JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação Visita a Feira 100% Agrolimiano em Ponte de Lima

11 horas - 18 de março

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação Eng.º Gonçalo Rodrigues visita amanhã, sábado, às 11 horas a Feira 100% Agrolimiano.

A Feira 100% Agrolimiano integra-se na estratégia municipal de desenvolvimento rural para o concelho que passa pela visão integrada do ordenamento do território, das políticas setoriais e dos investimentos transversais que visem no seu essencial a diversificação da economia, a criação de emprego e o aumento da atratividade dos espaços rurais.

O objetivo é mostrar, divulgar e promover o que de melhor se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima. Durante os dois dias de duração do evento, serão apresentados e expostos vários produtos produzidos ou transformados no concelho, tais como, mel, sidra, vinho verde, enchidos e fumados, fruta, hortícolas, carne, leite, entre outros, tipicamente limianos.

Destaque ainda para o X Concurso Regional da Raça Frísia do Alto Minho, a realizar no domingo, 19 de março, a partir das 14 horas, no recinto da feira, e com a presença de 52 animais de 6 produtores inscritos. Este concurso visa premiar os melhores animais produtores de leite da região contribuindo para a melhorias do efetivo existente. Do concelho de Ponte de Lima participam 3 produtores com animais premiados em concursos nacionais e internacionais.

Nesta edição da Feira 100% Agrolimiano, para além de animação musical, com a atuação do grupo Sonido Andaluz, no sábado, às 22 horas, a música tradicional com o Grupo de Bombos e Gaitas de Fole de S. Tiago Maior de Poiares, e o Grupo de Bombos "Os Carapuças" de Santa Cruz do Lima, realizam-se provas de vinhos, workshops e showcookings, e no dia 18 de março, às 14h00 os IV Agrojogos Limianos, organizados pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.

Referência ainda para a atividade agendada para o sábado de manhã, um workshop de apresentação de cavalos em eventos equestres, enquadrando - se na temática dos eventos equestres que o Municipio dinamiza ao longo do ano.

Dirigido aos profissionais, distribuidores, empresários e consumidores, a Feira 100% Agrolimiano expõe a excelência do mundo rural de Ponte de Lima.

Município de Ponte de Lima



Curtas metragens vão ser apresentadas em Ponte de Lima

A aposta do Município de Ponte de Lima no desenvolvimento de programas culturais ecléticos e diferenciadores tem ganho uma significativa relevância nomeadamente na dinamização de sessões sobre cinema e audiovisual nos agrupamentos de escolas do concelho.

Através de um ciclo de ações programadas, orientadas pelo especialista Tiago Reis Alves, os alunos tiveram a oportunidade de usufruir de experiências enriquecedoras, que lhes permitiu diversificar as estratégias de ensino aprendizagem e adquirir ferramentas para produzirem pequenos filmes ou curta metragens, de caráter ficcional ou documental, que serão apresentados, em cerimónia pública, no dia 23 de março, pelas 10h00, no auditório Rio Lima.

De forma original e construtiva os participantes tiveram contacto com a cultura cinematográfica, e nesta sessão de apresentação vão ter oportunidade de conhecer os trabalhos produzidos pelos colegas de outras escolas, que participaram neste atelier, desenvolvido durante os meses de janeiro e fevereiro, em todos os agrupamentos de escolas do concelho.

A sessão é aberta ao público, mas requere marcação prévia.

Para garantir o seu lugar ou obter mais informações contacte a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, pelo telefone 258900411 ou via correio eletrónico para biblioteca@cm-pontedelima.pt

#BibliotecaMunicipaldePontedeLima #MunicipiodePontedeLima #atelier #cinema #audiovisuais #literacias #conhecimento #pontedelima #ensino #educacao #cultura

Município de Ponte de Lima



Sessão de leitura em família vai celebrar a chegada da nova estação

Eleger momentos de leitura em família é reconhecer a importância da leitura como um meio privilegiado no acesso ao conhecimento e ao lazer, à promoção dos valores e à promoção do desenvolvimento reflexivo e crítico do "ser" e do "estar" de modo responsável e em família.

É no seguimento desta premissa que o Município de Ponte de Lima continua a apostar nas sessões da Bebéteca que colocam em prática programas de valorização da leitura e do lazer, em família, que se constituem como motor propiciador de novas experiências tendo em vista o desenvolvimento integral dos bebés e das crianças e o fomento da cidadania e aprendizagem ao longo da vida.

Estas sessões, desenvolvidas na Biblioteca Municipal, aos sábados de manhã, permitem a partilha de histórias, a descoberta de novos livros e a fruição de momentos musicais, em família.

A próxima edição realizar-se-á no dia 25 de março, pelas 10h30 e a sala infantil vai celebrar a chegada da nova estação com a leitura encenada de "A abelha que queria ser rainha", que será seguida do momento musical "Chegou a Primavera".

Alegria e boa disposição, não faltarão de certeza!
Com livros, a magia estará sempre garantida!
Participe nesta iniciativa, através de inscrição prévia, mas gratuita através do email biblioteca@cm-pontedelima.pt .
Ficamos à vossa espera!

Município de Ponte de Lima



Município de Ponte de Lima celebra mês da poesia

O Município de Ponte de Lima volta a celebrar a poesia no mês em que se comemora este género de expressão literária, enquanto manifestação artística comum a toda a Humanidade.

Promove-se, assim, mais uma edição de "Poesia à Sexta", um programa cultural, dinamizada na Biblioteca Municipal que difunde um dos géneros mais elevados da literatura local e celebra a criatividade, a pluralidade linguística, a diversidade do diálogo, a livre circulação de ideias através das palavras e da música, enquanto poderoso catalisador para a partilha de valores e da paz.

O programa arranca já no próximo dia 24 de março, sexta-feira, pelas 21h30, com sopros de poesia vertidos para o espetáculo "Adília Flops e afins", um evento poético e musical desenvolvido pelas atrizes Clara Oliveira e Inês Severino, acompanhadas por Branca Oliveira que será protagonista dos momentos musicais, com o instrumento de sopro, o oboé.

Será, com certeza, uma edição de tributo à palavra poética e aos poetas.

De relembrar que a UNESCO adotou pela primeira vez o dia 21 de março como Dia Mundial da Poesia durante sua 30ª Conferência Geral em Paris, em 1999, com o objetivo de apoiar a diversidade linguística através da expressão poética e aumentar a oportunidade de serem ouvidas línguas ameaçadas. O Dia Mundial da Poesia é a ocasião de reviver tradições orais de recitais de poesia, promover a leitura, a escrita e o ensino da poesia, promover a convergência entre poesia e outras artes como teatro, dança, música e pintura, e aumentar a visibilidade da poesia na comunicação social.

Deixe-se seduzir pela "Poesia à Sexta" e marque presença nesta sessão de abertura de um novo ciclo poético!

Município de Ponte de Lima



Desfile da Tradição em Ponte de Lima - 19 de março

14h30 - Centro Histórico de Ponte de Lima

O Desfile da Tradição volta ao Centro Histórico de Ponte de Lima no próximo dia 19 de março. Agendado para o passado domingo, integrado no programa cultural do fim de semana, foi adiado devido às condições do tempo.

Assim, o Município de Ponte de Lima reagenda o Desfile da Tradição, para o domingo dia 19, em simultâneo com a Feira 100% Agrolimiano, que se realiza nos dias 18 e 19 de março no Pavilhão de Feiras e Exposições - Expolima.

O Desfile da Tradição conta com a participação dos Grupos Folclórico e Etnográficos do concelho, nomeadamente: Associação dos Amigos Tocadores de Concertina, Grupo Folclórico Danças e Cantares de Vitorino dos Piães; Grupo Folclórico Santa Marta de Serdedelo; Rancho Folclórico da Correlhã; Grupo Recreativo Danças e Cantares de Ponte de Lima; Rancho das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra; Rancho Folclórico de Santa Marinha de Anais; Grupo das Espadeladeiras de Rebordões Souto; Rancho Folclórico das lavradeiras de Gondufe; Rusga Típica da Correlhã; Grupo Etno-folclórico de Refoios do Lima; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Poiares; Rancho Folclórico da Ribeira e o Rancho Folclórico de Calheiros.

Município de Ponte de Lima



À Descoberta dos Solares da Ribeira Lima

Um Património entre a continuidade e a reinvenção

O Seminário "À Descoberta dos Solares da Ribeira Lima" juntou mais de 80 participantes, constituindo-se em grande parte por proprietários das casas solarengas que há séculos marcam esta paisagem e ajudam a formar a história da região.

Presidido pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Paulo Barreiro de Sousa, este Seminário, promovido em parceria com a Adril - Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima, fruto de uma iniciativa cultural que surge no âmbito do um projeto mais global intitulado À Descoberta dos Solares da Ribeira Lima, contou com as presenças do Presidente da Adril, Francisco calheiros, do Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro e do Vogal Executivo da CCDR-N, Humberto Cerqueira.

O encontro visou reforçar o interesse pela residência nobre em toda a área do Vale do Lima, procurando realçar a importância que estes conjuntos arquitetónicos tiveram na história e na paisagem desta região, assim como o seu relevo atual para a oferta de um produto turístico de qualidade.

O Vice-Presidente da Autarquia considerou que o "Turismo de Habitação tem um peso significativo na região, e apresenta uma oferta diferenciadora, o que representa uma mais-valia para a economia local e nacional".

O seminário constituiu ocasião para a apresentação do projeto "VINCULUM e os estudos das Casas: valorização cultural através da investigação histórica" pela Professora Maria de Lurdes Rosa, do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e coordenadora do referido projeto.

O culminar do Seminário foi a apresentação do livro editado pelo Município de Ponte de Lima, intitulado "À Descoberta dos Solares da Ribeira Lima" - um Património entre a Continuidade e a Reinvenção", da autoria de Miguel Ayres de Campos Tovar.

Coube a apresentação desta obra aos investigadores e professores Armando Malheiro da Silva e Luís Pimenta de Castro Damásio, que fizeram também referência ao projeto Casas Armoriadas.

Miguel Ayres de Campos Tovar, autor do livro apresentado, adiantou que "a obra se inseria num projeto mais amplo, de valorização cultural de um património distinto da nossa região, que são as casas senhoriais."

Conhecido pela sua beleza natural, o Vale do Lima é a terra natal do loureiro e da rota dos Vinhos Verdes. Neste contexto, Ponte de Lima recebeu uma comitiva italiana que participou neste seminário, mostrando as potencialidades turísticas e vínicas da sua região, com pontos comuns a este território.

Este Seminário integra uma campanha promocional, pensada no âmbito da candidatura - NORTE -07-5141-FEDER-000779, visando, no seu conjunto, a valorização deste tão relevante elemento histórico e patrimonial, que é a residência nobre.

Município de Ponte de Lima



Feira 100% Agrolimiano e Concurso Regional da Raça Frísia em Ponte de Lima

18 e 19 de março

O Município de Ponte de Lima promove no próximo fim de semana de 18 a 19 de março a Feira 100% Agrolimiano, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima.

A inauguração do evento será presidida pelo Secretário de Estado da Agricultura, Eng.º Gonçalo Rodrigues no sábado, dia 18 de março às 11 horas.

O objetivo desta iniciativa é mostrar, divulgar e promover o que de melhor se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima, sendo esta uma das áreas que mais se tem desenvolvido nos últimos anos, devido a uma maior valorização por parte dos empresários nos recursos endógenos, criando assim novos postos de trabalho e surgindo novos negócios, com produtos inovadores e de excelente qualidade.

Durante os dois dias de duração do evento, serão apresentados e expostos vários produtos produzidos ou transformados no concelho, tais como, mel, sidra, vinho verde, enchidos e fumados, fruta, hortícolas, carne, leite, entre outros, tipicamente limianos.

Nesta edição da Feira 100% Agrolimiano, para além de animação musical, provas de vinhos, workshops e showcookings, serão realizados no dia 18 de março, às 14h00 os IV Agrojogos Limianos, organizados pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, e no dia 19 de março, às 14h00, o X Concurso Regional da Raça Frísia do Alto Minho.

Referência ainda para a atividade agendada para o sábado de manhã, um workshop de apresentação de cavalos em eventos equestres, enquadrando - se na temática dos eventos equestres que o Municipio dinamiza ao longo do ano.

Com um programa abrangente, dirigido não só a profissionais, mas também ao público em geral, a IV Feira 100% Agrolimiano pretende atrair profissionais, distribuidores, empresários e consumidores para a excelência do mundo rural de Ponte de Lima.

Município de Ponte de Lima





Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais