JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Autarcas de Viana do Castelo visitaram Assembleia da República no âmbito da Iniciativa "Jornada pela Democracia"

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, os Presidentes de Junta de Freguesia e Uniões de Freguesia e ainda a Presidente da Assembleia Municipal, na qualidade de representantes dos deputados municipais, estiveram na Assembleia da República no âmbito da Iniciativa "Jornadas pela Democracia". Na ocasião, Luís Nobre evidenciou o papel das juntas de freguesia enquanto elementos fundamentais de coesão territorial.

Esta foi a primeira ação do projeto "Jornada pela Democracia", desenvolvido pela autarquia com vista a contribuir para a revitalização da democracia, visando aproximar os eleitos locais das instituições políticas nacionais e europeias. A visita dos presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho à Assembleia da República Portuguesa, ontem, pretendeu mostrar o papel ativo de todos os cidadãos e em particular daqueles que a representam e por meio da qual exercem um papel de responsabilidade na sociedade, sendo que sobre os eleitos locais recai o respeito, a dignificação e a consolidação permanente do atual sistema democrático, que requer cuidado e atenção perante os desafios do mundo atual.

Na sua intervenção na "casa da democracia", o autarca vianense sublinhou a importância de se falar em território e não em cidade "porque só assim se constrói um espaço com coesão territorial e social", classificando os autarcas como "parceiros fundamentais". Por isso, "nos últimos doze anos, o trabalho do executivo integrou um investimento superior a 97 milhões de euros na coesão territorial e 66 milhões de euros na educação, o que mostra os resultados deste trabalho conjunto".

Para o autarca, o trabalho autárquico também deve fazer-se deste tipo de iniciativas, tanto mais que os presidentes de Junta e Uniões de Freguesia têm um "papel fundamental enquanto agentes ativos do território".

Município de Viana do Castelo



Câmara Municipal reuniu com Juntas de Freguesia para esclarecer procedimentos sobre animais selvagens ou de companhia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu uma reunião de trabalho com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho para esclarecer procedimentos a ter relativamente a questões associadas a animais, sejam de companhia ou animais selvagens, num encontro que contou com a presença da Vereadora do Ambiente e da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, e da Vereadora dos Serviços Urbanos, Carlota Borges.

A reunião aconteceu porque a autarquia vê-se frequentemente confrontada com questões associadas a animais, sejam de companhia, de pecuária ou animais selvagens. Nesse contexto, embora algumas diligências tenham vindo a ser efetuadas com apoio de diversas entidades, muito em particular com Juntas de Freguesia, foi identificada a necessidade de se reforçar boas práticas e metodologias a adotar.

No caso de animais de companhia, existe regulamentação devidamente estabelecida e que tem vindo a evoluir, no sentido de garantir melhor qualidade de vida possível a este animais, sendo que o mesmo se aplica a animais de pecuária.

No caso de espécies selvagens, é cada vez mais frequente a sociedade civil manifestar atenção e preocupação relativamente a questões de biodiversidade, em geral, e a da proteção de espécies animais e vegetais, em particular.

Foi, por isso mesmo, foi esclarecido que, por vezes, alguns animais selvagens vivos são identificados junto de aglomerados populacionais, mas que os mesmos podem não necessitar da intervenção direta do ser humano para voltar ao seu habitat.

Assim, se o animal se encontrar parado e aparentemente inativo, deverá haver um motivo para esse comportamento (descanso, hibernação, etc.) e a remoção do local original poderá ser mais prejudicial à espécie do que deixá-la no local onde sempre se encontra.

Foi indicado, no entanto, que caso o animal seja uma cria / juvenil, e se considere que se encontra em perigo, poderá ser deslocado para um local que se considere mais seguro e protegido de predadores, preferencialmente utilizando um pano e evitando uma distância relativamente ao local onde o encontrou para que os progenitores o encontrem.

Caso o animal se encontre ferido, deverão os cidadãos contactar os serviços do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) ou a linha SOS Ambiente e Território do Serviço Especial de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA).

Nestes casos, o contato para ocorrências com animais vivos podem ser: 258 828 472 (ICNF Viana do Castelo), 253 965 830 (ICNF Esposende) ou 808 200 520 (SOS Ambiente e Território SEPNA).

Nos casos em que sejam observados animais selvagens mortos em espaço de uso público, foi coordenado com as Juntas de Freguesia a manutenção de apoio que têm vindo a prestar nesta matéria. Ainda que estas situações não representem um risco imediato para a saúde pública, algumas recomendações foram partilhadas no sentido de, sempre que possível, integrar o animal no espaço natural para que cumpra o ciclo de vida desse ecossistema. Em última análise e, caso se considere necessário, poderão estes animais ser enterrados cumprindo as normas definidas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Município de Viana do Castelo



Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol traz a Viana do Castelo profissionais de renome

Entre os dias 20 e 21 de março, Viana do Castelo acolhe o Fórum ANTF - Associação Nacional de Treinadores de Futebol, congresso que vai contar com a participação de alguns dos treinadores de futebol e futsal de maior relevo nacional e internacional, contando ainda com ex-jogadores e especialistas. O evento deverá reunir quase um milhar de participantes, tendo 843 treinadores inscritos, vindos um pouco de todo o país e do estrangeiro.

O evento, organizado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, com o apoio da Câmara Municipal, acontece no Centro Cultural de Viana do Castelo. Domingos Paciência, Artur Jorge, Leonardo Jardim, Paulo Bento, Teresa Jordão e Rui Águas são alguns dos nomes confirmados como intervenientes neste fórum.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, referiu que Viana do Castelo "vive um ano muito particular em que é Cidade Europeia do Desporto", pelo que "se compromete a investir ainda mais no desporto, promovendo o bem-estar físico e mental dos vianenses".

O autarca referiu que sendo esta uma cidade moderna, "quer alcançar os maiores níveis de excelência e é muito importante acolher um evento desta dimensão e relevância, organizado por uma entidade de renome". "Esperemos que este seja um dos 365 eventos que nos permitirão fazer um percurso neste ano desportivo pautado pela excelência", considerou.

Já o Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, José Pereira, indicou que "não foi difícil escolher Viana do Castelo atendendo ao enorme passo que o concelho deu ao candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto", indicando que a associação tem dado prioridades às cidades CED para organizar os seus eventos.

"O Fórum ANTF engloba os nossos 7.500 sócios e temos já garantidos 843 treinadores inscritos, mais cerca de uma centena de convidados, pelo que no Centro Cultural de Viana do Castelo vão marcar presença perto de um milhar de pessoas", explicou. "Queremos realizar aqui o melhor fórum que a ANTF alguma vez promoveu", frisou, explicando que a formação teórica acontece no pavilhão multiusos e que a formação prática acontece no Estádio Dr. José de Matos para o futebol e no Pavilhão José Natário para o futsal.

O vice-presidente da ANTF, Domingos Paciência, realçou que este fórum "tem enorme importância para os mais jovens, mas também para os treinadores de todos os níveis, já que é um espaço que nos permite partilhar experiências e conhecimento".

O Fórum da ANTF é o maior evento organizado em Portugal sobre Treino Desportivo. Trata-se de um evento formativo certificado pelo IPDJ (permitindo o reconhecimento de unidades de crédito, nos termos da Lei n.40/2012) e pela UEFA (contabilizando horas UEFA nos termos da Convenção 2015). Aos detentores de UEFA PRO, permite a sua renovação, pelo período de 3 anos.

Inclui palestras com os maiores especialistas mundiais nestas matérias, workshops práticos das modalidades futebol e futsal e painéis de discussão sobre temáticas atuais.

No mesmo espaço, reúne-se tudo o que o treinador necessita para reciclar o seu conhecimento, praticar novas metodologias e contatar com novos instrumentos e tecnologias disponíveis na área do Treino.

Município de Viana do Castelo



Serviços Municipalizados de Viana do Castelo obtêm renovação de Certificação da APCER

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) garantiram a renovação da certificação de sistema de gestão integrado da qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, dando cumprimento às normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 4500, pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).

A manutenção da certificação reflete a qualidade dos processos implementados por estes serviços, assim como o modelo de gestão ética e socialmente responsável, considerando a defesa dos interesses dos utilizadores, a sustentabilidade dos serviços, a segurança dos colaboradores e a sustentabilidade ambiental.

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo são uma entidade de referência nacional nas áreas em que atua, procurando elevar sempre os padrões de desempenho.

Criados em 1928, apresentam desde 2020 uma nova imagem, que representa a atividade desenvolvida no que toca à Gestão dos Resíduos Urbanos e a Gestão da Atividade de Limpeza Pública. Assim, a folha azul passou a ser verde para reforçar a orientação ambiental e a recolha de resíduos.

Os SMVC assumem a recolha de resíduos em todo o concelho e a limpeza pública no centro histórico da cidade. Continua disponível, gratuitamente, o serviço de Recolha de Monstros e de Resíduos Verdes Urbanos, mediante agendamento.

Enquanto entidade gestora, os SMVC compreendem a necessidade de fornecer um serviço de excelência para a qualidade de vida da população e a necessidade de se constituírem como uma organização responsável pela proteção do ambiente e pela segurança e saúde dos seus colaboradores e de outras pessoas que possam ser afetadas pelas suas atividades.

O Conselho de Administração dos SMVC assume, pois, o compromisso de adotar um modelo de gestão ética e socialmente responsável, procurando considerar a defesa dos interesses dos utilizadores, a sustentabilidade dos serviços, segurança dos colaboradores e a sustentabilidade ambiental.

Município de Viana do Castelo



Dia do Pai celebrado este domingo no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo

Este domingo, dia 19 de março, Viana do Castelo celebra o Dia do Pai com atividades para pais e filhos no Parque Ecológico Urbano. Com entrada gratuita, o programa, feito a pensar nas famílias, acontece entre as 10h00 e as 18h00.

Assim, o programa que acontece ao longo de todo o dia propõe caça ao tesouro, jogos tradicionais, modelagem de balões, pinturas faciais e ainda um 'photobooth Dia do Pai', de acesso livre, uma cabine fotográfica para que os mais pequenos possam levar uma recordação deste dia passado com os pais.

Pelas 11h00, o parque acolhe ainda a Hora do Conto, com "Amélia quer um cão", de Tim Bowley, pelos Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Esta é mais uma atividade que visa dinamizar o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, situado em torno do espelho de água proporcionado pela caldeira das Azenhas de D. Prior, ocupando cerca de 20 hectares em plena cidade.

Corresponde a um espaço natural que resulta da intervenção do Programa Polis em Viana do Castelo. Localizado a nascente do Centro Histórico e a poente da ponte Eiffel, o Parque é parte integrante do estuário do rio Lima, que estendeu um braço para dentro da sua margem direita, sendo uma área de elevado interesse e sensibilidade ambiental. Galardoado com o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista, pode ser considerado como o "primeiro Parque de halófitas em Portugal".

Desde que abriu as portas ao público em geral, o parque tem recebido semanalmente a visita de centenas de vianenses e acolhido as mais variadas iniciativas de lazer, cultura, convívio, workshops e ações de formação, teatro e apresentação, até alguns eventos desportivos de baixo impacto para a natureza.

O Parque é uma importante zona húmida costeira, alimentado diariamente pela água salobra da maré e pela água doce da ribeira de S. Vicente, tornando-se um verdadeiro 'hotspot' biológico na cidade de Viana do Castelo. Neste espaço, os visitantes podem usufruir dos diferentes espaços e equipamentos de lazer, sempre em convívio com a natureza.

Município de Viana do Castelo



216 atletas de 5 países disputam em Viana do Castelo a IX Regata Internacional Centro de Mar

Nos dias 18 e 19 de março, 216 atletas de cinco países disputam, em Viana do Castelo, a IX Regata Internacional Centro de Mar. Os remadores, de Portugal, Espanha, França, Itália e Bélgica, vão competir nas embarcações "rainha" da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e Quadri-scull (femininos), nas categorias de absolutos e juniores. Mais uma vez, a regata vianense organizada pelo Viana Remadores do Lima integra competições na vertente de Remo Adaptado.

À semelhança das últimas edições, este evento contemplará dois formatos competitivos: provas de sprint (400 metros) no primeiro dia, provas de fundo (5 kms) no segundo dia. As provas de sprint irão decorrer entre as 10h30 e as 12h30 de sábado, na doca do Gil Eannes, e as provas de fundo terão início às 10h30 de domingo, junto ao Centro de Remo.

Nesta nona edição, marcam presença 33 tripulações de 14 clubes. De acordo com a organização, trata-se de uma redução do número de participantes em relação à edição anterior explicada, em parte, pela data mais tardia, e pelo facto de, na mesma data, se realizarem outras competições de relevo. No entanto, a qualidade e competitividade do evento estão asseguradas pela presença de equipas fortes, incluindo quatro atletas campeões nacionais de França, com destaque para o vice-campeão mundial francês, Paul Tixier, que irá alinhar na tripulação de Mâcon.

O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, indicou que esta prova "já faz parte do nosso panorama desportivo e integra a aposta do município nos desportos náuticos", agradecendo ao VRL "pela dinamização de eventos desportivos que capitalizam a modalidade de remo".

Já o Presidente do Viana Remadores do Lima, José Esteves, referiu que "a regata continua associada à marca Centro de Mar, o que tem sido uma honra e um motivo de orgulho". Indicou ainda que, este ano, fazem questão que o Sprint de 400 metros aconteça na antiga doca comercial onde está atracado o navio Gil Eannes, o que não foi possível nos últimos anos devido às condições climatéricas ou pelo facto de a doca estar ocupada.

O responsável frisou o facto de a regata ter "como ponto de honra" a participação de atletas do remo adaptado, pelo que a regata contará com a participação de uma tripulação da APPACDM de Viana do Castelo, fruto da parceria existente entre o Viana Remadores do Lima e esta instituição. Ainda na vertente do remo adaptado, a prova contará com a presença da tripulação "Shell 8º Open Mind", oriunda do clube italiano Società Canottieri Armida, de Turim, composta por atletas entre os 18 e 30 anos com deficiência intelectual-relacional.

Estarão em disputa um prize-money para os três primeiros classificados das duas provas do escalão absoluto (4x Feminino e 8+ masculino) e ainda o Troféu Coletivo, que será entregue ao clube com maior pontuação global.

Município de Viana do Castelo



Luís Nobre entrega trator e material informático à Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo

O Presidente e elementos do executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcaram ontem presença na cerimónia de entrega de trator e material informático à Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo.

No seu discurso, o Presidente da Câmara explicou que este material informático vem apoiar a Junta de Freguesia e também "os fregueses na consulta e na relação com as entidades através dos portais digitais que estão disponíveis". "Este é um novo serviço que as Juntas de Freguesia podem prestar e, para isso, têm de ter equipamentos informáticos e melhorar a rede de internet para prestar um serviço de qualidade". "Este equipamento vai permitir a esta Junta de Freguesia dar um conjunto de respostas, proporcionando maior eficiência aos seus serviços", declarou.

Na sua intervenção, o autarca referiu ainda que a intervenção na Escola EB2.3 e Secundária Pintor José de Brito ascende a quase 2,5 milhões de euros, "numa demonstração de que a Câmara está atenta ao que os santamartenses precisam", requalificando "o principal equipamento de educação" da freguesia.

O projeto na escola prevê a substituição de coberturas com a introdução de isolamento térmico, novas caixilharias, substituição de pavimentos, criação de um amplo espaço de alpendre coberto para fazer a ligação entre blocos e a cantina. A intervenção inclui ainda a demolição de dois blocos que funcionam como anexos e oficinas e a melhoria de sistema de iluminação em algumas salas, pintura e impermeabilização do pavilhão desportivo, bem como o arranjo e a recuperação de pavimentos exteriores.

"Em 2023, dedicamos 8,4 milhões de euros para a Educação, sendo que 2,5 milhões estão a ser investidos em Santa Marta. Na Coesão Territorial estamos também a fazer um avultado investimento de 8,1 milhões, com transferências para que as Juntas de Freguesia possam garantir limpeza, substituição de equipamentos e mobiliário urbano e que possam fazer também investimentos da sua iniciativa. Estas duas rubricas são determinantes e estruturais e distribuídas de forma equitativa pelo concelho", frisou Luís Nobre.

Município de Viana do Castelo



Programa Formação + Próxima divulga "Aspirante Geoparque Viana do Castelo - Património Geológico enquanto recurso turístico"

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, no âmbito do Programa Formação + Próxima, vão promover novos módulos neste mês de março, integrados na 3ª Edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo de Viana do Castelo - Selo "Destino de Qualidade", com a ação de formação "Aspirante Geoparque Viana do Castelo - Património Geológico enquanto recurso turístico".

Esta ação de capacitação, que acontece de 21 de março a 2 de maio, pretende desenvolver uma oferta formativa, com o objetivo de formar uma rede de parceiros do geoparque com conhecimentos técnicos que lhes permitam informar e guiar os visitantes e turistas pelo território aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo. Assim, os participantes desta ação obterão o selo "Destino de Qualidade" e tornar-se-ão parceiros do Geoparque.

Este é um plano de Formação Certificada gratuito e esta ação destina-se a profissionais do setor turístico, empresas turísticas e outras entidades dinamizadoras do território. Inclui sessões teóricas online e sessões práticas com saídas de campo às áreas classificadas do aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo.

Pretende-se dar a conhecer os temas específicos dos geoparques, os aspetos mais relevantes do aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo, do seu património natural, cultural e paisagístico, expondo a sua correlação para aumentar o interesse, a compreensão e a fruição dos visitantes e turistas, contribuindo para a consciencialização da conservação do património e potenciar o desenvolvimento de uma oferta turística diferenciadora.

Para participar, basta registar-se na Academia Digital:

https://academiadigital.turismodeportugal.pt/

Formulário de inscrição em:

https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php?option=com_training&task=show&id=3250&Itemid=33

Município de Viana do Castelo



Câmara Municipal de Viana do Castelo investiu mais de 74 milhões de euros em coesão territorial

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, revelou, durante a última mesa redonda ""Articulação rural urbano e desenvolvimento regional" das sétimas Conferências P3DT - Planeamento, Políticas Públicas e Desenvolvimento do Território, dedicadas ao tema "Cidades (Inter)médias e encontros urbano-rurais", que o Município de Viana do Castelo já investiu, em quatro anos, mais de 74 milhões de euros na área da coesão territorial de forma a desenvolver as freguesias e para "fazer crescer todo o território", defendendo que este investimento tem que ser "acompanhado por investimentos que permitam fixar e atrair para os territórios novos agentes".

A mesa redonda, onde também participaram Francisco Calheiros da ADRIL (Associação de Desenvolvimento Regional Integrado do Lima) e o Presidente da Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, foi o último momento de um debate de dois dias que juntou especialistas, comunidade científica e políticos como a secretária de estado do Desenvolvimento Regional e o secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

Na sua intervenção, Luís Nobre sublinhou a importância de ser um "bom aluno e interpretar as oportunidades par ao desenvolvimento do território", nomeadamente dos agentes económicos, dando como exemplo a ferrovia como um "investimento que não pode ser ignorado enquanto fator determinante para o território". O investimento no Porto de Mar, o cumprimento de um programa para o qual o executivo foi eleito e ainda a coerência no investimento nacional foram outros fatores determinantes apontados pelo autarca, anunciando que a autarquia investiu, entre 2018 e 2022, mais de 74 milhões de euros para a coesão territorial, investimento esse que "deve ser acompanhado de uma estratégia adequada".

No encerramento da conferência, onde marcou também presença a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o autarca lembrou ainda que é necessário "fixar e atrair para os territórios novos investidores, de forma a crescer local, nacional e internacionalmente", tendo a governante sublinhado a importância dos debates como o que decorreu em Viana do Castelo.

"Consideramos, por defeito profissional, que o conhecimento científico é fundamental para tomar decisões políticas", vincou Ana Abrunhosa, defendendo que "os políticos, ao fazer escolhas, fazem-no, desta forma, mais fundamentadamente, tomando decisões mais informadas".

A governante que tutela as autarquias referiu-se ainda à redução das assimetrias e ao desenvolvimento do interior assentes na valorização do conhecimento, sendo necessárias políticas de desenvolvimento regional e terminou garantindo que só estará "satisfeita" quando houver regionalização, que ainda necessita de um largo consenso político que não existe.

Município de Viana do Castelo




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais