|
Festival OUTONARCOS - Festival de Artes traz mais de duas dezenas de projetos a Arcos de Valdevez no Outono
Apesar dos dias de Outono ficarem mais frescos e curtos, não vamos hibernar; muito pelo contrário, uma vez que há muitas e boas razões para visitar Arcos de Valdevez nesta estação.
No Outono Arcos de Valdevez está cheio de cores quentes: vermelho, laranja e amarelo. O chão fica recoberto de um tapete cheio de folhas e o Sol arrasta-se, como quem não quer partir desta terra "Onde Portugal se Fez".
Esta época, uma das mais belas do ano, queremos também bons motivos para nos divertirmos com a família e amigos. É um convite para caminhar e deliciar-se com a nossa gastronomia, doçaria e vinhos de excelência, uma paisagem que ganha mais de 1000 tons que parecem pertencer a uma pintura de aguarela.
Para além das conferencias há outras atividades, como exposições, visitas guiadas, oficinas e múltiplas atividades para famílias e para os mais jovens.
Para descobrir estas emoções, o Município realiza nos meses de outubro e novembro o Festival OutonArcos, um festival com muitas propostas de música, teatro, cinema e eventos. São mais de duas dezenas de projetos culturais que dão a Arcos de Valdevez uma verdadeira efervescência cultural e festiva.
Na música os destaques vão para nomes como, Aurea, Carolina de Deus, Sara Correia, Syro, UHF ou o americano Luke Winslow-King.
As artes de palco terão no Ciclo de Teatro "RECONTRO" o seu ponto alto, com espetáculos de nomes como Pedro Lamares, Lucia Moniz ou António Fonseca.
Os eventos temáticos terão igualmente o seu espaço com o retorno do "Paço Assombrado/Halloween no Paço de Giela", que na noite de 31, entre as 20h30 e as 5h00, colocam neste excecional Monumento Nacional muita animação, com destaque para o DJ RFM Pedro Simões e o mediático DJ Diego Miranda.
O património e a História são também elementos de destaque, também com o regresso na sua sexta edição do congresso internacional "Casa Nobre: Um Património para o Futuro", que entre 10 e 12 de novembro, naquele que é o maior encontro do seu género na europa.
Também, é a ocasião perfeita para visitar a rede de equipamentos culturais do concelho: o Paço de Giela, o Cento Interpretativo do Barroco, as Oficinas de Criatividade Himalaya/Centro Ciência Viva, Cento Interpretativo e Etnográfico de Soajo, ou a Casa do Castelo Sistelo.
Municipio de Arcos de Valdevez
Município de Arcos de Valdevez com séniores
na Quinta da Malafaia
Mais de 2000 séniores de todas as Freguesias do concelho de Arcos de Valdevez vão, no próximo dia 9 de outubro passar um dia animado na Quinta da Malafaia.
Esta iniciativa da câmara Municipal, organizada com a colaboração das Juntas de Freguesia, que tiveram a seu cargo a organização dos grupos inscritos, e das instituições de apoio a idosos, é feita com o intuito de proporcionar um dia diferente aos idosos da autarquia que, têm assim, a oportunidade de conviver e sair das suas rotinas diárias.
De lembrar que os tempos pandémicos que vivemos colocaram este grupo da população numa situação de maior fragilidade, sobretudo a nível emocional, dada a falta de interação social, assim, nesta sequência, a Câmara Municipal entendeu ser crucial retomar o Encontro Sénior, realizado na Quinta da Malafaia. Atividade que foi desenvolvida durante diversos anos e que já não se realizava há algum tempo, mas que sempre foi muito apreciada pelas pessoas idosas, dado tratar-se de um dia em que se canta, dança, reencontram-se amigos, vivendo-se um momento de convívio e lazer memorável.
Neste dia os séniores do concelho vão poder assistir à Eucaristia pelas 10h00, dançar ao som de música popular, ver atuações de Ranchos Folclóricos e apreciar uma boa sardinha assada, broa e churrasco.
A acompanhar o grupo vai o Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Vereadores, técnicos da área social da câmara, Presidentes de Junta e responsáveis das instituições de apoio a idosos.
Municipio de Arcos de Valdevez
Arcos de Valdevez recebeu caloiros do IPVC
Os caloiros da Escola Superior de Ciências Empresarias (ESCE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) visitaram Arcos de Valdevez, no âmbito de um Bootcamp, que contou com o apoio da Câmara Municipal, realizado com o propósito de promover o conhecimento da nossa região, bem como de todas as potencialidades e capacidades de empreender que se encontram disponíveis no concelho de Arcos de Valdevez.
Esta iniciativa pretendeu incentivar os novos alunos para as temáticas Empreendedorismo e Inovação, e, também proporcionar novas experiências. Foram promovidas um conjunto de ações com o intuito de estimular os alunos para novas competências e abertura a novos desafios, bem como uma melhor integração.
Estas atividades reverteram-se de cariz lúdico/pedagógico com visitas às Oficinas de Criatividade Himalaya, ao Inovarcos/In-Cubo, ao CITIN, e a várias empresas do Concelho.
Municipio de Arcos de Valdevez
Arcos de Valdevez no Jornal The Times
Kate Humble, correspondente desta publicação inglesa de referência fez relato de excelência sobre Arcos de Valdevez, as nossas paisagens, a nossa cultura e gastronomia
Num artigo intitulado "Kate Humble hikes the timeless Portugal that tourists miss" (Kate Humble percorre o Portugal intemporal de que os turistas sentem falta), o jornal The Times apresenta um roteiro de férias, escrito por Katherine Mary Humble, onde a apresentadora de televisão inglesa, que trabalha principalmente para a BBC, canal especializado em programas de vida selvagem e ciência, realizou em Arcos de Valdevez, Soajo e Peneda.
Aqui em Arcos de Valdevez a apresentadora aproveitou para fazer trilhos, que deixaram boas memórias. Os dois puderam observar a vegetação e usufruir da frescura das sombras das árvores; observar os animais que encontravam pelo caminho (pássaros, vacas cachenas, borboletas ou cavalos), banharem-se nos ribeiros e lagoas de água fresca, bem como sentir os cheiros da natureza circundante. De igual modo tiveram a oportunidade provar o nosso vinho verde e gastronomia, gabando inclusive, a ótima gastronomia do restaurante Saber ao Borralho em Soajo, onde "Rosa serve receitas herdadas dos seus familiares como o bacalhau e a carne cachena, cozinhada lentamente e servida com arroz de feijão tarreste".
Kate descreve também a Vila do Soajo, onde ficou hospedada, deixando curiosidade a quem a lê "O Soajo tem uma história longa e algo régia e embora hoje vivam lá menos de 1.000 pessoas permanentemente, é muito mais uma "aldeia viva" com um supermercado, uma igreja ativa, um pequeno mas espetacular museu e uma das melhores lojas de ferragens que já conheci. (…) Os jardins e os terrenos são cultivados e pastados; há vasos de flores coloridas, gatos sonolentos e cães latindo nos quintais. Pilhas de lenha aguardam o inverno. E num afloramento de granito exposto na borda da aldeia estão 24 celeiros semelhantes a sarcófagos - pequenas construções de pedra usadas para armazenar milho, encimadas por cruzes para proteção divina." E a Peneda, onde também realizou trilhos. "Fizemos o nosso piquenique junto a um santuário no topo de uma colina, à sombra de pinheiros e na companhia de libélulas e papa-moscas, olhando para a Peneda ao longe com o seu enorme Santuário de Nossa Senhora da Peneda do século XVIII pairando sobre as casas. Algumas horas depois, tendo subido as centenas de degraus até a igreja, nadamos numa espetacular lagoa escondida graças a um habitante local que nos revelou a sua existência".
"Esta é uma parte do mundo com paisagens deslumbrantes" afirma a jornalista no seu artigo.
Este artigo publicado no Jornal The Times, enche-nos a todos de orgulho, pois demonstra que Arcos de Valdevez cada vez mais se afirma como destino de excelência e consegue atrair visitantes das mais variadas partes do mundo.
O artigo completo pode ser lido aqui: https://www.thetimes.co.uk/article/348a73b0-34f4-11ed-9709-e13153ef454b?shareToken=e527f4caefefb9156a69685456ee6a10
Municipio de Arcos de Valdevez
|