JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

"XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira já recebeu mais de 6000 visitantes"

Presidente da FBAC, Rui Teixeira, faz balanço dos primeiros 45 dias de evento

A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira já recebeu mais de 6000 visitantes. Os números foram divulgados hoje pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), Rui Teixeira, que afirma que a edição "está a ser um sucesso". O evento apresenta um novo horário a partir de amanhã, 3 de setembro.

Até 30 de dezembro Vila Nova de Cerveira é palco da XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que sob o tema "És Livre?" apresenta 160 obras, de 120 artistas de 20 países. Assinalando 46 anos, a bienal de arte mais antiga da Península Ibérica convida artistas, pensadores e públicos a refletir em torno do tema da Liberdade, problematizando questões associadas aos valores democráticos conquistados na Revolução de Abril de 1974 e nos quais se alicerça o legado histórico e cultural erigido pela Bienal Internacional de Arte de Cerveira, fundada em 1978.

Fazendo um balanço dos primeiros 45 dias de evento, Rui Teixeira, afirma: "Temos tido feedback muito positivo, que se reflete não apenas a nível do número de visitantes, que já ultrapassa os 6 mil, como a nível de apreciação por parte do público. Está a ser um verdadeiro sucesso".

O horário é ajustado a partir de amanhã, 3 de setembro, mas até dezembro o programa prossegue com intervenções e residências artísticas nas freguesias do Concelho, com o campo criativo europeu EuroFarbrique Art Camp, de 23 a 27 de setembro, e com o encerramento do ciclo de conferências internacionais, a 23 de novembro. Já no último trimestre do ano, a ação será mais voltada para a medição de públicos junto da comunidade escolar, associações e IPSS.

Com direção artística de Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, o evento adota o modelo de 1978, com algumas novidades nas orientações programáticas: homenagem a Isabel Meyrelles, exposição do concurso internacional e artistas convidados, projetos curatoriais, o projeto "Livre Trânsito", com residências artísticas em todas as freguesias de Vila Nova de Cerveira, o ciclo de conferências internacionais sobre o tema da "Liberdade", ateliers livres, visitas orientadas, entre outras ações de mediação.

De referir que a iniciativa é promovida no âmbito da candidatura "És Livre? Novos olhares sobre coleções e criações para pensar a Arte e a Liberdade" (2023 - 2026 - Apoio Sustentado - Artes Visuais Criação e Programação), que conta com o apoio da República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes e que a FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Bienal Internacional de Arte de Cerveira



Ponte Internacional da Amizade com imagem renovada

A Infraestruturas de Portugal (IP) tem em curso um conjunto de trabalhos de beneficiação da Ponte Internacional da Amizade, que liga os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, na sequência de uma reunião solicitada pelo executivo liderado pelo socialista Rui Teixeira. Encontro serviu ainda para abordar a conclusão das obras na EN13, bem como a concessão das estações da CP.

Sem constrangimentos na circulação automóvel, a intervenção está a decorrer desde o mês de agosto, incidindo na reposição de pavimento nos passeios, que se encontrava ou partido ou em falta, bem como na limpeza das guardas de proteção e de mobiliário urbano existente.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira explica que "há algum tempo que já se reclamava esta melhoria na travessia sobre o rio Minho, pois apresentava um aspeto degradado e descuidado, algo que não coincide com a imagem pela qual o Município é conhecido". Rui Teixeira solicitou uma reunião formal, com pedido de visita técnica ao local, por forma a se inteirarem da "má imagem" da ponte, "pois é um cartão de visita, na qual o tráfego médio diário de veículos ligeiros é de cerca de cinco mil viaturas", segundo dados do Observatório Transfronteiriço Espanha-Portugal (2017).

De salientar que a entrada em funcionamento, em 2004, desta travessia rodoviária sobre o rio Minho representou um marco histórico para as duas populações vizinhas de Cerveira e Tomiño, afirmando a centralidade e conetividade de um território comum, suprimindo um constrangimento de mobilidade. A Ponte Internacional da Amizade resultou de um investimento de seis milhões de euros, comparticipados em 75% por fundos comunitários.

Durante o encontro com representantes da Infraestruturas de Portugal (IP), o autarca cerveirense, Rui Teixeira, formalizou ainda o pedido para a conclusão dos trabalhos na EN13. Após a colocação do novo pavimento em locais mais deteriorados, entre Vila Meã e Gondarém, está a faltar a pintura da via. Não obstante, também foi abordado o interesse que a Câmara Municipal tem em ficar com a concessão dos edifícios das estações da CP de Vila Nova de Cerveira e de Gondarém, atualmente dotados ao abandono e sem utilização, para se avançar com um projeto de remodelação para a construção de mais habitação.

Município de Cerveira



Autarquia garante financiamento para construção de habitações a custos controlados

Seis fogos habitacionais vão ser construídos de raiz no terreno do antigo edifício do Jardim de Infância de Campos, em Vila Nova de Cerveira, num investimento de cerca de 700 mil euros, comparticipado na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência. A medida enquadra-se na Estratégia Local de Habitação delineada pelo executivo liderado por Rui Teixeira que também já viu garantidos 5.5ME do PRR para a reabilitação do Bairro Social da Mata Velha, e que vai beneficiar 53 agregados familiares.

A revisão do diagnóstico global das necessidades habitacionais realizada, em 2022, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira contemplou a identificação de edifícios e frações devolutos e propriedades de várias entidades, que passaram a integrar a Estratégia Local de Habitação que, de um modo geral, prevê dar resposta à situação de carência habitacional de 129 agregados familiares.

Desta forma, e após aprovada a candidatura ao PRR, o terreno do antigo edifício onde funcionou o Jardim de Infância de Campos vai acolher seis habitações a custos controlados, das quais quatro são de tipologia T2 e duas de tipologia T1. O financiamento está garantido - aproximadamente 700 mil euros - com um prazo de conclusão estimado até 30 de junho de 2026.

Desde a tomada de posse, em 2021, que o objetivo do executivo cerveirense passa por implementar medidas que visem mitigar os problemas de habitação abrangentes existentes no concelho. "Em Vila Nova de Cerveira, a oferta habitacional é escassa ou inexistente e para quem tem baixos rendimentos, como é o caso dos jovens em início de carreira profissional, torna-se muito difícil conseguir uma habitação condigna, o que os leva a procurar opções noutros concelhos", explica o Presidente da Câmara Municipal, acrescentando: "Se queremos atrair e fixar população no concelho, temos de ter um pacote completo - oferta de trabalho, habitação e competitividade - como fator de atratividade para o investimento na indústria e economia em geral", assegura Rui Teixeira.

A aposta do executivo cerveirense na política de habitação reflete-se nos vários mecanismos públicos que vão surgindo em parceria com entidades promotoras, bem como na atração de investimento privado nesta área, o que, neste momento, já é visível a construção de 27 habitações na Praça Alto Minho e de 35 fogos habitacionais em frente ao Fórum Cultura de Cerveira. De salientar que nesta mesma zona ainda está prevista a construção de 91 habitações em mais três lotes.

Município de Cerveira



Pela primeira vez, Cerveira acolhe a HoliColor Run a 29 de setembro

O último domingo do mês de setembro promete ser um dia divertidamente inesquecível em Vila Nova de Cerveira! Pela primeira vez, Portugal/Vila Nova de Cerveira é o ponto de partida para a HoliColor Run, uma corrida única, colorida e animada, que atravessa a fronteira até Espanha/Tomiño. A espetacularidade associada a este evento perspetiva a participação de mais de 1500 pessoas, desde crianças a adultos. Venda de pulseiras já disponível na LIT - Loja Interativa de Turismo do concelho.

Integrada na comemoração da Semana Europeia do Desporto, à qual o Município de Vila Nova de Cerveira aderiu com um conjunto de atividades desportivas, a HoliColor Run promete ser uma experiência memorável, que alia a promoção de estilos de vida saudável às energias e coisas boas da vida, num verdadeiro ambiente de festa!

É a primeira corrida HoliColor em Cerveira e a primeira com caráter internacional, com a parceria do Concello de Tomiño (Galiza, Espanha), com passagem na Ponte Internacional da Amizade. São 4kms, com início e fim junto ao Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira. O evento arranca às 15h00 prolongando-se até às 20h00, pois a corrida culmina com o Sunset Holi Color, com a atuação de Kyd3n e Pedro Pagodes, além da dinamização de vários Color Moments, Zumba by Liliana Silva, Festa da Espuma, dança e prémios para as melhores fantasias.

Estimando-se a participação de mais de 1500 pessoas, o melhor deste evento é a diversão e a magia associados, onde se pretende impulsionar a mensagem de colorir a vida, com as cores dos sonhos, esquecendo os problemas e as tristezas a partir de uma perspetiva completamente diferente.

As pulseiras já podem ser adquiridas na Loja Interativa de Turismo, junto das várias associações desportivas do concelho ou de RP's oficiais do evento.

Município de Cerveira



Sábado é dia da Desfolhada Tradicional Minhota no Terreiro

Todos os anos, em setembro, o Terreiro de Vila Nova de Cerveira transforma-se num espaço de convívio à moda antiga, com jovens e menos jovens a celebrar a tradição com a recriação da Desfolhada Tradicional Minhota. O evento está agendado para este sábado, 7 de setembro, a partir das 21h00.

Com organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira em parceria com a Comissão de Festas da Sra. da Ajuda, a Desfolhada Tradicional Minhota assume-se como uma viagem a um passado não muito remoto, com as gentes da terra a recriar uma eira comunitária, num esforço de preservação de usos e costumes do concelho relacionados com o ciclo do milho.

Tudo é reconstituído como reza a tradição, com caráter autêntico: os típicos carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, a gastronomia, os sons das concertinas e dos cantares ao desafio, e as danças folclóricas prometem reviver o ambiente genuíno de uma Desfolhada Tradicional Minhota.

O milho é colocado em pleno centro histórico e os populares são desafiados a retirar as espigas para os cestos. É de esperar que quem encontre o milho-rei (nome dado à espiga vermelha) grite bem alto "milho rei". Contam os mais antigos que era um momento muito aguardado em especial pelos jovens, que alimentavam a esperança de encontrar o milho-rei para poder beijar o rapaz ou a rapariga por quem nutria um sentimento especial.

O grande envolvimento de residentes e de turistas tem contribuído para que a Desfolhada Tradicional Minhota seja já uma referência no seio das manifestações etnográficas da região. Toda a população está convidada não só a assistir, mas a participar ativamente.

Município de Cerveira




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais