JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Sessão extraordinária foi interrompida pouco depois do seu início

Na reunião de Câmara extraordinária, requerida pela OCP, os mesmos retiraram os pontos da ordem de trabalhos

A reunião de Câmara extraordinária marcada para quinta-feira passada, e convocada por solicitação dos elementos da coligação OCP - O Concelho em Primeiro, foi interrompida logo no seu início, porque os mesmos elementos daquela coligação, retiraram os dois pontos que constituíam a totalidade da ordem de trabalhos.

A reunião ficou assim esvaziada, sem assunto. Na realidade já estava esvaziada antes, uma vez que, da ordem de trabalhos, entregue pela mesma coligação, constava a apreciação e discussão de documentos que não existem, alegados "acordos parassociais existentes entre a Câmara Municipal de Caminha e a empresa ADAM".

A reunião foi presidida pela Vice-Presidente da Câmara, Liliana Ribeiro, nos termos da Lei, porque o Presidente, Rui Lages, se encontra ausente, em férias.

Por este facto, alegou a coligação que o assunto era demasiado importante e que os pontos eram retirados, porque o Presidente não estava presente. A decisão foi comunicada pela representante da OCP logo no início da sessão, desconhecendo-se se a OCP se apercebeu, já depois de solicitar a convocação da reunião extraordinária, de que pretendia discutir documentos inexistentes.

Municipio de Caminha



"Um livro, uma conversa e às vezes um filme" traz a obra "50 Anos de Políticas Ambientais em Portugal - da Conferência de Estocolmo à Atualidade"

LUÍSA SCHMIDT E ALEXANDRE QUINTANILHA ESTE SÁBADO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CAMINHA

"Um livro, uma Conversa e às vezes um filme" traz este sábado à Biblioteca Municipal de Caminha, pelas 18h00, a obra "50 Anos de Políticas Ambientais em Portugal - da Conferência de Estocolmo à Atualidade", com a presença da autora, Luísa Schmidt, e apresentação a cargo de Alexandre Quintanilha. A participação do público é gratuita. A organização é da responsabilidade do Município de Caminha e dos Amigos da Rede das Bibliotecas de Caminha.

Na síntese de "50 Anos de Políticas Ambientais em Portugal - da Conferência de Estocolmo à Atualidade" ficamos a saber: "Em Portugal o arranque das políticas ambientais está ligado à criação da Comissão Nacional do Ambiente quando o país, até então arredado das organizações internacionais, foi convidado pela ONU para participar na Conferência de Estocolmo em 1972. Vivia-se uma época de cautelosa abertura política que ficou conhecida como 'Primavera Marcelista' e nas vésperas da mudança histórica do 25 de Abril de 1974.

Para além de uma Introdução que situa as raízes da problemática ambiental em Portugal, este livro abre com um conjunto de testemunhos de personalidades que, direta ou indiretamente, se destacaram nesse arranque pré-Abril de 1974 - uma fase de modernização do país na qual se pode situar o arranque das questões ambientais e ecológicas".

"Um segundo conjunto de textos integra reflexões de protagonistas que assumiram funções importantes já em plena democracia e sobretudo pós-adesão à Comunidade Europeia na área do ambiente, fosse nos movimentos cívicos, na educação ambiental, na ciência, na cultura, no ordenamento do território ou na economia.

A terceira parte do livro dedica-se às principais dimensões que constituem hoje as Políticas Ambientais em Portugal - Água e Saneamento Básico; Resíduos Urbanos; Áreas Protegidas e Conservação da Natureza; Florestas; Alterações Climáticas e Energias; Educação e Cidadania Ambiental. Cada um destes temas corresponde a um capítulo onde se apresenta a sua evolução, marcos fundamentais, estado atual, avanços e retrocessos e também os desafios futuros que se colocam. Cada capítulo inclui úteis cronogramas destacando as principais leis e instituições; acontecimentos nacionais e internacionais e os momentos-chave do lançamento e implementação destas políticas".

Em suma, a intenção deste livro, que convoca testemunhos, reflexões, vivências e conhecimentos de pessoas de diferentes gerações, é ser um contributo para a memória e também uma síntese de informação útil à ação e à intervenção. Um livro que ajude a esclarecer a dinâmica e o processo do ambientalismo em Portugal ao longo de 50 anos, e constitua também um instrumento de trabalho no qual se possa consultar por capítulos temáticos e tabelas organizadas, tanto as políticas como as leis e instituições que foram sendo criadas, ou os acontecimentos mais marcantes de escala nacional e internacional, com os protagonistas, os conflitos, os avanços e os retrocessos, as ações e as inércias.

Algumas notas soltas sobre a evolução, estagnação e mudanças - De um modo geral podemos dizer que: "a questão da água para consumo humano foi das que mais evoluiu positivamente nas últimas décadas. O saneamento básico também evoluiu positivamente. Tal como a educação ambiental que as escolas integraram nos seus programas e a intervenção da cidadania ambiental, sobretudo entre os mais jovens; novos problemas que há 50 anos não se colocavam de forma tão aguda, tornaram-se entretanto mais visíveis e agravados - como é o caso da erosão costeira e subida do nível do mar, entre os inúmeros impactos das alterações climáticas que surgiram e têm vindo a agravar-se: secas extremas, ondas de calor que afetam a saúde pública; incêndios e desordenamento florestal; há problemas que se agravam devido à inação das políticas públicas, como é o caso das Áreas Protegidas e conservação da natureza, nas quais se tem investido pouco, deixando degradar os ecossistemas e biodiversidade. Também as áreas protegidas marinhas praticamente não avançaram; há problemas que têm tido altos e baixos como é o caso dos resíduos urbanos - que passaram de lixeiras a céu aberto a processos de recolha seletiva iniciados em 1999/2000 (aquando da instalação dos ecopontos e sistemas de recolha). Contudo, atualmente estamos longe das metas europeias estabelecidas para a recolha e reciclagem de embalagens e de resíduos orgânicos; outros problemas que se foram sempre agravando como é o caso do desordenamento do território no que respeita ao alastramento dos subúrbios, a par da falta de transportes públicos eficientes (comboio e metro) criando uma enorme dependência rodoviária e consequente problema de poluição do ar e emissões de GEE, além dos problemas de ruído".

Luísa Schmidt, socióloga, é investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, coordenadora do Observa e membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

Alexandre Quintanilha viveu os primeiros 25 anos na África Austral, onde se formou, os 20 anos seguintes na Bay Area da Califórnia e os últimos 30 anos em Portugal. "Teve a sorte" de liderar inúmeros grupos de investigação e de conviver com pessoas imensamente inspiradoras. Doutorou-se em física teórica, estudou o stress oxidativo nos seres vivos e a forma como lidamos com o risco. Criou e ajudou a criar centros e institutos de investigação e diferentes cursos de estudo nas Universidades de Berkeley e do Porto e no LBNL, sempre multidisciplinares. Como parlamentar, contribuiu para uma política baseada no conhecimento.

Municipio de Caminha



STAL, SINTAP, SISTERP e STFPSN assinaram com o Município de Caminha o acordo

NOVO ACEP BENEFICIA TRABALHADORES MUNICIPAIS E TRADUZ VITÓRIA DO DIÁLOGO E DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA

Já foi publicado e está em vigor o novo ACEP - Acordo Coletivo de Empregador Público, resultante de uma ampla negociação entre o Município de Caminha e quatro estruturas sindicais. Abrange todos os trabalhadores municipais em regime de contrato de trabalho em funções públicas, sejam ou não sindicalizados. Traduz-se em mais e melhores direitos para os trabalhadores, sendo mesmo considerado por alguns sindicatos como um dos melhores do país e um potencial exemplo para outros acordos que venham a ser negociados.

O Município de Caminha desenvolveu negociações e chegou a acordo com o STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins, SINTAP - Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e entidades com Fins Públicos, SISTERP - Sindicato Independente e Solidário dos Trabalhadores do Estado e Regimes Públicos e STFPSN - Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte. Os dois últimos casos, SISTERP e STFPSN, são aliás novidade em termos de ACEP em Caminha, tendo sido possível dialogar também, com sucesso, com as duas estruturas.

O documento, que se estende por 46 cláusulas, é bastante minucioso, clarificando situações menos explícitas no ACEP anterior e desfazendo dúvidas ou interpretações até menos objetivas. Traz também várias novidades. As partes acreditam que criará condições para um trabalho mais digno, mais motivado e até mais esclarecido.

A intenção do Município é apoiar e proteger mais os trabalhadores, proporcionando condições mais adequadas ao seu desempenho profissional, em benefício dos munícipes e de todo o concelho.

Pretende, ao mesmo tempo, ser um ACEP amigo do trabalhador, facilitando igualmente a sua vida pessoal e familiar. E são vários os benefícios acordados. Entre outros, por exemplo, em termos de férias, fixando-se que ao trabalhador que goze a totalidade do período normal de férias vencido a 1 de janeiro de um determinado ano até 30 de abril e/ou de 1 de novembro a 31 de dezembro, é concedido no próprio ano, ou no ano imediatamente a seguir, consoante a sua opção, um período de três dias úteis de férias, o qual não pode ser gozado nos meses de julho, agosto e setembro - mais um do que no ACEP anterior.

Por outro lado, no seu dia de aniversário, é concedida dispensa ao trabalhador. Da mesma forma, quando o trabalhador seja responsável pela educação de menor de 12 anos, tem direito também a dispensa para acompanhar o menor no primeiro dia do ano letivo.

O Município considera que este ACEP é sinónimo da vitória do diálogo e da participação democrática, saudando a abertura de todas as partes para estender, tanto quanto possível, os benefícios dos trabalhadores, nunca perdendo de vista o equilíbrio, ou seja, o sentido de serviço público e os interesses e necessidades dos munícipes, cidadãos e instituições em geral, que no dia a dia interagem com os serviços municipais.

Municipio de Caminha



Participaram 250 crianças, tendo sido envolvidos cerca de 50 funcionários

MUNICÍPIO PROPORCIONOU EM JULHO E AGOSTO ATIVIDADES OTL LIVRES DE TECNOLOGIAS E COM O FOCO NAS BRINCADEIRAS

O Município de Caminha procurou, durante os meses de julho e agosto, desenvolver e dinamizar atividades de OTL - Ocupação de Tempos Livres, de forma a proporcionar aos seus alunos um leque variado de experiências. Brincar foi o foco. Participaram 250 crianças, tendo sido envolvidos cerca de 50 funcionários afetos aos seis polos de OTL.

"A aquisição de competências pessoais, sociais e relacionais foi um dos grandes propósitos e pensamos que bem conseguido. A capacidade para compreender, gerir e expressar questões sociais e ambientais da vida são o alicerce para uma gestão bem resolvida em tarefas tão importantes como a aprendizagem, a resolução de problemas do dia a dia e a relação entre pares", refere Liliana Ribeiro, Vereadora da Educação.

Ainda de acordo com a responsável: "procurámos tornar cada dia um dia inesquecível, com experiências enriquecedoras, onde brincar era a ordem do dia. Livres de tecnologia, incentivamos os passeios ao ar livre, as idas à praia, aos parques, visitas a instituições locais e visitas a lugares incríveis do nosso concelho".

Manteve-se o nosso programa "E se fosse contigo", um programa de promoção de competências sociais e emocionais e "achamos pertinente introduzir o tema da literacia financeira com o programa 'Finanças Crianças'".

Municipio de Caminha



Ainda ao ar livre, mas também tendo em conta o outono que se aproxima

AGENDA CULTURAL DE SETEMBRO COM PROPOSTAS ABRANGENTES E IMPERDÍVEIS

O mês de setembro no concelho de Caminha traz inúmeras propostas de Cultura e Lazer. Quando o verão já vai longo e o outono espreita, apetece também relaxar em espaços fechados, ver cinema, visitar uma boa exposição, ler um livro, participar numa boa tertúlia - e a nossa Agenda reflete esse gosto. Mas também preparámos opções ao ar livre, com caminhadas e, mais à frente, a Festa da Juventude e Associativismo 2024.

O verão apresenta-se "generoso" este ano. As temperaturas são ainda altas e a chuva foi muito, mas mesmo muito tímida. Setembro entra com energia e tradições, ainda com Festas e Romarias. A partir de hoje, por exemplo, a Festa em honra de Nossa Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora, apresenta um programa próprio, onde se destacam concertos com artistas como Quim Barreiros, Kalhambeke e os DAMA. Imperdíveis são também os momentos mais tradicionais, como a Procissão Naval de Nossa Senhora da Ínsua ou o extraordinário Cortejo Etnográfico, que surpreende a cada edição.

No cinema, por outro lado, temos de destacar a novidade "Beetlejuice", que teve a estreia oficial no Festival Internacional de Cinema de Veneza. O filme traz de volta Michael Keaton, 36 anos depois, voltando a assumir a personagem fantasmagórica, como no primeiro filme, em 1988. Vai ser exibido em breve no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, uma exibição sempre solidária, uma vez que a bilheteira reverte para a corporação.

Mas importante mesmo é consultar a Agenda Cultural do Município de Caminha e tê-la sempre à mão, para garantir que não vai perder os eventos ou atividades mais do seu gosto.

AGENDA | PROGRAMAÇÃO 2024

SETEMBRO

04 a 08 setembro
FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA BONANÇA
Festa Religiosa
Local: Vila Praia de Âncora
Organização: Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança
Apoio: Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora
(Consultar programa)

Sex 06 setembro | 21H45
CINEMA CLUBISTA Cinema +Perto
APRESENTAÇÃO DOS FILMES VENCEDORES DO FESTIVAL DE CANS 2024, com a presença de Alfonso Pato (diretor do Festival) e realizadores das obras a exibir
Local: Valadares, Teatro Municipal de Caminha
Organização: Locus Cinemae - Cineclube de Caminha
Apoio: Câmara Municipal de Caminha

06 a 08 setembro
FESTAS EM HONRA de NOSSA SENHORA DA PENEDA
FESTA RELIGIOSA
Local: Largo do Casal, Vilar de Mouros
Organização: Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Peneda
Apoio: Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Vilar de Mouros

Sáb 07 setembro | 09H00 - 13H00
FEIRÃO DE TRADIÇÕES
OS SABORES DO CAMPO
Local: Mercado Municipal de Caminha
Organização: Câmara Municipal de Caminha

Sex 13 setembro | 20H00
CAMINHADA SEXTA FEIRA 13
QUEIMADA GALEGA
Local: Gondar
Organização: Associação TraIl Running Gondarense
Apoio: Câmara Municipal de Caminha e União de Freguesias de Gondar e Orbacém

13 e 14 setembro
TORNEIO DE HÓQUEI
CENTENÁRIO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA
Local: Pavilhão Municipal de Vila praia de Âncora
Organização: ADJ - Associação Desportiva Juventude Vila Praia e Comissão Organizadora do Centenário de Vila Praia de Âncora
Apoio: Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora

Sex 13 setembro | 21H45
CINEMA +PERTO
Filme a designar
Local: Valadares, Teatro Municipal de Caminha
Organização: Locus Cinemae - Cineclube de Caminha
Apoio: Câmara Municipal de Caminha

Sáb 14 setembro| 08H30
CAMINHADA DA NASCENTE À FOZ DO RIO ÂNCORA BIODIVERSIDADE E PATRIMÓNIO CULTURAL PERCURSO TURÍSTICO / PEDAGÓGICO
3ª etapa:
Início: Moinho do Hilário, Freixieiro de Soutelo
Fim: Posto de Turismo de Vila Praia de Âncora
Organização: Desnível Positivo e Nuceartes
Apoio: Câmara Municipal de Caminha
Informações e Inscrições: onuceartes@gmail.com

Sáb 14 setembro | 09H00 - 13H00
FEIRÃO DE TRADIÇÕES
OS SABORES DO CAMPO
Local: Praça da República, Vila Praia de Âncora
Organização: Câmara Municipal de Caminha

Sáb 14 setembro | 14H30
COMO GERIR MELHOR AS PLANTAS INVASORAS: O EXEMPLO DA ERVA-DAS-PAMPAS
Local: Auditório do Museu Municipal de Caminha
Inserido no projeto LIFE 22 - NAT - ES Coop Cortederia, da estratégia transnacional de combate à Cortaderia Selloana no Arco Atlântico
Organização: COREMA - Associação de Defesa do Património
Apoio: Câmara Municipal de Caminha

Sáb 14 setembro | 18H00
UM LIVRO, UMA CONVERSA E ÀS VEZES UM FILME
50 Anos de Políticas Ambientais
Autora: Luísa Schmidt
Apresentação: Alexandre Quintanilha
Local: Biblioteca Municipal de Caminha

Sáb 14 setembro | 21H30
FESTIVAL DE FOLCLORE
Local: Gondar
Organização: G.A.R.C.E.A. - Gondarense Associação Recreativa Cultural Estudantil Agrícola
Apoio: Câmara Municipal de Caminha e União de Freguesias de Gondar e Orbacém

Dom 15 setembro | 09H00 - 19H00
FEIRA DE ANTIGUIDADES E COLECIONISMO DE CAMINHA
Local: Parque 25 de Abril, Caminha
Organização: Luís Dominguez
Tel.: 910 441 140
Apoio: Câmara Municipal de Caminha

20 e 21 setembro | 21H45
SESSÃO DE CINEMA
BEETLEJUICE
Terror, Comédia, Fantasia
Tim Burton - Estados Unidos da América
Local: Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora
Organização: Câmara Municipal de Caminha
Apoio: Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora
Reserva de Bilhetes: T 913928313
Preço: Plateia e Tribuna - 4,00€ | Balcão - 4,50€

20 a 22 setembro
FESTA DA JUVENTUDE E ASSOCIATIVISMO 2024
Local: Forte da Lagarteira, Vila Praia de Âncora
Organização: Câmara Municipal de Caminha
Programa:
Sex 20 setembro
19H30- Atuação dos grupos de Bombos do concelho
22H00- Concerto Musical (Academia de Música Fernandes Fão e Banda de Música de Lanhelas)
Sáb 21 setembro
10H00 - Peddy-Paper sustentável
15H30 - Mostra das Associações e Mini-torneios de mesa
18H00 - Mini-torneios desportivos
19H00 - Sunset com música ambiente
22H30 - Glow Party (oferta de kits para os primeiros inscritos)
Dom 22 setembro
15H00 - Atuação dos Ranchos Folclóricos do Concelho

Sex 20 setembro | 21H45
CINEMA CLUBISTA Ciclo Grandes Atores - Centenário Marcello Mastroianni
"FELLINI 8 1/2", Federico Fellini, Itália / França, 1963, Sessão 606 (M/12)
Local: Valadares, Teatro Municipal de Caminha
Organização: Locus Cinemae - Cineclube de Caminha
Apoio: Câmara Municipal de Caminha

Sáb 21 setembro | 09H00 - 13H00
FEIRÃO DE TRADIÇÕES
OS SABORES DO CAMPO
Local: Mercado Municipal de Caminha
Organização: Câmara Municipal de Caminha

Sáb 21 setembro | 09H30
7 CAMINHOS
CAMINHADAS, SABORES, EXPERIÊNCIAS E PERFORMANCES
CAMINHO DA PEDRA ALÇADA AO POR DO SOL
Organização: On Moving
Apoio: Câmara Municipal de Caminha
Degustação "Os verdadeiros paladares da aldeia" e Performance musical
Informações e Inscrições: onmoving2018@gmail.com |964 262 348
Participação gratuita

21 e 22 de setembro
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO
Marcações: 258 023 178 (Museu Municipal de Caminha)

Sex 27 setembro | 21H30
DESCENTRA CULTURA
NOITE DISCO "NOITE SUPER 80`s"
Local: Centro Cultural de Argela
Organização: Câmara Municipal de Caminha
Produção: Porta de Cena
Entrada gratuita

Sex 27 setembro | 21H45
CINEMA CLUBISTA Ciclo Grandes Atores - Centenário Marcello Mastroianni
"VIAGEM AO PRINCÍPIO DO MUNDO", Manoel de Oliveira, Portugal / França, 1997, Sessão 607 (M/12)
Local: Valadares, Teatro Municipal de Caminha
Organização: Locus Cinemae - Cineclube de Caminha
Apoio: Câmara Municipal de Caminha

27 a 29 setembro
XIII GRANDE TRAIL DA SERRA D`ARGA
Local: Serra d'Arga - Dem
Organização: Carlos Sá Nature Events
Apoio: Câmara Municipal de Caminha
Informações e Inscrições: carlossanatureevents.com/pt/gtsa

Sáb 28 setembro | 09H00 - 19H00
FEIRA DE ANTIGUIDADES E COLECIONISMO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA
Local: Avenida do Campo do Castelo, Vila Praia de Âncora
Organização: Luís Dominguez
Tel.: 910 441 140
Apoio: Câmara Municipal de Caminha

Sáb 28 setembro | 09H00 - 13H00
FEIRÃO DE TRADIÇÕES
OS SABORES DO CAMPO
Local: Praça da República, Vila Praia de Âncora
Organização: Câmara Municipal de Caminha

Sáb 28 setembro | 10H00 - 17H00
MERCADO M
Mercado, Exposições, Gastronomia, Conversas, Animação musical, Workshops, Exibições Artísticas, Trocas de Livros e Sementes…
Local: Mercado Municipal Vila Praia de Âncora
Organização: NUCEARTES, Núcleo de Estudos e Artes do Vale do Âncora
Apoio: Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora

Municipio de Caminha








Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais