JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Teatro Regional da Serra do Montemuro apresenta espetáculo infantojuvenil no Sá de Miranda

A companhia de Castro Daire volta a Viana do Castelo com Germinação, um espetáculo infantojuvenil com texto de Abel Neves e encenação de Paulo Duarte, dia 5 de março, domingo, às 11h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda.

Alpindo e Boleta são dois amigos gaiteiros também pantomineiros.
Para eles a vida é jardinagem e uma constante viagem.
Gostam tanto de histórias e de viajar, que levam nas mochilas muito que contar.

Um espetáculo para a infância e família com interpretação de dois atores, Abel Duarte e Dóris Marcos, com apenas uma mala e pequenas marionetas (objetos).

No final do espetáculo, o Serviço Educativo do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana dinamiza um Digestivo - Conversas Pós Espetáculo, no qual miúdos e graúdos poderão interagir com os intérpretes.

O preço dos bilhetes varia entre os 4€ e os 10€ e podem ser adquiridos na BOL - Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.

CDV



Prémio para o ‘cartaz oficial’ da Romaria d’Agonia duplica em 2023

O concurso público para seleção do cartaz oficial que levará a Romaria d’Agonia de 2023 a todo o mundo vai decorrer de 28 de fevereiro a 28 de abril, com o prémio para o vencedor a duplicar de valor, para 1.500 euros.

O concurso, de acordo com as normas de participação, pretende selecionar um “cartaz original”, de tema livre, que divulgue a Romaria de Nossa Senhora d’ Agonia a nível nacional e internacional, estando a festa de 2023 prevista para de 14 a 22 de agosto.

“Sugere-se que o cartaz expresse o espírito da Romaria e dos elementos que a caracterizam”, lê-se no regulamento do concurso, que é promovido desde 2011 pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, VianaFestas e Comissão de Festas.

As propostas, até ao limite de duas por concorrentes, poderão de ser submetidas a partir do dia 28 de fevereiro e até às 24:00 do dia 28 de abril de 2023, através da páginawww.festasdagonia.com, conforme normas de participação do concurso.

Este concurso destina-se apenas a pessoas que trabalham na área do design, fotografia, ilustração ou artes visuais que desejem concorrer quer individualmente, quer em equipa.

Além da escolha do vencedor do cartaz oficial, está também prevista a exposição, no mês de agosto, no posto de informação das festas, das cinco propostas finalistas do concurso, enquanto as restantes poderão ser visualizadas na página www.festasdagonia.com.

As propostas de cartaz serão avaliadas de acordo com critérios como a eficácia da mensagem, cumprimento das regras do bem trajar e ourar, originalidade e criatividade, ou a qualidade técnica e estética.

Em 2023, o prémio pecuniário atribuído ao vencedor do concurso será no valor de 1.500 euros, o dobro dos anos anteriores, e será intitulado “cartaz oficial” da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.

Ao concurso de 2022, para a escolha do 110.º cartaz oficial ilustrado da Romaria d’Agonia, apresentaram-se quase 40 autores de Portugal, de França e do Brasil, com um total de 60 diferentes propostas.

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo.

A devoção à Senhora d'Agonia iniciou-se em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus.

Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene, data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal e que se comemora desde então.

Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais