|
Valença Premiou os Melhores Alunos
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho promoveu o Dia do Diploma, ontem, 28 de dezembro, com entrega de diplomas de mérito aos melhores alunos, dos vários níveis de ensino, bem como de diploma de final de curso aos alunos que concluíram o ensino secundário.
No ano letivo 2021/2022 concluíram o ensino secundário, em Valença, 47 alunos do ensino regular e 18 alunos do ensino profissional.
Relativamente aos diplomas de mérito foram contemplados 18 alunos do 1º ciclo do ensino básico, 5 alunos do 2º ciclo, 10 alunos do 3º ciclo e 7 alunos do ensino secundário que conquistaram as melhores classificações e prestações ao longo do ano letivo.
O Vereador da Educação, Arlindo Sousa, marcou presença no evento felicitando todos os alunos pelo mérito conquistado e as respetivas famílias pelo esforço e incentivo. Arlindo Sousa deixou, ainda, uma mensagem de gratidão aos professores, assistentes operacionais e toda a comunidade letiva, de um modo geral, pelo profissionalismo e dedicação à escola e ao sucesso dos nossos jovens. "Reconhecer o mérito é um exemplo para a comunidade de que o trabalho e o esforço compensam. A todos muitos parabéns, vocês são o futuro de Valença, o vosso sucesso é o nosso orgulho".
A cerimónia decorreu no anfiteatro da escola sede do Agrupamento e contou com a presença dos alunos contemplados e respetivas famílias, bem como da direção do Agrupamento, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Valença e Associação de Pais.
Município de Valença
Arguido por furtos e recuperação de material furtado
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Valença, ontem, dia 28 de dezembro, constituiu arguido um homem de 22 anos por furtos e recuperou material furtado, no concelho de Valença.
No âmbito de uma investigação por furtos em armazéns e anexos, que decorria há cerca de um mês, os militares da Guarda realizaram diligências de investigação que permitiram identificar e localizar o suspeito. No seguimento da ação foi efetuada uma busca domiciliária que culminou com a recuperação de vários objetos furtados, destacando-se:
" Duas bicicletas;
" Dois pneus;
" Um telemóvel;
" Uma máquina de dobrar ferro;
" Diversas ferramentas.
O suspeito, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Valença.
GNR de Viana do Castelo
VALENÇA JÁ TEM LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO E PROTOTIPAGEM
O novo Laboratório de Experimentação e Prototipagem NOVATFE Valença foi inaugurado, em 28 de dezembro, na Rua da Oliveira, na Fortaleza.
Modelação e Impressão 3D, máquina a corte de laser, impressoras de sublimação, plotter de corte, robótica e programação e máquinas de prototipagem são alguns dos equipamentos que se destacam neste laboratório.
Este laboratório de experimentação e prototipagem está equipado com este conjunto de tecnologias, que permitem criar, prototipar e reinventar produtos.
Este conjunto de equipamentos permitirão a criação de têxteis personalizados a cores e/ou em vinil t-shirts, canecas e azulejos personalizados, objetos modelados e/ou impressos em 3D, objetos em madeira e acrílico (porta-chaves, suportes, sinalética, etc.), pins personalizados, decoração de espaços, produtos de merchandising diversos e peças para otimização de processos.
Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, "Valença proporciona, agora, um espaço favorável ao desenvolvimento de projetos inovadores, um estímulo à concretização de ideias novas, ao empreendedorismo, à criatividade e à inovação."
O laboratório desenvolveu-se no âmbito do projeto Nova TFE, cofinanciado pelo programa Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020 e surge enquadrado numa rede de laboratórios na Eurorregião Galiza e Norte de Portugal que procuram potenciar práticas diferenciadas e empreendedoras com metodologias não formais, ativas e inovadoras já validadas e testadas em contexto europeu.
Município de Valença
Valença Diz "Olá 2023" no Jardim Municipal
O Jardim Municipal de Valença vai ser o palco para a passagem de ano "Valença Olá 2023", com muita animação, onde todos se podem divertir, ao máximo, e brindar ao Ano Novo, em recinto coberto e com entrada livre.
O início do espetáculo de música, luz e cor aponta-se para as 22h30, com um espetáculo a cargo de Paulo Baixinho. Um espetáculo que promete uma noite a rever os grandes clássicos, pela voz e guitarra deste consagrado artista minhoto.
Às 00h00 celebraremos a entrada no novo ano com as 12 badaladas e um brinde a 2023.
A noite do jovem ano prossegue com uma festa que promete ser de arromba com muita diversão garantida a cargo da dupla de DJ's Cromos da Noite e o DJ valenciano, Pedro Lima. Os Cromos da Noite são uma junção de DJ e MC que promete muita animação durante a noite toda! Têm uma grande qualidade musical nos géneros Funk, Afro, House com junções de clássicos dos 90's e 2000's. Pedro Lima desde 2008 tem percorrido os mais diversos eventos e casas referência da noite da região promete "puxar" pela alma valenciana.
"Olá 2023" é um convite irresistível para passar uma noite memorável a mexer, saltar, cantar, vibrar e que vai ficar na memória.
Motivos não faltam para que se junte a nós na entrada no novo ano. Temos garantido um cartaz de qualidade, boa música e muita animação madrugada fora, para a melhor noite do ano.
Rodeie-se dos seus amigos, vista-se a rigor e prepare-se para receber 2023 da forma que merece: com esta grande festa!
A festa contará com a presença dos bares Tzero, Quê? Estação, New Look, Eskina e sede do Valenciano.
A iniciativa é da Associação Empresarial de Valença e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença
Município de Valença
Valença é Cidade Presépio até 6 de Janeiro
A exposição coletiva de presépios reproduz a cena do nascimento de Jesus, com várias instalações artísticas na cidade, até ao próximo 6 de janeiro.
Um presépio em madeira, com uma altura média de 2,5 metros, com 5 toneladas e oito peças é um dos grandes atrativos da Valença Cidade Presépio. As oito figuras representam o menino Jesus, Nossa Senhora, São José, os Reis Magos, o burro e a vaca, no Largo da Trapicheira, em plena área central da cidade. As peças estão esculpidas em madeira de plátano, a moto-serra e este ano foram enriquecidas com as duas últimas peças a vaca e o burro, pela mão do artista plástico António Nunes.
Na avenida dos Combatentes da Grande Guerra (Cristelo) uma exposição coletiva apresenta 20 presépios criados pelas associações e instituições valencianas. Este ano, pela primeira vez, as instalações artísticas dos presépios foram concentradas na principal avenida de acesso à Fortaleza permitindo outra visibilidade a estes trabalhos.
Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira "Os presépios são um convite irresistível para visitar, sentir e viver a magia deste Natal em Valença e uma mostra da capacidade empreendedora e criativa das coletividades valencianas que com tanto brio proporcionaram estas obras fantásticas".
A mostra coletiva de presépios alarga-se às montras comerciais, tornando Valença a Cidade Presépio até 6 de Janeiro. Nos estabelecimentos comerciais, no interior da Fortaleza e na área urbana de Valença, os presépios e os motivos natalícios tomaram conta das montras e de muitas fachadas e pórticos do emblemático comércio valenciano.
A exposição coletiva de presépios insere-se na programação natalícia proporcionada por Valença até ao próximo dia 6 de janeiro.
Município de Valença
|