|
Detidos por furto em estabelecimento comercial
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Vila Praia de Âncora, ontem, dia 14 de março, deteve em flagrante um homem de 45 anos e uma mulher de 40 anos por furto em estabelecimento comercial, em Vila Nova de Cerveira.
No seguimento de uma denúncia por furto em um estabelecimento comercial no concelho de Vila Nova de Cerveira, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências que permitiram apurar a identidade dos suspeitos e culminaram com a intercetação do veículo em que os suspeitos se deslocavam. Na sequência da abordagem foi possível constatar que os indivíduos estavam na posse do seguinte material furtado:
" Diverso material eletrodoméstico e de bricolage;
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Cerveira.
Os artigos apreendidos foram restituídos ao legítimo proprietário.
TOMIÑO E CERVEIRA REITERAM AGRADECIMENTO AOS ATLETAS 'OLÍMPICOS' PELO TRABALHO E CONQUISTAS
É a única equipa transfronteiriça e a vencedora das últimas edições das olimpíadas seniores 'Olimpics4all'. Membros da equipa da Eurocidade Cerveira-Tomiño visitaram, esta terça-feira, o Concello de Tomiño para entregar o troféu alcançado nos jogos decorridos no final do ano passado, revalidando o título já conquistado nas Olimpíadas de 2019, a última edição antes da crise sanitária.
Durante o encontro, a alcaldesa de Tomiño, Sandra González, agradeceu a grande entrega de todos os participantes nesta iniciativa, "por a viverem com muita intensidade e responsabilidade, treinando todas as semanas para estarem preparados para os novos desafios". "Confiamos que vão voltar a revalidar este título nos próximos jogos, que serão em Viana do Castelo", disse. "Para nós é um orgulho fazer parte desta equipa e trabalhar num projeto tão completo, que fomenta a atividade desportiva saudável, controlada e adaptada, mas também permite criar laços de união entre os vizinhos e entre os concelhos do rio Minho transfronteiriço", destacou a alcaldesa.
O encontro contou também com a presença da Vereadora de Desporto e da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Carla Segadães, que salientou o trabalho realizado por todos os elementos da equipa nestas olimpíadas seniores.
Na última edição destes jogos 'olímpicos' participaram cerca de 300 pessoas de dez municípios do Alto Minho. Cada um dos concelhos participantes apresentaram-se com uma equipa preparada graças à implementação de um programa através do qual se trabalham diferentes modalidades, desde atletismo ao voleibol até basquetebol, natação ou futebol, além de jogos tradicionais como a petanca, a corda ou a malha.
O 'Olympics4All' surgiu em 2015, financiado pelo programa Erasmus+ Sport, como um projeto internacional que procura aprofundar os fatores que motivam as pessoas de maior idade a praticar desporto, o In Common Sports. No ano 2021, com o nome de In Common Sports + Fit, Food and Fun for Elderly! o projeto passa a contar com a participação do Instituto Público de Deporto esloveno com a integração de uma nova linha de análise focada na nutrição. Replicado em seis países parceiros (Portugal, Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária), o projeto conta com mais de 500 atletas que participam nos treinos semanais e nos diferentes eventos e competições.
Município de Vila Nova de Cerveira
Câmara aumenta 300 euros às bolsas de estudo para o ensino superior
Atendendo à atual conjuntura socioeconómica, com alguns agregados familiares a enfrentar sérias dificuldades para fazer face às despesas com os estudos dos seus filhos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira decidiu aumentar o valor atribuído às bolsas de estudo para o ensino superior em 300 euros, passando para uma prestação anual de 1500 euros. No total, são 10 os alunos cerveirenses que podem beneficiar deste incentivo, mediante o preenchimento dos requisitos de acesso predefinidos.
A introdução desta melhoria nas condições de atribuição obrigou a uma revisão do regulamento municipal de concessão das bolsas de estudo para alunos do ensino superior, extensível aos cursos com mestrado integrado, entretanto aprovada em reunião de câmara de quinta-feira, já se encontra em consulta pública por um período de 30 dias para a recolha de sugestões.
Consciente do papel social da Câmara Municipal, o Presidente Rui Teixeira sublinha que o objetivo do município "passa por conceder mais oportunidades de acesso ao ensino superior, promovendo o sucesso educativo e o êxito escolar. Os municípios não podem, nem devem, eximir-se das suas responsabilidades na educação dos eus residentes. Com a concessão das bolsas de estudo aos alunos que comprovem a sua necessidade, a autarquia possibilita a continuidade dos estudos de jovens oriundos de famílias mais vulneráveis e a formação de quadros técnicos superiores que possam contribuir, no futuro, com o seu trabalho e dedicação, para o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho".
Entre os vários requisitos, os interessados na usufruição deste incentivo têm de residir no concelho de Vila Nova de Cerveira "há mais de cinco anos", ingressar ou frequentar um curso de ensino superior reconhecido oficialmente e ter comprovada a insuficiência de recursos económicos. Para além disso, só pode concorrer quem não for titular de curso de ensino superior e não tiver mais de 35 anos, à data da primeira matrícula.
Segundo o regulamento, também é necessário ter aproveitamento escolar. No caso de ingresso no ano letivo 2022/2023, o candidato deve ter uma média igual ou superior a 14 valores e, se já frequentar o ensino superior, deve ter uma média igual ou superior a 12 valores, devidamente comprovada. Os candidatos devem ainda disponibilizar-se para a realização de 70 horas de trabalho comunitário em atividades ou serviços da Câmara Municipal na área de formação frequentada ou outras.
A concessão das bolsas de estudo para o ensino superior será anual, com a abertura de concurso específico divulgado por anúncio público.
Município de Vila Nova de Cerveira
|
|
Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
 |
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000
|
Há estórias de casas e casas com história Externato de Santa Rita de Caminha
 |
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000
|
República em Tumulto
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
História Nossa Crónicas de Tempos Passados por Terras de Caminha e Âncora
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|