Centro de Estudos Regionais apresentou a Revista Estudos Regionais (nº 17, 2023)
O Centro de Estudos Regionais apresentou, ontem, dia 28 de dezembro, o número correspondente ao ano de 2023 da revista "Estudos Regionais". O lançamento público decorreu no Albergue de Peregrinos | Hostel de Santa Luzia, junto ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, tendo sido encerrado pelo Dr. Manuel Vitorino, vereador da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A revista, mantendo a linha editorial definida e consolidada nos últimos anos, conta com a colaboração de investigadores de diferentes áreas no domínio das Ciências Sociais e Humanas. O número abre com um artigo sobre a "Festa da Mimosa", de Ana Lopes, Manuel José Fernandes e Raul Pereira, que constitui o primeiro estudo publicado sobre a história deste evento turístico, que se realizou nos meados do século XX, a propósito da floração da Acacia dealbata, vulgo mimosa. Nuno Abreu e Lima apresenta um estudo cuidado sobre a Capela de S. Brás, em Longos Vales (Monção), dando ênfase à condição de panteão da família Abreu. Evidenciando a dimensão regional da edição, encontramos artigos sobre o concelho de Ponte de Lima, nomeadamente, um trabalho sobre a oração inaugural da Sociedade Económica de Ponte de Lima, de Miguel Ayres de Campos; sobre Caminha, apresentando um artigo sobre a Patuleia e outro sobre a nupcialidade, da autoria de Maria de Lurdes Carreira e Aurora Rego, respetivamente; e sobre Paredes de Coura, através da análise da economia e população daquele concelho, fundamentalmente, no séc. XIX, elaborada por Henrique Rodrigues. A secção de "Estudos e ensaios" encerra com um artigo sobre a história arquitetónica da Igreja e Convento dos Carmelitas Descalços de Viana do Castelo. Na secção "Memórias e figuras" é publicado um apontamento sobre a vida política de José de Alpuim de Sousa Mendes, Deputado e Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo no fim do século XIX, no ano em que se completa o centésimo aniversário da morte.
Dirigida por José Carlos Loureiro e coordenada cientificamente pela Profª Doutora Glória Solé, docente e investigadora na Universidade do Minho, a publicação do corrente ano é composta por 224 páginas. A revisão das traduções coube a "The British Academy" e o design é da responsabilidade de Rui Carvalho. A edição recebeu o patrocínio da Caixa Agrícola do Noroeste.
A revista está disponível na livraria do Centro de Estudos Regionais, aceitando-se solicitações para envio por correio postal normal.
Centro de Estudos Regionais
Prémio atribuído pela Ordem dos Enfermeiros - Secção Regional do Norte
Escola superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo recebe Prémio de Excelência
O galardão foi atribuído no âmbito do programa "O Norte Reconhece, O Norte Valoriza", que tem como fundamento reconhecer e difundir boas-práticas em matéria de Enfermagem. Trata-se de um reconhecimento pelo trabalho de uma instituição que tem primado por uma formação completa, balizada por um corpo docente capaz e centrada na melhor preparação da sua comunidade académica.
A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo foi distinguida pela Ordem dos Enfermeiros - Secção Regional do Norte com o Prémio de Excelência. A condecoração aconteceu no âmbito do programa "O Norte Reconhece, O Norte Valoriza", que tem como propósito difundir boas-práticas em matéria de Enfermagem.
O reconhecimento surge na categoria de formação e ensino de enfermagem em 2023. Para a direção da Escola Superior de Saúde do IPVC trata-se de uma distinção que vem reconhecer o trabalho de uma instituição que tem primado por uma formação completa, balizada por um corpo docente capaz e centrada na melhor preparação da sua comunidade académica.
O Prémio de Excelência em Formação e Ensino de Enfermagem 2023 é o reconhecimento e um testemunho do compromisso incansável que a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo tem em proporcionar uma formação de qualidade e em preparar os futuros profissionais de enfermagem para os desafios do setor de Saúde.
A excelência na formação de enfermagem ministrada na Escola Superior de Saúde do IPVC traduz-se em conhecimento pela formação teórica, mas também pelas experiências práticas relevantes que preparam os estudantes para enfrentar situações do mundo real, centradas na prestação de cuidados de saúde de qualidade.
Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo na implementação da Plataforma Educacional e4nursing
Entretanto, a Escola Superior de Saúde do IPVC esteve também presente na cerimónia de assinatura da carta de parceria, que tem como propósito a implementação da Plataforma Educacional e4nursing. Trata-se de uma plataforma web-based, bilíngue (Português/Inglês), "orientada para o processo de conceção de cuidados de enfermagem, com uma arquitetura assente nas principais etapas do processo de tomada de decisão clínica e com uma estrutura de conteúdos alinhada com a Ontologia de Enfermagem, aprovada pela Ordem dos Enfermeiros".
A carta de parceria, que vai entrar em funcionamento em julho de 2025, visa disponibilizar esta plataforma às instituições para a implementação na formação dos profissionais de saúde.
Além da Escola Superior de Saúde do IPVC, estão presentes as Escolas Superiores de Enfermagem do Porto, da Universidade do Minho, de Coimbra, de Lisboa, dos Açores e da Madeira, assim como a VirtualCare.
A Plataforma Educacional e4nursing surgiu da investigação produzida no âmbito do CIDESI - Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas de Informação em Enfermagem - e da ESEP, um dos 14 centros mundiais acreditados pelo ICN (International Council of Nurses).
IPVC
CIM do Alto Minho e autarcas estão mais uma vez contra o encerramento dos Serviço de Urgência Básicos previsto nesta quadra natalícia
De acordo com a informação veiculada na comunicação social, através de uma circular interna da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) à qual a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) não teve acesso, surgem diversas fontes de informação sobre o encerrado na noite de Natal do Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde de Monção.
Recorde-se que já no passado dia 30 de novembro a CIM Alto Minho e os autarcas realizaram uma conferência de imprensa, em Viana do Castelo, para manifestar a sua posição conjunta contra o encerramento deste tipo de serviços fundamentais para as populações do Alto Minho.
Ao que se sabe, o referido comunicado refere que o atendimento ao público do SUB do Centro de Saúde de Monção encerrará às 19 horas do dia 24 e só reabrirá às 8 horas de 25 de dezembro.
De acordo com o que foi possível apurar existe ainda a possibilidade de esta situação vir a acontecer na passagem de ano no serviço de Urgência Básica (SUB) de Ponte de Lima, o que é inadmissível para os autarcas.
Para a CIM Alto Minho esta situação é inaceitável e os autarcas lamentam a forma como este assunto está a ser tratado, quer pela falta de diálogo das entidades envolvidas, quer pela época festiva e de maior risco de pressão e procura deste tipo de serviços que atravessamos.
Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista é fundamental que os serviços se organizem no sentido de dar resposta às necessidades das populações em termos de urgência básica, com particular preocupação para as populações que vivem e trabalham em contextos territoriais mais afastados do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico (Viana do Castelo).
Paralelamente, pelo que se sabe, surgem também diversos constrangimentos decorrentes do não cumprimento das escalas pré-definidas para as equipas médicas, o que ainda coloca mais em risco a pressão nos serviços de ordem superior, como será o caso dos serviços localizados no hospital de Viana do Castelo.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho sensibiliza os médicos e equipas de urgência para que possam organizar os horários de serviço com esta quadra natalícia no sentido de conseguirem manter estes serviços essenciais às populações do Alto Minho.
A CIM Alto Minho entende, naturalmente, os constrangimentos associados aos profissionais de saúde, mas considera este encerramento e esta falta de diálogo com os autarcas inaceitável, dado que está em causa a defesa do direito constitucionalmente consagrado: o direito à proteção da saúde. A população do Alto Minho tem o direito de se sentir segura e protegida, em particular aqueles que residem e trabalham nos municípios mais próximos da área de influência dos SUB que estão em risco de fechar temporariamente.
Por fim, aproveitando este comunicado de imprensa, a CIM Alto Minho apela para que os residentes e visitantes do Alto Minho reduzam os comportamentos de risco, em particular ao nível rodoviário. Apela-se para que todos tenham em consideração a campanha de segurança rodoviária de Natal e de Ano Novo "O melhor presente é estar presente". Mais informação em http://www.ansr.pt/Campanhas/Pages/Campanha-O-Melhor-Presente-%C3%A9-Estar-Presente2023.aspx.
CIM do Alto Minho
Bolsas de Estudo | Construir oportunidade e reabilitar futuros
O Politécnico de Viana do Castelo, através dos seus Serviços de Ação Social, assinou um protocolo de mecenato social com o Grupo Quercia com vista à atribuição de bolsas de estudos a estudantes com mérito académico do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Construção e Reabilitação, ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
Num cenário educacional em constante evolução, as bolsas de estudo assumem-se como pilares fundamentais para garantir que o acesso à educação não é um privilégio exclusivo de alguns, mas sim um direito universal, que não deverá ser travado por questões económicas do estudante e/ou do seu agregado familiar.
As bolsas de estudo desempenham, por isso, um papel essencial, proporcionando aos estudantes, em especial, aos estudantes com bom desempenho académico, a oportunidade de perseguirem os seus estudos, independentemente do seu contexto económico.
E assim que nasce o "Programa de Bolsas de Estudo Construção + Emprego", nome dado ao protocolo de mecenato social que os Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo (SAS-IPVC) assinaram com o Cond'Amorosa II S.A. - Grupo Quercia.
Este protoloco tem como propósito apoiar os estudantes com maiores dificuldades económicas a frequentar o CTeSP em Construção e Reabilitação, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
O "Programa de Bolsas de Estudo Construção + Emprego" poderá atuar de três formas:
" Crédito no cartão de estudante para despesas de alimentação;
" Pagamento direto de alojamento, seja em residências do IPVC, protocoladas ou alojamento particular ou
" Pagamento direto de propinas.
Podem candidatar-se a este programa os estudantes com insuficiência económica que estejam inscritos no 2.º ano do CTeSP em Construção e Reabilitação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC; demonstrem desempenho académico relevante ou façam o estágio curricular na empresa do mecenas.
IPVC
GNR: Atividade operacional semanal
O Comando Territorial de Viana do Castelo, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 18 a 24 de dezembro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
1. Detenções: 10 detidos em flagrante, destacando-se:
" Três por condução sob o efeito do álcool;
" Dois por condução sem habilitação legal;
" Dois por posse de armas proibidas;
" Um por ofensas à integridade física.
2. Apreensões:
" Sete doses de haxixe;
" Cinco munições;
" Cinco peças em ouro;
" Quatro espingardas;
" Uma arma branca;
" Uma mira telescópica;
" Um aerossol de defesa;
" Um veículo;
" Um reboque.
3. Trânsito:
Fiscalização: 877 infrações detetadas, destacando-se:
" 263 por excesso de velocidade;
" 70 por falta de inspeção periódica obrigatória;
" 35 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
" 22 por falta de seguro de responsabilidade civil;
" 18 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças;
" 13 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
" 12 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
" Sete relacionadas com veículos agrícolas;
" Seis relacionadas com os pneumáticos;
" Seis relacionadas com tacógrafos.
Sinistralidade: 62 acidentes registados, destacando-se:
" Cinco feridos graves;
" 22 feridos leves.
4. Fiscalização Geral: 25 autos de contraordenação:
" 22 no âmbito do trânsito e segurança rodoviária;
" Dois no âmbito da proteção da natureza e do ambiente;
" Um no âmbito do consumo de estupefacientes.
5. Ações de sensibilização:
" 17 no âmbito do Programa "Comércio Seguro", tendo sido sensibilizados 294 comerciantes e clientes;
" 15 no âmbito do Programa "Idosos em segurança", tendo sido sensibilizados 177 idosos;
" Duas no âmbito da Prevenção Rodoviária e Mobilidade, tendo sido sensibilizadas 20 pessoas;
" Uma no âmbito do Campo Seguro, tendo sido sensibilizados 11 agricultores;
" Uma no âmbito da pesca, tendo sido sensibilizadas nove pessoas;
" Uma no âmbito da caça, tendo sido sensibilizados cinco caçadores;
" Uma no âmbito da Arborização e Rearborização, tendo sido sensibilizadas três pessoas
" Uma no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, tendo sido sensibilizadas duas pessoas.
GNR
|