JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

José Luís Carneiro participou nas cerimónias de apresentação das EIP e do Dia Nacional da GNR

MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA SUBLINHOU DESEMPENHO EXEMPLAR DO CONCELHO DE CAMINHA NA PROTEÇÃO CIVIL

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esteve hoje em Caminha, onde participou em duas cerimónias. Logo pela manhã, visitou Riba de Âncora, onde foi feita a apresentação das novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) para o Concelho de Caminha. Trata-se de um reforço na estratégia de proteção civil do Município, que o governante classificou como um caso exemplar na Administração Local. Já no final da manhã, na Vila de Caminha, decorreu a cerimónia do Dia Nacional da GNR.

O local escolhido para apresentação das EIP foi o Lugar do Souto do Rego Grande, em Riba de Âncora, onde o governante pôde conhecer o trabalho desenvolvido na gestão de combustíveis com recurso a pastorícia, de caprinos e ovinos, orientado pelo Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora.

Intervindo no início da cerimónia, o Presidente da Câmara, Rui Lages, destacou a gestão equilibrada e sustentável praticada no baldio, que classificou mesmo como "futurista". Referiu, a propósito, a plantação de 15 hectares de castanheiros, a gestão de combustíveis com recurso a pastorícia com ovelhas (20 no momento) e cabras bravas (50 nesta altura) e a dois cães de guarda de rebanhos. A isto junta-se a opção pela energia de fonte renovável (solar), com 6 painéis solares já colocados que alimentarão toda a exploração. Acresce a videovigilância nas 24 horas, em tempo real, diurna e noturna com câmaras de infravermelhos, sendo também um auxílio à vigilância, com principal incidência na época crítica para a ocorrência de incêndios florestais.

Em projeto há ainda um parque de visitas para as escolas e público em geral.

O Presidente da Câmara sublinhou a importância do trabalho em conjunto e de forma coordenada com Juntas de Freguesia, Comissões de Baldios, ICNF, Bombeiros e Sapadores Florestais, com o objetivo de "cuidar e salvaguardar a nossa floresta e a nossa população".

Sobre as EIP, Rui Lages referiu que o Município de Caminha conta agora com quatro equipas de profissionais. As EIP são constituídas por um chefe de equipa e por quatro bombeiros e cumprem com uma linha de orientação de profissionalização dos operacionais que, no âmbito do sistema de proteção civil, desempenham as missões cometidas aos corpos de bombeiros, a partir de uma parceria entre as Associações Humanitárias, os Municípios e a Autoridade de Emergência e Proteção Civil.

As quatro equipas de profissionais aquarteladas nos bombeiros de Vila Praia de Âncora e Caminha, implicam a mobilização de cerca de 170 mil euros/ano por parte da Câmara Municipal.

Rui Lages recordou também a criação, em 2018, de uma equipa de sapadores florestais e aludiu a todo o trabalho de limpeza e ações de fogo controlado, como partes importantes a política de prevenção. Refira-se que, no âmbito do planeamento municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a ação da equipa de sapadores tem contribuído para uma execução significativa nestes últimos quatro anos.

O Presidente da Câmara informou também que neste momento está em curso a revisão do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil do Município de Caminha.

O Ministro da Administração Interna enalteceu o trabalho do Município de Caminha, saudou as EIP e os bombeiros e focou a sua intervenção no período que agora se inicia, dizendo que outubro costumava ser o início de um período de acalmia, o que não se prevê este ano, já que se esperam, em alguns dias, temperaturas de 35 graus ou até superiores.

José Luís Carneiro sublinhou que este mês, e perante o cenário esperado, não se pode "baixar a guarda", nomeadamente no que se prende com queimadas e máquinas agrícolas.

O Ministro revelou também que a investigação dos fogos subiu este ano, com 87% de casos sob investigação, o que representa 92% do total de área ardida. Só cerca de 27% das ocorrências, no entanto, terão sido originadas por incendiarismo.

Quanto a detidos, José Luís Carneiro frisou foi efetuada mais de centena e meia de detenções.

O Ministro destacou ainda o papel das alterações climáticas, lembrando que a Comissão Europeia já admitiu que cada país, só por si, não terá capacidade de combater os seus efeitos. Tudo isto, disse, implica uma grande responsabilidade coletiva. O risco de incêndio aumenta, destacou, quando se reúnem três fatores: temperatura acima dos 30 graus, ventos de mais de 30 quilómetros e menos de 30% de humidade; o que começa a ser vulgar para além do verão, daí a relevância de uma forte consciência coletiva.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Município de Caminha representado pelo Vereador João Pinto

ASSINADO AUTO DE RECONHECIMENTO DE FRONTEIRA DO RIO MINHO

A assinatura do auto de reconhecimento de fronteira do rio Minho entre os municípios portugueses e galegos realizou-se ontem, a bordo da lancha "NRP Rio Minho", tendo o Município de Caminha sido representado pelo Vereador João Pinto.

Na cerimónia participaram os autarcas de ambas as margens, assim como os comandantes das capitanias dos Portos de Caminha e de Tui, respetivamente Pedro Santos Jorge e Pablo Redondo.

Esta é uma cerimónia anual e acontece nos termos do artigo XXV e do artigo VIII, do anexo I, do Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, assinado a 29 de setembro de 1864, altura em que foi reconhecida a linha fluvial do rio Minho, que serve de fronteira entre Portugal e Espanha, banhando vários municípios ribeirinhos.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Projeto "Alto Minho + Inclusivo - No Caminho da Inclusão"

MUNICÍPIO DE CAMINHA E ESE-IPVC
PROMOVEM INVESTIGAÇÃO SOBRE AS DEMÊNCIAS

No âmbito do projeto "Alto Minho + Inclusivo - No Caminho da Inclusão", cofinanciado pelo Norte2020 - Programa Operacional Regional do Norte, através de uma candidatura apresentada pela CIM Alto Minho, o Município de Caminha e a ESE-IPVC está a elaborar um "Diagnóstico de Proximidade no domínio da Demência".

Para a Vereadora da Saúde, Sandra Fernandes, "ciente dos desafios sociais e de saúde que a demência coloca, nomeadamente para as redes de suporte familiar e formal, o Município de Caminha pretende apoiar e dinamizar projetos neste âmbito de intervenção".

Pretende-se com este estudo avaliar a prevalência da demência na população maior de 65 anos e residente no concelho de Caminha, bem como o perfil sociodemográfico dos casos identificados. Pretende também mapear as respostas e recursos existentes no território, bem como as ameaças e dificuldades sentidas.

A equipa de investigadores da ESE-IPVC é coordenada pela Professora Doutora Carla Faria e contará com a participação dos técnicos do Município.

Este mês, a 21 assinalou-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. O Município de Caminha associa-se a esta causa e presta homenagem a todos os doentes, familiares, profissionais de saúde e cuidadores (formais e informais) que lidam diariamente com esta doença.

A Doença de Alzheimer é tipo mais comum de demência, que é responsável por 50% a 70% de todos os casos de demência. Apesar de fazer parte do quotidiano de muitas famílias portuguesas, é ainda uma doença pouco conhecida e compreendida pela maior parte das pessoas. De facto, 2 em cada 3 pessoas em todo o mundo referem conhecerem pouco ou mesmo nada acerca da demência.

A OMS estima que em todo o mundo haja cerca de 35 a 55 milhões de pessoas com Doença de Alzheimer e os estudos epidemiológicos em Portugal apontam para cerca de 150 mil portugueses com Doença de Alzheimer. A tendência é que continue a haver um aumento exponencial dos casos diagnosticados, prevendo a OMS que em 2050 exista mais de 139 milhões de casos em todo o mundo e mais de 350 mil em Portugal.

A Doença de Alzheimer atinge maioritariamente pessoas com idade superior a 65 anos e provoca uma deterioração progressiva do funcionamento cognitivo, nomeadamente nas funções relacionadas com a memória, a linguagem, o humor, os comportamentos e a realização das atividades básicas de vida.

Não só o doente sofre com o Alzheimer. Também os familiares mais próximos e os cuidadores têm que lidar com as consequências da doença, que tem graves repercussões nas suas vidas, seja a nível emocional, financeiro, relacional e profissional.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Gabinete de Informação ao Munícipe



Gabinete de Informação ao Munícipe



Gabinete de Informação ao Munícipe



Gabinete de Informação ao Munícipe

Gabinete de Informação ao Munícipe


Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais