|
DKC de Viana: Lucas Borges Campeão Regional Paracanoagem. Ricardo Esteves vice campeão. Maria Enes 3ª k1 júnior.
Marco de Canavezes recebeu o Campeonato Regional de Fundo, num plano de água estável e calmo, sem corrente, propício às competições de 5000, 3000 e 2000 metros.
Com uma presença assinalável de atletas em embarcações e escalões distribuídos em 31 competições, a DKC de Viana inscreveu uma delegação de cerca de quatro dezenas de atletas.
Esta competição teve como objectivo para este clube vianense de aferir e apurar os atletas que irão estar presentes no campeonato nacional de fundo.
A Paracanoagem KL da DKC de Viana estreou-se nesta prova na especialidade de fundo, com Lucas Borges a vencer em KL1 e a sagrar-se campeão regional. Ricardo Esteves na mesma categoria foi segundo arrebatando o título de vice campeão regional.
Maria Enes subiu ao pódio na embarcação k1 na categoria de júnior por ter obtido o terceiro lugar.
Apurou-se assim um conjunto significativo de atletas para o campeonato nacional de fundo.
Décimo lugar por equipas com 1271 pontos, sensivelmente os mesmos pontos do ano anterior.
A DKC de Viana participa em desvantagem para estes campeonatos por não participar em SUP canoe, uma vez que não tem capacidade financeira nem apoios para a aquisição deste tipo de embarcações, sendo assim prejudicada na sua classificação coletiva e consequentemente no ranking nacional.
Resultados mais relevantes:
Lucas Borges - 1º k1 KL1 - Campeão Regional
Ricardo Esteves - 2º k1 KL1 - Vice Campeão Regional
Maria Enes - 3º k1 júnior feminino
Diogo Caleiro - 4º c1 júnior
Dinis Veloso - 6º k1 iniciado A
Miguel Ricardo - 6º c1 júnior
Daniela Silva - 6º c1 júnior feminino
Daniel Querales - 8º k1 iniciado A
Valéria Araújo - 8º c1 sénior feminino
Marta Jooris - 9º k1 infantil B
Daniela Almeida - 10º k1 infantil B
Miguel Enes - 10º k1 master B
Eva Vieira - 10º k1 infantil A
Gil Silva - 11º k1 cadete
Mafalda Rodrigues - 12º k1 júnior feminino
Tomás Marques - 12º k1 júnior
Tiago Vieira - 13º c1 infantil B
Gustavo Marinho - 14º k1 júnior
Miguel Costa - 15º c1 júnior
Ernesto Rodrigues - 19º k1 master B
Adriana Jooris - 20º k1 infantil A
Rodrigo Marques - 22º k1 infantil A
Pedro Cardona - 25º k1 júnior
Gonçalo Passos - 26º k1 cadete
Ricardo Veloso - 27º k1 júnior
Bernardo Lima - 29º k1 infantil A
Tomás Silva - 36º k1 cadete
Tiago Pereira - 51º k1 cadete
Rodrigo Teixeira - 58º k1 cadete
Francisco Pereira - 60º k1 cadete
DKC de Viana
Ciclo de Estudos "O que é a saúde?"
Conferência sobre violência conjugal contra as mulheres
No próximo dia 23 de março, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17.00 horas, tem lugar a conferência intitulada "Das histórias de vida ao olhar sobre a saúde", por Maria de La Salete Calvinho, integrada no Ciclo de Estudos "O que é a saúde?", iniciativa do Centro de Estudos Regionais.
Docente de Enfermagem na Escola Superior de Saúde, do IPVC, desde 2002, Maria de La Salete Calvinho foi enfermeira no Hospital de Santa Luzia, Viana do Castelo. Licenciada em Enfermagem, Mestre em Comunicação em Saúde e Doutorada em Psicologia, ramo da psicologia clínica e da saúde, tem dedicado a sua investigação às questões da violência conjugal contra a mulher, entre outros temas. É investigadora do CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais, da Universidade Aberta e investigadora colaboradora na UICISA:E cluster Viana.
Trata-se da sétima conferência realizada no âmbito do XII Ciclo de Estudos "O que é a Saúde?", organizado pelo Centro de Estudos Regionais, sendo o acesso gratuito e não carecendo de qualquer inscrição.
Centro de Estudos Regionais
Mensagem do Dia Mundial do Teatro com Tradução Oficial do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana
Mensagem do Dia Mundial do Teatro com Tradução Oficial do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana
O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana assina a tradução para Língua Portuguesa da Mensagem do Dia Mundial do Teatro da UNESCO, pelo quinto ano consecutivo.
Promovida pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), a Mensagem de 2023 é da autoria de Samiha AYOUB, atriz natural do Egito. A autora licenciou-se no Instituto Superior de Artes Dramáticas em 1953, e destaca-se com uma carreira artística que inclui mais de 170 peças, incluindo Raba'a Al-Adawiya, Sekkat Al-Salamah, Blood on the Curtains of the Kaaba, Agha.
O ator do Elenco Residente e membro da Direção da companhia vianense, Tiago Fernandes, assina a tradução daquela que é a 61ª Mensagem do Dia Mundial do Teatro e ainda a tradução da nota biográfica da autora.
O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana assinala a efeméride com a estreia do espetáculo Guerra de Sexos, uma comédia a partir de Aristófanes, reescrita e encenada por Ricardo Simões, dia 27 de março, às 21h00, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, que estará em cena até 16 de abril.
CDV
NO ÂMBITO DA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO
Viana Granfondo leva 1700 participantes a conhecer o Alto Minho
Integrado nas celebrações da Cidade Europeia do Desporto 2023, a primeira edição do Viana Granfondo Europcar realiza-se no próximo domingo, 19, e contará com 1700 participantes, oriundos de diversos pontos do país, bem como da vizinha Galiza. A partida será dada quando forem 9h00, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, local onde também estará instalada a meta.
Este passeio cicloturístico, embora cronometrado, contempla uma distância de 131 km (Granfondo) e duas outras mais curtas: o Mediofondo, com 84 km, e o Minifondo, com apenas 62 km. Para além do município anfitrião, estende-se aos concelhos vizinhos de Ponte de Lima, Paredes de Coura ou Caminha, o que garante, seja na montanha ou junto ao mar, o contacto com algumas das paisagens mais deslumbrantes do Alto Minho.
Luís Leão Pinto, o pluridisciplinar e multipremiado atleta vianense, envergará simbolicamente o dorsal n.º 1. O Viana Granfondo Europcar arrancará em direcção a Lanheses (via ponte Eiffel) pela margem esquerda do Lima e, uma vez ali chegados, os participantes do Mediofondo e do Minifondo tomam a direcção da Montaria, enquanto que os do Granfondo encaminhar-se-ão para Ponte de Lima e, dali, para Paredes de Coura, onde encontrarão as maiores dificuldades de todo o trajecto. A partir de Riba de Âncora, o percurso, que passa por Outeiro, Perre e Meadela - desta feita pela margem direita do rio Lima -, volta a ser comum às três distâncias. Em qualquer dos casos, a opção por estradas secundárias proporcionará aos participantes cenários de grande beleza, que tão bem caracterizam a região altominhota.
No âmbito desta iniciativa organizada pela Bikeservice com o apoio do Município de Viana do Castelo, estão agendadas diversas actividades destinadas aos mais jovens e às famílias, como sejam o Granfondo Kids, no sábado à tarde, e uma caminhada solidária, que terá lugar no dia seguinte em simultâneo com o passeio cicloturístico.
SOBRE O ORGANIZADOR
Fundada em 2008, na Póvoa de Varzim, pelo antigo ciclista Manuel Zeferino, a Bikeservice é, actualmente, responsável pela organização das maiores e melhores provas de ciclismo para todos em Portugal. Os seus eventos estão entre os que atraem o maior número de participantes e algumas das grandes estrelas nacionais e internacionais da modalidade, quer do presente quer do passado. Miguel Indurain, Alberto Contador, Pedro Delgado, Francesco Moser, Oscar Freire, Oscar Pereiro, Michael Rogers e Rui Costa são alguns dos nomes que figuram nessa lista.
As provas com a chancela da Bikeservice têm na qualidade organizativa e na permanente busca da inovação o seu carácter distintivo.
Viana Granfondo
A Matemática esteve em festa na Secundária de Monserrate
O Clube de Matemática do Agrupamento de Escolas de Monserrate organizou, no dia 14 de março, as comemorações do dia do Pi ou ? , a famosa constante de Arquimedes cujo valor aproximado é 3,14 e que, por isso mesmo, se celebra no dia 14 do terceiro mês do ano.
Foram várias as iniciativas desenvolvidas neste âmbito pelas docentes Elisabete Freixo, Isabel Rodrigues e Rosa Cruz, responsáveis por este Clube de Matemática, com a colaboração da professora Teresa Cruz. No hall de entrada da escola, um enorme Pi feito em origamis dava as boas vindas às centenas de alunos que iam entrando para as suas aulas. Simultaneamente, na ala principal da escola, decorada com frisos e 160 dígitos do Pi coloridos pelos alunos, estiveram à disposição da comunidade educativa inúmeros jogos de estratégia, disponibilizados pela associação ARTMATRIZ para este evento. Assim, durante toda a manhã, com a ajuda dos professores de matemática e de geografia da ESM (um especial agradecimento aos docentes Nuno Cunha e Nuno Castilho), os alunos puderam pôr à prova as suas capacidades estratégicas, aprender novos jogos, enfrentar desafios estimulantes, mas, acima de tudo, puderam divertir-se.
As comemorações prolongaram-se durante a tarde, com a peça de teatro "A história do Pi", protagonizada pelas alunas do 10º ano do curso profissional de animação sociocultural, sob a coordenação das professoras Teresa Cruz e Beatriz Correia e, a finalizar o dia, a conferência "Contar, Combinar, Arranjar a Matemática", de José Paulo Viana, transmitida no canal Youtube da Associação de Professores de Matemática (APM). Finalmente, e para não se fugir à tradição, houve um enorme bolo em forma de Pi.
Esta foi mais uma das muitas iniciativas levadas a cabo pelo Clube de Matemática da escola de Monserrate, mostrando que a matemática também é divertida e que, afinal, até é possível passarem-se bons momentos sem o telemóvel.
Prof. Rosa Pires
Surf Clube de Viana celebra Dia Internacional da Mulher com Chá Intercultural sobre Economia Azul para população migrante
Este Chá Intercultural, que se realizou quarta-feira passada, no Centro de Mar de Viana do castelo ? Navio Gil Eannes, teve por público-alvo a comunidade migrante local, sobretudo a feminina. Esta integração, que contou com participantes oriundos de 14 países, centrou-se em várias atividades formativas práticas, através das quais se refletiu e consciencializou para a importância da Economia Azul em geral e para Viana do Castelo em particular.
Esta iniciativa foi dinamizada pelo Surf Clube de Viana (SCV) e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), através do Plano Municipal para a Integração dos Migrantes, e contou com o apoio do projeto TELONAMAN+, cofinanciado pelo programa Erasmus+, do qual o clube vianense é parceiro.
No âmbito do cumprimento dos objetivos do TELONAMAN+, este Chá Intercultural traduziu-se num evento com uma forte vertente formativa prática da liderança ambiental, participativa e inclusiva para a transição ecológica, com o objetivo de fornecer ferramentas para responder a desafios, necessidades e oportunidades de aprendizagem e evolução pessoal, bem como fomentar a geração de oportunidades de emprego através da Economia Azul.
A consciencialização para o efeito das ações humanas foi um dos temas prioritários, tal como oportunidades de empoderamento feminino através da Economia Azul, inclusive oportunidades de desenvolvimento profissional em profissões tradicionalmente desempenhadas pelo género masculino. Maria José Neto, pescadora e presidente dos Armadores de Pesca Profissional de Castelo do Neiva, partilhou a sua história. Também Carla Alexandra, do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar - FOR-MAR, explicou que, cada vez mais, formam mulheres.
A CMVC, além do Plano Municipal de Integração de Migrantes, conta com uma equipa de mediadores municipais. O Chá Intercultural, evento mensal, é uma das iniciativas de acolhimento e integração que costuma realizar.
Carlota Borges, Vereadora da Coesão Social da CMVC, considera que "a temática do evento do Dia Internacional da Mulher, contribuiu para dar a conhecer melhor o nosso território, no qual a Economia Azul desempenha um papel importante." Conta que também o feedback que teve dos participantes "foi muito positivo".
Para Victoria Muiño, da espanhola MedAtlantia ? Chefe de fila do projeto TELONAMAN+, "esta iniciativa foi uma oportunidade-chave para testar os resultados obtidos no âmbito do TELONAMAN+. O empenho do Município de Viana do Castelo em promover os recursos do mar e o Plano de Integração que tem vindo a desenvolver foram fatores importantes para o sucesso do evento".
João Zamith, presidente do SCV, considera que "esta ação enriquecedora, que se realizou também no Ano Europeu das Competências, ajudou a integrar, a reforçar a posição de destaque de Viana do Castelo na Economia Azul, a demonstrar que são muitas as janelas de oportunidade, mas que, cada vez mais, temos de olhar para os recursos marinhos de forma mais sustentável".
Neste evento também participaram Vitor Dias, Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, e Leonor Cruz, Diretora do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo.
O encerramento do TELONAMAN+, que tem ainda por parceiros a LimeUp, de Itália, e a Red Amaltea, de Espanha, vai acontecer na Corunha, nos próximos dias 13 e 14 de abril. Victoria Muiño explica que "será realizada outra experiência-piloto, onde poderemos testar novamente os resultados do projeto com agentes sociais e diferentes grupos vulneráveis, tais como pessoas com deficiência".
Boas Ondas! Melhor Economia Azul!
Surf Clube de Viana
|
|
Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
 |
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000
|
Há estórias de casas e casas com história Externato de Santa Rita de Caminha
 |
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000
|
República em Tumulto
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
História Nossa Crónicas de Tempos Passados por Terras de Caminha e Âncora
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|