A Pedal'Arte vem por este meio informar que decorre no próximo dia 3 de março, o VIII DUATLO DE CERVEIRA.
Organizado pela Pedal'Arte - Associação de Cicloturismo e Triatlo de Cerveira e com o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira, o VIII Duatlo de Cerveira integra o circuito DNT - Desafio Norte Triatlo.
O Duatlo de Cerveira é uma prova consagrada, que oferece condições únicas para os amantes da modalidade.
Com a distância Sprint de Duatlo de Estrada, percorre algumas das mais bonitas artérias de Vila Nova de Cerveira, e conta com a participação de atletas portugueses e uma expressiva presença de atletas oriundos da vizinha Galiza.
Quem conhece, regressa. Quem ainda não conhece, ficará certamente com vontade de voltar.
As inscrições podem ser efetuadas em: https://www.sinctime.com/evento/216
Mais informação em: https://www.facebook.com/DuatloCerveira/?locale=pt_PT
Cerveira acolhe apresentação da XV 'Lampreia do Rio Minho - Um Prato de Excelência'
Fazendo jus à tradição, acrescentando uma dose q.b. de inovação, a afamada e saborosa Lampreia do Rio Minho chega à mesa dos restaurantes da região do Vale do Minho para grande satisfação dos apreciadores desta iguaria. A XV edição da 'Lampreia do Rio Minho - Um Prato de Excelência' é apresentada, no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 15h30, na Quinta da Malaposta, no concelho de Vila Nova de Cerveira, com um showcooking e uma prova gastronómica.
Dinamizado pela ADRIMINHO - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho desde 2010, em parceria com a Confraria da Lampreia do Rio Minho e com os seis municípios do Vale do Minho (Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira), este evento gastronómico de referência tem como principal objetivo a promoção de um produto/prato tradicional, portador de uma forte componente turística para este território. Além de valorizar a lampreia do Rio Minho, enquanto recurso endógeno e de elevado valor gastronómico, promove, paralelamente, as potencialidades naturais e culturais de cada concelho.
A sessão de abertura da XV edição da 'Lampreia do Rio Minho - Um Prato de Excelência' está agendada para as 15h30, de 15 de fevereiro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, na Quinta da Malaposta, seguindo-se a apresentação do programa da iniciativa "Lampreia do Rio Minho - Um Prato de Excelência" pelo Presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista. Pelas 16h00, o Biólogo do Aquamuseu do Rio Minho, Carlos Antunes, aborda a questão d' "A tradição gastronómica e a abundância dos recursos", encerrando-se com um Showcooking e uma prova gastronómica de arroz de lampreia e de produtos regionais do Vale do Minho.
Ao longo de dois meses - 15 de fevereiro a 15 de abril, uma centena de restaurantes dos seis municípios do Vale do Minho dispõem nos seus cardápios as formas de confeção mais tradicionais, assim como as mais inovadoras da 'rainha' do Rio Minho, sempre com sugestões irresistíveis.
Cerveira conta com 15 restaurantes aderentes
Abrigo das Andorinhas; Adega Real; Boega - O Peregrino; Cantinho dos Amigos; Casa das Velhas; Casa Lau; Casebre; Central; Costa Verde; Dom Júlio; Glutão; Lavrador; Luso Galaico; O Cervo; O Dias. Estes são os 15 restaurantes cerveirenses comprometidos com a iniciativa 'Lampreia do Rio Minho - Um Prato de Excelência'.
Além da lampreia à boa mesa, quem visitar a 'Vila das Artes' pode ainda usufruir de uma panóplia de atividades que o Município promove para atrair cada vez mais visitantes, bem como para dinamizar a economia local, nomeadamente mais uma edição dos ETC… Encontros de Teatro de Cerveira (9, 16 e 23 de março); a programação da Semana Santa, especificamente o Mercado da Páscoa (28 a 30 de março) e a Queima de Judas (30 de março), além de exposições diversas, das sugestões do turismo ativo e as visitas a museus.
Município de Vila Nova de Cerveira
Previsão de chuva transfere Desfile de Carnaval das Escolas para o Multiusos
Este ano, a chuva decidiu pregar uma partida aos foliões dos estabelecimentos de ensino do concelho de Vila Nova de Cerveira que iriam desfilar pelas ruas do centro histórico, esta sexta-feira, 9 de fevereiro, apresentando os disfarces originais e toda a alegria contagiante condizente com a quadra carnavalesca. Tudo se mantém, menos o espaço e o horário. O Desfile de Carnaval das Escolas passa a realizar-se no Pavilhão Multiusos e no período da manhã, a partir das 10h30. O espaço vai estar aberto a familiares e público em geral para assistirem a esta festa!
Com plano A ou B, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira não deixa passar em branco mais um Carnaval, juntando cerca de 1000 crianças e jovens, bem como dos membros da Unisénior - Universidade Sénior, proporcionando um dia diferente, de intercâmbio, e com muitas brincadeiras e surpresas.
De tema livre, cada turma vai ser convidada a subir ao palco para mostrar os disfarces e, na maioria dos casos, a mensagem social trabalhada em contexto escolar. Com início às 10h30, o Desfile de Carnaval das Escolas'24 de Vila Nova de Cerveira conta ainda com animação circense temática, com personagens muito divertidas e interativas, associadas à consciencialização ambiental e respeito pelo planeta Terra.
A alteração de horário, do período da tarde para de manhã, resulta de sugestões de encarregados de educação e professores junto do executivo municipal e que se prendem com a logística de conseguir manter as crianças com os disfarces ao longo de toda a manhã, enquanto aguardavam pelas 14h30. Assim, este ano, a Câmara Municipal optou por trocar e avaliar o desenrolar da atividade.
E porque o Carnaval deve ser comemorado entre família e amigos, as bancadas do Pavilhão Multiusos estarão de livre acesso para que possam aplaudir e desfrutar de uma manhã de magia e folia.
Município de Vila Nova de Cerveira
Autarquia reforça equipamento de patrulha de proximidade da GNR local
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai ceder duas bicicletas equipadas ao Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana, contribuindo para reforçar a segurança através de ações de policiamento de proximidade no concelho. Integrando a "Comemoração do 15 de Fevereiro - Homenagem aos Heróis de 1809", a cedência gratuita destes equipamentos é formalizada, a 15 de fevereiro, às 10h00, na Biblioteca Municipal, com a assinatura de um contrato de comodato pelo Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e pelo Comandante do Comando da GNR de Viana do Castelo, Coronel António Maciel da Silva.
Assumindo a potenciação de um concelho seguro para residentes e turistas como objetivo estratégico municipal, este contrato de comodato resulta do apoio da autarquia cerveirense a programas e projetos de interesse municipal em parceria com entidades da administração central, considerando a cooperação entre as duas entidades no reforço dos meios necessários para uma eficaz ação de prevenção, defesa, proteção e segurança das populações e seus bens.
As duas bicicletas encontram-se devidamente equipadas e identificadas para os militares ao serviço do Posto Territorial da GNR de Vila Nova de Cerveira percorrerem o concelho em ações de vigilância e patrulhamento de proximidade dentro da área do Município.
O Município de Vila Nova de Cerveira assinalará a "Comemoração do 15 de Fevereiro - Homenagem aos Heróis de 1809", precisamente no dia 15 de fevereiro, com um programa simples, mas carregado de simbolismo. Às 10h00, na Biblioteca Municipal decorre a formalização deste contrato de comodato no âmbito da segurança municipal, prosseguindo-se com a deposição de uma coroa de flores no monumento 'Memória', e no busto do Coronel Coelho de Araújo, com entoação do Hino Nacional.
De realçar que o 15 de fevereiro é uma data incontornável na história recente do Município de Vila Nova de Cerveira. Nesse dia, no ano de 1809, as tropas de Napoleão tentaram invadir Portugal pelo Minho, concretamente por Vila Nova de Cerveira, tendo sido repulsas pelas forças Lusas comandadas pelo Coronel Coelho de Araújo, cujo busto se encontra na Praça 15 de Fevereiro. Como homenagem a esses heroicos defensores do Minho durante a "Guerra Peninsular", Vila Nova de Cerveira ergueu o monumento da 'Memória', cuja primeira pedra foi lançada a 15 de fevereiro de 1909, sob o reino de D. Manuel II.
Município de Vila Nova de Cerveira
Abertas candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2023/2024
Arranca esta segunda-feira, 5 de fevereiro, o período para apresentação de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2023/2024, atribuídas pelo Município de Vila Nova de Cerveira, prolongando-se até às 16h30, do dia 29 de fevereiro. Alterações de melhoria no procedimento implicaram novos prazos, dada a elaboração de um novo Regulamento Municipal e do Requerimento a submeter na Secção de Atendimento Integrado ao Munícipe.
Atendendo à atual conjuntura socioeconómica, com alguns agregados familiares a enfrentar sérias dificuldades para fazer face às despesas com os estudos dos seus filhos, o executivo cerveirense decidiu aumentar o valor atribuído às bolsas de estudo para o ensino superior em 300 euros, passando para uma prestação anual de 1500 euros, bem como alargar o número de beneficiários de 10 para 15 estudantes.
Para o efeito, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira decidiu suspender o prazo de abertura das candidaturas de acesso às bolsas de estudo ao ensino superior que, anualmente, decorria em novembro, até que as alterações plasmadas no novo Regulamento Municipal para a Concessão de Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior - entretanto aprovado em sede de Assembleia Municipal - fosse publicado em Diário da República, o que viria a acontece no passado dia 26 de janeiro.
O processo de candidatura para o presente ano letivo 2023/2024 encontra-se aberto até às 16h30, do dia 29 de fevereiro, formalizado com entrega do requerimento próprio previamente preenchido na Secção de Atendimento Integrado ao Munícipe. De sublinhar que um novo regulamento Municipal implicou também a reformulação do requerimento a submeter nos serviços competentes. Toda a informação e documentação necessária encontra-se disponível no Portal do Município (https://bit.ly/bolsasdeestudo2024 )
Município de Vila Nova de Cerveira
|
|
Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
 |
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000
|
Há estórias de casas e casas com história Externato de Santa Rita de Caminha
 |
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000
|
República em Tumulto
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
História Nossa Crónicas de Tempos Passados por Terras de Caminha e Âncora
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|