JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Ponte da Barca acolhe a escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal

Durante quatro dias, de 30 de agosto a 02 de setembro, Ponte da Barca será palco do Summer CEmp 2023, iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal que reúne diversos estudantes do Ensino Superior para refletir sobre as prioridades e políticas europeias, através de conversas e sessões práticas. Mais informações sobre o evento e inscrições, abertas até ao dia 31 de março, disponíveis aqui.

Com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca e a colaboração do centro Europe Direct, o Summer CEmp, que tem um caráter itinerante, ruma ao Alto Minho com o objetivo de fortalecer a identidade europeia dos jovens participantes, promovendo ao mesmo tempo a diversidade cultural e a inclusão social.

Podem participar neste evento estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2022/2023, com até 30 anos (inclusive), sendo assumidos pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e as entidades colaborantes os encargos financeiros associados à participação, alojamento durante o programa e atividades, deslocações e refeições incluídas no programa.

A edição de 2023, Ano Europeu das Competências, centra-se na participação dos jovens no projeto europeu e no impacto da União Europeia e dos seus valores, com enfoque nas próximas eleições europeias. Apresentando um programa imersivo, intensivo e dinâmico, esta escola de verão dará aos estudantes a oportunidade de interagir com exemplos concretos da região do Alto Minho e com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (políticos, jornalistas, empresários, académicos, desportistas, artistas, entre outros).

Num ambiente inspirador, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, que oferece uma excelente infraestrutura turística, tornando-se um local ideal para a realização do evento, o debate sobre a União Europeia será desenvolvido em articulação com o património cultural e natural da região do Alto Minho.

CIM Alto Minho



PONTE DA BARCA PROMOVE COLÓQUIO DE APOIO AOS AGRICULTORES

O Município de Ponte da Barca, através do Gabinete de Apoio ao Agricultor e em parceria com a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL (CONFAGRI) vai promover, no próximo dia 8 de março, pelas 14h30, no auditório municipal, um colóquio destinado aos agricultores do concelho onde será efetuada a divulgação e prestados diversos esclarecimentos sobre os novos apoios no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC Portugal 2023-2027), nomeadamente sobre o regime de pagamentos diretos dissociados, o pagamento de regimes ecológicos (ecorregimes) e ainda os pagamentos ambientais, climáticos e a áreas sensíveis.

Esta é mais uma forma de o Município de Ponte da Barca manifestar a sua aposta numa política de apoio aos agricultores do nosso território, assumindo e reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento da economia local.

Município de Ponte da Barca



AUTARQUIA DE PONTE DA BARCA SUBSTITUI LUMINÁRIAS POR TECNOLOGIA LED

O Município de Ponte da Barca encontra-se a executar projeto de renovação da rede de iluminação pública do Concelho, através da substituição das atuais luminárias de vapor de sódio de alta pressão (VSAP) e de vapor de mercúrio (VM) por tecnologia LED, mais eficientes e que permitirão reduzir consideravelmente os encargos financeiros anuais da autarquia.

A obra, que representa um investimento de 146.369,65€, decorre no âmbito da candidatura "Beneficiação dos Sistemas de Iluminação Decorativa e Pública do Município de Ponte da Barca".

Os locais intervencionados são o núcleo urbano histórico e restantes lugares da União de Freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muia e Paço Vedro de Magalhães, para além dos sistemas de iluminação existentes no lugar de Castelo e Parada, da freguesia de Lindoso, num total de 824 luminárias.

Para o presidente da Câmara, "a substituição das antigas luminárias da rede de iluminação pública permite aumentar o tempo de vida útil e durabilidade dos sistemas de iluminação, com importantes ganhos em termos de sustentabilidade económica e ambiental".

Município de Ponte da Barca



ÁREA EMPRESARIAL RODO - CONSIGNADA UMA DAS MAIORES EMPREITADAS DE SEMPRE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DA BARCA

Procedeu-se hoje à assinatura do auto de consignação da empreitada para a execução da área de acolhimento empresarial de Ponte da Barca, tendo o documento sido formalizado pelo Presidente da Câmara, Augusto Marinho, à empresa a quem foi adjudicada a empreitada após concurso público nacional no valor de 2.761.513,60 €.

A empreitada inicia-se ainda em março deste ano, e visa a implementação de 21 novos lotes destinados a indústria, serviços e comércio num terreno com 68.356,00 m2 de superfície.

Na primeira fase serão implantados 12 lotes e novos arruamentos secundários, que se tornam vitais para a interligação com as vias de comunicação principais existentes (Estrada Nacional nº 101, Estrada Municipal 531 e a Rua Heróis do Ultramar). Será feita uma futura ligação com a segunda fase, proporcionando a boa articulação dentro do Parque Empresarial.

Por outro lado, adjacente à área de intervenção (lado Oeste), existem dois equipamentos públicos (Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca e o Pavilhão Desportivo Municipal de Ponte da Barca), motivo pelo qual o executivo entendeu que a criação destes novos arruamentos permitirá oferecer, não só mais eficiência nas acessibilidades, como também uma maior agilidade para aceder a vias de comunicação principais.

Depois do Complexo de Piscinas Dr. António Cabral de Oliveira, esta é a maior empreitada de sempre realizada pela Câmara Municipal de Ponte da Barca e visa dar resposta à crescente necessidade económica do mercado local, permitindo assim acolher novas empresas no concelho, criar mais postos de trabalho e reforçar a competitividade empresarial de Ponte da Barca.

Município de Ponte da Barca



CONTRATO DE ARRENDAMENTO SOCIAL

Presidente da Câmara entrega habitação social a famílias do concelho

O Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho procedeu à assinatura de mais dois contratos de arrendamento de habitação social para duas famílias do concelho, identificadas pelo gabinete de Ação Social da autarquia. Esta ação insere-se no âmbito do plano de intervenção no domínio do apoio social à habitação que a Câmara Municipal vem preconizando e que através de vários programas procura apoiar.

Na ocasião, o Presidente referiu que este tipo de ações "são muito gratificantes pois permitem-nos ajudar as famílias em situação de grave carência habitacional", assegurando que é intenção do município "continuar a garantir todas as condições de alojamento para aqueles que realmente dela necessitam".

Município de Ponte da Barca




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais