|
Escola do Rock + Coro Sénior Música no Couração
dom | 16 out | CENTRO CULTURAL
A música é o motivo aglutinador para o encontro intergeracional promovido pela Escola do Rock de Paredes de Coura e o Coro Sénior Música no Couração. Ao longo de dois dias, este sábado e domingo, 15 e 16 de outubro, elementos destes dois grupos promovem uma residência artística e o resultado deste encontro será dado a conhecer à comunidade no espetáculo agendado para as 15h30 de domingo, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
A 'Escola do Rock - Paredes de Coura' é uma iniciativa do Município, que em 2015 foi distinguido com o Prémio UM-Cidades instituído pela Universidade do Minho. Com a colaboração e direção artística do Space Ensemble, a Escola do Rock não só permite a um conjunto de músicos provenientes de todo o país desenvolver competências musicais e criativas, em especial na área da música rock, como também promove 'tours' pelo Norte de Portugal e Galiza ou até, como no caso desta ação com o Coro Sénior Música no Couração, partilha experiências com instituições da comunidade.
1618
Mas não só de música se faz este fim de semana em Paredes de Coura
O filme 1618, dirigido por Luís Ismael, é uma proposta incontornável, que nos remete para os tempos da Inquisição e a perseguição à comunidade judaica portuguesa que então vivia na cidade do Porto.
Com a participação de atores conhecidos como Pedro Laginha, Francisco Beatriz e Catarina Lacerda, entre outros, o filme 1618 baseia-se numa história verídica e já ganhou mais de 50 prémios internacionais em festivais de cinema.
A película 1618 é projetada no Centro Cultural no dia 15, sábado, às 15h00 e 21h30, e no dia 16, domingo, também às 15h00 e 21h30.
Workshop LEGO: naves espaciais
Os mais criativos também podem enveredar pelas construções LEGO
Este domingo, 16 de outubro, a partir das 15h00, a Caixa dos Brinquedos desafia as crianças dos 7 aos 12 anos de idade, e suas famílias, a participar no workshop sobre naves espaciais recorrendo às coloridas peças LEGO.
A inscrição é obrigatória através do email caixadebrinquedos@paredesdecoura.pt, limitado a 7 famílias e com entrada gratuita.
Município de Paredes de Coura
VITOR PAULO PEREIRA LIDERA
PROTEÇÃO CIVIL DO ALTO MINHO
Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, vai também liderar a Comissão Distrital de Proteção Civil do Distrito de Viana do Castelo.
Na sequência da última reunião do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, Vitor Paulo Pereira assume a liderança daquela Comissão Distrital que tem por missão acompanhar as políticas diretamente ligadas ao sistema de proteção civil e acionar os planos distritais de emergência.
"Vivemos num tempo complexo e dominado por elevada incerteza, onde as consequências das alterações climáticas além de interferirem com o nosso quotidiano são potenciadoras de elevados riscos, que são verdadeiros desafios para todas as estruturas de proteção civil. Todavia, as alterações climáticas não servem para explicar totalmente a severidade dos grandes incêndios. O recuo demográfico, o envelhecimento das gentes das nossas aldeias e a falta de gestão dos espaços florestais explicam também este flagelo", constata Vitor Paulo Pereira, reconhecendo que "o futuro será cada vez mais difícil e, portanto, aumentarão às exigências das intervenções. Neste contexto, a proteção civil é cada vez mais um trabalho coletivo, onde o espírito de cooperação será fundamental para atingirmos os objetivos, com eficácia".
Trabalhar com proximidade e espírito de colaboração
O novo presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Distrito de Viana do Castelo defende que "com humildade e empenho", esta estrutura procurará "trabalhar com proximidade e espírito de colaboração com todos os agentes de proteção civil. Através da cooperação e da coordenação das várias unidades distritais de proteção civil, poderemos ultrapassar algumas das nossas fragilidades e prestar um melhor serviço às populações. Conto com todos, e esperamos aprender muito", sublinhou.
Vitor Paulo Pereira também reconhece que "num contexto de várias preocupações, os fogos florestais, pelas razões conhecidas, são a maior ameaça à segurança das populações do Alto Minho. Todos os anos, os incêndios florestais aumentam de intensidade, atingem maior gravidade e estendem-se a meses inesperados. São o maior desafio que se coloca à proteção civil distrital e que exige a melhor articulação entre todas as entidades envolvidas para minimizar os impactes sobre a floresta, ambiente e sociedade", explicou o agora designado presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Distrito de Viana do Castelo.
"Sabemos que o futuro será difícil e exigente, mas temos a certeza de que tudo faremos para que esse futuro seja melhor", prometeu Vitor Paulo Pereira, concluindo com um agradecimento ao ex-autarca de Caminha, que foi recentemente nomeado secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro: "A terminar aproveito para agradecer todo o incansável trabalho, esforço e dedicação do antigo Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, Miguel Alves", concluiu.
A Comissão Distrital de Proteção Civil tem por missão acompanhar as políticas diretamente ligadas ao sistema de proteção civil e acionar os planos distritais de emergência, bem como promover a realização de exercícios, simulacros ou treinos que contribuam para uma melhor operacionalidade e eficácia dos meios adstritos à Proteção Civil deste território.
Acompanham Vitor Paulo Pereira nesta Comissão Distrital de Proteção Civil do Distrito de Viana do Castelo os presidentes das Câmaras Municipais de Monção, António Barbosa, e de Ponte da Barca, Augusto Marinho.
Município de Paredes de Coura
|
|
Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
 |
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000
|
Há estórias de casas e casas com história Externato de Santa Rita de Caminha
 |
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000
|
República em Tumulto
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
História Nossa Crónicas de Tempos Passados por Terras de Caminha e Âncora
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|