|
Porta do Mezio
"12 Meses 12 Caminhadas 2023" - Programa Anual de Trilhos Pedestres
A ARDAL-Porta do Mezio em 2023 vai dar continuidade ao evento "12 Meses 12 Caminhadas".
Para a edição de 2023, pretendemos apresentar doze novos trilhos, que pelas suas especificidades irão aliciar, tal como em 2022, um público bastante diferenciado. Este evento irá realizar-se no primeiro domingo de cada mês, salvo raras exceções.
Este é um excelente programa para toda a família e amigos, que permite caminhar na natureza, conviver, fotografar e registar na memória momentos únicos.
É um evento caracterizado por permitir aos seus participantes percorrer os encantos do território de Arcos de Valdevez e do Parque Nacional da Peneda Gerês, de uma forma descontraída, disfrutando das mais variadas belezas naturais e construídas que caracterizam o nosso território.
Este ano irá ter início no dia 15 de Janeiro com o "Trilho da Floresta Encantada", ao qual iremos associar a atividade "Caminhar e Reflorestar".
Iremos realizar um agradável percurso, onde teremos como cenário a Mata encantado do Mezio, lugares desde sempre repletos de magia e encanto natural como são as florestas de carvalho, castanheiro e coníferas variadas, onde os animais marcam presença. Neste percurso também seremos presenteados pela beleza das lagoas da Travanca e pequenas quedas de água.
O evento termina com uma plantação simbólica na Porta do Mezio, onde os participantes serão convidados a plantar uma árvore, símbolo de vida e esperança para um novo ano.
Informações sobre o trilho:
Data- 15 de Janeiro de 2023
9h00 - Ponto de encontro - Porta do Mezio
Coordenadas GPS - 41º53'05"N | 8º18'48"W
9h30 - Início da caminhada
12h00 - Plantação na Porta do Mezio
12h30 - Fim da atividade**
Duração: 6 km
Dificuldade: Fácil
Preço - Adultos -10€
Crianças (até aos 12 anos) - 8€
Inscrições: limitadas e obrigatórias - 258 510 100/ portadomezio@ardal.pt Pontos de interesse - Mata do Mezio, fonte das 7 bicas, Lagoas da Travanca, Porta do Sol, Porta do Mezio.
**A hora de fim da atividade pode alterar-se conforme as condições e os participantes
Municipio de Arcos de Valdevez
Apreensão de 578 artigos contrafeitos
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Arcos de Valdevez, ontem, dia 28 de dezembro, apreendeu 578 artigos contrafeitos, no valor estimado de 3 500 euros, no concelho de Arcos de Valdevez.
No âmbito de uma ação de fiscalização que visou o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos, na feira quinzenal de Arcos de Valdevez, os militares da Guarda fiscalizaram diversas bancadas que tinham para venda artigos contrafeitos de diversas marcas, nomeadamente de roupa, calçado e acessórios de moda. No decorrer da ação foram apreendidos 578 artigos, tendo sido elaborados sete autos por venda de artigos contrafeitos
Foram identificadas cinco pessoas com idades compreendidas entre os 45 anos e os 62 anos por contrafação e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Arcos de Valdevez.
A ação de contou com o reforço de militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez e do Destacamento de Intervenção (DI) de Viana do Castelo.
GNR de Viana do Castelo/font>
Oficinas de Criatividade Himalaya/Centro Ciência Viva dos Arcos
Oficinas de Férias
As Oficinas de Criatividade Himalaya - Centro Ciência Viva dos Arcos promoveram mais uma vez, nesta interrupção letiva do Natal, as "Oficinas de Férias". Durante uma semana, crianças e jovens dos 6 aos 12 anos descobriram a magia de Natal aliada à ciência.
Começaram envoltos em circuitos elétricos, fios condutores, e LED's, mas acabaram a levar para casa postais de Natal cheios de luz.
No dia seguinte, continuaram os trabalhos e criaram globos de neve natalícios. Não faltou o musgo, mas por uma boa razão... para que pudessem descobrir a sua importância e o porquê do mesmo não dever ser colhido.
Também não faltou o aroma da época, transformado em bombas de banho.
A Geologia também esteve presente nestas Oficinas, estreou-se o GeoLab onde se descobriu o perfil do solo e os seus horizontes. Com base nestas aprendizagens, cada cientista criou o seu próprio solo comestível.
Esta edição das Oficinas de Férias esgotou novamente as vagas disponíveis, o que demostra o interesse da comunidade e a relevância deste projeto municipal na educação para a ciência e envolvimento de todos.
Com este Centro de Ciência Viva, único no Alto Minho, o Município de Arcos de Valdevez promove o Conhecimento, a Ciência e o desenvolvimento Sustentável, através dos ensinamentos do Cientista arcuense Padre Himalaya.
Municipio de Arcos de Valdevez
Município de Arcos de Valdevez vencedor dos
Selos ODS Local- Dinâmica e Desempenho
O Município de Arcos de Valdevez foi novamente distinguido pelos Prémios ODSLocal, com os Selos ODSLocal Desempenho e Dinâmica Municipal, pelo posicionamento de topo nos indicadores do Portal ODSLocal e pela apresentação de um conjunto de dinâmicas positivas de evolução, no âmbito dos vários projetos e boas práticas municipais para a sustentabilidade.
Com as distinções que a Plataforma ODSLocal atribuiu, pretende mobilizar os municípios e as muitas entidades parceiras para a concretização local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
A Plataforma ODSLocal destaca entre outros projetos da Autarquia Arcuense, o projeto das Oficinas de Criatividade Himalaya - Centro de Ciência Viva dos Arcos, onde são promovidas muitas iniciativas de promoção da sustentabilidade, da ciência e do conhecimento, bem como outras iniciativas que são dinamizadas em parceria com várias entidades e com as escolas, tais como o programa Eco- Escolas, o programa Ecovalor e as iniciativas "EcoVoluntariado do Vez", o "Ambiente Agradece" e a "Promoção da Sustentabilidade Ambiental em Sistelo e no Rio Vez".
A Plataforma ODSlocal surgiu de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA-Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (Universidade Nova de Lisboa).
Municipio de Arcos de Valdevez
|