O Centro Cultural de Dem vai albergar a sede da Associação da Serra d'Arga, cujas instalações foram inauguradas na passada Quarta-feira, após terem tomado posse e sido eleitos os corpos sociais (Assembleia Geral e Conselho Fiscal, uma vez que a presidência da Direcção é assumida rotativamente e por um período de um ano pelos quatro municípios constituintes).
Como resultado das eleições de três representantes de cada uma das quatro assembleias municipais, Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira), Ventura Cunha - presidente de Junta de Freguesia com mais anos neste cargo -, presidiu à investidura dos seus colegas e orientou a votação para os dois órgãos sociais, ficando assim constituídos:
Assembleia Geral:
Mesa
Presidente: Cláudio Rodrigues Coelho - Município de Vila Nova de Cerveira
Vice-Presidente: José Emílio da Rocha Antunes Viana - Município de Viana do Castelo
Secretário: Hugo Bezerra Afonso - Município de Caminha
Conselho Fiscal:
Presidente: Maria de Fátima Carvalhosa Lopes - Município de Ponte de Lima
Vogal: António Moreira Rego - Município de Viana do Castelo
Vogal: Renato Heitor Correia Domingues - Município de Vila Nova de Cerveira
Outros representantes das Assembleias Municipais:
Ventura Rodrigues Cunha - Município de Caminha
José Manuel Franco Cunha - Município de Caminha
Carlos Alberto Coelho Matos Pinheiro - Município de Ponte de Lima
Custódio do Nascimento Rodrigues Fernandes - Município de Ponte de Lima
Carlos Alberto Cerqueira Gonçalves - Município de Ponte de Lima
José Paulo Coelho do Órfão - Município de Viana do Castelo
Filipe Alexandre Martins Vintém - Município de Viana do Castelo
Carla Maria Caetano Amorim Torres - Município de Vila Nova de Cerveira
Cristina Sofia Martins - Município de Vila Nova de Cerveira
Quanto ao Conselho Executivo, Rui Lages será o primeiro presidente, sendo acompanhado neste órgão pelo vice-presidente Vasco Ferraz (presidente da Câmara de Ponte de Lima); Vogal, Joaquim Nobre (presidente da Câmara de Viana do Castelo); Vogal, Rui Teixeira (presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira). Em breve, será dado a conhecer o nome do director-executivo desta associação, cujo perfil já se encontra delineado, referiu-nos Vasco Ferraz, autarca limiano.
No tocante às escolhas das assembleias municipais para representar os quatro municípios na assembeia geral, Caminha e Ponte de Lima optaram por presidentes de junta com território ligado à Serra d'Arga (Argas de Baixo, Cima e S. João ; Dem e Gondar/Orbacém, no caso de Caminha) e Estorãos, Moreira de Lima/Cabração e S. Pedro de Arcos, no caso de Ponte de Lima.
Nos outros dois municípios foram eleitos deputados municipais para seus representantes na assembleia geral da Associação da Serra d'Arga.
A abrir este acto que contou com a presença dos presidentes dos municípios de Caminha e Ponte de Lima, e do presidente da Junta de Freguesia de Covas como representante de Vila Nova de Cerveira, e de Conceição Soares, técnica superior do Município de Viana do Castelo, foi projectado um vídeo sobre a Serra d'Arga.
"Importante e orgulho"
Hugo Afonso, presidente da Junta de Freguesia de Dem, aldeia caminhense situada nas faldas da Serra d'Arga, manifestou perante o C@2000 ser "importante e um orgulho sermos a sede da Associação de Municípios da Serra d'Arga", levando esta autarquia a disponibilizar três salas do primeiro andar do Centro Cultural - as quais se encontravam sem qualquer utilidade -, apenas tendo servido no passado para a Catequese, mas "devido à distância da igreja e do centro da freguesia deixaram de ser usadas há muitos anos", explicou.
Desta associação, Hugo Afonso espera que ela seja "activa no desenvolvimento e protecção da nossa serra", apontando em particular a sua importância no "bloqueio" definitivo à tentativa de exploração do lítio, esperando ainda que dê prioridade ao combate às espécies invasoras, como é o caso das háqueas e austrálias, eliminando-as paulatinamente.
Rui Lages apontou como prioridades imediatas dos responsáveis pela associação serrana a aprovação do orçamento e plano de actividades para este ano e a designação do director executivo, aproveitando para agradecer à Junta de Dem a cedência das instalações do Centro Cultural.
O presidente da Junta de Freguesia de Estorãos referiu que deveria ter existido uma reunião prévia para abordar esta eleição, uma vez que não lhe tinham disponibilizado os respectivos estatutos, embora expressasse o desejo de que esta associação venha a ter os maiores êxitos nos projectos a que se alcandorou.
Formalizado este acto, os eleitos visitaram as instalações da sede da Associação da Serra d'Arga.