|
ARTEAM EM DESTAQUE
Gala Serafim Baganha a 18 de junho de 2022
Numa emotiva cerimónia de homenagem à memória de Serafim Baganha, que prestigiou a ARTEAM tendo desempenhado o cargo de Presidente da Associação de pais durante vários mandatos, foram distinguidos alunos e alunas da ARTEAM. Parabéns aos jovens instrumentistas e às suas famílias pelos prémios recebidos. Prémio de mérito atribuído pelo Rotary Club a Gonçalo Godinho (12.º ano de escolaridade do Curso de Instrumentista de Cordas e de Teclas) e Rafael Parente (12.º ano de escolaridade do Curso de Instrumentista de Sopro e de Percussão). Prémio de mérito social atribuído pelo Rotaract a Maria Pinto (12.º de escolaridade do Curso de Instrumentista de Cordas e de Teclas). O quarteto de Saxofones - Quarteto Be'ANNA"- e o aluno da AMVC Afonso Guedes, da classe do Prof. César Lima, abrilhantaram a cerimónia.
ARTEAM premiada em Ponte de Lima
1.º, 2.º Prémio e Menção Honrosa em saxofone e oboé, para alunos ARTEAM no Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho.
Felicitamos com muito orgulho os alunos, Eduardo Manso (7.º ano de escolaridade CBI), Pedro Sousa (9.º ano de escolaridade CICT) e Joana Lima (8.º ano de escolaridade da Escola Profissional Artística do Alto Minho, da classe dos Profºs César Lima e Paulo Areias, pelos prémios obtidos, no concurso Ponte de Lima
Um agradecimento à pianista acompanhadora Ana Filipa Sousa e muitos parabéns aos jovens instrumentistas, aos seus professores e às famílias pelo apoio sempre presente.
Alunos Admitidos no Esrrangeiro
É com grande satisfação que divulgamos e aplaudimos a admissão de dois alunos finalistas dos Cursos de Instrumentista da ARTEAM no ensino superior em escolas estrangeiras, cujo processo de seleção se antecipa relativamente ao desenvolvido em Portugal. Mariana Cruz, aluna do 12.º ano do Curso de Instrumentista de Sopro, na classe do professor Rui Lopes, é admitida na Fontys Schoolfor Fine and Performing Arts (FHK) em Tiburg na Holanda e Ricardo Silva, aluno do 12.º ano do Curso de Instrumentista de Cordas, na classe do professor Jaime Alvarez, é admitido no Hochschule für Musik und Theater Hamburg na Alemanha.
Felicitamos estes jovens instrumentista Mariana e Ricardo e os seus professores pelo sucesso alcançado. Desejamos um futuro com muito sucesso.
Masterclasses com Jano Lisboa
Nos dias 14 e 15 de junho, os alunos de cordas da ARTEAM tiveram a oportunidade de trabalhar em masterclasses com o violetista Jano Lisboa no âmbito dos Cursos de Aperfeiçoamento Artístico que são promovidos regularmente. Foram dois dias magníficos, dedicados à viola e à música de câmara, onde a partilha de saberes, de experiências e de conhecimentos se fizeram sentir de forma muito construtiva. Agradecemos a Jano Lisboa por retornar a esta "casa" que o viu crescer e partilhar com as novas gerações os saberes e valores que lhe conferem um papel de destaque no plano nacional e internacional.
RECONHECIMENTO
O Rotary Club de Viana do Castelo reconheceu a ARTEAM - Escola Profissional Artística do Alto Minho - como parceira na sua missão de SERVIR PARA TRANSFORAMR VIDAS.
É uma honra ser parceira do Rotary Clube de Viana do Castelo e agradecemos profundamente a distinção que nos foi concedida.
I OFTALGEST, organizado pelo serviço de Oftalmologia da Unidade Local do Alto Minho
Nos dias 17 e 18 de junho 2022, realizou-se, no Teatro Sá de Miranda de Viana do Castelo, o I OFTALGEST, organizado pelo serviço de Oftalmologia da Unidade Local do Alto Minho.
O I OFTALGEST ocorre como a primeira reunião de dimensão Nacional organizada por uma especialidade médica exclusivamente dedicada à gestão, que reúne todos os stakeholders envolvidos no exercício da sua atividade e no planeamento do seu futuro, aproximando as Direções de Serviço de Oftalmologia e Administrações Hospitalares de todo o país.
Ao longo de todo o evento e dos respetivos painéis compostos por Clínicos e Gestores, debateram-se o presente e o futuro da especialidade, de uma forma global e em todas as suas vertentes.
Sob o mote "Somos todos solução" o projeto OFTALGEST assenta em 3 fundamentos:
1. O reconhecimento da oftalmologia como especialidade fundamental no SNS, que pela sua preponderância deve assumir a liderança do processo de evolução que urge implementar no SNS;
2. A necessidade de evolução do nosso sistema de saúde e a importância que a área da gestão desempenha na dinâmica do processo;
3. Promoção de uma nova cultura de partilha e integração de conhecimentos entre clínicos e gestores, envolvendo todos os intervenientes essenciais na atividade da especialidade de oftalmologia
Gabinete de Comunicação ULSAM
Bloco organiza roteiro pela justiça climática no Minho | 1 e 2 de julho |
O Bloco de Esquerda está a organizar o roteiro pela justiça climática, inciativa que percorrerá todos os distritos do nosso país, com intervenções, caminhadas, concertos, cinema e debates sobre a planificação ecológica que responde à crise climática e à evolução caótica do capitalismo fóssil.
Nos próximos dias 1 e 2 de julho decorrerá no Minho. O Roteiro instala-se em Viana do Castelo, com o concerto "não há planeta B", com as bandas vianenses, O simples Mente & Marrquise e Youth Yard, com a abertura de Catarina Martins, na Praça da Erva, na noite de sexta-feira, 1 de julho, e no dia seguinte apresenta uma pequena mostra de Cinema pelo Clima, a decorrer entre o final de tarde e a noite de sábado, no Cinema Verde Viana. Pelo meio, o Roteiro vai a Braga, onde tratará do tema dos transportes urbanos no quadrilátero urbano Braga-Guimarães, Barcelos-Famalicão. Na marcha que juntará Braga a São Pedro de Merelim, será inaugurada uma estação para o futuro e, no final do percurso, depois do almoço convívio na praia fluvial de Merelim, serão debatidas as estratégias para cidades sem carros e com transportes públicos gratuitos. Estará presente uma delegação do Bloco Nacionalista Galego que governa o município de Pontevedra há mais de vinte anos. A cidade é um exemplo internacional por ter retirado com sucesso o trânsito de automóveis do centro urbano e desenvolvido inovadores sistemas de mobilidade sustentável.
Programação Completa:
Sexta-feira, 1 de julho | Viana do Castelo (Praça da Erva)
21h30
Concerto "Não há planeta B" Praça da Erva, com:
Abertura: CATARINA MARTINS (Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda)
Bandas: O Simples Mente & Marquise; Youth Yard
Sábado, 2 de julho | Braga (Arco da Porta Nova)
9h30
Roteiro pela justiça climática: Braga (arco da porta nova) até São Pedro de Merelim (praia fluvial). São 7 km de marcha a pé.
9h45
Inauguração da "paragem para o futuro" (instalação cenográfica de uma paragem de autocarro, chamando a atenção para a falta de transportes públicos), no centro de Braga.
12h
Sessão pública "Transformar as cidades, salvar o clima" (parque fluvial de São Pedro de Merelim) com CATARINA MARTINS (Coordenadora Nacional), JOSÉ MARIA CARDOSO (dirigente nacional), MIGUEL MARTINS (dirigente distrital e ativista ambiental), representantes do Bloco Nacional Galego.
13h30
Almoço coletivo
15h
Regresso a Braga (transportes públicos)
Sábado, 2 de julho | Viana do Castelo | Cinema Verde
17h
Desobedoc - Mostra de cinema pelo Clima.
17h (75')
Sessão "Pelo direito à água"
WANTOKS: dance of resilience in Melanesia, Iara Lee
2019, ilhas Solomon/ EUA/Brasil/Bulgaria, 20'
Trailler: https://vimeo.com/321845866
Scenes from a dry city, François Verster, Simon Wood
2018 , EUA/África do Sul, 13'
Trailler: https://www.youtube.com/watch?v=qqcQren3T-o
18h30 (120')
Sessão "Em luta, pelo clima" (Chile, Hong Kong, Uganda)
Dear Future Children, Franz Böhm
2021 EUA/ Inglaterra/Alemanha, 90'
Trailler: https://www.youtube.com/watch?v=TTBjPc9d7sw
21h30 (120')
Sessão "Pelo direito à cidade" (mulheres arquitetas)
City Dreamers, Joseph Hillel
2020, Canada/EUA, 96'
Trailler: https://www.youtube.com/watch?v=qwWxKhVo8j0
Distrital do Bloco de Esquerda Viana do Castelo
CIM Alto Minho divulga premiados no concurso Música & Arte
Foram conhecidos (22/6) os premiados no concurso Música & Arte, que decorreu de fevereiro a maio deste ano, nas categorias de Media Art, Vídeo, Arquitetura e Arte Pública. A revelação foi feita no âmbito do seminário "Alto Minho 2030: Desafios para a Cultura e Turismo", realizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) no Fórum Cultural de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira.
As duas iniciativas foram promovidas no âmbito do projeto "Rede Intermunicipal de Música & Arte - RIMA", cofinanciado pelo PO Norte 2020, que tem como objetivo a estruturação de uma programação em rede ao nível intermunicipal para a valorização do património natural e cultural e dos recursos identitários associados à música e à arte.
Com o propósito de identificar e promover talentos artísticos e de dar a conhecer o rico património material e imaterial do Alto Minho e os seus recursos naturais e turísticos, o concurso Música & Arte registou um total de 29 candidaturas, algumas das quais de elevada qualidade. Os resultados do concurso podem ser consultados no site da CIM Alto Minho em http://www.cim-altominho.pt/gca/index.php?id=1622.
De salientar que o seminário "Alto Minho 2030: Desafios para a Cultura e Turismo" contou com um leque alargado de oradores com experiências distintas, ao nível da cultura e do turismo, constituindo uma oportunidade para refletir sobre o papel e o contributo destes sectores para o desenvolvimento sustentável do Alto Minho.
Durante a sua intervenção, o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, salientou a aposta que tem vindo a ser feita pela Comunidade Intermunicipal no âmbito da sua estratégia de valorização e promoção do património cultural material e imaterial do Alto Minho, dando como exemplo a criação de um novo produto turístico integrado, as 10 rotas culturais do projeto "Alto Minho 4D - Viagem no Tempo", baseadas na história e nos bens patrimoniais do território.
Para Manoel Batista, o potencial turístico, económico, científico e pedagógico do património cultural, constitui um fator incontornável para qualquer estratégia de desenvolvimento territorial. "O que motivou a CIM Alto Minho no desenvolvimento do projeto "Alto Minho 4D - Viagem no Tempo" foi, precisamente, fomentar todo esse potencial através da construção de novos produtos turísticos baseados na autenticidade e diferenciação, no contexto de rotas turísticas, que promovessem a visitação do território, a mobilidade turística, mas também a criação de experiências únicas para quem nos visita", concluiu.
De destacar também a presença da diretora regional da Direção Regional da Cultura do Norte, Laura Castro, que fez o encerramento do seminário, salientando a importância da cultura e do turismo enquanto elementos dinamizadores e de desenvolvimento dos territórios nas suas múltiplas vertentes.
Workshops de sensibilização e ações de benchmarking sobre Cultura Acessível em Melgaço, Monção, Valença e Paredes de Coura
Como tornar os espaços culturais em locais acessíveis para todo o público? Consegue identificar as barreiras no acesso à cultura? Qual o seu contributo para integrar pessoas com diversidade funcional? Estas são algumas das questões sobre Cultura Acessível que vão ser trabalhadas nos workshops e ações de benchmarking dinamizados pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) nos próximos dias 27, 28 e 30 de junho e 1 de julho, em vários concelhos do Alto Minho. A iniciativa, aberta à participação do público em geral, está inserida no projeto "Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para Todos", cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu.
Face à crescente importância que o tema da Cultura Acessível tem vindo a assumir à escala global e à sua pertinência no atual quadro de transição para o novo ciclo de programação 2021/2027, estas sessões permitirão aos participantes conhecer conceitos chave no que respeita à diversidade funcional, identificar as implicações da deficiência na funcionalidade da pessoa e diagnosticar e reconhecer as barreiras atuais no acesso à cultura.
As sessões serão conduzidas por Célia Sousa, coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria, e Marta Nogueira, docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, ambas com um trabalho reconhecido no âmbito da inclusão social de cidadãos com necessidades específicas.
Estas sessões realizam-se na Casa da Cultura de Melgaço (dia 27 de junho), na Biblioteca Municipal de Monção (dia 28 de junho), na Biblioteca Municipal de Valença (dia 30 de junho) e na Casa do Conhecimento de Paredes de Coura (dia 1 de julho).
Os interessados devem fazer a sua inscrição através do preenchimento do formulário correspondente ao município onde pretendem assistir à sessão, disponível no site da CIM Alto Minho em http://www.cim-altominho.pt/gca/index.php?id=1626.
GNR: Atividade operacional semanal
O Comando Territorial de Viana do Castelo, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 13 a 19 de junho, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
1. Detenções: 15 detidos em flagrante, destacando-se:
" 13 por condução sob o efeito do álcool;
" Um por condução sem habilitação legal.
2. Apreensões:
" 18 doses de haxixe;
" Uma dose de liamba;
" Uma arma de fogo.
3. Trânsito:
Fiscalização: 170 infrações detetadas, destacando-se:
" 20 por falta de inspeção periódica obrigatória;
" 19 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
" 11 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
" Sete por falta de seguro de responsabilidade civil;
" Quatro por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
" Dois por excesso de peso.
Sinistralidade: 49 acidentes registados, destacando-se:
" 14 feridos leves.
4. Fiscalização Geral: 14 autos de contraordenação:
" Oito no âmbito do consumo de estupefacientes;
" Três no âmbito do policiamento geral;
" Três no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.
5. Ações de sensibilização:
" Três no âmbito da Operação "Bom Caminho", tendo sido sensibilizados 28 peregrinos;
" Duas no âmbito do Programa "Escola Segura", tendo sido sensibilizados 131 alunos;
" Uma no âmbito do Programa "Comércio Seguro", tendo sido sensibilizados sete comerciantes;
" Uma no âmbito da Defesa da Floresta contra Incêndios tendo sido sensibilizadas 23 pessoas.
|