Visita e caminhada guiada pela Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arco
s
No próximo domingo, dia 2 de outubro, às 10:00, o Partido Ecologista Os Verdes promove uma caminhada guiada pela Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, Ponte de Lima.
Nesta iniciativa, que se integra na celebração do Dia Nacional da Água, que se assinala este sábado, pretende-se sensibilizar para a importância dos recursos hídricos - nomeadamente para a qualidade ecológica do rio Estorãos.
No âmbito da campanha SOS Natureza, Os Verdes procuram divulgar e conhecer os locais que, por serem espaços classificados e de grande valor natural, precisam de ser reconhecidos e de um acompanhamento mais concreto do Governo.
Acompanhamento esse que se deveria refletir na urgente preservação da biodiversidade e numa outra política de defesa das linhas de água.
A situação de seca meteorológica que vivemos e os desafios climáticos a que assistimos mais frequentemente, colocam em risco a preservação e a conservação da biodiversidade neste importante ecossistema. O período de seca que se está a prolongar tem vindo a dificultar a sobrevivência das zonas húmidas, sendo que mais de três quartos destes habitats em Portugal estão ameaçados.
"O valor ambiental da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, reconhecido nacional e internacionalmente, foi o ponto de partida para o lançamento de um grande projeto de conservação da natureza, de construção social, desenvolvimento rural e territorial, que nasceu das possibilidades dum espaço singular, mas também da visão e do esforço coletivo de diversos agentes, na sua relação próxima com a população e proprietários locais." (sítio das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos).
Assim, Os Verdes promovem uma visita guiada neste espaço, fazendo um dos vários percursos identificados para dar a conhecer este espaço, mas também para percebermos se foi ou não afetado pela seca que atravessa o território português.
Convidamos todos os que estejam interessados em conhecer e saber mais sobre esta área protegida e a sua história que nos acompanhem.
PEV
Município de Ponte de Lima acolhe a apresentação do novo livro
de Cláudio Lima
O Município de Ponte de Lima promove a apresentação do livro "Tópicos Atípicos", da autoria de Cláudio Lima, no próximo dia 08 de outubro de 2022, pelas 16h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
Trata-se de uma obra que integra um conjunto de textos sobre alguns escritores portugueses de ontem e de hoje, publicados na imprensa regional e nacional ao longo dos últimos anos. Neles se reflete uma visão independente e desalinhada, não acriticamente apologética nem sistematicamente negativista.
O A. entende existirem muitos equívocos, falácias e cumplicidades concorrentes a interpretações vesgas e deformadoras de muita da nossa produção literária. Denunciar tal status quo e a medíocre promiscuidade que o alimenta tem sido o propósito que tem alimentado a elaboração e divulgação destes trabalhos, agora reunidos.
Marque presença no lançamento de "Tópicos Atípicos" e conheça a mais recente produção literária deste autor limiano.
Sobre o autor:
Cláudio Lima é pseudónimo de Manuel da Silva Alves, natural de Calvelo, Ponte de Lima. Estudou nos Seminários Franciscanos, onde obteve o curso de Filosofia. Em 1967 foi mobilizado como alferes miliciano para a guerra do Ultramar (Norte de Angola) onde se manteve até 1969. Serviu a Caixa Geral de Depósitos em Portugal e no Brasil, da qual se encontra aposentado. Casado, dois filhos, radicado em Braga.
Iniciou-se muito jovem nas lides da escrita, colaborando em revistas escolares e suplementos juvenis, entre eles o do Diário de Lisboa, que acolheu as primícias de muitos escritores então revelados. Tem significativa e variada colaboração dispersa por jornais e revistas de Portugal, Angola, Brasil e Galiza, nas modalidades de poesia, conto, crónica, crítica literária e social, ensaio, diarística, etc.
Está representado em mais de trinta obras coletivas.
Tem merecido da crítica especializada referências muito positivas, como o Prémio Nacional de Poesia "Fernão de Magalhães Gonçalves" 2008, entre outros.
Foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural pelo Município de Ponte de Lima.
É Sócio da APE - Associação Portuguesa de Escritores.
Município de Ponte de Lima
Município de Ponte de Lima Incentiva ao arrendamento no Centro Histórico
O período de candidaturas à 3.ª fase do projeto Centro Com Vida - projeto lançado pelo Município de Ponte de Lima como incentivo ao arrendamento na zona do Centro Histórico, realiza-se de 1 a 15 de outubro.
Ao promover este programa o Município incentiva a dinamização, gestão e conservação do parque habitacional do Centro Histórico de Ponte de Lima através da promoção do arrendamento privado para cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos que aí queiram passar a residir.
Este incentivo baseia-se num auxílio importante para a conservação e manutenção do parque habitacional privado, numa perspetiva de médio e longo prazo, contribuindo ainda para a melhoria do desempenho ao nível das respetivas funções habitacionais, económicas, sociais e culturais.
Podem candidatar-se ao projeto Centro Com Vida cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 40 anos; casais não separados judicialmente de pessoas e bens ou em união de facto, com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 40 anos, podendo um dos elementos do casal ter idade até 42 anos; e ainda cidadãos em coabitação, com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 40 anos, partilhando uma habitação, como residência permanente dos mesmos.
Município de Ponte de Lima
Descentralização Cultural: Há Banda na Freguesia... nos dias 01, 02 e 09 de outubro
O Município de Ponte de Lima, no âmbito da Descentralização Cultural, promove, através do Teatro Diogo Bernardes, a rúbrica Há Banda na Freguesia... com um conjunto de concertos em parceria com as Bandas de Música do concelho de Ponte de Lima, com o intuito de continuar a fazer chegar às diferentes freguesias do concelho, as estruturas e criações artísticas produzidas no território concelhio. Esta iniciativa engloba três concertos, com entrada livre.
A primeira banda a atuar será a Banda de Música de Ponte de Lima, no dia 01 de outubro, pelas 21h00, na Freguesia de Freixo no Largo Domingos Pereira de Araújo. Segue-se a apresentação da Banda de Música de Moreira do Lima, no dia 02 de outubro, pelas 15h00, na Freguesia de Labrujó, no Largo da Igreja. E por último a Banda de Música de Estorãos, apresenta-se no dia 09 de outubro, na Freguesia da Boalhosa, pelas 15h00, no largo da Igreja paroquial.
Não deixe de participar nos eventos da Descentralização Cultural porque "Há Banda na Freguesia…".
Município de Ponte de Lima
Teatro Diogo Bernardes - Programação de outubro/22
Em outubro, o Município de Ponte de Lima continuará a apostar forte na programação cultural do Teatro Diogo Bernardes, a qual será dedicada à área da Música. A propósito da comemoração, a 1 de outubro, do Dia Mundial da Música e, no fim de semana de 7 e 8 de outubro, o Teatro Diogo Bernardes associa-se às celebrações do Dia Mundial da Ópera e às comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, com dois espetáculos que nos permitirão celebrar uma arte com admiradores em todo o mundo.
Na área da música destaque para o concerto dos L-BLUES, no dia 1 de outubro pelas 21h30, com a apresentação do seu quarto e novo trabalho Euphemismo; segue-se no dia 15 de outubro, pelas 21h30, o espetáculo dos Moonshiner, que após 10 anos de existência estão de volta à estrada e às edições discográficas; por fim, Manuel Linhares apresenta-se no dia 29 de outubro, pelas 21h30, com Suspenso - Featuring David Binney, para apresentação do seu novo álbum.
Ainda na música, realiza-se, como já vem sendo hábito, os espetáculos "Há…Jazz no TDB", pela Escola de Jazz do Porto, nos dias 12 e 19 de outubro, pelas 21h30.
O fim-de-semana dedicado à Ópera tem o seu início no dia 7 de outubro, com a Pequena História de um povo com memória pelo Quarteto Contratempus. Trata-se de uma ópera transdisciplinar que pretende cantar e contar aquilo que se torna fundamental para a construção da identidade do ser humano - a liberdade. Contará com duas sessões, pelas 15h30, exclusiva para púbico escolar e pelas 21h30, para público em geral. No dia 8 de outubro pelas 21h30 será apresentado o espetáculo Domitila: Ópera de Câmara em um acto baseada nas cartas de D. Pedro I e Marquesa de Santos. O enredo da ópera "Domitila" tem como pano de fundo a relação amorosa entre D. Pedro IV (D. Pedro I Imperador do Brasil) e a Marquesa de Santos. Com a apresentação deste espetáculo associamo-nos às comemorações dos 200 anos da independência do Brasil.
No mês de outubro, na área do Teatro, destaque para o espetáculo Massa Mãe de Sara Inês Gigante, no dia 14 pelas 21h30, uma revisitação das suas raízes minhotas, num conflito entre o sentido de pertença e descoberta do significado de alguns dos signos dessa cultura. No dia 28, pelas 21h30, A Turma apresenta o espetáculo Estrada de Terra que, com uma linguagem violenta e sem filtros, nos mostra a tragédia de uma geração que se debate pela busca da autenticidade numa sociedade decadente.
No Cruzamento Disciplinar, destaca-se o espetáculo Nocturno de Joana Gama e Victor Hugo Pontes, pela Nome Próprio, no dia 21 de outubro, com duas sessões exclusivas para público escolar, pelas 10h30 e 15h00. Espetáculo que combina a dança e a música, alicerçado num trabalho com escolas em diversas fases da criação, Nocturno inspira-se em muitas noites possíveis - na aldeia e na cidade, ao relento ou em abrigos improváveis. Diferentes sons e experiências, com ou sem estrelas, mas sempre sob o mesmo céu escuro.
Bilhetes à venda na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes ou na bilheteira eletrónica em: https://teatrodiogobernardes.bol.pt.
Venha ao Teatro! Venha ao Teatro Diogo Bernardes.
Município de Ponte de Lima
Helberto Helder relembrado em "Memórias Literárias" de Ponte de lima
Dando continuidade à promoção do projeto "Memórias Literárias" o Município de Ponte de Lima prossegue a sua aposta na disseminação da memória, da herança e identidade culturais locais, nacionais e estrangeiras.
São escritores os protagonistas deste programa literário, dinamizado pela Biblioteca Municipal, e o escolhido desta edição será o nome daquele que é considerado, por muitos, o maior nome da poesia portuguesa da segunda metade do século XX. Vamos dar a conhecer a vida e obra de Herberto Helder e compreender a lucidez, o desassombro e a ironia transposta para o contexto poético português contemporâneo.
Autor de uma obra que é "um universo inteiro", Herberto Helder foi sempre avesso à exposição pública, recusando todos os mecanismos de mediatização, entrevistas, fotos, prémios, conferências. Esta é a oportunidade de mostrar o universo de um poeta genial, misterioso, visionário, trabalhador incansável das metáforas e dos símbolos, mais voltado para os enigmas da vida do que para o banal quotidiano, consensualmente amado, mas não tão lido quanto a sua obra merecia. Um poeta que viveu para o ofício poético e que estendeu a língua portuguesa a uma nova exuberância.
Associe-se a este tributo, visite a Biblioteca Municipal e encontre a mostra biobliográfica que relembra o poeta e o homem enigmático.
Município de Ponte de Lima