JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

PROGRAMA "VIDA ATIVA" LEVA A ATIVIDADE FÍSICA AOS NOSSOS SENIORES

O "Vida Ativa" é um programa da Câmara Municipal de Valença que tem por objetivo geral promover e melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos. Reduzir e diminuir a incapacidade causada pelo envelhecimento é uma medida essencial de saúde pública e a atividade física pode desempenhar um importante papel nesse sentido.

A população-alvo para este projeto são todos os habitantes residentes no concelho de Valença com mais de sessenta anos de idade (inclusive). As aulas serão realizadas em grupos constituídos no mínimo por 5 pessoas e até um máximo de 25 pessoas.

O programa "Vida Ativa" vai de encontro às necessidades da população-alvo, atingindo os principais objetivos a que se propôs não só do ponto de vista social, mas também do ponto de vista da saúde.

A implementação do programa "Vida Ativa" contribui para alcançar diversos objetivos considerados prioritários no eixo de intervenção com a população deste grupo etário. Além dos objetivos específicos consequentes dos benefícios da prática de atividade física, este programa permitirá a diminuição do isolamento/inatividade dos idosos através da interação social.

Para além destas vantagens, a atividade física é hoje entendida como uma tarefa prioritária no desenvolvimento de competências que permitam ao idoso realizar as suas tarefas básicas diárias independentemente do auxílio de terceiros. Assim, e dado que a qualidade de vida está intimamente associada a um bom desempenho motor, a prática regular, controlada e orientada, torna-se determinante neste grupo etário (>60 anos).

Objetivos do ponto de vista social

Aumentar a interação social; Diminuir o isolamento; Aumentar os níveis de independência e autonomia; Ocupar os tempos livres; Promover o bem-estar.

Objetivos do ponto de vista da saúde

Prevenir doenças associadas a perdas cognitivas; Prevenção/Diminuição de estados depressivos; Aumentar o bem-estar psicológico; Aumentar a aptidão cardio-vascular; Aumentar os níveis de força e resistência; Manter/Atenuar a perda de flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

Inscrições

Os idosos interessados em participar no programa deverão efetuar as suas inscrições na sede da Junta de Freguesia da sua área de residência. Não há a necessidade de apresentação de atestado médico declarando a robustez física indispensável para a prática desportiva de atividade física. Neste caso, será adotado o preceituado na Lei 5/2007, de 16 Janeiro, art.º 40, n.º 2, segundo o qual constitui especial obrigação do praticante assegurar-se, previamente, de que não tem quaisquer contra-indicação para a prática de atividade física.

O programa tem início no próximo dia 3 de outubro e dura até 30 de junho 2023.

Município de Valença



Valença acolherá o Centro do Património Imaterial Galego-Português

" A Associação Ponte...nas Ondas! assina um memorando de colaboração com a Câmara Municipal de Valença e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (AECT Rio Minho)

" PNO! foi eleita dentro do programa LIVHES-SUDOE como experiência de boas práticas representativa da Eurorregião

" A assinatura do memorando é um primeiro passo para a criação na Eurorregião Tui-Valença do Centro de património imaterial galego-português, uma proposta da Ponte…nas ondas!

A procura da PNO! de um espaço físico que funcione como Centro de Património Cultural Imaterial Transfronteiriço está mais próximo, depois do acordo assinado esta semana no âmbito do projeto Livhes-Sudoe.

No marco deste Projeto Livhes, co-financiado pelo programa Interreg-Sudoe 2014-2020, a Câmara Municipal de Valença, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (AECT Rio Minho) e a Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas Ondas!, assinaram um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de ações de preservação do Património Cultural Imaterial (PCI).

PNO! propôs um espaço com funções de repositório cultural, destinado a património cultural imaterial galego-português denominado Centro do Património. - Centro PCI. O objetivo é a criação de um espaço vivo, mais além do que um museu tradicional, com exposições, projeções, palestras etc...

Segundo os compromissos assinados, a Câmara de Valença cederá à PNO! um espaço a definir no Concelho para a instalação do repositório cultural do PCI transfronteiriço. A Câmara de Valença compromete-se também a contribuir com a valorização deste repositório cultural nos próximos anos. Este centro PCI abrangerá um espaço de documentação e actividades (oficinas, concertos, palestras, exposições temporárias etc...) e terá também uma exposição permanente à volta de cinco áreas temáticas: tradições orais, contos e lendas, cultura marítimo-fluvial, cultura agraria e ciclo festivo anual. Estabelecerá igualmente sinergias com outros projetos museológicos do território transfronteiriço. Por outro lado, a AECT Rio Minho realizará a plataforma digital do centro PCI, iniciativa que contará com a colaboração a nível de conteúdos da PNO!.

Vinte e sete anos de trabalho em prol do património

A Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas ondas! leva mais de vinte e cinco anos a trabalhar na divulgação do Património imaterial galego-português. Coordenados por docentes galegos e portugueses, alunos de escolas de Portugal e da Galiza têm participado nos concursos de Recolha do Património Imaterial organizados pela Associação.

En dezembro de 2022 decidir-se-à a inscrição da Ponte...nas Ondas! na UNESCO como modelo de boas práticas com o PCI (Património Cultural Imaterial) no Registo das Boas Práticas da UNESCO. A candidatura foi apresentada por parte de Portugal e Espanha em março de 2021. Será a primeira inscrição para Portugal e Galiza.

Ponte...nas Ondas



Inauguração da Sede de Junta de União de Freguesias de Valença, Cristelo-Covo e Arão

É com muita honra e grande orgulho que inauguro, juntamente com todos, a sede da Junta da União de Freguesias de Valença, Cristelo-Covo e Arão.

Temos hoje uma sede de Junta com as condições que os nossos fregueses merecem. Para trás fica uma única sala, sem as condições necessárias para prestar o serviço merecido às nossas gentes.

Com estas novas instalações, com casa de banho, balcão de atendimento e sala de reuniões, pretendemos também demonstrar que estamos aqui para bem receber e atender os que a nós se dirijam!

De realçar que somos uma União de Freguesias com 5400 habitantes. Somos a maior UF do nosso concelho.

Agradeço ao sr presidente José M. Carpinteira por ter retomado e terminado um projeto parado há já algum tempo.

Com estas novas instalações iniciamos um novo ciclo: um ciclo com melhores condições e que desejo que seja próspero.

Obrigada a todas e todos.

Presidente da União de Freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais