JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

VALENÇA VAI REQUALIFICAR O CENTRO DE SAÚDE

Num investimento de cerca de 2 milhões de euros

Valença vai avançar com a requalificação do Centro de Saúde, num investimento de cerca de 2 milhões de euros, financiados pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.

A Câmara Municipal de Valença assinou o Contrato Interadministrativo de Colaboração com a ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto Minho, no passado dia 30 de janeiro, no âmbito da colaboração para requalificação do Centro de Saúde.

A assinatura deste contrato permite à Câmara Municipal avançar com a candidatura ao PRR, com vista à concretização da intervenção, que consiste na requalificação da estrutura existente, datada de 1991, e na construção de um novo edifício.

Município de Valença



Eurocidade Tui Valença Apresentou Calendário Desportivo para 2024

A Eurocidade Tui.Valença apresentou o Calendário Desportivo, para 2024, ontem, quarta-feira, 7 de fevereiro, com 21 atividades e uma previsão de participação de cerca de 7 mil atletas.

As 21 atividades desportivas que levam a chancela da Eurocidade, são organizadas por diferentes associações desportivas de Tui e Valença, bem como por empresas especializadas e implicará um investimento direto de cerca de 60 mil euros.

O ato contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira e do Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro González e dos vereadores do desporto de Valença, Arlindo Sousa e do Concejal de Tui, Rafael Estévez, bem como representantes do movimento associativo.

Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, "este calendário reforça a cooperação transfronteiriça e o sentimento de pertença de valencianos e tudenses à Eurocidade".

Para o Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, "este calendário desportivo é único na Europa e é um mérito das coletividades da Eurocidade que contam com o nosso respaldo institucional"

Calendário de atividades

10 e 11 de fevereiro- Trail do Monte Aloia
2 de março - TT Eurocidade - Jipes
17 de março - Eurocidade BTT
23, 24 e 25 de março - Torneio de Mini Basquetebol
6 de abril - TT Eurocidade - Motas
20 e 21 de abril - Torneio de Baile Desportivo
23 e 23 de junho - Rampa do Monte do Faro
6 de julho - Torneio de Judo
7 de julho - Campeonato de Kung Fu
Setembro - Troféu Eurocidade de Hóquei em Patins
Setembro e Outubro - Torneio de Ténis
23 de novembro - Urban Trail Night
Circuito de Trilhos Saudáveis Eurocidade
7 de abril - Andaina de San Telmo
26 de maio - Trilho da Fortaleza
9 de junho - Andaina Senda da Furnia
27 de julho - Trilho do Castelo das Furnas
10 de agosto - Andaina Histórica
29 de setembro - Trilho do Monte do Faro
6 de outubro - Andaina Muiños do Tribes
24 de novembro - Trilho do Monte Carvalho
15 de dezembro - Andaina Solidária

Município de Valença



Valença Realiza Corso de Carnaval Infantil
No Pavilhão Multiusos de Valença

Os jovens estudantes de Valença já estão a preparar, com entusiasmo, o Corso Carnavalesco Infantil, que terá a participação de cerca de 1100 figurantes.

Devido à previsão de chuva, para sexta-feira, o Desfile de Carnaval será dividido em dois momentos, e irá decorrer no Pavilhão Multiusos de Valença. A iniciativa é aberta ao público e quem quiser assistir poderá fazê-lo nas bancadas existentes no pavilhão.

Assim, na manhã de sexta-feira, dia 9 de fevereiro, a partir das 10h00, os alunos da Escola sede de Valença, de Arão e da creche da Santa Casa da Misericórdia irão desfilar e mostrar os trajes coloridos e as coreografias de cada grupo.

As restantes Escolas (Friestas, Ganfei, Gandra, S.Pedro da Torre, Cerdal e Fontoura) farão o seu Corso na parte da tarde, a partir das 14h30, também no Pavilhão Multiusos.

O corso contará com a participação dos alunos, professores, educadores e auxiliares das escolas básicas do 1º ciclo, dos jardins de infância e da creche da Santa Casa da Misericórdia.

Embora a temática seja livre e ao critério de cada escola, foi lançado o desafio, aos estabelecimentos de ensino, de trabalharem a temática do mundo da rádio, dada a proximidade com a data do Dia Mundial da Rádio que se celebra a 13 de fevereiro.

Todo o percurso contará com música ambiente alusiva a esta quadra festiva.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença em parceria com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.

Município de Valença



Valença Realiza Campanha para Sensibilizar na Prevenção do Cancro

O Município de Valença está a realizar uma campanha de sensibilização para a prevenção do cancro, nas escolas e na comunidade em geral.

Na passada segunda-feira, 5 de fevereiro, decorreu uma sessão de sensibilização, na Biblioteca Municipal, durante a tarde, aberta à comunidade. Esta sessão pretendeu sensibilizar a comunidade para as atitudes preventivas que todos poderemos ter, no dia a dia, sobretudo no que toca à importância da alimentação saudável e outros fatores de proteção para a prevenção do cancro.

A atividade foi dinamizada pela nutricionista do Centro de Saúde de Valença e pela técnica da delegação de Valença da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A vice-presidente, Ana Paula Xavier, participou na atividade e destacou a importância de sensibilizar, promover hábitos de vida saudável e apostar numa alimentação que privilegie consumir local e produtos de época.

Esta sessão foi enriquecida com a participação do grupo de música popular da Universidade Sénior de Valença.

Até 8 de fevereiro a campanha de sensibilização, com sessões de educação para a saúde, está a decorrer nas aulas de cidadania, no Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho. Nutricionistas e técnicos da Liga Contra o Cancro estão a transmitir informação sobre os hábitos de vida saudáveis preventivos do cancro.

Estas atividades estão a ser promovidas pela Câmara Municipal em parceria com a delegação de Valença da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Centro de Saúde de Valença.

Município de Valença



Centro de Recolha de Animais de Companhia Nasce em Valença

A obra de construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Valença avança, a bom ritmo, próximo ao Parque Empresarial de Valença, em Gandra.

Esta obra tem um investimento de cerca de 300 mil euros e é comparticipada em cerca de 30% pelo Fundo Ambiental, através do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza.

Este investimento representa uma forte aposta no bem-estar animal, que constitui uma prioridade municipal, no presente mandato, resolvendo diversos problemas que se prolongavam há muitos anos, nomeadamente a proliferação de animais errantes e a inexistência de espaços preparados para o seu condigno acolhimento.

O edifício desenvolve-se ao nível do rés-do-chão, numa área de implantação de 295 m2. O edifício acolherá as zonas de recepção, salas de esterilização, zonas de banho e tosquia, armazém, gatil, canil e recreio exterior.

Prevê-se que esta estrutura possa acolher, em simultâneo, até 60 animais entre gatos e cães.

Com este novo espaço Valença ganha um centro de recolha de animais de companhia que pretende dar resposta às necessidades imediatas dos animais errantes. O avanço destas instalações pretende, também, corresponder a uma aspiração antiga das associações zoófilas locais e da comunidade em geral que se preocupa com o bem estar animal.

Município de Valença



Valença Samba no Carnaval

"Valen`Samba no Carnaval" é o convite de Valença para uma noite de folia, sábado, 10 de fevereiro, no Quartel dos Bombeiros Voluntários.

Espera-se repetir a noite memorável da edição de 2023, a partir das 22h30, com muita magia repleta de cor, música e alegria. A organização convida a vestir o seu melhor disfarce e vir divertir-se. A temática desta edição é a selva "jungle" e promete colocar este evento como uma das grandes referências do carnaval no Alto Minho.

A festa contará com cabeça de cartaz o grupo Vem Ser Feliz. Este grupo é toda uma referência, em Portugal, na interpretação dos mais emblemáticos clássicos do pagode e samba brasileiros que prometem encantar e contagiar Valença.

A noite contará, ainda, com muita música a cargo de Zé Avècalhos e Jp Alcantara. A noite encerrará, em grande, com os valencianos Pedro Pagodes e Pedro Lima.

No local estarão presentes os bares New Look Bar, Bar Quê?, Tzero Bar, Estação, Buraco e Eskina.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e terá um carácter solidário, com uma entrada de 5 euros, por pessoa, a reverter para os Bombeiros Voluntários de Valença.

Município de Valença



Valença - Onde o Amor Acontece - Bancos do Amor Regressam a Valença

Os "Bancos do Amor" estão de regresso a Valença, até 16 de fevereiro, no âmbito da iniciativa "Valença Onde o Amor Acontece".

Na interligação da avenida da Estação com a avenida Miguel Dantas, na Praça da República e no Largo do Bom Jesus, na Fortaleza vão estar três bancos de madeira, de aproximadamente 1 tonelada cada, em três pontos emblemáticos e centrais da cidade.

Os Bancos do Amor vão convidar a sentar-se, a apreciar recantos emblemáticos e a namorar, com arte e magia, este São Valentim.

As três estruturas destacam-se pelo trabalhado artístico manual nos troncos de madeira de que resultaram estas três obras de arte que Valença coloca no espaço público, pelo segundo ano.

As formas e linhas interligadas entre si e recheadas de motivos que pretendem inspirar a viver o amor, estes dias, por Valença.

As obras são da autoria do colaborador da Câmara Municipal de Valença, escultor e artista plástico António Nunes que tem presenteado Valença com uma profícua produção artística.

Município de Valença



Música para Celebrar os 12 Anos da Eurocidade Tui.Valença

Uma centena de músicos, de quatro grupos valencianos e tudenses, irão oferecer um fantástico concerto, no Teatro Municipal, no sábado, dia 10 de fevereiro.

A Eurocidade Tui.Valença celebra o seu décimo segundo aniversário, no próximo sábado, 10 de fevereiro, pelas 20h00, no Teatro Municipal de Tui, num concerto de quatro grupos valencianos de Tudenses.

Concretamente, participarão neste evento uma centena de músicos pertencentes ao Conservatório Profissional de Música de Tui, à Academia de Música da Fortaleza de Valença, à Associação Musical de São Pedro da Torre e à Banda de Música Popular de Tui. Na sua atuação farão um percurso musical pelas canções mais conhecidas da Galiza e de Portugal.

Especificamente, o repertório a ser interpretado será Balada Galega, de Juan Montes; Reflexões de Paisagem e Balada de Outono, de Bernardo Lima; Alborada Galega, de Pascual Vega; Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso; Uma Casa Portuguesa, com arranjos de Amílcar Morais; Quatro temas galegos, de Manuel Mª Veiga; Canções tradicionais de Luís Cardoso; Que Viva Tui, de José A. Vega Paradis; e Havemos de ir a Viana, com arranjos de Álvaro de Sousa.

Desta forma, o intercâmbio musical que se realiza todos os dias na Eurocidade com músicos valencianos que estudam em Tui e músicos Tudenses que estudam em Valença, ou que fazem parte de um grupo do outro lado do Rio Minho, irá refletir-se em palco.

Assim, a música continua a construir pontes entre Valença e Tui.

A entrada para o concerto é gratuita mas limitada à lotação do Teatro. Pode adquirir, no máximo, duas entradas por pessoa. A bilheteira abre uma hora antes do início do espetáculo.

Município de Valença




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais