|
A Maior Flor do Mundo de José Saramago
O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana tem o prazer de o/a convidar para o Ensaio de Imprensa do espetáculo A Maior Flor do Mundo de José Saramago, com encenação de Isabel Barros, que terá lugar quarta-feira, dia 12 de outubro, pelas 12h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
A Maior Flor do Mundo é a próxima produção infantojuvenil do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, inserida no programa do Centenário de José Saramago - Fundação José Saramago, em cena dias 15 e 22 de outubro na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda.
A Maior Flor do Mundo marca a estreia de Isabel Barros a trabalhar como encenadora no Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana e ainda o regresso da Digressão pelas Escolas da companhia, que conta já com 50 estabelecimentos de ensino do Concelho de Viana do Castelo e mais de 2 mil alunos inscritos.
CDV
DKC de Viana: Arranque de pré-época com casa cheia e canoagem aberta à comunidade.
Interrompida a tradição de arranque de pré época competitiva pela pandemia, a DKC de Viana retomou a competição promovendo um passeio em kayak, aberto à comunidade no Rio Lima, com elevada participação de atletas, sócios e amigos da DKC, sinais de família canoísta feliz e unida.
Realizaram-se reuniões com encarregados de educação e reuniões com atletas, que deram o toque de saída na organização da época de 2023, na sua sede, Centro de Canoagem, que, como sempre, se tornou pequeno para acolher tanta gente.
O passeio outonal de kayak pelo Rio Lima singrou pelas ínsuas e teve direito a uma visita às antigas salinas, com destino a S. Simão, onde houve sessões de mergulhos e muita banhoca.
Pelo meio, um pouco de história dos hábitos ancestrais existentes no rio, nomeadamente relativos à extracção do sal ao longo dos tempos.
No capítulo da defesa do ambiente salientou-se a necessidade da erradicação das espécies invasoras, tais como as acácias e as cortadeiras, com a identificação das espécies, assim como se falou da utilidade e benefícios da salicórnia, existente no Rio Lima.
O regresso ao clube foi brindado a final com um grande almoço e muito convívio.
A época competitiva coincide com o ano civil, mas é necessário grande preparação na pré-época.
A DKC está a organizar a competição nas várias especialidades que os recursos financeiros ao seu dispor lhe vão permitir, embora preveja que terá dificuldades em desenvolver algumas, dependendo dos apoios e receitas que consiga obter para o ano de 2023.
DKC de Viana
O CGVC em Marrocos
O Clube de Golfe de Viana do Castelo, foi convidado a estar presente no "20ème COUPE DE GOLF PORTUGAL 1 & 2 DE OUTUBRO DE 2022" no excelente campo de Golf "PalmGolf Casablanca" estivemos presentes com 5 golfistas, neste importante torneio em Casablanca, no dia 01/10/2022 o torneio foi designado a " Taça da Amizade", à noite decorreu um jantar de gala, com entrega dos prémios da taça da Amizade no "Palameraie Country Club de Casablanca" com a presença do Srº Embaixador, Bernardo Futscher Pereira, Presidente da Camara do Comercio, Industria e Serviços de Portugal em Marrocos, Srº Jose Maria Teixeira, Presidente do Grupo Palmeraie, Srº Hicham Berrade Sounni, Srº Patrício Martins, os jogadores de Golfe e os Sponsorr. Fomos contemplados com um espectáculo musical com a Diva da canção Marroquina "Ferdaous", que nos deliciou com canções Marroquinas, sem esquecer o nosso fado… parabéns, foi uma excelente noite de convívio e Amizade. No dia 02/10 jogamos a Taça de Portugal, seguindo-se de um cocktail com entrega de prémios e agradecimentos.
Queremos felicitar toda a organização deste evento e agradecer encarecidamente, de uma forma muito particular, ao Srº Jose Maria Teixeira, ao Srº Patrício Martins, e a todo o staff, a forma carinhosa e Amizade, com que receberam os representantes do CGVC e de Viana do Castelo, fomos muito bem recebidos durante a nossa estadia em Marrocos, muito obrigado, um bem-haja!
Ficou combinado que no próximo ano, 2023, voltaremos a ser convidados para o "21ème Coupe de Golf Portugal" será para nos um imenso prazer voltar a representar o nosso Clube de Golfe e a nossa cidade…
Um agradecimento ao jogadores que se disponibilizaram a estar presentes neste tao importante evento, Amelia Goncalves, Rui Ramiro, Jorge Goncalves, Eduardo Bessa e Luís Ramiro, ao Nelson Machado, que por motivos de Saúde não pode estar presente, ao Patrício Martins, foram os grandes impulsionadores da nossa presença em Marrocos, bem hajam!
O Golfe é já uma realidade em Viana do Castelo, estamos a trabalhar arduamente, para que chegue o mais rápido possível, as escolas, ao seniores e a todos aqueles que pretendam jogar este fantástico desporto e divertir-se de forma saudável, ao ar livre, com uma grande família que é o "CGVC-CLUBE DE GOLFE DE VIANA DO CASTELO"
Clube de Golfe de Viana do Castelo
Surf Clube de Viana em destaque no Euro'Meet 2022 na Dinamarca
O projeto vianense SOL - Surf, Ondas e Liberdade venceu a categoria Welfare and the power of the outdoor no 6º Euro'Meet, a maior conferência europeia de desporto outdoor. Neste evento, que se realizou entre 14 a 16 de setembro, em Silkeborg, na Dinamarca, também marcaram presença o Blue Gym do Surf Clube de Viana (SCV) e o INCLUSEA, que tem o SCV como um dos parceiros europeus.
"É extremamente importante para o SCV o reconhecimento internacional do projeto SOL por uma organização como a ENOS, uma rede europeia de desportos outdoor, que congrega especialistas e investigadores na área do desporto. A promoção da saúde, bem-estar e inclusão através do desporto são valores que integram a missão do clube. Este prémio é importante para a disseminação dos mesmos, num momento em que os resultados do Eurobarómetro sobre Desporto e Atividade Física, recentemente publicado, indicam que cerca de 70% da população de Portugal nunca faz exercício físico ou pratica desporto, o que compromete o futuro da saúde e bem-estar da sociedade portuguesa", refere Marco Areias, coordenador do projeto.
O SOL, desenvolvido pelo SCV em parceria a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo e apoiado pelo Prémio Capacitar 2021 do BPI e da Fundação "la Caixa", visou a capacitação de pessoas portadoras de deficiência intelectual e física, através da prática desportiva e de exercício físico regulares na natureza através do surf, estimular as competências sensoriais e motoras, aumentar os seus índices de atividade física e sensorial, as suas relações interpessoais e a sua integração na sociedade.
O SOL teve uma abrangência distrital. Foram realizadas 60 sessões de surf por 156 utentes da APPACDM, quatro avaliações físicas e duas formações para os técnicos da APPACDM. Também foi realizado um estudo científico sobre o impacto da prática regular de surf na composição corporal e níveis de competência motora em portadores de deficiência intelectual.
Sofia Gonçalves fez a apresentação do poster sobre o projeto "Blue Gym", pelo qual é responsável e que está na base da sua dissertação de Mestrado em Atividades de Fitness na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
"Foi uma experiência e oportunidade únicas, tanto ao nível pessoal como profissional. Seria ótimo se, com o exemplo do Blue Gym, conseguíssemos motivar outras entidades a desenvolverem projetos que respondam às necessidades das suas realidades", avança a Sofia.
Este projeto permitiu estudar o impacto das atividades outdoor na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar físico e psicológico em pessoas com 65 anos ou mais.
INCLUSEA e os desafios do surf adaptado foi um dos workshops do evento. Contou com a participação de Javier Cantera, chefe de fila do projeto europeu INCLUSEA, e com João Zamith e Ronaldo Gabriel, em representação dos parceiros portugueses.
O INCLUSEA tem por objetivo principal "criar e desenvolver uma metodologia inovadora para o ensino do surf adaptado na Europa". Também visa promover a igualdade de oportunidades no desporto e facilitar uma maior inclusão de pessoas com deficiência no "espaço azul", melhorar a saúde e o bem-estar, conectar-se com a natureza e o oceano e possibilitar a participação para fins competitivos, recreativos e/ou terapêuticos.
A 13 de setembro ainda se realizou a Excursão Seminário pré-conferência "Rethinking spaces for outdoor sports" a quatro cidades dinamarquesas, Faaborg, Odense, Nyborg e Vejle. Foi organizada pela Danish Foundation for Culture and Sports Facilites.
Segundo João Zamith, esta excursão permitiu ver porque a Dinamarca é uma grande referência do outdoor. "As suas infraestruturas são integradoras, acessíveis, multiusos e universalmente projetadas. Oferecem recursos para competição, recreação e para lazer. A sua política de gestão é inovadora. Visam responder a várias necessidades do dia-a-dia em simultâneo, uma vez que o seu objetivo é levar as pessoas a terem um estilo de vida outdoor ativo", explica.
Durante o Euro'Meet 2022, João Zamith foi reeleito por votação para a direção da ENOS.
Surf Clube de Viana
|
|
Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
 |
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000
|
Há estórias de casas e casas com história Externato de Santa Rita de Caminha
 |
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000
|
República em Tumulto
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
História Nossa Crónicas de Tempos Passados por Terras de Caminha e Âncora
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|