JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

MAIOR BOLO DE MEL DE PORTUGAL ESTÁ EM PONTE DA BARCA

Iniciativa conta com animação musical com Cantares ao Desafio, Concertinas e espetáculo com o dueto Ofir Show

É no domingo, dia 26 de março, a partir das 14 horas, que Ponte da Barca volta a confecionar o maior bolo de mel de Portugal. São mais de 200 quilos de farinha, mais de 100 litros de mel, mais de 200 quilos de açúcar, mais de 350 ovos e mais de 60 quilos de nozes. Uma receita "simples" para o maior bolo de mel de País, que demora cerca de seis horas a ser feito.

As pastelarias Caracas, Doce Lima e Liz confecionam esta delícia gastronómica, que este ano vai atingir os 210 metros, e apresentam-na ao público na rua principal da vila de Ponte da Barca.

A iniciativa contará com animação musical tradicional, entre cantares ao desafio, concertinas e espetáculo com o dueto Ofir Show.

Recorde-se que a iniciativa, que se realiza pela sétima vez, tem como propósito valorizar os ingredientes mais tradicionais do concelho como o mel e as nozes, assim como dinamizar o comércio tradicional, dando ao mesmo tempo visibilidade às pastelarias do concelho.

Município de Ponte da Barca



Projeto "Diferentes e Iguais: Crianças" reiniciou em Ponte da Barca

O projeto "Diferentes e Iguais: Crianças, já reiniciou para os alunos do 3º. ano do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. Este projeto, dinamizado pela Associação Associação Soy Niño, Sou Criança, tem como objetivo intervir junto do público mais jovem através de uma prática centrada na relação direta com as crianças de forma a estimular e desenvolver a sua criatividade, proporcionando oportunidades de treino do seu sentido crítico e da consciencialização do direito à opinião e visão próprias.

A ação realiza-se em ambiente escolar e é dirigida, nesta reformulação do projeto, aos alunos do 3º ano, do primeiro ciclo, do Agrupamento de Escolas, designadamente dos Centros Escolares de Crasto, Entre Ambos-os-Rios e Escola Diogo Bernardes.

Recorde-se que este projeto, está inserido no âmbito do programa Cultura para Todos, aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020.

Município de Ponte da Barca



>BARCA SOLIDÁRIA UNIU CERCA DE 40 ARTISTAS

CERCA DE DOIS MIL EUROS ANGARIADOS PARA A SÍRIA E TURQUIA BENS ALIMENTARES E MATERIAL MÉDICO PARA A UCRÂNIA

1938,24€ foi o valor angariado na iniciativa "Barca Solidária" que decorreu no passado domingo, em Ponte da Barca, e que juntou cerca de 40 artistas das mais variadas artes num evento de apoio à Ucrânia, Síria e Turquia. Para além do valor angariado, foram ainda doados bens alimentares não perecíveis e material de emergência médica que será encaminhado para a Ucrânia através da Comunidade de Ucranianos em Braga. O montante em dinheiro será depositado numa conta da Organização de ajuda humanitária "Médicos Sem Fronteiras" e destina-se às vitimas dos terramotos da Síria e Turquia.

O Presidente da Câmara, Augusto Marinho, elogiou a iniciativa e a solidariedade dos barquenses: "Estamos muito orgulhosos de ver a nossa comunidade unida em torno desta causa, que se revela um exemplo do espírito de solidariedade e ajuda mútua que muito caracteriza os barquenses". O autarca deixou ainda um agradecimento a "todos que animaram e a todos que contribuíram para minorar o sofrimento das populações atingidas pelas tragédias da guerra e dos terramotos".

A iniciativa, organizada pelo Município de Ponte da Barca e de alguns barquenses que se solidarizam, contou com uma grande adesão do público e surgiu em resposta à crise humanitária que se vive na Ucrânia, com milhares de pessoas deslocadas devido ao conflito armado que se arrasta há um ano, bem como para apoiar as vitimas dos terramotos da Síria e da Turquia.

Este evento solidário revelou-se um exemplo da capacidade mobilizadora da cultura e da arte em prol de causas nobres e um gesto de solidariedade que certamente fará a diferença na vida de muitas pessoas, que só foi possível graças ao envolvimento voluntário dos muitos artistas/bandas que estiveram presentes, para além da colaboração de várias associações, entidades e individualidades de Ponte da Barca.

Município de Ponte da Barca



Domingo Gastronómico: Lampreia à mesa dos restaurantes barquenses

A famosa Lampreia do rio Lima vai mobilizar quatro restaurantes do concelho de Ponte da Barca no próximo dia 19 de março, altura em que decorre mais um Domingo Gastronómico. A iguaria pode ser encontrada à mesa dos restaurantes aderentes, a saber: Churrasqueira Barquense, Emigrante, Novas Pontes e O Moinho, e será confecionada nas duas receitas tradicionais - o arroz de lampreia e a lampreia à Bordalesa.

Esta iniciativa visa promover a gastronomia e os vinhos desta região como produtos de excelência esperando-se, como atesta o presidente da Câmara Augusto Marinho, "um grande afluxo de visitantes apreciadores da boa mesa para degustar a divina lampreia, preparada na sua forma mais genuína."

Até ao final do ano junta-se ainda a esta rota gastronómica o Cabrito à Serra Amarela,no dia 23 de abril, a Posta Barrosã, no fim-de-semana, dias 27 e 28 de maio, em parceria como Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Naco à Terra da Nóbrega, no fim-de-semana, 28 a 29 de outubro; e o Sarrabulho, a 10 de dezembro.

Município de Ponte da Barca



PONTE DA BARCA ACOLHE APRESENTAÇÃO DO LIVRO "PROF. J. PINTO DA COSTA: O MÉDICO, O PROFESSOR, O COMUNICADOR", DA AUTORIA DE LA SALETE ALVES

O livro "Prof. J. Pinto da Costa: o médico, o professor, o comunicador", da autoria de La Salete Alves, vai ser apresentado na Biblioteca Municipal de Ponte da Barca esta sexta-feira, pelas 18 horas.

Figura conhecida dos portugueses, o médico foi o mote para esta obra de 259 páginas. Miguel Pavão, Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas prefacia o livro, onde são abordados pela autora diversos aspetos da vida e obra de Pinto da Costa, momentos mais intimistas, e contém depoimentos de várias figuras como Rui Moreira, Miguel Guimarães, Paulo Morais, Jorge Nuno Pinto da Costa, entre outros.

La Salete Alves, natural de Felgueiras, tem um vasto currículo. É Mestre em Medicina Legal e Doutorada em Ciências Médicas pelo ICBAS, e perita forense em Medicina Dentária do Centro Médico-Legal Prof. Pinto da Costa. Conviveu durante cerca de 20 anos com José Eduardo Pinto da Costa, que liderou o Instituto de Medicina Legal ao longo de 25 anos.

Com uma carreira dedicada à medicina legal, José Eduardo Pinto da Costa era reconhecido pelo seu estilo de persuasão, pela paixão pela leitura e pela escrita. O professor universitário morreu a 8 de dezembro de 2021 e deixou um enorme legado, enquanto percursor da medicina dentária forense.

Município de Ponte da Barca




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais