JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

"12 Meses 12 Caminhadas"
- Trilho dos Espigueiros do Soajo

Para o mês de Julho, a ARDAL/Porta do Mezio irá realizar uma caminhada na Vila de Soajo, terra de espigueiros e um dos locais mais fascinantes da região.

Este trilho realiza-se por calçadas por onde passaram, ao longo dos séculos, vários ritmos de vida e de festividades religiosas, nomeadamente romeiros, namorados, pastores, agricultores e milhares de carros de tojo, de estrume e de espigas de milho.

Um local magnífico para visitar e sentir de perto as histórias e lendas assim como para contemplar a sua beleza natural e incomparável.

Descrição do trilho:
Data: 3 de Julho de 2022
8h30 - Receção dos participantes na Porta do Mezio, Arcos de Valdevez
9h00 - Partida para Soajo
9h15 - Início da Caminhada
12h30 - Fim da Caminhada*

Duração: 6,8 km
Dificuldade: Fácil
Inscrições: limitadas e obrigatórias - 258 510 100 / portadomezio@ardal.pt
Preço: 10€/pessoa
[* A hora de fim da atividade pode alterar-se conforme as condições e os participantes.]

Nota: Os participantes devem trazer roupa e calçado apropriado, água e reforço alimentar.

Municipio de Arcos de Valdevez



Arcos de Valdevez marcou presença na 8ª edição do certame "O Melhor de Portugal" em Bruxelas

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez esteve em Bruxelas a participar no maior certame de promoção de produtos locais da União Europeia, "O Melhor de Portugal", organizada pela CAP - Confederação de Agricultores de Portugal, a convite do arcuense, Vitor Alves.

No stand arcuense, foi disponibilizada informação relativa ao concelho, às suas potencialidades e à marca "visitarcos.pt". Também estiveram presentes os produtores arcuenses do vinho verde ARKOS e de fumeiro, Salsicharia S. Vicente.

Foram dois dias que contaram com a afluência de milhares de visitantes, ávidos pelos produtos originários dos concelhos portugueses. De tal forma, que os produtos tiveram uma grande procura e compra.

A representar a Câmara Municipal esteve a vereadora, Emília Cerdeira que teve a oportunidade de apresentar Arcos de Valdevez e a suas potencialidades turísticas e gastronómicas. Muitas pessoas visitaram o stand arcuense, incluindo a Ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes que também esteve presente na inauguração do certame.

Este foi mais um momento de encontro com a comunidade portuguesa, e em especial a arcuense, bem como um forte veículo de promoção de Arcos de Valdevez. Neste certame foi possível promover a nossa cultura, as nossas potencialidades, o nosso saber fazer e o nosso tecido empresarial, transmitindo além-fronteiras as vantagens de pertencer a um concelho onde é bom viver, investir e visitar.

Municipio de Arcos de Valdevez



Município arcuense assina com Universidade do Minho adesão à "Rede Casas do Conhecimento"

O Município assinou com a Universidade do Minho um memorando de adesão à "Rede Casa do Conhecimento", comprometendo-se a definir os recursos necessários à dinamização de uma futura Casa do Conhecimento em Arcos de Valdevez.

As Casas do Conhecimento são espaços que reúnem um conjunto de pessoas e recursos aliados à vontade de dinamizar a região em torno das tecnologias de informação, do conhecimento e da inovação. Visam contribuir para a disseminação do conhecimento, diminuir as assimetrias digitais e a infoexclusão das populações, através da mobilização das suas comunidades locais, regionais e académicas.

A Rede de Casas do Conhecimento tem como objetivo divulgar o conhecimento científico e tecnológico das populações, privilegiando contextos de experimentação prática; incentivar uma cidadania mais participativa, colaborativa e associativa, através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; contribuir para o reforço das atribuições municipais ao nível da inovação, do desenvolvimento local e regional, da ciência e da tecnologia, nomeadamente através da promoção, dinamização e implementação de projetos tecnológicos, com a respetiva componente de investigação e desenvolvimento, de utilidade pública para as populações e para a região.

Municipio de Arcos de Valdevez



Câmara Municipal renova Certificação da Qualidade de todos os Serviços Municipais

A Câmara Municipal voltou a renovar a certificação do sistema de Gestão da Qualidade relativamente a todos os Serviços.

Foi realizada na Câmara Municipal, uma auditoria por parte da Associação Portuguesa de Certificação - APCER, a fim de avaliar a implementação da norma NP EN ISSO 9001:2015, no que se refere seu Sistema de Gestão da Qualidade. O resultado foi positivo, tendo sido recomendada a manutenção da Certificação, pois foi evidenciado um sistema estruturado, documentado e que cumpre com os requisitos do referencial normativo.

Para a Equipa Auditora, a Câmara Municipal demonstrou capacidade para fornecer de modo consistente serviços que cumprem os requisitos dos munícipes e os legais aplicáveis.

Ao longo da auditoria foram identificados pontos fortes como sendo a preocupação evidenciada pela organização na melhoria contínua do SGQ; o envolvimento do Executivo Municipal; a simplicidade e adequação documental do sistema de gestão; a estratégia estabelecida para 2022; e as boas práticas observadas no desempenho das atividades.

A Vereadora da Câmara Municipal, Emília Cerdeira, agradeceu a todos os colaboradores da Autarquia o envolvimento, louvando o seu empenho e dedicações diárias, os quais voltaram a permitir alcançar este resultado.

Com a certificação de todos os serviços municipais, a Autarquia procura prestar um serviço público melhor, fomentar uma maior proximidade e reforçar a confiança dos arcuenses nos Serviços Municipais.

Municipio de Arcos de Valdevez



Aprovado Protocolo de Cooperação entre o IPVC e o Município de Arcos de Valdevez

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou o Protocolo de Cooperação a celebrar com o IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do projeto "Património biocultural na RBTGX: desvendando o potencial nutricional e farmacológico dos recursos florísticos locais", o qual já se encontra a decorrer.

O presente Protocolo tem por objetivo fixar um quadro de parceria entre o IPVC e o Município de Arcos de Valdevez tendo em vista o desenvolvimento de projetos e atividades técnicas e científicas, serviços de consultoria e apoio ao empreendedorismo, em particular no domínio da caracterização e valorização de produtos e recursos locais.

Este projeto decorrerá no NUTRIR - núcleo de investigação do IPVC, que tem como missão a caracterização territorial, avaliação das potencialidades e condicionalismos das principais atividades agrícolas da região e a produção animal numa perspetiva de investigação, desenvolvimento e qualificação para suporte à inovação empresarial, dinamização económica e promoção da sustentabilidade territorial;

Este projeto divide-se em duas tarefas (Tarefa 1: Diversidade Biocultural, Tarefa 2: Fitoquímica de espécies medicinais) e terá a duração de 12 meses.

Através do mesmo será documentado o património biocultural associado aos recursos florísticos das populações rurais de montanha. Com este projeto será usada a etnobotânica como uma ferramenta para a manutenção de património biocultural, numa abordagem em que o passado e o desuso informam o futuro e a inovação.

Municipio de Arcos de Valdevez



Exposição fotográfica "Vidas Interrompidas"

Patente ao público até dia 31 de julho

Abriu ao público na Casa das Artes concelhia, a exposição fotográfica "Vidas Interrompidas" da arcuense Malta Alves. Natural de Arcos de Valdevez, é uma jovem artista que desde pequena se entusiasma com a arte de fotografar. Gosta especialmente de retratar pessoas singulares em momentos particulares. Porém, há um interesse em desafiar-se e captar imagens que revelem uma importância histórico-social. É curiosa e atrevida na altura do registo, e busca perspetivas que suscitem reflexões.

A exposição "Vidas Interrompidas" retrata o cenário da aldeia de Aceredo, que ficou submersa há 30 anos, a qual, hoje, está à vista de todos devido à descida do nível das águas junto à barragem do Soajo- Alto Lindoso, entre Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ourense, na Galiza.

Em analógico, as fotografias retratam essas memórias ímpares de quem por lá viveu anos e, consequentemente, procuram incitar à reflexão do flagelo das alterações climáticas. Atualmente a pequena aldeia de Aceredo é um ponto turístico com a visita de portugueses e de espanhóis, especialmente.

O Município esteve mais uma vez atento aos talentos dos jovens arcuense e assim, a Vereadora da Câmara Municipal, Emília Cerdeira esteve presente neste momento para felicitar a jovem artista pelo seu trabalho e desejar-lhe muito sucesso em projetos futuros.

Municipio de Arcos de Valdevez




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais