JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Moledo/Cristelo

Assembleia de Freguesia vota desagregação da freguesia mas legislação não a deverá permitir

A Junta de Freguesia de Moledo/Cristelo entendeu que a Assembleia de Freguesia se deveria pronunciar sobre a desagregação ou manutenção das duas freguesias unidas, embora os seus advogados tivessem alertado para a impossibilidade de as separar.

Até final deste ano, as freguesias podem decidir sobre esta matéria, depois de o ministro Relvas (que ficou conhecido por "Ervas", em Azevedo, uma das freguesias desmembradas por uma lei desenhada "a regra e esquadro" no Terreiro do Paço) ter forçado a uniões de facto contestadas em diversos quadrantes, mas tendo sido aprovada há meses uma alteração que possibilita desagregações por referendo, considerada, no entanto insuficiente pelas freguesias de menor densidade populacional, porque impõe uma quota mínima de 750 eleitores para que o processo possa avançar, caso os fregueses assim o decidam, como é o caso de Cristelo.

Contudo, a Assembleia de Freguesia reunida no dia 30 de Setembro (apenas compareceram cinco dos nove delegados que compõem este órgão autárquico), coincidindo com a reunião da Assembleia Municipal, decidiu por maioria (três a favor e dois contra) proceder à desagregação.

Bicicletas perigosas na Ecovia do Atlântico

Nesta sessão inicialmente marcada para o edifício da Junta de Freguesia de Cristelo e posteriormente alterada para o de Moledo, o delegado da CDU Júlio Seixo chamou a atenção para a perigosidade da circulação de bicicletas em velocidade excessiva na ecovia do Atlântico (a qual vem registando igualmente alguma degradação em alguns pontos, acrescentou), entendendo que deveriam ser proibidas para protecção dos peões.

Estação da CP continua abandonada

O abandono a que foi votada a estação da CP continua a desagradar à população. O delegado da CDU insistiu neste problema, do qual Joaquim Guardão está "cansado" de enviar ofícios e e-mails para a Infraestruturas de Portugal, mas sem resultados, infelizmente, lamentou. A propósito desta situação, um delegado recordou que há uns anos tinha proposto à CP um arrendamento destas instalações, mas ter-lhe-iam exigido que suportasse os custos dos prejuizos anteriores.

Definição dos limites com Vila Praia de Âncora

Segundo revelou o presidente da Junta de Freguesia, é necessário definir a fronteira de Moledo com Vila Praia de Âncora, através da colocação da respectiva sinalética.

Este autarca anunciou ainda aos delegados presentes, que está prevista a realização de uma obra de grande envergadura na parte alta da freguesia e que deverá obrigar à circulação de camiões, viaturas que poderão encontrar dificuldades em manobrar nas artérias exíguas existentes, pelo que deverão ser tomadas as devidas cautelas.

A situação dos candeeiros no passeio do paredão da praia e o estado dos pavimentos dos passeios na zona baixa de Moledo, mereceu um reparo do eleito pela CDU, situação que a Junta de Freguesia já debateu com o novo presidente de Câmara, pretendendo encontrar uma solução "em condições" para os postes de iluminação, preferindo por isso aguardar mais algum tempo.

Verão correu bem

Embora o Verão tenha corrido bem, admitiu a Junta, houve um fim-de-semana em que o trânsito foi muito complicado, ocasião aproveitada por Júlio Seixo para chamar igualmente a atenção para o estado dos pisos das ruas nas artérias junto à praia, assim como aludiu à falta de limpeza junto à central de bombagem das Preces.

A falta de um funcionário camarário colocado em Vila Praia de Âncora obsta a que algumas estas intervenções sejam concretizadas, referiu Joaquim Guardão.

O "estado horroroso" do campo de ténis do Ínsua Clube e uma porta permanentemente escancarada, foram ainda objecto de mais uma interpelação de Júlio Seixo.


Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais