A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez mantém o apoio às famílias e aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico, na aquisição dos cadernos de fichas escolares, para o ano letivo 2024/2025.
Para o Presidente da Câmara Municipal "esta medida de ação social escolar visa apoiar as famílias arcuenses nos encargos com o material didático".
Esta medida abrange um total de 1311 alunos, com um investimento municipal de cerca de 60 mil euros. De referir, que esta medida é gratuita para os alunos com escalão A e B, e comparticipada em 50% para os restantes alunos.
No âmbito deste apoio, a Autarquia celebrou protocolos de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Valdevez, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Valdevez e quatro livrarias do concelho.
É a pensar nas famílias e no futuro dos alunos, que a Câmara Municipal adota estas medidas e indispensáveis à promoção do sucesso educativo e à igualdade de oportunidades.
As freguesias de Sistelo, em Arcos de Valdevez e de Merufe, em Monção, promoveram com grande sucesso, mais uma Edição da Tradicional "Feira da Portela de Alvite".
Esta iniciativa revelou, mais uma vez, ser uma aposta ganha na promoção e valorização do mundo rural, não só pela afluência de participantes e visitantes, como também pela cooperação entre as freguesias e os concelhos vizinhos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez "esta iniciativa valoriza as tradições e promove os produtos locais, o turismo e a economia dos territórios".
O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez marcou presença nesta iniciativa, tendo sido celebrado o protocolo de apoio financeiro, no valor de 18 mil euros, com a Associação Sócio-Cultural e Recreativa de Sistelo.
Este certame contou com uma agenda preenchida e dedicada ao mundo rural, com a realização da feira da cachena e do garrano; do concurso pecuário, das corridas de cavalos, os cantares ao desafio, o encontro de concertinas e atuações de ranchos e rusgas e ainda vários expositores com material agrícola e tasquinhas com petiscos tradicionais e vinhos da região.
Esta iniciativa é mais uma oportunidade para reforçar a importância da atividade do mundo rural e apoiar os produtores de gado da região, bem como outras atividades ligadas à gastronomia, ao turismo e à promoção da cultura e identidade dos concelhos.