Celestino Pereira, deputado municipal eleito pela CDU, propôs que fosse atribuído o nome de Ramos Pereira ao auditório da nova EB1 de Vila Praia de Âncora, como forma de "homenagear" as três gerações desta família, cuja dedicação ao ensino foi deveras sintomática.
Esta sugestão foi apresentada durante a Assembleia Municipal de 30 de Setembro, e mereceu abertura do novo presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages.
O autarca socialista frisou que se encontra "aberto a propostas", fruto de uma discussão alargada, sugeriu.
EB1 sub-dimensionada
Ainda relativamente a esta nova escola, o professor Celestino Ribeiro lamentou a verificação de um registo negativo verificado após a conclusão desta obra , resultando que uma das turmas não possa frequentar o novo edifício porque "falhou o estudo demográfico", denunciou.
"Houve um lapso neste documento", admitiu Rui Lages, em referência ao sub-desenvolvimento desta escola básica ancorense, porque justificou, as empreitadas são preparadas com anos de antecedência, o que levou a que tivessem trabalhado com os números da DGEST e do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha.
Referiu, contudo, que "demos resposta" às necessidades escolares, pretendendo sempre melhorar as condições de ensino.