Primeiro Simpósio de Gastronomia do Alto Minho decorreu nos dias 3 e 4 de março em Ponte de Lima
CIM Alto Minho apoia esta iniciativa através do Consórcio Minho inovação
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com a Câmara Municipal de Ponte de Lima e o Consórcio Minho Inovação, promoveu, nos dias 3 e 4 de março, o primeiro simpósio de Gastronomia do Alto Minho, em Ponte de Lima.
Este simpósio juntou diversos oradores e especialistas nacionais e internacionais que tiveram a oportunidade de debater diversas perspetivas associadas à gastronomia, desde a tradição à inovação, à sustentabilidade territorial, ao turismo gastronómico, até às novas formas de negócio e cultura e desenvolvimento regional e valorização do Alto Minho.
Na sessão de encerramento, composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, pelo Presidente do Conselho Intermunicipal do Alto Minho, Manoel Batista, e ainda pelo Coordenador do NUTRIR, Nuno Vieira e Brito, um dos principais aspetos destacados foi a necessária confluência entre inovação gastronómica e culinária sem desvirtuar a tradição, com preocupações de sustentabilidade territorial e promoção da região na qual o turismo gastronómico apresenta um papel chave.
Ainda durante a sessão o Presidente da CIM Alto Minho destacou a importância do setor agroalimentar e dos recursos locais na economia e sustentabilidade dos territórios de montanha do Alto Minho, dando especial destaque às atividades dinamizadas no território, com uma forte componente de preservação ambiental em particular no Parque Nacional Peneda Gerês, e no corredor ecológico do Corno do Bico à Serra d'Arga.
CIM Alto Minho
Fim de Semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada em Ponte de Lima - 3 a 5 de março
O Município de Ponte de Lima promove o "Fim de semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada" nos próximos dias, 3, 4 e 5 de março.
Integrado no projeto "Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta", esta iniciativa que promove um prato típico das feiras quinzenais locais conta com a aderência de cerca de 30 restaurantes do concelho.
Coincidindo com a comemoração de 898 anos do Foral outorgado pela Rainha D. Teresa, o fim de semana é marcado pela celebração do Dia de Ponte de Lima a 4 de março.
O programa cultural do fim-de-semana de 3 a 5 de março é iniciado com a inauguração da exposição de aguarelas intitulada "Vem Ver o Lima" da autora Ana Rego na sexta-feira, dia 3 na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. No Palacete Villa Moraes decorre o 1º Simpósio Internacional de Gastronomia do Alto Minho, durante os dias 3 e 4 de março. Nos dias 4 e 5 de março, a Expolima acolhe a Prova de Paraquedismo para a Taça de Portugal.
Seguindo o costume dos fins de semana gastronómicas, as ruas do centro histórico irão animar-se com a presença do Encontro Concelhio de Bombos, no domingo entre as 10 horas e as 12 horas. Nessa tarde, a partir das 14h30, o Desfile da Tradição irá percorrer o Passeio Sebastião Sanhudo e o Passeio 25 de Abril.
Recorde-se que esta iniciativa abrange as campanhas especiais de alojamento, com 10% de desconto nas unidades hoteleiras aderentes, para as noites de sexta-feira e sábado, e oferta de um leite-de-creme por cada dose de bacalhau, nos restaurantes aderentes, nas refeições de sábado e domingo.
Município de Ponte de Lima
Teatro Diogo Bernardes - Programação de março/23
Em março, o Município de Ponte de Lima, através do Teatro Diogo Bernardes, apresentam uma oferta cultural dedicada às comemorações do Dia de Ponte de Lima e decorrente disso, uma programação diferenciada de espetáculos que integram artistas limianos e/ou estruturas artísticas limianas.
No dia 04 de março, pelas 21.30 horas, e no âmbito do Dia de Ponte de Lima quando se comemoram 898 anos da fundação da Vila, destaque para o espetáculo "Ruy, a História Devida". Ao longo de cerca de uma hora, ninguém fica indiferente à faceta de contador de histórias de Ruy de Carvalho. E porque não e? todos os dias que temos Ruy de Carvalho perto de nós, o público e? convidado a fazer perguntas ao ator, fazendo desta experiência mais do que um espetáculo, mas uma conversa intimista entre amigos. E que melhores amigos o Ruy podia ter para conversar senão o seu público? "Ruy, a História Devida" e? o espetáculo que na?o pode perder.
Igualmente na área do Teatro realçam-se os espetáculos "Desempenho", pela Companhia de Teatro Amarelo Silvestre, no dia 10, pelas 21. 30 horas. No elenco destacamos a presença do ator limiano Mário Alberto Pereira e, no dia 24 de março, pelas 21.30 horas, "Lar Doce Lar", o espetáculo que juntou pela primeira vez em palco Joaquim Monchique e Maria Rueff. As portas da Residência Antúrios Dourados voltam a abrir-se e oferecem mais uma oportunidade de testemunhar ao vivo o enorme talento de dois nomes absolutamente incontornáveis da comédia nacional.
Inserido nas comemorações do seu 30.º aniversário, o Grupo de Teatro da Casa do Povo de Freixo apresenta-se no Teatro Diogo Bernardes, no dia 25 de março, pelas 21.30 horas, com a peça "O Médico à Força", de Molière. Numa comunidade em que o dinheiro e todos os bens materiais move os interesses de toda uma rede de pequenos e grandes, a peça aborda de forma sublime o cruzamento desses mesmos interesses e a forma ardilosa de os levar a cabo.
No dia 11 de março, pelas 21.30 horas, Bruno Monteiro, Kevin Pires (produtor/ músico limiano) e Ricardo Soares juntam-se para executar, num cine-concerto, a banda sonora que criaram para a enigmática obra do cinema mudo "O Último dos Homens" (Alemanha, 1924) de W. R. Murnau.
Em março, dá-se continuidade à rubrica, "Domingos em Banda" (edição 2023), com a Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima, no dia 12, pelas 15.30 horas, num concerto representativo da ambição que a banda emprega no seu trabalho. Será, por isso, um desafio para os músicos e para o público, quer pela sua execução exigente, quer pelas suas sonoridades peculiares.
Ainda na música, irá apresentar-se pela primeira vez na sala do Teatro Diogo Bernardes, no dia 18 de março, pelas 21.30 horas, a banda THE STOCKROCKBAND. Alguns dos melhores temas da música Rock e dos Blues, revisitados por uma banda de velhos e novos amigos: THE STOCKROCK BAND. Na sua constituição encontram-se dois elementos limianos, os professores Ricardo Araújo e João Carlos Velho.
E, como já vem sendo hábito, realiza-se no dia 22 de março, pelas 21.30 horas, o espetáculo "Há…Jazz no TDB", pela Escola de Jazz do Porto.
No segmento do Circo Contemporâneo, destaque para o espetáculo "Memórias", no dia 17 de março, pelas 21.30 horas, com a presença do artista limiano Gérald Oliveira.
Finalmente, no dia 31 de março, pelas 21.30 horas, destaque para a performance de dança contemporânea "NA ONDA DA DISTÂNCIA", de Rafael Alvarez, pela Companhia BODYBUIlDERS, num espetáculo que convida o público a mergulhar numa viagem ao Japão para descobrir através de um diálogo silencioso, a simplicidade e a potência dos principais materiais presentes ao longo da criação - Luz e Sombra, Corpo e Papel.
Todos os bilhetes para os eventos podem ser adquiridos na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes, de segunda a sexta feira no horário normal de funcionamento ou então online, no site da BOL - teatrodiogobernardes.bol.pt
Bilhetes à venda na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes ou na bilheteira eletrónica em: https://teatrodiogobernardes.bol.pt.
Venha ao Teatro! Venha ao Teatro Diogo Bernardes. Esta também é a sua casa.
Município de Ponte de Lima
Dia de Ponte de Lima - 4 Março - Comemorações Presididas pela Ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa
Ponte de Lima celebra a 4 de março 898 anos da outorga do Foral, pela Rainha D. Teresa. As cerimónias oficiais presididas pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, contam com a presença de D. Jesús Gamallo Aller, Diretor Geral de Relações Externas da Junta da Galiza, em representação do Presidente da Xunta da Galicia, marcam o início das comemorações oficiais dos 900 anos do Foral atribuído a Ponte de Lima, a celebrar em 2025.
O programa das comemorações dos 898 anos é extenso e apresenta diversas ações, prolongando - se por todo o fim-de-semana, nos dias 3, 4 e 5 de março.
Assim, no Dia de Ponte de Lima, 4 de março, mantém a tradição da exposição "Caminhos: O doce no Caminho Português de Santiago", na Torre da Cadeia Velha, a inaugurar às 11h30. Promovida pela Asociación de Amigos e Amigas do Camiño Portugués a Santiago em parceria com Município de Ponte de Lima, que através da fotografia e da pintura, pretende adoçar o olhar de quem a visita com a doçaria de Ponte de Lima, com as Castanhas Doces, as Limianas e o Pastel Limiano, e de Pontevedra, com as Orelhas de Carnaval, as Filloas e a Tarte de Santiago.
Às 15h30, deposição da coroa de flores na estatua de D. Teresa, seguindo-se a visita à exposição "20 anos da estátua da rainha D. Teresa 2002 - 2022." Segue-se a sessão solene agendada para as 16 horas no auditório Municipal.
O 4 de Março será igualmente uma oportunidade para a apresentação pública do livro "Rainha D. Teresa "…E Fez Vila o Lugar de Ponte", da autoria de Amândio de Sousa Vieira. É a segunda edição, revista e aumentada, de uma obra inteiramente dedicada à figura dessa grande personagem histórica que esteve na origem de Ponte de Lima.
Este livro pretende familiarizar o público em geral com a figura de D. Teresa, mostrando a sua relevância histórica e o papel fulcral que desempenhou no nascimento do país mas sobretudo na origem de Ponte de Lima. Nele se percebe igualmente o que Ponte de Lima tem feito nos últimos anos, no intervalo temporal que vai da primeira à segunda edição, para homenagear e dignificar tão ilustre personagem histórica.
Na sessão solene será apresentado publicamente a logomarca oficial dos 900 anos do Foral atribuído a Ponte de Lima, o website e algumas das iniciativas que vão decorrer até ao ano 2025. A sessão encerrará com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Neste dia comemorativo da elevação do lugar de Ponte a Vila, destaque para a inauguração da requalificação dos espaços comuns do Teatro Diogo Bernardes, marcado para as 18 horas. O palco do Teatro Diogo Bernardes recebe nesta noite um nome grande do teatro português, Ruy de Carvalho com o espetáculo "Ruy".
O programa das comemorações do 4 de Março de 2023 incluem o 1º simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, nos dias 3 e 4, evento que visa criar um espaço privilegiado de debate e discussão de ideias sobre os desafios, ameaças e oportunidade que a alimentação e a gastronomia enfrentam, desde a produção de recursos endógenos ao aumento dos padrões de qualidade de vida.
No dia 3, na Biblioteca Municipal Exposição de Pintura "Vem ver o Lima". Nos dias 4 e 5, na Expolima, prova de Paraquedismo, a contar para a taça de Portugal.
O domingo dia 5 acolhe mais um Encontro Concelhio de Bombos, entre as 10h00 e as 12h00, a percorrer o centro histórico de Ponte de Lima. À tarde o desfile da tradição, a partir das 14h30, da Avenida dos Plátanos, em desfile pelo passeio Sebastião Sanhudo e Passeio 25 de abril.
Município de Ponte de Lima
VIII Feira do Ambiente e Energia em Ponte de Lima
24 a 26 de março - Pavilhão de Feiras e Exposições
Ponte de Lima recebe de 24 a 26 de março, a VIII edição da Feira do Ambiente e Energia.
Direcionada para o sector energético e ambiental, o certame visa expor um conjunto de equipamentos/soluções que permitem elevar o nível de conforto dos espaços habitacionais e de trabalho, procurando revelar eventuais novidades do sector. Em simultâneo, procura sensibilizar o público para a importância da redução do consumo energético, exemplificando e aconselhando que tipo de equipamentos e de comportamentos devemos adotar no nosso dia-a-dia, com vista a aumentar a sustentabilidade do nosso estilo de vida e a reduzir os custos da fatura energética.
Dirigida para um público heterogéneo, conta com uma significativa adesão das empresas e instituições locais que têm desenvolvido um trabalho enérgico em prol da implementação das energias renováveis, reforçando desta forma a imagem de Ponte de Lima, como um exemplo na preservação e defesa do meio ambiente.
A Feira do Ambiente e Energia realiza-se no seguimento da política de preservação dos espaços verdes e na política de sustentabilidade
Município de Ponte de Lima
A paisagem, as tradições e as gentes limianas retratadas em exposição na Biblioteca Municipal
"Vem Ver o Lima" é o título da exposição, da autoria de Ana Rego, que vai cativar e atrair o púbico a visitar Ponte de Lima e a admirar os trabalhos em aguarela inspirados nas paisagens, tradições e gentes limianas.
Ponte de Lima é herdeira de um vasto património, quer no centro histórico multissecular, quer na paisagem milenar da Ribeira Lima que a rodeia com construções arquitetónicas, com tradições, com festividades, que combinam harmoniosamente o legado histórico e as identidades cultural e rural, profundamente marcadas pelo rio Lima.
Inspirada neste património, na literatura e na herança de estreita relação, afinidade e proximidade com o rio, a artista Ana Rego apresenta um conjunto significativo de aguarelas, que o Município de Ponte de Lima vai promover e acolher na Biblioteca Municipal, de 03 de março a 05 de maio de 2023.
A autora desta exposição tem no seu portfólio várias dezenas de trabalhos, que de uma forma singular, convidam a apreciar esta maravilhosa forma de descobrir Ponte de Lima, em aguarelas, que pressupõe sensibilidade e subtileza de uma técnica milenar que impõe o domínio da água e da cor a interagir com o papel.
Fica o convite para visitarem esta exposição e admirarem com os trabalhos expostos.
De segunda a sábado, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
Um evento a não perder!
Município de Ponte de Lima
Centro Com Vida - Incentivo ao Arrendamento no Centro Histórico - Candidaturas de 1 a 15 de março
O período de candidaturas ao programa "Centro Com Vida" - 1ª fase, referente ao corrente ano decorre entre 01 a 15 de março.
O Programa Centro Com Vida é uma iniciativa do Município de Ponte de Lima que visa incentivar o arrendamento no Centro Histórico, com três períodos de candidatura por ano, março, junho e outubro.
O Município incentiva a dinamização, gestão e conservação do parque habitacional do Centro Histórico de Ponte de Lima através da promoção do arrendamento privado para cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos que aí queiram passar a residir.
Este incentivo é considerado como um auxílio importante para a conservação e manutenção do parque habitacional privado, numa perspetiva de médio e longo prazo, contribuindo ainda para a melhoria do desempenho ao nível das respetivas funções habitacionais, económicas, sociais e culturais.
Podem candidatar-se ao projeto Centro Com Vida cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 40 anos; casais não separados judicialmente de pessoas e bens ou em união de facto, com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 40 anos, podendo um dos elementos do casal ter idade até 42 anos; e ainda cidadãos em coabitação, com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 40 anos, partilhando uma habitação, como residência permanente dos mesmos.
Município de Ponte de Lima