Novas Curtas Portuguesas
Passagem de Ano
Hugo Band + Dj Zack + Noise Dolls Club + Mosca a.k.a Nuno
Na contagem decrescente para a Passagem de Ano, em Paredes de Coura não faltam motivos para tornar estes dias mais preenchidos. Os mais novos e suas famílias continuam a passar pela ‘Tenda Natal Encantado’, mas também pela Caixa de Brinquedos para verem e reverem as deslumbrantes construções Lego no ‘Arte em Peças. O cinema é outra das apostas para este período festivo e já esta quinta-feira, 28 de dezembro, no Centro Cultural há uma maratona dedicada às novas curtas portuguesas, a partir das 21h30, no âmbito da iniciativa ‘O Dia Mais Curto’.
Ainda antes de irmos às curtas que serão projetadas esta quinta-feira, recordamos que hoje ainda poderá ser visto ‘Wonka’, dirigido Paul King, pelas 15h00, que a par do filme de animação da Disney ‘Wish: o poder dos desejos’, que também passou este mês por Coura, foram de acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual os dois maiores êxitos de bilheteira nos cinemas portugueses neste Natal.
Para sexta e sábado há o filme de ação ‘O silêncio da Vingança’, de John Woo, enquanto esta quinta-feira, no âmbito da iniciativa ‘O Dia Mais Curto’ com que todos os anos a Agência da Curta Metragem promove a celebração do formato mais criativo e original do cinema, poder-se-á ver as ‘Novas Curtas Portuguesas’ com ‘Sopa Fria’, de Marta Monteiro, ‘2ª. Pessoa’, de Rita Barbosa, ‘Mistida’, de Falcão Nhaga, e ‘By Flávio’, de Pedro Cabeleira.
NOVAS CURTAS PORTUGUESAS
Duração 83’ · M/12
‘SOPA FRIA’, de Marta Monteiro · Portugal, França [2023 · 10’]
Uma mulher, vítima de violência doméstica, recorda os anos em que esteve casada e como foi difícil manter-se à tona.
‘2ª. PESSOA’, de Rita Barbosa · Portugal [2022 · 16’]
Um cano velho de uma casa-de-banho provocou uma infiltração num teto. Nesse teto, viriam a crescer cogumelos de uma espécie tóxica da ordem Polyporales. Sentada na sanita, a senhora desta casa, olha para cima e observa aquele mágico e misterioso fungo que não é bicho, nem é planta. O cogumelo é o futuro, pensou.
‘MISTIDA’, de Falcão Nhaga · Portugal [2022 · 30’]
Uma mãe vai às compras e o peso dos sacos magoa-a. Pede auxílio ao filho que vem para a ajudar a carregar as coisas no caminho até casa. Ao percorrerem a distância, lidam também com as questões que os assolam.
‘BY FLÁVIO’, de Pedro Cabeleira · Portugal [2022 · 27’]
Márcia, wannabe influencer digital, consegue um date promissor com Da Reel Chullz, um rapper famoso, mas não tem ninguém com quem deixar Flávio, o seu filho. A solução é levá-lo com ela.
Passagem de Ano
Com a noite de Passagem de Ano por horizonte, relembramos que pela Tenda Aquecida, no Largo Hintze Ribeiro, a partir das 23h00 há Hugo Band e Dj Zack, com entrada Livre e oferta de Bolo Rei e espumante, às 00h00.
O Novo Ano avança noite dentro na Caixa da Música, também no Largo Hintze Ribeiro, a partir das 00h15 com Noise Dolls Club e Mosca a.k.a Nuno, também com entrada Livre.
Município de Paredes de Coura
|