JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Tuna de Veteranos de Viana do Castelo marca presença no XXV Certame Federação Internacional de Cuarentunas

A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo vai marcar presença no XXV CERTAME INTERNACIONAL DE CUARENTUNAS que este ano terá lugar em Benidorm nos próximos dias 13.14.15.16 de Outubro 2022 .

Este evento que já passou por Viana do Castelo em 2008 e 2012, já vai na sua vigésima quinta edição e conta este ano com a participação de mais de 500 Tunos que vão atuar na Plaza SS MM los Reyes de España e vão encher a cidade de Benidorm de música, alegria e boa disposição que caracteriza as Cuarentunas.

É pois com orgulho que a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo ( única instituição portuguesa a fazer parte da Federação Internacional de Cuarentunas, sendo uma das cuarentunas fundadoras deste projeto ), irá uma vez mais marcar presença ao mais alto nível num certame de cuarentunas levando desta forma o testemunho genuíno da verdadeira essência do Minho e de Portugal.

A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo é um projeto apadrinhado pela Drª Flora Silva e pelo saudoso Dr.Francisco Sampaio, fruto de uma ideia antiga de um grupo de tunos provenientes de várias Academias - Univ.Minho, Univ.Fernando Pessoa, Univ.Católica Portuguesa, Fac.Engenharia do Porto, Univ.Lusíada, Univ.Coimbra, Inst.Politécnio de Viana do Castelo - que ao findarem os seus estudos e iniciarem a vida ativa decidiram juntar-se e partilhar as diferentes experiências Académicas através daquilo que lhes era comum: a música.

Desde 2003 que muitos têm sido os palcos por onde já passamos, levando todo o brilho e alegria desta tuna do Alto Minho.

O próximo será em Benidorm, cidade turística à beira-mar situada na costa leste da Espanha, parte da famosa região de Costa Blanca da província de Valência.

Se necessitarem de fotografias ou vídeos basta que solicitem respondendo a este email

Tuna de Veteranos de Viana do Castelo



DKC de Viana: Captação para prática de canoagem a partir dos seis anos.

Tradicionalmente a DKC de Viana abre inscrições para a iniciação, prática e competição de canoagem no início de cada estação do ano.

O Outono representa também o início da atividade letiva e o início da pré época, pelo que é mais um momento de captação de novos praticantes, embora as inscrições estejam abertas todos os dias do ano.

A DKC tem 28 anos de experiencia e conta com atletas olímpicos.

Possui dez técnicos qualificados. Técnicos com Título profissional de treinador de desporto de canoagem, níveis I e II.

As Instalações são consideradas de excelência, no âmbito do Projeto Centro de Mar, apoiado pelo IPDJ, Câmara Municipal de Viana do Castelo e sponsers

Possui departamento médico.

Promove a formação integral do desportista, com bom ambiente, cumprindo os valores olímpicos: Amizade, respeito e excelência. Possui uma média de 80 atletas federados por ano e movimenta cerca de três mil praticantes anualmente.

Foi eleito Clube do ano 2021 na Gala do Desporto de Viana em 2022.

Possui balneários generosos, dois ginásios equipados, dois hangares de embarcações de competição e lazer, sala de estudo e de formação, sala de reuniões e de logística, garagem e oficina de reparação, campo de jogos.

As embarcações e pagaias são de elevada qualidade e adequada à condição física e escalão etário dos atletas.

Tem duas carrinhas e três atrelados.

Desenvolve a modalidade de canoagem em mais de 10 especialidades de competição e lazer em águas lisas e águas bravas:

- Pista, slalom, fundo, Esperanças, slalom, maratona, kayak polo, kayak extremo, kayak de mar, kayak de lazer, canoagem em contexto escolar, paracanoagem, stand up padle canoe, canoagem à vela, canoagem de lazer e recreação desportiva e turística e canoagem adaptada.

Instalações adequadas a pessoas com dificuldades de locomoção.

As inscrições estão abertas todo o ano e proporciona treinos diários nas férias.

DKC de Viana



Iniciativa Liberal - "Areosa: PS trai eleitorado e deixa a freguesia em situação de penúria

O Núcleo Territorial da IL de Viana do Castelo não pode deixar de manifestar a sua repulsa pelo mais recente logro dos socialistas do concelho atingindo, desta vez, os quase 5 mil habitantes da freguesia de Areosa.

Eleito há precisamente um ano, o presidente da Junta de Freguesia eleito pelo PS acaba de anunciar publicamente a sua demissão do cargo sem que, no entanto, esclareça os motivos que verdadeiramente levaram a esta "fuga" do Executivo.

Recorde-se que há um ano, a então candidata à Assembleia de Freguesia de Areosa, Ivone Marques, denunciou publicamente a situação calamitosa das contas da Junta de Freguesia, já então a raiar a falência técnica, bem como participou ao Ministério Público várias situações que poderiam configurar irregularidades orçamentais e processuais. Na altura, o agora presidente demissionário de Junta de Freguesia, negou todas as acusações, acusou a candidata da IL de "sede de protagonismo" e chegou mesmo a afirmar que a situação financeira da Junta de Freguesia estava "controlada".

Um ano depois o cenário é muito diferente, mas para pior: a dívida cresceu (há mesmo quem aponte valores já próximos de 1 milhão de euros), vários funcionários transitaram para a Câmara Municipal e um foi mesmo dispensado, a freguesia continua sem capela mortuária e, a única coisa que prolifera na localidade são as ervas e o lixo nos caminhos.

Ao PS de Viana do Castelo resta assumir total responsabilidade pela ingovernabilidade da Junta de Freguesia de Areosa e ao Presidente da Câmara Municipal, e líder da Concelhia Socialista vianense cabe agora uma única saída: eleições antecipadas."

Iniciativa Liberal



Apreensão de cerca de meia tonelada de sardinha

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha, apreendeu, hoje, dia 28 de setembro, cerca de 500 quilos de Sardinha (Sardina pilchardus), no concelho de Viana do Castelo.

No âmbito de uma ação de fiscalização no porto de pesca de Viana do Castelo, verificou-se que duas embarcações de pesca costeira excederam o limite diário de captura permitido por lei. Após verificação e pesagem do pescado capturado por cada embarcação, constatou-se que cada uma delas capturou cerca de 250 quilos acima do permitido.

No decorrer da ação policial, foram identificados os mestres das duas embarcações, dois homens com 55 e 58 anos de idade e elaborados dois autos de contraordenação por ultrapassagem dos limites de captura legalmente fixados, sendo a infração punível com coima máxima de 37 500 euros.

A GNR salienta que a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas.

GNR de Viana do Castelo



Detido por ameaças com recurso a arma de fogo

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Vila Nova de Cerveira, no dia 23 de setembro, deteve um homem de 83 anos, por ameaças com recurso a arma de fogo, no concelho de Vila Nova de Cerveira.

Na sequência de uma denúncia, os militares da Guarda apuraram que o suspeito ameaçava com recurso a arma de fogo, o seu vizinho de 55 anos de idade, culminando no cumprimento de um mandado de busca domiciliária, que resultou na apreensão do seguinte material:

" Sete armas de fogo;

" Uma arma branca;

" 1 159 munições.

O detido foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Cerveira.

A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Valença.

GNR de Viana do Castelo



Teatro do Noroeste - Centro Dramático leva Noites de Caxias até Cabo Verde

Noites de Caxias, a 146ª criação da Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda é apresentada em Cabo Verde, no âmbito da 28ª edição do Festival MINDELACT, em novembro.

Escrito e dirigido por Ricardo Simões e com interpretação de Ana Perfeito, o espetáculo conta a vida de uma figura inquietante: a mulher que chegou mais alto na hierarquia da PIDE, ainda hoje desconhecida da maioria dos portugueses.

Noites de Caxias é um dos vários espetáculos que integram o programa do Festival Internacional de Teatro do Mindelo, que acontece de 4 a 13 de novembro, nas cidades do Mindelo e Praia.

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana prossegue a sua estratégia de internacionalização do repertório teatral português e vianense, integrando a programação de festivais internacionais de teatro no espaço transeuropeu: em 2017, apresentou 24A74 - Salgueiro Maia, de Ricardo Simões no Festival de Teatro Lusófono de São Paulo, Brasil; em 2020, foi a vez de Bojador, com adaptação e encenação de Ana Perfeito ter sido selecionado para o World Duo Performing Arts Festival em Seul, na Coreia do Sul e, em 2021, a encenação de Tiago Fernandes de O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá apresentou-se por duas vezes no MOTIM - Mostra de Teatro Infantil do Mindelo, em Cabo Verde.

Estreada em abril de 2021, a peça Noites de Caxias está em digressão nacional, já tendo sido apresentada em cidades como Maia, Almada, Faro e tendo ainda previstas duas apresentações, em outubro deste ano, nas cidades de Évora e Lisboa.

CDV




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais