JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Assembleia geral reuniu ontem na sua sede, na freguesia de Dem

EMPOSSADOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA SERRA D'ARGA

A assembleia geral da Associação de Municípios da Serra d'Arga reuniu ontem, em Dem, para eleger e instalar os seus órgãos sociais, designadamente a Mesa da Assembleia e o Conselho Fiscal. A sessão foi provisoriamente dirigida por Ventura Cunha. A seguir à votação, os dois órgãos foram instalados, estando a associação agora em condições de iniciar formalmente o seu trabalho, cumprindo-se também o calendário previsto.

A reunião decorreu no final da tarde, no Centro Cultural de Dem, onde fica também a sede da associação, em instalações cedidas pela Junta de Freguesia. Rui Lages, Presidente da Câmara Municipal de Caminha e que assume também a liderança no primeiro ano da associação, propôs que fosse Ventura Cunha a liderar inicialmente os trabalhos.

Depois da projeção de um pequeno vídeo, que expressa toda a beleza e potencialidade da Serra d'Arga, cumpriram-se as formalidades e seguiram-se as votações, tendo sido apresentada, para ambos os órgãos, apenas uma lista. A lista "A" recolheu, nos dois casos, sete votos a favor e duas abstenções.

A Mesa fica assim constituída: Presidente: Cláudio Rodrigues Coelho - Município de Vila Nova de Cerveira; Vice-Presidente: José Emílio da Rocha Antunes Viana - Município de Viana do Castelo e Secretário: Hugo Bezerra Afonso - Município de Caminha.

Quanto ao Conselho Fiscal é presidido por Maria de Fátima Carvalhosa Lopes - Município de Ponte de Lima; Vogal: António Moreira Rego - Município de Viana do Castelo e ainda como Vogal: Renato Heitor Correia Domingues - Município de Vila Nova de Cerveira.

Como é sabido, as assembleias municipais de cada município da associação indicaram três elementos por forma a ser constituída a assembleia geral, tendo sido assim possível convocar esta primeira reunião. Os membros representantes das Assembleias Municipais são: Ventura Rodrigues Cunha - Município de Caminha, José Manuel Franco Cunha - Município de Caminha, Carlos Alberto Coelho Matos Pinheiro - Município de Ponte de Lima, Custódio do Nascimento Rodrigues Fernandes - Município de Ponte de Lima, Carlos Alberto Cerqueira Gonçalves - Município de Ponte de Lima, José Paulo Coelho do Órfão - Município de Viana do Castelo, Filipe Alexandre Martins Vintém - Município de Viana do Castelo, Carla Maria Caetano Amorim Torres - Município de Vila Nova de Cerveira e Cristina Sofia Martins - Município de Vila Nova de Cerveira.

A composição do Conselho Executivo já era conhecida. Como referimos, o Presidente é Rui Miguel Rio Tinto Lages - Presidente da Câmara Municipal de Caminha; Vice-Presidente: Vasco Nuno Magalhães Velho de Almeida Ferraz - Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima; Vogal: Joaquim Luís Nobre Pereira - Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Vogal: Rui Pedro Teixeira Ferreira da Silva - Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Como referiu já Rui Lages, e cumpridos agora os passos formais, o grande desafio é a formalização da Paisagem Protegida Regional da Serra D'Arga. A associação, constituída oficialmente no dia 28 de janeiro deste ano, vai trabalhar em prol da Serra d'Arga, na sua defesa, proteção, conservação e na realização de estudos.

"A Serra d'Arga constitui uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, não só pela vastidão das paisagens agrestes do seu topo, mas também pela singularidade dos seus valores naturais. Nos pontos mais altos da serra, dominados por imponentes maciços graníticos, existem áreas naturais de pastagem de rara beleza onde ocorrem diversos tipos de matos numa matriz de pastagens com uma diversidade florística notável. Nestes matos e prados alimentam-se cabras, vacas e garranos, coexistindo no mesmo ecossistema do lobo, que tem aqui uma das populações mais próximas do litoral. Perto das pitorescas aldeias que se desenvolvem a transição para o xisto, existem campos de cultivo, lameiros e bosques naturais, atravessados por diversas linhas de água. Outrora, estes rios e ribeiros forneciam a energia aos moinhos, que ainda se podem observar, e onde se fazia a moagem dos cereais cultivados nos campos". (in Serra d'Arga (serradarga.pt)

Municipio de Caminha



"VAMOS LIMPAR A NOSSA PRAIA?" NA PRAIA DA FOZ DO MINHO ADIADA DEVIDO ÀS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS PREVISTAS

A atividade prevista para amanhã na praia da Foz do Minho, "Vamos limpar a Nossa Praia?", foi cancelada, devido à probabilidade de condições meteorológicas adversas, e já tem nova data, irá realizar-se a 15 de abril, às 10h00.

"Vamos limpar a nossa Praia?" tem como objetivo limpar os areais das várias praias do concelho, retirando os pedaços de madeira e detritos trazidos pelo inverno rigoroso que se fez sentir, por forma a deixar as praias atrativas para quem as quiser frequentar.

Estas ações inserem-se na programação do Mês do Ambiente e da Sustentabilidade que o Município de Caminha está a levar a cabo, envolvendo ainda as associações ambientalistas Nuceartes - Núcleo de Estudos e Artes do Vale do Âncora e a Corema - Associação de Defesa do Património, assim como as Juntas de Freguesia.

"Vamos limpar a nossa Praia?" continua no dia 25 de março, na praia do Forte do Cão, em Âncora. No dia 1 de abril decorrer na Praia de Moledo e termina, como referimos, no dia 15 de abril, na Praia da Foz do Minho.

Municipio de Caminha



SESSÕES DO PROJETO "RECICLAR A COMPOSTAR"
PARTICIPADAS JÁ POR CENTENAS DE PESSOAS

O projeto "Reciclar a Compostar" continua a percorrer as freguesias, escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social - IPSS. Na tarde de terça feira decorreu uma sessão para as IPSS e na quarta feira foram retomadas as iniciativas nas freguesias, neste caso recomeçando em Orbacém. Há várias sessões agendadas até ao final do mês de março. Nessa altura, estarão cobertas praticamente todas as freguesias, à exceção das Argas. Será também feito um balanço e equacionadas as diligências seguintes.

Entre escolas, freguesias e IPSS foram já realizados muitos encontros com a população e públicos específicos, abrangendo centenas de pessoas, com o intuito não apenas de mostrar como devem ser usados os compostores, mas também para a sensibilização sobre a necessidade de transformar dos biorresíduos em composto.

O projeto teve uma primeira fase - o Município de Caminha apresentou uma candidatura a financiamento para implementação do projeto ao Aviso n.º 8247/2021, do Fundo Ambiental, referente ao programa "Biobairros - da terra à terra", no montante 36.480.00 euros (IVA incluído), que foi aprovada e que viabilizou a execução.

O projeto em curso prevê a promoção, junto da população local e das entidades parceiras, da compostagem doméstica através da distribuição porta-a-porta de compostores, distribuição nos estabelecimentos escolares do concelho e ainda aos utilizadores de parcelas das Hortas Urbanas - Quinta da Barrosa, incentivando à reciclagem na origem e à transformação de biorresíduos em composto.

Posteriormente, a Câmara Municipal de Caminha alargou o projeto "Reciclar a Compostar" a todo o concelho, tendo conseguido fazer aprovar uma segunda candidatura, que reforçou a dotação inicial conseguida na 1ª fase, num investimento total de mais de 84 mil euros.

No âmbito deste projeto, o Município de Caminha adquiriu compostores domésticos e baldes para deposição de resíduos, para distribuição gratuita. Os interessados deverão inscrever-se online nas sessões, em: Ficha de Inscrição (google.com)

Municipio de Caminha



Já estão a decorrer as inscrições

JORNADAS DE SUSTENTABILIDADE DO ALTO MINHO
DE 24 A 26 DE MARÇO EM VILA PRAIA DE ÂNCORA

Vila Praia de Âncora vai acolher as Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho de 24 a 26 de março. Palestras, Mercado Sustentável e Atividades de Natureza vão marcar estes três dias dedicados à sustentabilidade. A participação é gratuita, mas carece de inscrição.

As jornadas organizadas pela QUOKKA contam com o apoio do Município de Caminha e inserem-se na programação do Mês do Ambiente e da Sustentabilidade que a Câmara Municipal está a promover durante este mês de março.

As Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho têm como propósito a partilha e discussão de conhecimento relacionado com a sustentabilidade e os seus pilares, numa zona muito especial de Portugal.

Estas jornadas vão decorrer em três locais em simultâneo, Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, zona envolvente ao Portinho e Serra d'Arga.

O Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora vai acolher as várias palestras subordinadas aos temas: o pilar económico da sustentabilidade, o pilar ambiental da sustentabilidade e o pilar social da sustentabilidade.

No Mercado Sustentável a decorrer, durante os três dias, na zona envolvente ao Portinho de Vila Praia de Âncora, podemos contar com uma panóplia de ateliês, com destaque para a biodiversidade do estuário do Rio Âncora, construção de um hotel de insetos, minis engenheiros - construção de uma cidade sustentável, sobrevivência na natureza e exploradores da natureza.

As Atividades de Natureza vão ter lugar sempre da parte da tarde e contam com as seguintes ações: o CISA e a interpretação da Serra d'Arga (fauna, flora, património); do trigo ao pão - elaboração de pão em forno comunitário e, ainda, caminhada de São João d' Arga, a vida na envolvência no mosteiro. Os interessados têm à disposição transporte.

A participação nas Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho é gratuita, mas os interessados devem inscrever-se em https://www.jornadasdesustentabilidade.pt/inscricoes/.

Recorda-se que o Município está a dedicar o mês de março ao Ambiente e à Sustentabilidade com a promoção de um conjunto de atividades, nomeadamente limpeza das praias; ações de fogo controlado; oficinas de jardinagem; projeto "Reciclar a Compostar" nas juntas de freguesias; comemoração dos Dia Internacional das Florestas; visitas às Dunas dos Caldeirões, Mata Nacional da Gelfa e Mata Nacional do Camarido; teatro de marionetas "Palhinhas, a história de um espantalho", entre outras. Mais informações em Março é o mês do Ambiente e da Sustentabilidade e todos são convidados a participar | CM Caminha (cm-caminha.pt).

Municipio de Caminha



MARÇO É O MÊS DO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE
E TODOS SÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR

O mês de março em Caminha é dedicado ao Ambiente e à Sustentabilidade. Este é, como anunciámos, o primeiro de uma série de "Meses Temáticos", que se vão desenvolver ao longo de todo o ano, sempre em áreas diferentes. A iniciativa foi apresentada ao Executivo pelo Presidente da Câmara, Rui Lages, e avança já com uma série de atividades em múltiplas áreas. Na primeira semana, o foco incide sobre as plantas invasoras e limpeza de percursos pedestres e cicláveis, dinamização de um workshop de fotografia de natureza e a primeira ação da série "Vamos limpar a nossa praia?", que vai percorrer quatro praias do concelho de Caminha.

Programa
Março 2023

"DO LINHO À LINHA" - Teatro para Bebés
Datas e Locais: 19 de março: Biblioteca de Caminha / 26 de março: Ludoteca de Vila Praia de Âncora (11h00)
Organização: Krisálida
Parceria/Apoio: Município de Caminha
Público-alvo: Bebés dos 0 aos 3 anos (bilhetes nos Postos de Turismo)

OFICINA DE JARDINAGEM
Data: 20 de março (10h00 e 17h00)
Local: Ludoteca de Vila Praia de Âncora
Organização: Município de Caminha
Público-alvo: Crianças dos 3 aos 12 anos

DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS - PLANTAÇÃO DE ÁRVORES AUTÓCTONES
Data: 21 de março
Local: Dem (10h00) / Riba de Âncora (14h30)
Organização: Município de Caminha; Centro de Interpretação da Serra d'Arga
Parceria/Apoio: Junta de Freguesia de Dem; Conselho Diretivo dos Baldios de Dem; Carlos Sá Nature Events; Escola Básica e Secundária de Caminha; Escola Básica / Jardim de Infância de Dem; Junta de Freguesia de Riba de Âncora; Conselho Diretivo do Baldio de Riba de Âncora; Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora
Público-alvo: Alunos da EBS de Caminha; Alunos da EB1/JI de Dem; Utentes do Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora

VISITA ÀS DUNAS DOS CALDEIRÕES
Data: 21 de março (10h00)
Local: Âncora
Organização: Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora
Parceria/Apoio: Município de Caminha
Público-alvo: Alunos da EBS do Vale do Âncora (2º ano)

VISITA A ZONAS REFLORESTADAS NA MATA NACIONAL DA GELFA
Data: 21 de março (10h00)
Local: Âncora
Organização: Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora
Parceria/Apoio: Município de Caminha
Público-alvo: Alunos da EBS do Vale do Âncora (1º ciclo)

"A MENINA GOTINHA DE ÁGUA" - Conto e Atividade
Data: 22 de março
Local: Ludoteca de Vila Praia de Âncora
Organização: Município de Caminha
Público-alvo: Crianças dos 3 aos 12 anos

JORNADAS DE SUSTENTABILIDADE DO ALTO MINHO
Data: 24 a 26 de março
Local: concelho de Caminha
Organização: QUOKKA
Parceria/Apoio: Município de Caminha
Público-alvo: Público em geral (mediante inscrição - Informações e INSCRIÇÕES: www.jornadasdesustentabilidade.pt)

"PALHINHAS, A HISTÓRIA DE UM ESPANTALHO" - Teatro de Marionetas
Data: 25 de março (18h00)
Local: Teatro Valadares - Caminha
Organização: Krisálida
Parceria/Apoio: Município de Caminha
Público-alvo: Crianças maiores de 3 anos (bilhetes nos Postos de Turismo)

HORA DO PLANETA
Data: 25 de março (20h30 - 21h30)
Local: Caminha; Vila Praia de Âncora
Organização: ANP - Associação Natureza Portugal; Município de Caminha
Público-alvo: Público em geral

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA RECOLHA SELETIVA PORTA A PORTA DE PAPEL E CARTÃO
Data: última semana de março
Locais: Vila Praia de Âncora - Rua 5 de Outubro e Praça da República; Caminha - Rua de São João e Praça Conselheiro Silva Torres
Organização: Município de Caminha; Valorminho
Público-alvo: Comércio; Hotelaria e Restauração

CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO - RECOLHA MONOS E MONSTROS
Data: mês de março
Locais: concelho de Caminha
Organização: Município de Caminha; Luságua, SA
Público-alvo: Público em geral

CONTACTOS PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS: ambiente@cm-caminha.pt | 258 710 300

Municipio de Caminha




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais