JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Consignado o Ecoparque do Vez - Requalificação das margens do Rio Vez

A Câmara Municipal procedeu à consignação da empreitada Ecoparque do Vez - Requalificação das margens do Rio Vez, no valor de 1.226 694,48 milhões de euros e prazo de execução de 365 dias.

Este espaço desenvolve-se na na margem direita do Rio Vez, desde o parque de estacionamento do Largo do Cristina até ao Campo do Trasladário. A intervenção terá lugar numa área com 7600 m2. A proposta tem como principal objetivo a integração de um espaço verde de uso público na marginal urbana da vila que procurará trazer a população para o seu usufruto, complementando e interligando dois importantes locais da vida de Arcos de Valdevez - a praia Fluvial da Valeta e o Campo do Trasladário.

A intervenção criará um espaço de fruição ao ar livre de lazer, uma área capaz de albergar eventos de exterior para eventos culturais, concertos, feiras, ou mesmo um festival, integrando também a ecovia, com um percurso pela copa das árvores, junto às margens do Rio Vez.

Através desta intervenção dá-se continuidade à requalificação das margens ribeirinhas, criam-se mais espaços lúdicos e percursos pedonais, complementando também os percursos da ecovia.

Esta é mais uma proposta de usufruto e lazer para os arcuenses e mais um atrativo para os visitantes de Arcos de Valdevez.

Municipio de Arcos de Valdevez



"12 Meses 12 Caminhadas": Trilho da Floresta Encantada da Miranda

Para Outubro, a ARDAL/Porta do Mezio propõe-lhe o trilho da Floresta Encantada da Miranda.

Trilho que percorre o coração da freguesia da Miranda, caracterizado pela riqueza natural e construída que oferece. Com uma floresta autóctone única e uma zona ribeirinha enriquecida por quedas de água e alguns dos muitos moinhos de água existentes nesta freguesia, este trilho é palco de belíssimas paisagens naturais salpicadas pela presença humana, nesta freguesia outrora apelidada de "Celeiro do Alto-Minho".

Informações sobre o trilho:
Data - 2 de Outubro de 2022
8h30 - Ponto de encontro - Pastelaria PaniLima de Padreiro, Arcos de Valdevez
9h00 - Partida para o Parque de Merendas da Poça do Couto, Miranda
9h30 - Início da Caminhada
12h30 - Fim da Caminhada**
Distância - 5 km
Dificuldade - Fácil
Preço - Adultos -10€
Crianças (até aos 12 anos) - 8€
Inscrições - limitadas e obrigatórias - 258 510 100/ portadomezio@ardal.pt
Pontos de interesse - Mosteiro de Miranda; Floresta Encantada da Miranda, moinhos de água.

**A hora de fim da atividade pode alterar-se conforme as condições e os participantes

Municipio de Arcos de Valdevez



Mais dinamismo turístico no Rio Lima em Arcos de Valdevez

A Câmara Municipal e a União de Freguesias de S. Jorge e Ermelo abriram ao público mais dois equipamentos de cariz turístico com o objetivo de dinamizar esta zona do Rio Lima, no concelho, nomeadamente o Miradouro da Pedralta, em Gração, e o Ancoradouro de Vilarinho de Souto na Ecovia de Ermelo.

Para João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal "com estes investimentos pretende-se valorizar a margem do Rio Lima, atrair mais visitantes e alargar a oferta turística a quem visita o concelho, fazendo com que esta zona do concelho passe a ter mais pontos de atração para quem nos visita."

Para além destes equipamentos, a autarquia e a Junta de Freguesia já estão a pensar noutros projetos de forma a valorizar a margem do Rio Lima e criar mais condições para o turismo, contribuindo para atrair mais visitantes, criar emprego e dinâmica económica no concelho.

Municipio de Arcos de Valdevez



Festa da Solidariedade envolveu IPSS's do concelho em momento de grande confraternização

Arcos de Valdevez associou-se à realização da 15ª edição da Festa da Solidariedade no distrito de Viana do Castelo, delineando um programa bastante rico e dinâmico que envolveu todas as IPSS's do concelho.

A Câmara Municipal realizou um convívio, no Centro de Exposições, reunindo crianças e idosos de várias instituições sociais, proporcionando momentos de alegria e confraternização, através de um conjunto de atividades recreativas, culturais e musicais.

No momento de abertura estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, a vereadora da Ação Social Belmira Reis, o Presidente da CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Padre Lino da Silva Maia, a Presidente da União Distrital das IPSS vianenses, Filomena Araújo, e todas as IPSS´s do concelho.

O autarca agradeceu a todas as IPSS´s presentes o facto de terem aceitado o convite para participarem neste convívio, contribuindo assim, para que os seus utentes tivessem um dia diferente, com vários momentos de lazer e convívio.

Destacou também a importante relação de cooperação que existe entre a autarquia e as IPSS´s, assim como o papel da rede social do concelho junto da população mais desfavorecida, através das inúmeras respostas sociais dão. "As IPSS's são, nos dias de hoje, um pilar fundamental na implementação das políticas sociais", reforçou.

O Presidente da CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Lino da Silva Maia e Filomena Araújo, Presidente da União Distrital das IPSS vianenses, organizadores da iniciativa a nível distrital, agradeceram o forte envolvimento e empenho da Autarquia arcuense na organização desta iniciativa, lembrando igualmente a importância do trabalho das IPSS´s nas comunidades. O Presidente da CNIS referiu ainda que a "Festa da Solidariedade é uma oportunidade para se fazer o reconhecimento público das instituições de solidariedade e agradecer o envolvimento da comunidade na solução dos problemas humanos e na proteção social."

Após este momento, deu-se início ao percurso com a Chama da Solidariedade até Ponte da Barca, procedendo-se à sua entrega aos representantes deste Município.

A 15ª edição da Festa da Solidariedade decorreu em Viana do Castelo.

Os autarcas, as IPSS´s e os utentes receberam a Chama da Solidariedade, cujo trajeto iniciou em Arcos de Valdevez e terminou dia 24 em Viana do Castelo.

A Festa da Solidariedade no distrito de Viana do Castelo pretendeu ser um momento de partilha e alegrias entre as IPSS e a comunidade, dar a conhecer o trabalho que as IPSS deste país desenvolvem e que, muitas vezes, não é do domínio público e muito menos da comunicação social.

Municipio de Arcos de Valdevez



Bolsas de Estudo em Arcos de Valdevez

Candidaturas abertas de 1 de outubro a 15 de Novembro

A autarquia arcuense considera que se deve garantir a todos uma justa e efetiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares, para melhor enfrentar os desafios do futuro, por isso, atribui, anualmente, bolsas de estudo aos alunos com dificuldades económicas para que estes possam ter acesso à formação superior.

As candidaturas irão decorrer de 1 de outubro a 15 de novembro.

Para mais informações os interessados deverão consultar o site da Câmara Municipal em www.cmav.pt, ou contactar os serviços de Educação do Município através do número de telefone 258 520 504.

Candidata-te!

Municipio de Arcos de Valdevez



Presidente da Câmara no arranque do ano letivo do IPVC em Arcos de Valdevez

Pólo de Arcos de Valdevez com cursos do Ensino Superior de Mecânica Automóvel e Impressão 3D e Maquinação Automática

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve nas instalações do IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, para dar as boas vindas e desejar um ótimo ano escolar aos alunos do ensino técnico superior do Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em "Mecânica Automóvel" e do de "Impressão 3D e Maquinação Automática", sendo que este último será pela primeira vez aqui lecionado.

Neste momento o autarca reforçou a ideia de ser necessário "reter e atrair talento para os territórios do interior de forma a criar mais emprego qualificado e dinamizar as economias e as terras," adiantando ainda que existe uma grande procura da parte da indústria por mão de obra qualificada, existindo por isso grandes oportunidades de emprego na região para os alunos destes cursos.

A vinda do Ensino Superior para o concelho foi uma grande vitória, pois há muito tempo reclamava a existência de Ensino Superior em Arcos de Valdevez.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez tem reforçado a sua parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tendo como objetivos contribuir para uma maior formação das pessoas e para uma maior proximidade deste nível de ensino técnico superior no concelho. A capacitação das pessoas é fundamental para o desenvolvimento do concelho e a formação de técnicos superiores no nosso concelho é um salto qualitativo na formação dos arcuenses.

A obtenção de competências técnicas e profissionais é fundamental para aceder a empregos mais qualificados, com maior rendimento, o que contribui para a fixação e atração de pessoas para Arcos de Valdevez.

Municipio de Arcos de Valdevez



Autarquia arcuense apoia os alunos e as famílias com atividades nas escolas

Todos os anos o Município disponibiliza AEC´s (Atividades Extracurriculares) para os alunos do 1º Ciclo, distribuídos pelos três estabelecimentos que asseguram este nível de ensino: Escola Sede, Sabadim e Távora, bem como atividades para as crianças dos Jardins de Infância, no âmbito da Componente de Apoio à Família.

Estes apoios às atividades dos alunos do 1º Ciclo e dos Jardins de Infância têm um valor global de cerca de 90 mil euros.

De lembrar que a autarquia procedeu à contratação de docentes para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC´s) Ano Letivo 2022-2023, nas áreas de Inglês, Desporto, Música, Pilates e Yoga e Sons e Tons, num investimento superior a 60 mil euros.

As AEC'S são uma parceria entre o Município e o Ministério da Educação e Tecnologia, e envolvem um total de 14 colaboradores/professores com formação específica em cada uma destas áreas de aprendizagem.

A Câmara Municipal também oferece todos os livros aos alunos que frequentam estas atividades.

Naquilo que toca às atividades de Apoio à Família nos Jardins-de-infância de rede pública municipal, o Município promove a Animação do Livro e da Leitura, Atividades de Expressão Plástica, Atividades Desportivas, assim como Atividades de Expressão Musical. Estas iniciativas são totalmente financiadas em exclusivo pelo orçamento municipal em prol do desenvolvimento intelectual e físico das crianças do concelho, representando um investimento na criação de uma geração desperta para os desafios futuros, e em apoio total às suas famílias.

Municipio de Arcos de Valdevez




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais