|
Desfolhada Tradicional Regressa a Cerdal
Com Sarrabulho, Vinhos Novos e Muitos Petiscos
Cerdal retomada a realização da Desfolhada Tradicional, no fim de semana de 15 e 16 de outubro. O desfile do carro de bois, a desfolhada e a gastronomia tradicional convidam a relembrar a grande festa convívio do calendário agrícola anual da região.
A festa começa sábado, 15 de outubro, no fim da tarde, com a prova dos vinhos novos, seguida do desfile da desfolhada por várias ruas do lugar de Bogim, com saída e chegada da sede do Rancho. Segue-se a desfolhada no recinto envolvente à sede do rancho, muito animada com as concertinas e as desgarradas soltas.
Domingo o Sarrabulho e os Rojões são o prato de eleição para um almoço convívio, a partir das 12h30, com uma tarde animada pelo grupo "Luar da Noite".
A Desfolhada Tradicional de Cerdal é uma festa que aviva memórias, relembrar tradições e proporciona o apreciar da nossa riqueza gastronómica.
Esta é uma época especial do ano, o fecho do ciclo das colheitas em que as desfolhadas sempre foram uma tradição de famílias, de amigos e de vizinhos, das mais marcantes nas comunidades rurais de Valença.
Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas serão recriados com todo o pormenor. Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual deste ano.
Esta é, também, a oportunidade para provar os vinhos novos de vários produtores de Cerdal e saborear a gastronomia tradicional como o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço e o bolo do tacho, entre tantos outros.
Programa
Sábado 15 de Outubro
18h00 - Abertura
18h30 - Prova dos Vinhos Novos
19h30 - Desfile da Desfolhada
20h00 - Desfolhada Tradicional e Animação Musical com Concertinas
Domingo 16 de Outubro
12h30 - Almoço "Arroz de Sarrabulho e Rojões"
Inscrições até 13 de Outubro: 969 665 466 | 961 926 367 | 969 051 930
15h00 - Animação Musical "Luar da Noite
A Desfolhada é uma iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo "Os Camponeses Minhotos" de Cerdal que conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Cerdal.
Município de Valença
Estação de Ganfei a Concurso no Revive Natureza
Até 21 de novembro, os interessados em apresentar uma candidatura, para a exploração turística da antiga Estação de Ganfei, podem formular as suas propostas ao Fundo Revive Natureza.
O edifício da Estação de Ganfei encontra-se a concurso, no âmbito do projeto Revive Natureza, que tem abertos 10 concursos para a exploração de 12 Estações Ferroviárias em vários pontos do país.
Os interessados podem apresentar proposta para a exploração, na vertente turística, deste imóvel, ao IP Património e obter todas as informações nos sites www.turismofundos.pt ou www.revivenatura.pt .
Ao fim de 33 anos, sem qualquer utilidade, o edifício da Estação de Ganfei ganha agora a oportunidade de ser recuperado e colocado de novo ao serviço da comunidade.
A concurso encontra-se o antigo edifício de passageiros, o cais coberto e as instalações sanitárias com uma área bruta de 209 m2.
Este imóvel encontra-se em pleno percurso da Ecopista do Rio Minho, cujo percurso inicial, revitalizou e deu novas funções à desativada ligação ferroviária entre Valença e Monção. Este percurso pelo património ferroviário, paralelo ao rio Minho, tem granjeado vários prémios internacionais, entre eles o título de terceira melhor via verde da Europa, uma via de excelência atribuída pela Associação Europeia Greenways (EGWA) e pela União Europeia .
A Câmara Municipal de Valença espera que os edifícios da Estação de Friestas e Verdoejo possam entrar, em breve, neste projeto Revive Natureza e voltar a ganhar nova vida e funções.
Município de Valença
Centro do Património Imaterial Galego-Português vai Nascer em Valença
Assinado protocolo de cooperação com a AECT Rio Minho e a Associação Cultural e Pedagógica Ponte .. nas Ondas!
A Câmara Municipal de Valença assinou um protocolo de cooperação com a AECT Rio Minho e a Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas Ondas! para a instalação, em Valença, do Centro do Património Imaterial Galego Português.
Esta nova estrutura será desenvolvida no âmbito do projeto europeu Livhes - Sudoe que escolheu o trabalho da Associação Ponte nas Ondas como experiência de boas práticas representativa da euro região. A iniciativa será co-financiada pelo programa Interreg-Sudoe 2014-2020.
A par deste centro o protocolo contempla, ainda, o desenvolvimento de ações de preservação do Património Cultural Imaterial.
O centro proposto, pela Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas Ondas!, é um espaço que servirá de repositório cultural, destinado ao património cultural imaterial galego-português.
Com este centro pretende-se um espaço vivo, muito além do conceito de museu tradicional, com exposições temporárias, projeções, palestras, concertos , entre outros.
O centro terá, de base, uma exposição permanente focada em cinco áreas temáticas: tradições orais, contos e lendas, cultura marítimo-fluvial, cultura agrária e ciclo festivo anual.
Município de Valença
|