JOÃO MANUEL ESTEVES REELEITO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL DO TURISMO DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL
Decorreram, no corrente mês, as eleições para Órgãos Sociais da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal para o quinquénio 2024-2029.
João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez volta a ser eleito Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP).
Luís Pedro Martins volta a assumir a Presidência do TPNP por mais cinco anos, integrando a direção Cancela Moura, Manuel Tibo, Vítor Paulo Pereira e Pedro Mesquita Sousa.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez "O Turismo exerce um papel cada vez maior no desenvolvimento da economia da região e das localidades. Arcos de Valdevez não foge à regra, dando mostras cada vez mais de uma maior procura por parte de turistas, dados que se refletem no aumento das dormidas e no aumento dos investimentos no setor."
João Manuel Esteves também considera importante reforçar a promoção no exterior, os apoios ao investimento e a capacitação dos colaboradores, bem como promover a simplificação dos processos administrativos para atrair mais investimentos.
Municipio de Arcos de Valdevez
ADIADO | EVENTO "CARNAVAL DA PEQUENADA" da Programação do Carnaval em Arcos de Valdevez, previsto para AMANHÃ, dia 9/02 ÀS 10H00
A Autarquia informa que o Evento "Carnaval da Pequenada" da Programação do Carnaval em Arcos de Valdevez, previsto para AMANHÃ, dia 9 de fevereiro, às 10H00 foi ADIADO, considerando que as previsões climatéricas, são de muita chuva. Está prevista uma nova data para o dia 16 de fevereiro, à mesma hora,10H00.
Municipio de Arcos de Valdevez
Ciência no feminino
Conta com a presença de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal
Anualmente, comemora-se no dia 11 de fevereiro o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. Para comemorar esta data, no próximo sábado, dia 10 de fevereiro, pelas 10h00, o Centro Ciência Viva dos Arcos - Oficinas de Criatividade Himalaya e a Município dos Arcos de Valdevez organizam o evento "Ciência no Feminino". Iniciativa repleta de ilustres cientistas - sob a moderação da jornalista Andreia Fernandes - com a presença da Elvira Fortunato, Ministra de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e Diretora do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva. Destaque ainda para três investigadoras que nos inspiram com o seu trabalho: Anne Leite, Professora e Comunicadora de Ciência; Nicole Pedro, Técnica Superior de Investigação no CIBIO e vencedora do Prémio "Jovem Cientista"; Jennifer Mancio, Médica Investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Cardiologista de imagem na Royal Brompton Hospital (Londres) e vencedora do Prémio Cetera e da Bolsa atribuída pela CUF e pela Fundação Amélia de Mello. Para falarem das suas expectativas enquanto futuras cientistas, convidamos três alunas do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Valdevez, Carolina Mesquita, Eduarda Pinheiro e Maria Almeida.
Em 2023 o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência foi comemorado com o lançamento da Exposição (agora itinerante) "Mulheres Arcuenses com Ciência". Entretanto, várias iniciativas têm decorrido procurando valorizar o que os cientistas arcuenses fazem pela ciência em Portugal e no estrangeiro. Ser cientista e investigadora no feminino e a igualdade de género na Ciência será o mote desta conversa. Paralelamente, serão assinados protocolos de celebração entre o Centro Ciência Viva dos Arcos e os Clubes de Ciência Viva, de diferentes escolas/ Agrupamentos da Região Norte. O Centro Ciência Viva dos Arcos, pretende apoiar significativamente os clubes de ciência no desenvolvimento das suas atividades científicas.
Do programa consta ainda o pré-lançamento da 2ª edição do livro "Raparigas na Ciência", apresentado pela Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas.
Esta iniciativa é aberta ao público e a todos aqueles que se interessam pela Ciência e acontece no dia 10 de fevereiro, pelas 10h00 no Centro Ciência Viva dos Acos-Oficinas de Criatividade Himalaya.
Municipio de Arcos de Valdevez
Município de Arcos de Valdevez no Consórcio
de Apoio à vitivinicultura do Vale do Lima
O Município de Arcos de Valdevez assinou o protocolo de parceria para o desenvolvimento do projeto de Apoio à vitivinicultura do Vale do Lima.
A Autarquia arcuense integra o Consórcio de Apoio à vitivinicultura do Vale do Lima, com os Municípios de Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), a Adega Cooperativa de Ponte de Lima e a Barcos Wines - Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Este projeto tem como finalidade apoiar os vitivinicultores, na identificação das zonas de aptidão vitivinícola, na gestão eficiente dos recursos hídricos, na proteção e manutenção da fertilidade do solo, na adoção de técnicas e métodos de vitivinicultura de precisão e na valorização dos subprodutos da fileira vitivinícola numa ótica de economia circular.
Para o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, este consórcio "é uma expressão das vontades da região do Vale do Lima" e "marca a diferença na promoção e na valorização do Vinho Verde".
Este é um projeto conjunto com impacto social e económico, que nasce de uma parceria entre o poder institucional, político e a área científica, em torno da promoção e valorização do setor da vitivinicultura na região do Vale do Lima.
O Autarca referiu ainda "como é de Vinho VERDE que falamos pretendemos com este projeto: a Valorização do produto e do território; um projeto com impacto Económico; um projeto de nasce de uma Reunião e de uma parceria entre o poder institucional, o poder político e a área científico; o Desenvolvimento da região e compromisso e uma Estratégica conjunta para defender e promover o Vale do Lima."
Para o Município de Arcos de Valdevez o setor vitivinícola tem um papel essencial na competitividade e dinamização económica do concelho e na valorização do comércio, do turismo e do mundo rural.
Municipio de Arcos de Valdevez
|