|
Presidente da Câmara Municipal visita União de Freguesias de Viana do Castelo
O executivo municipal visitou a União de Freguesias de Viana do Castelo (Monserrate e Santa Maria Maior) e Meadela e reuniu com a autarquia local para avaliar as obras em execução e que foram recentemente inauguradas, no valor global de 11,6 milhões de euros.
Durante a reunião de trabalho foi ainda discutido o lançamento da empreitada "Requalificação da margem ribeirinha do Rio Lima em Argaçosa", que irá rondar os 1,5 milhões de euros.
Durante a visita, o executivo apresentou a estratégia para a consolidação da reabilitação urbana da União de Freguesias, tendo sido apresentadas várias ações que o executivo pretende concretizar durante o presente mandato: novo Mercado Municipal de Viana do Castelo, Rua do Gontim e outras ruas do centro histórico, envolvente da Antiga Torre de Vigia dos Pilotos do Porto de Viana do Castelo, requalificação do edifício da Academia de Música de Viana do Castelo, transformação do antigo pavilhão da AIMinho em Centro de Congressos, bem como requalificação de equipamentos escolares na área urbana.
Nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para o presente ano a rubrica Coesão do Território e Desenvolvimento das Freguesias conta com um orçamento de 8,13 milhões de euros. Esta verba representa 12,2% do orçamento global, para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias.
Este esforço financeiro da autarquia vai ao encontro à política de aproximação, descentralização e coesão territorial promovida pelo Município.
Municipio de Viana do Castelo
Executivo municipal visita freguesia de Chafé e prepara reabilitação da Amorosa
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e elementos do executivo visitaram Chafé para analisar o presente e o futuro da freguesia. Durante a reunião de trabalho, a Junta de Freguesia apresentou ao executivo o projeto da futura Casa da Cultura, um anseio da população local.
Foi ainda feita uma avaliação conjunta para se avançar para a Operação de Reabilitação Urbana (ORU) da Amorosa, ficando definido que será contratado um estudo para a reabilitação urbana da Amorosa e ligação aos novos acessos ao Porto de Mar e à Amorosa, melhorando os acessos pedonais e criando uma ciclovia.
Nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para o presente ano a rubrica Coesão do Território e Desenvolvimento das Freguesias conta com um orçamento de 8,13 milhões de euros. Esta verba representa 12,2% do orçamento global, para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias.
Este esforço financeiro da autarquia vai ao encontro à política de aproximação, descentralização e coesão territorial promovida pelo Município.
Municipio de Viana do Castelo
Município lança "Desafio Super S" às escolas de primeiro ciclo e jardins-de-infância para assinalar Dia Mundial da Alimentação
Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, o Município de Viana do Castelo vai lançar o "Desafio Super S" às escolas do concelho. No âmbito das comemorações, a Câmara Municipal arranca, nesta data, com três desafios às escolas do primeiro ciclo de ensino básico e jardins-de-infância da rede pública com o objetivo de promover uma alimentação ainda mais saudável e sustentável para as crianças.
O "Desafio Super S" consiste em três desafios diferentes que podem ser desenvolvidos em conjunto ou separadamente por qualquer professor/educador dos estabelecimentos de ensino do concelho.
Assim, o Desafio número 1 diz "Vamos aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal", que consiste em escolher um dia por mês para fornecer a refeição do almoço unicamente com alimentos de origem vegetal. A refeição poderá ser a ementa vegetariana do dia, conforme a ementa única do Município ou outra igualmente composta com alimentos de origem vegetal, aprovada pela nutricionista municipal. O dia e a ementa escolhida deverão ser previamente comunicados e os resultados deverão ser registados através de formulário próprio com o relato da atividade e registo fotográfico da refeição/serviço de refeições.
O Desafio número 2 propõe "Vamos promover lanches saudáveis e sustentáveis através do consumo de frutas da época e hortícolas nos lanches!", que consiste em promover o consumo de frutas da época, nos lanches que os alunos trazem de casa, um dia por semana, preferencialmente às quartas-feiras, e a inclusão de hortícolas nos lanches, também uma vez por semana, preferencialmente às quintas-feiras. Os resultados deverão igualmente ser registados em ficheiro próprio.
Já o Desafio número 3, "Vamos reduzir o desperdício!", consiste em adotar, no mínimo, duas medidas de combate ao desperdício de alimentos no refeitório escolar. As escolas podem escolher desde medidas de educação alimentar dirigidas aos alunos, monitorização do desperdício, entre outras, devendo os resultados ser também registados.
O Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar.
Municipio de Viana do Castelo
APCER renova certificação do Sistema de Gestão da Qualidade do Município de Viana do Castelo
A APCER - Associação Portuguesa de Certificação acaba de renovar a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade do Município de Viana do Castelo implementado na prestação de serviços ao munícipe e outras partes interessadas no âmbito do atendimento ao munícipe; gestão de operações urbanísticas; taxas e licenças; execuções fiscais; arquivo; metrologia e fiscalização, garantindo que as diferentes secções cumprem os requisitos da norma NP EN ISSO 9001:2015.
Recorde-se que o Município de Viana do Castelo é uma entidade certificada no âmbito da norma ISO 9001, pela APCER, desde 2006. A ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
Esta norma de gestão tem como principal intuito ser usada pelas empresas como um guia de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade reconhecido. Desta forma, ao obter a certificação pela norma NP EN ISO 9001 é criada uma força motriz que impulsionará de forma sustentada a qualidade do produto/serviço.
A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, segundo a ISO 9001, uma decisão estratégica da Organização, ou seja, tomada ao mais alto nível de decisão para servir um propósito específico e obter resultados.
Ao endereçar a capacidade de satisfazer as necessidades e expetativas dos clientes, aumentar a sua satisfação através de um sistema de gestão e melhorar o desempenho global da Organização, a ISO 9001 assenta no propósito fundamental da existência de uma Organização.
Municipio de Viana do Castelo
Candidaturas a Bolsas de Estudo 1º Ciclo do Ensino Superior até 31 de outubro
A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem a decorrer, até 31 de outubro, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo do 1º Ciclo do Ensino Superior. A atribuição de bolsas de estudo aos alunos matriculados ou inscritos no 1º ciclo do ensino superior, residentes no concelho vianense, é uma forma de estimular a continuação dos estudos pelos alunos com menos possibilidades económicas.
O objetivo desta bolsa de estudo municipal é contribuir ativamente para o desenvolvimento educacional do concelho de Viana do Castelo. As verbas para bolsas de estudo encontram-se inscritas no Orçamento e Plano de Atividades do Município e o valor será decidido anualmente.
O boletim de candidatura e todos os documentos solicitados devem ser enviados para o endereço de e-mail juventude@cm-viana-castelo.pt após consulta do regulamento disponível no site da autarquia (http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/bolsas-de-estudo-1-ciclo-do-ensino-superior ).
A atribuição de bolsas de estudo por parte da Câmara Municipal tem por finalidade apoiar o prosseguimento de estudos a estudantes com aproveitamento escolar que, por falta de condições económicas, se veem impossibilitados de o fazer.
As bolsas de estudo são de apoio social direto nas propinas. O número de bolsas a atribuir poderá ascender até 25, até a um máximo de 20 vagas para alunos para alunos que frequentem instituições de ensino superior e 5 vagas para alunos que frequentem o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Municipio de Viana do Castelo
Inaugurada reabilitação da Igreja Paroquial de S. Mamede de Deocriste e parque de estacionamento de apoio ao Centro Cívico
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o executivo municipal marcaram este domingo presença na inauguração da empreitada de reabilitação da Igreja Paroquial de S. Mamede de Deocriste e do parque de estacionamento de apoio ao Centro Cívico de Deocriste.
Luís Nobre inaugurou, assim, a empreitada de requalificação da Igreja Paroquial, no âmbito do programa Valorizar o Património, correspondendo a um investimento municipal de 35 mil euros que permitiu a substituição de todo o chão em madeira, conservação das paredes interiores, pavimentação da envolvente exterior, reparação de muro de suporte de terras, lavagem da torre e da telha e aplicação de isolamento em todo o telhado, torre e paredes.
No âmbito do protocolo, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Mamede de Deocriste disponibilizará a igreja, para fruição cultural, à comunidade para a realização de três concertos por ano, pelo período de 5 anos.
Recorde-se que o protocolo de colaboração assinado entre o Município de Viana do Castelo e a Fábrica da Igreja refere que "o Património Cultural de um território constitui a mais importante marca identitária do mesmo". "A conservação, recuperação, valorização ou divulgação deste, torna-se um imperativo e também um dever para com os vindouros na transmissão de uma herança verdadeiramente fundacional, para além de desempenhar um papel elementar no desenvolvimento policêntrico dos territórios e na coesão territorial", pelo que o programa Valorizar o Património visa qualificar espaços de valor arquitetónico, histórico e artístico relevante para o território Municipal; dinamizar o potencial cultural destes espaços enquanto locais privilegiados de fruição cultural; e promover e valorizar os espaços referidos enquanto locais de visitação e atratividade turística.
Foi ainda inaugurada a empreitada do parque de estacionamento junto ao Centro Cívico de Deocriste, orçada em 31 mil euros, para dar resposta a uma necessidade sentida pela população local.
Municipio de Viana do Castelo
|