JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

FBAC inicia programa de formação de 2023 em parceria com a Acesso Cultura

Dando continuidade à sua estratégia de desenvolvimento de públicos e qualificação dos profissionais do setor da cultura, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai arrancar a sua oferta formativa de 2023 com duas sessões promovidas em parceria com a Acesso Cultura. As formações "Acolhimento e fidelização de públicos" e "Atendimento a pessoas com necessidades específicas" estão agendadas para os meses de março e abril e decorrerão maioritariamente em formato presencial, no Fórum Cultural de Cerveira. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia (máximo de 25 participantes).

A iniciativa destina-se a profissionais (elementos e chefias de equipas) que possuam contacto direto com visitantes e espectadores em organizações culturais (frente de casa, secretariado, bilheteira, vigilância, serviço educativo / visitas guiadas), alargando-se ao público em geral. O objetivo consiste em capacitar os participantes de conhecimentos técnicos e ferramentas orientadas em estratégias de mediação e comunicação com os públicos. As duas primeiras formações serão promovidas em colaboração com a Acesso Cultura, associação que promove o acesso - físico, social e intelectual - à participação cultural.

A 17 e 18 de março será promovida a formação "Acolhimento e Fidelização de Públicos / Do atendimento ao acolhimento", orientada por Maria Vlachou e Miguel Ribeiro. Através do olhar para o acolhimento como expressão de "quem" uma organização cultural é (missão, visão e valores), será dado foco à relação. Serão exploradas formas de comunicar com pessoas com perfis diferentes e de transformar um frequentador ocasional num frequentador assíduo, seguindo um percurso que fará evoluir do atendimento para o acolhimento.

Já nos dias 12, 13 e 14 de abril será abordada a temática "Atendimento a pessoas com necessidades específicas", com os formadores Maria Vlachou, Isabel Barciela, Raquel Corval, Ângelo Costa e Ana Isabel Coutinho Cunha da Silva. Este curso pretende promover uma relação descontraída e mais natural entre quem tem e quem não tem necessidades específicas, assim como um atendimento mais adequado. As temáticas abordadas serão: introdução aos conceitos de diversidade, deficiência e inclusão, deficiência e gestão cultural, público com mobilidade condicionada, com deficiência visual, surdo, com deficiência intelectual e com neurodivergência.

De referir que, no âmbito do programa de ações de formação da FBAC, serão ainda promovidas duas sessões no mês de junho, dedicadas às áreas da mediação cultural e curadoria e montagem de exposições. A iniciativa é promovida no âmbito da candidatura "És Livre? Novos olhares sobre coleções e criações para pensar a Arte e a Liberdade" (2023 - 2026 - Apoio Sustentado - Artes Visuais Criação e Programação), que conta com o apoio da República Portuguesa - Cultura / DG-ARTES Direção-Geral das Artes.

Formulário de inscrição

Programa da formação "Acolhimento e fidelização de públicos" (17 e 18 de março de 2023, inscrições até ao dia 14 de março de 2023)
Datas: 17 e 18 de março de 2023
Horário: 9h30-12h30 e 14h-17h00
Formadores: Maria Vlachou e Miguel Ribeiro
Formato presencial

Programa da formação "Atendimento a pessoas com necessidades específicas" (12, 13 e 14 de abril 2023, inscrições até ao dia 7 de abril de 2023)
Acesso Cultura - Acolhimento e fidelização de públicos
Datas e horário: 12 de abril (14h-17h00), 13 e 14 de abril (9h30-12h30 e 14h-17h00)
Formadores: Maria Vlachou, Isabel Barciela, Raquel Corval, Ângelo Costa, Ana Isabel Coutinho Cunha da Silva
Formato online (12 de abril) e presencial (13 e 14 de abril)

Fundação Bienal de Arte de Cerveira



VII Duatlo de Cerveira duplica número de atletas

Cerca de 650 atletas, portugueses e espanhóis, participam, este fim-de-semana, no VII Duatlo de Cerveira, o dobro do registado na edição anterior. Com a presença confirmada das melhoras equipas nacionais da atualidade, no sábado, 4 de março, realiza-se a prova a contar para os campeonatos nacionais Jovem e Juvenis, e no domingo, 5 de março, tem lugar a etapa integrada no Campeonato Nacional de Clubes. A dimensão das provas impõe algumas condicionantes de trânsito.

Um dos destaques desta edição assenta no grande interesse de jovens neste evento desportivo, e que se reflete numa participação de 350 atletas, mais 250 do que o registado em 2022. O Duatlo Jovem decorre este sábado, entre as 14h00 e as 18h00, com as modalidades de atletismo e ciclismo, e distâncias adaptadas aos vários escalões etários (benjamins, infantis, iniciados, juvenis e cadetes).

A prova anfitriã para os atletas federados, amadores e equipas estafetas sai à rua no domingo, no período da manhã, entre as 09h00 e as 14h00, com cerca de 300 atletas inscritos que vão percorrer as distâncias de 5Km de corrida, 20Km de ciclismo e 2.5Km de corrida.

Organizado pela Pedal'arte, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Federação Portuguesa de Triatlo, a realização do VII Duatlo de Cerveira vai obrigar a algumas condicionantes de trânsito na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, encontrando-se salvaguardadas as entradas e saídas de viaturas de emergência e entidades policiais.

As interdições previstas decorrem entre as 12h00 e as 18h00 de sábado, na Rua do Pousado, Rua da Lenta e Rua do Forte de Lovelhe; e as 08h30 e as 13h00 de domingo, no Largo da Feira - Praça do Alto Minho, Avenida dos Pescadores, Avenida de Tomiño, Rua do Cais, Avenida Heróis de Ultramar, Avenida das Comunidades Portuguesas, EN13 da rotunda de acesso à Ponte da Amizade ao cruzamento de viragem para Rua do Pousado, Rua do Pousado, Rua da Lenta e Rua do Forte de Lovelhe.

Município de Vila Nova de Cerveira



Autarquia reforça sinalética de segurança para os peregrinos do Caminho Português da Costa

Prosseguindo com a implementação de medidas que tornem o Município de Vila Nova de Cerveira cada vez mais 'amigo' dos peregrinos, a Câmara Municipal avançou com a colocação de um conjunto de placas sinaléticas que reforçam o alerta para a passagem de peregrinos do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, em locais onde o trajeto coincide com vias rodoviárias de considerável fluxo.

Os 14,4 km do Caminho Português da Costa que atravessam o concelho de Vila Nova de Cerveira estão devidamente sinalizados, no âmbito de uma candidatura intermunicipal, que visa a beneficiação daquele itinerário religioso em prol de uma intenção posterior de classificação a património mundial da Unesco. No entanto, o executivo municipal entendeu avançar com um reforço de segurança incidindo nalguns pontos previamente identificados como de maior convergência de viaturas e passo de peregrinos.

Assim, e numa ação concertada entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia visadas foram colocados vários sinais de "Atenção - Peregrinos". "A certificação do Caminho Português da Costa acarreta mais responsabilidade a cada município na garantia de mais e melhores condições para os peregrinos, pois há um maior fluxo de pessoas a querer vivenciar esta experiência religiosa e/ou turística. E é nessa perspetiva que o Município de Vila Nova de Cerveira tem trabalhado desde a tomada de posse, identificando problemas e procurando implementar soluções", afirma o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira.

Em 2022, o Governo certificou o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, que parte do Porto e atravessa o Minho até Espanha, por reconhecer a sua "importância histórica e cultural". É o terceiro a ser certificado, depois do Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, e o Caminho Central Português, que sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar, Coimbra até entrar no Porto e seguir depois para a região Norte.

O processo de certificação dos itinerários que constituem os Caminhos de Santiago em território nacional foi iniciado em 2019, com o objetivo de salvaguardar, valorizar e promover aquela rota milenar. O pedido de certificação teve a concordância dos municípios atravessados e apresentou as necessárias condições de segurança, transitabilidade, equipamentos de apoio e informação.

De sublinhar que os Caminhos de Santiago são percorridos por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela, capital da Galiza, em Espanha.

Município de Vila Nova de Cerveira



Autarquia quer transformar edifício da Antiga Pousada da Juventude em hostel

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai avançar com a concessão da exploração do edifício da antiga Pousada da Juventude num hostel, por um período de 30 anos, e com um valor base de 531 mil euros. A proposta de abertura de concurso público foi aprovada por unanimidade, durante a primeira reunião de câmara descentralizada do atual executivo realizada, esta terça-feira, na Freguesia de Cornes.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, trata-se de "mais uma medida que vai de encontro à ambiciosa estratégia delineada por este executivo no âmbito da promoção turística, proporcionando mais e melhores condições de pernoita em Vila Nova de Cerveira, ao mesmo tempo que se contribui para potenciar uma maior dinâmica e movimento no centro histórico, em particular numa das ruas mais históricas do concelho, a Queirós Ribeiro. Não obstante, esta concessão permite a Vila Nova de Cerveira ver renascer mais um equipamento hoteleiro, salvaguardando património edificado de referência, e deve integrar a rota dos caminhos de Santiago".

O icónico edifício, localizado no centro histórico de Vila Nova de Cerveira, acolheu, ao longo de quase duas décadas, a Pousada de Juventude, com cerca de 50 camas, entretanto desativada em 2008, com a entrada em funcionamento da nova Pousada da Juventude, resultante da adaptação e ampliação da antiga escola primária de Vila Nova de Cerveira. Posteriormente, o edifício acabaria por ser convertido na República das Artes, uma residência para estudantes de arte, e, ultimamente, albergava um espaço expositivo a cargo da Associação Projeto - Núcleo de Desenvolvimento Cultural.

Neste momento, o edifício, com uma área total de 410m2, encontra-se sem qualquer utilização, e com necessidade de intervenção estrutural, quer a nível interior quer exterior, o que, de acordo com as condições de concessão aprovadas, será da inteira responsabilidade do concessionário, respeitando algumas das condicionantes previamente delineadas, de forma a salvaguardar um património edificado de referência.

Com obras a iniciar até dezembro de 2024, o concessionário a quem for adjudicado o concurso público obriga-se ao pagamento de uma renda global, pelo período de concessão de 30 anos, num valor que corresponde, no mínimo, ao preço base mensal de 1.500 euros.

As propostas deverão ser entregues no serviço de atendimento da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira até às 16h00 do dia 17 de março.

Município de Vila Nova de Cerveira



Teatro de Revista e Musical infantil de volta aos ETC'23.

Comédia Muda é a novidade

Durante o mês de março, o teatro é a arte performativa de eleição em Vila Nova de Cerveira, como forma de assinalar o Dia Mundial do Teatro (27 de março). Composto por três espetáculos diferentes, o programa dos ETC… Encontros de Teatro de Cerveira' 23 volta a apostar em três géneros diferentes, sendo um deles uma estreia absoluta em Vila Nova de Cerveira. Ao Teatro de Revista e ao Musical junta-se, pela primeira vez, a Comédia Muda. De entrada livre, as sessões decorrem no Cineteatro de Cerveira - Marreca Gonçalves.

Ao longo dos seus 10 anos de existência, o 'ETC… Encontros de Teatro de Cerveira' tem contagiado um diversificado e fiel público com muita comédia e humor. Para a edição de 2023, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira não só pretende manter este critério, como apostar noutras emoções que o teatro também consegue despoletar. Assim, o Teatro Mudo surge como uma experiência nova em Vila Nova de Cerveira, demonstrando que é possível interagir com o público fazendo o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos através da mímica.

O primeiro espetáculo a subir ao palco do Cineteatro de Cerveira - Marreca Gonçalves está agendado para este sábado, 4 de março, com as populares e talentosas atrizes Florbela Queirós e Natalina José como cabeças de cartaz da revista à Portuguesa "Olha que Duas", com produção da Associação Cultural Sonhos em Cena. Ao longo de mais de uma hora e quarenta e cinco minutos, o público (+6 anos) assiste a um verdadeiro espetáculo de revista à portuguesa, onde as rábulas divertidas, a crítica social e atual, as músicas orelhudas e um guarda-roupa de luxo marcam a diferença.

No sábado, 11 de março, a companhia Malad'Arte traz a novidade à 'Vila das Artes', com a "Comédia Muda". Inspirado nos filmes de Charlie Chaplin e Buster Keaton, este espetáculo para maiores de 3 anos remonta à produção de um espetáculo usando apenas duas linhas de cor: o branco e o preto. O objetivo é proporcionar aos mais velhos uma espécie de nostalgia ao reformular a ideia do preto e do branco, que eram as cores representativas dos filmes até ao fim do século XIX. Aos mais novos permite a idealização de como funcionava antigamente a cinematografia no mundo e de que maneira foi evoluindo. 40 minutos.

No último sábado de março, dia 25, "Bela Adormecida - O Musical" proporciona um momento familiar (+3 anos), assistindo-se a um dos contos de fadas mais famosos de todos os tempos. Ao longo de 50 minutos, a Cri'Art apresenta esta narrativa cuja origem é a tradição popular.

O ETC… Encontros de Teatro de Cerveira sobem ao palco do Cineteatro de Cerveira Marreca Gonçalves, às 21h30. A entrada é livre, mas sujeita à lotação máxima do espaço.

Município de Vila Nova de Cerveira




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais