|
Feira das Tradições Este Fim de Semana em Verdoejo
A freguesia valenciana de Verdoejo recebe a nona edição da Feira das tradições, este fim de semana, de 25 e 26 de junho, no Parque de São Tomé, com gastronomia, música, tradições locais, artes e ofícios e muito convívio.
Tantos petiscos como febras, tortilha, bifana, caracóis, sardinhas, arroz de carneiro, feijoada de coelho, o caldo verde de Valença (uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal), os crepes, os licores e vinhos vão fazer as delícias dos visitantes.
A feira completa-se com uma mostra de artesanato com vários expositores.
Programa:
25 de junho - Sábado
16h30 Abertura da feira e da exposição interior
17h00 Workshop: Fazer broa em forno de lenha
20h00 Sardinhada, caldo verde e petiscos
22h00 Atuação do grupo Old Bridge
26 de junho - Domingo
9h00 Caminhada Cantos e Encantos de Verdoejo
12h00 Almoço (arroz de carneiro - reserva prévia)
16h00 Atuação do grupo Luar do Minho
Animação e jogos tradicionais
A Feira das Tradições é uma iniciativa da Associação Cultural de Verdoejo, com a colaboração da Associação Desportiva Verdoejense e os apoios da Câmara Municipal de Valença e Junta de Freguesia de Verdoejo.
Municipio de Valença
Valença recebe o Festival Contrasta entre os dias 15 e 17 de julho
Nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2022, a Ritmos, promotora responsável pelo já conhecido Festival Vodafone Paredes de Coura, apresenta, pela primeira vez, o Festival Contrasta, com o apoio do Município de Valença.
Com o objetivo de repetir anualmente o conceito, este novo festival, realizado no coração de Valença, apresenta alguns dos nomes mais marcantes da atualidade musical.
Nesta primeira edição, a música de Gal Costa, António Zambujo, Gisela João, Tiago Nacarato, IRMA e Tainá irá ecoar nas Cortinas de São Francisco, na emblemática Fortaleza de Valença.
O Presidente da Câmara Municipal de Valença José Manuel Carpinteira refere que "este festival é uma aposta cultural de excelência, com a presença de artistas de renome nacional e internacional, contrastando estilos musicais e tendo como pano de fundo a Fortaleza de Valença."
Os bilhetes para o Festival Contrasta estão disponíveis em bol.pt, Fnac, CTT, El Corte Inglês, Posto de Turismo e Biblioteca Municipal de Valença.
O valor do passe geral para os três dias do festival é de 20€ e o bilhete diário pode ser adquirido por 10€.
Municipio de Valença
VALENÇA VAI HOMENAGEAR OS COMBATENTES DO ULTRAMAR COM UM MEMORIAL
A Câmara Municipal de Valença vai homenagear os 10 combatentes valencianos mortos na Guerra do Ultramar, sábado, 25 de junho, durante a manhã, na Fortaleza.
As cerimónias começam com uma missa pelos combatentes, na Capela Militar do Bom Jesus, na Coroada, às 9h30, seguida da inauguração do Memorial aos Combatentes, no Paiol de Marte.
O ato contará com a presença de familiares dos combatentes valencianos falecidos no Ultramar, do Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, dos elementos da Comissão de Valença para o Memorial e de representantes de várias delegações da Liga dos Combatentes.
No final da cerimónia serão inauguradas as exposições "Operação de Paz em Zona de Guerra", em cartoons e "Operações de Apoio à Paz e Missões Humanitárias", da responsabilidade do Museu do Combatente, da Liga dos Combatentes sobre as forças nacionais destacadas, história, participação dos ramos e locais de ação. As exposições ficarão instaladas no Paiol de Marte, até 25 de julho.
Para a Câmara Municipal de Valença este é um ato de elementar justiça para com as famílias destes militares valencianos que perderam a vida na Guerra do Ultramar (1961 a 1974) ao serviço da Pátria.
As cerimónias contarão com a presença de uma força militar junto ao memorial.
Municipio de Valença
405 Carros na Mítica Rampa do Monte do Faro
Este Fim de Semana em Valença
405 máquinas vão subir a revival Rampa do Monte do Faro, este fim de semana, de 25 e 26 de junho, a edição mais participada de sempre.
Os números desta edição superaram as melhores expetativas, 405 carros, sendo 25 participantes na Ladies Series e 200 pilotos distribuídos por 4 classes, bem como 180 carros, representativos de 6 clubes convidados.
A revival desenvolve-se, ao longo de 5 Km's de asfalto, entre o cruzamento das Azenhas com a Seara e o Santuário do Monte do Faro, com uma elevação de 380 metros.
Onde Ver as Máquinas
O parque das viaturas e dos clubes presentes na revival estará localizado na avenida da Estação e na avenida Miguel Dantas (entre a rotunda da Trapicheira e a bifurcação com a avenida do Colégio Português) um bom lugar para ver de perto as máquinas.
Onde Apreciar a Prova
O cruzamento da Seara (Valença) com as Azenhas (Ganfei) é onde podem apreciar as máquinas a começarem a acelerar. Em Picões (Gandra) pode ver a revival nos acessos à estrada do Faro, bem como em Vilar (Ganfei), Ousão (Gandra) e acesso desde Sanfins, direção Monte do Faro.
Programa / Horário
25 de junho
10h "Tourist Serie", com segunda e terceira subida da manhã
14h45 Subida dos clubes convidados e grupo da manhã
15h "Ladies First" - "Sports & Classics Serie", com segunda e terceira subida da tarde
26 de junho
10h "Club Serie", com segunda e terceira subida da manhã
14h45 Subida dos clubes convidados e grupo da manhã
15h "Racing Serie", com segunda e terceira subida da tarde
Rampa Histórica do Faro
A Rampa do Monte do Faro é uma edição mítica para os amantes do automobilismo que teve a primeira organização oficial em 1966 e a segunda em 1973. Reeditada em 2019 ganha em 2022 uma nova roupagem pretendendo consagrar-se como um dos grandes eventos automobilísticos da região.
Dois dias para ver e ouvir as máquinas a subir o Monte do Faro, evento turístico para automóveis clássicos, pré clássicos desportivos, desportivos modernos e carros de competição.
A Rampa Monte do Faro é uma iniciativa do VMC- Viana Motor Clube e da Câmara Municipal de Valença.
Municipio de Valença
"Sons do Caminho" Brindou Valença com Três Espetáculos Musicais
A Igreja de Santo Estêvão encheu por completo para acolher o último concerto do ciclo "Sons do Caminho" no último sábado, 18 de junho.
A apresentação esteve a cargo de Victorino d'Almeida e Miguel Leite, acompanhados de Artur Caldeira na guitarra clássica, Daniel Paredes na guitarra portuguesa e Artur Gil Godinho na guitarra clássica.
O concerto terminou em grande com um concerto de improviso com Victorino d'Almeida, ao piano acompanhado pelos demais artistas que arrebatou a assistência.
O ciclo "Sons do Caminho" proporcionou três concertos com Miguel Leite e António Vitorino d'Almeida, acompanhados de artistas de renome, nas igrejas paroquiais de Cerdal, Cristelo Côvo e Valença.
Sons do Caminho levou concertos, de elevada qualidade artística, às freguesias atravessadas pelo Caminho Português de Santiago, numa política de descentralização cultural pelo concelho.
Esta foi uma oportunidade para assistir a espetáculos gratuitos de grande qualidade dinamizados pelos conceituados Miguel Leite e António Victorino d'Almeida, acompanhados de artistas de renome nacional.
O ciclo de concertos Sons do Caminho, foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença financiado pela estratégia Provere, operação NORTE-06-3928-FEDER-000018-PA2. Touring Cultural (Identidade Cultural do Minho), no âmbito do projeto - Apoio ao Processo de valorização dos Caminhos de Peregrinação: Itinerário da Costa, financiado pelo Norte 2020 a 85%.
Victorino d'Almeida regressa a Valença num grande concerto, acompanhado de Nádia Sousa, no próximo dia 5 de agosto, no Coreto do Jardim Municipal. Um concerto aguardado com muita expectativa que juntará a voz melodiosa com sotaque francês de Nádia Sousa com o Maestro Vitorino d'Almeida ao piano.
Municipio de Valença
Valença Recebeu o XVIII Torneio Internacional de Basquetebol
O Pavilhão Municipal de Valença encheu, no passado sábado, 18 de junho, com cerca de 150 atletas, representativos de cinco clubes portugueses e espanhóis, entre os 6 e os 12 anos, que deram corpo ao XVIII Torneio Internacional de Basquetebol (minibasket) de Valença, o 6º incluído na marca Eurocidade.
A animação e o espírito desportivo destes jovens esteve presente no Pavilhão Municipal que contou com a presença de equipas do Basket Clube de Valença, do Clube de Baloncesto de Tui (Espanha), do Clube de Baloncesto Caselas (Espanha), do Basket Clube Limiense e do Barca Basquet Clube.
José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença felicitou o Basket Clube de Valença "pela fantástica organização e pelo espírito de convivência e partilha proporcionada, bem como pela promoção da atividade desportiva junto das crianças". Parabenizou, ainda, os dirigentes, treinadores, pais e familiares dos jovens atletas pelo suporte que, diariamente, dão para que as crianças possam praticar desporto e viver os seus valores.
O torneio foi organizado pelo Basket Clube de Valença e contou com o apoio da Eurocidade Tui-Valença, entre outras entidades.
Este é um dos evento referência que o Basket Clube de Valença organiza ao longo do ano no Pavilhão Municipal.
Municipio de Valença
|