All', cuja 8ª edição decorreu, entre esta segunda e quarta-feira, em Monção, com a participação de cerca de 400 seniores. O autarca Rui Teixeira parabeniza os 40 elementos "pela dedicação e resiliência demonstrada e pela sua importância para o reforço da estratégia da Eurocidade".

"As Olimpíadas Intergeracionais representam uma mais-valia e um contributo indubitável para o incremento da prática do exercício físico na população sénior. Este projeto é um exemplo graças à participação dos seniores e envolvimento dos municípios e dos seus técnicos. E vocês são um exemplo e um orgulho para Cerveira e Tomiño, reafirmando o desporto não tem idade nem fronteiras", afirma o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Cerveira-Tomiño venceu as últimas cinco edições das olimpíadas seniores 'Olimpics4all'. No entanto, a prática de exercício físico e o convívio que são a essência deste projeto não se esgota nas competições distritais de periodicidade anual. Os 40 elementos da equipa de Cerveira-Tomiño encontram-se duas vezes por semana, no Parque de Lazer do Castelinho, para sessões de treinos monitorizados.

No total, Monção acolheu cerca de 400 seniores - em representação de todos os concelhos do Alto Minho, dos municípios de Salvaterra do Minho e de Fornos de Algodres, e ainda a presença da APPACDM de Viana do Castelo e Monção. Entretanto, já ficou definido que a 9ª edição, em 2025, decorrerá no concelho de Valença.

De sublinhar que o projeto 'Olympics4All' - Olimpíadas Intergeracionais foi idealizado e concretizado pela Câmara de Vila Nova de Cerveira, em 2015, em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tendo desafiado os municípios alto-minhotos a aderir, mantendo-se até aos dias de hoje esta cooperação intermunicipal. Não obstante, a iniciativa está a ser replicada a nível europeu - Bulgária, Itália, Hungria, Eslovénia e Espanha -, com a designação de 'In Common Sports'.

Município de Cerveira



Cerveira associa Caminhada da LPCC ao Dia Europeu Sem Carros e Semana Europeia da Mobilidade

Domingo, dia 22 de setembro, o Município de Vila Nova de Cerveira convida os cerveirenses e visitantes a caminhar em prol de três causas diferenciadas, mas interligadas: a causa pela saúde pública, contribuindo para a angariação de verbas para a Liga Portuguesa Contra o Cancro; a causa ambiental associada à comemoração do Dia Europeu Sem Carros; e a causa social promovida pela Semana Europeia da Mobilidade.

Trata-se de mais uma edição da Caminhada Solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) em Vila Nova de Cerveira, com o apoio da Citius Fit, sob o slogan 'Move-te no Espaço Público', com início e fim no Terreiro, e um custo simbólico de 5 euros a reverter na totalidade para aquela entidade.

A importância da prevenção do cancro, apoiando a pesquisa e o tratamento da doença através de eventos de angariação de fundos; a mudança de comportamentos, que favoreçam a mobilidade ativa e suave, e a utilização do espaço público; e a sensibilização para redução da dependência de carros são temáticas que promovem a união da comunidade e aumentam o espírito de cooperação e solidariedade na sociedade.

A realização de iniciativas conjuntas reflete-se num interesse e adesão crescente em torno do conceito de sustentabilidade dos territórios e da promoção de estilos de vida saudáveis, criando oportunidades de sinergia entre a mobilidade sustentável e a saúde pública, seja através de caminhadas, ciclismo ou do uso de transportes públicos. O objetivo comum é o combate do sedentarismo, a promoção da educação para a saúde e a qualidade de vida urbana com infraestruturas do espaço público focadas nas necessidades das pessoas.

Para mais informações, os interessados devem contactar o email saude@cm-vncerveira.pt. As inscrições podem ser feitas igualmente através deste endereço de correio eletrónico ou no próprio dia no local.

Município de Cerveira



'Olympics4All': Seniores 'olímpicos' alinham na competição/convívio distrital

Os 40 elementos da equipa 'Olymppics4All' Cerveira-Tomiño estão a participar, até esta quarta-feira, na 8ª edição das Olimpíadas Seniores, no Parque das Caldas, em Monção. No total, cerca de 400 seniores - em representação de todos os concelhos do Alto Minho, dos municípios de Salvaterra do Minho e de Fornos de Algodres, e ainda a presença da APPACDM de Viana do Castelo e Monção - encaram este evento como uma partilha de experiências desportivas e sociais, em especial no âmbito dos benefícios para a saúde e bem-estar.

Com boa disposição e companheirismo, o evento arrancou este domingo, com a cerimónia de abertura com a presença de todas as comitivas e de autoridades municipais. Em representação de Vila Nova de Cerveira, a Vereadora com o pelouro do Desporto, Carla Segadães, reforçou a importância deste projeto na consciencialização para a prática da atividade física diária, monitorizada e gratuita de grupos mais vulneráveis e o respetivo impacto na aptidão física e mental". Em especial, à equipa de Cerveira-Tomiño, Carla Segadães desejou boa sorte, e que mantivessem "a mesma dinâmica, entrega e empenho aplicados ao longo de todo o ano nos treinos semanais".

Ao longo de três dias, as equipas presentes vão praticar várias modalidades, desde jogos tradicionais, como petanca e malha, até ao basquetebol, voleibol, futebol, badminton, natação e atletismo. De realçar o jantar-convívio de encerramento, agendado para esta quarta-feira, no qual acontece a entrega de prémios individuais e do troféu à equipa que reúne mais pontos, além de ser anunciado o concelho responsável por receber em 2025, a 9ª edição do 'Olympics4All' - Olimpíadas Intergeracionais.

De sublinhar que o projeto 'Olympics4All' - Olimpíadas Intergeracionais foi idealizado e concretizado pela Câmara de Vila Nova de Cerveira, em 2015, em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tendo desafiado os municípios alto-minhotos a aderir, mantendo-se até aos dias de hoje esta cooperação intermunicipal. Não obstante, a iniciativa está a ser replicada a nível europeu - Bulgária, Itália, Hungria e Espanha -, com a designação de 'In Common Sports'.

Município de Cerveira



Autarquia assegura conservação de património e obras de arte em espaço público

Fazendo jus ao seu epíteto de 'Cerveira, Vila das Artes', a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem em curso uma importante operação de beneficiação/reabilitação de dois imóveis classificados como interesse público e de algumas das esculturas que se encontram em espaço público. Os trabalhos assumem uma grande importância para a identidade cultural da comunidade cerveirense e para potenciar a promoção turística.

Efetuado um levantamento técnico do estado de conservação e restauro de alguns edifícios públicos e dos conjuntos escultóricos de arte pública presentes no território cerveirense, os trabalhos incidiram na muralha do Castelo D. Dinis e em seis esculturas, com destaque para uma melhoria geral do 'Cervo' do Mestre José Rodrigues na véspera do seu quadragésimo aniversario, para além do Fortim da Atalaia, no qual uma peritagem técnica recomendou o abate da árvore existente no seu interior, devido ao risco de derrocada da estrutura, estando o monumento em fase de projeto de reabilitação.

A preservação e valorização do património municipal é um dos compromissos enquadrados na opção e estratégia política da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. "Cuidar do nosso património é cuidar da nossa identidade e demonstra bem o caminho que este executivo quer para o concelho. Um concelho virado para o futuro alicerçado na riqueza histórica do passado; um concelho moderno sem esquecer as suas raízes e tradições; um concelho dinâmico e bem-apresentado para residentes e turistas", afirma o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, acrescentando: "Esta primeira operação sinalizou alguns dos elementos mais importantes, conferindo maior dignidade ao serviço público, da história e do turismo".

Pelo caráter emblemático - histórico e turístico -, o Castelo D. Dinis e o Cervo de José Rodrigues são duas das intervenções em curso com maior destaque. O primeiro, com uma limpeza geral no perímetro exterior, dado que o estado em que se encontrava não é o mais idóneo para a captação turística, transmitindo uma imagem negativa que recai sobre a esfera municipal (apesar do edifício estar sob alçada do Estado Central). O segundo, por ser a escultura mais visitada, e que carecia de um melhoramento na imagem, bem como se procedeu ao reforço da sinalética a identificar e a chamar a atenção para a necessidade da sua proteção e preservação.

Três das esculturas de Zadok Ben-David instaladas em Vila Nova de Cerveira também sofreram melhorias generalizadas, com incidência na estrutura de base, nomeadamente o "O Rei Veado" (2004), na rotunda conhecida como Cervo; "Girl on the run" (2018) patente no cais do rio Minho; e "Evolution and Theory" (1996), na fachada do edifício da ETAP. Da lista de beneficiação ainda fazem parte a escultura "Catedral" (1999) de Isabel Cabral e Rodrigo Cabral, localizada no Largo 16 de Fevereiro, simbolizando a flor que se abre à vida contendo os quatros elementos da natureza: Terra, Água, Fogo e Ar; e o Busto de Manuel José Lebrão, benemérito cerveirense que, com o fim de auxiliar os doentes desprotegidos, mandou erigir, em 1926, um grandioso hospital na sede do Concelho de Vila Nova de Cerveira, inaugurado em 1929, e que ofereceu à Misericórdia de Cerveira dotado com mais mil contos.

Município de Cerveira




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais