Durante cerca de dois anos, a Casa de Repouso do Senhor dos Mareantes estará em obras de ampliação e remodelação de instalações, incluindo a construção de mais 14 quartos, embora o projecto aprovado pela Segurança Social não contemple a admissão de mais utentes.
Conforme nos informou Aurora Lima, presidente da direcção desta Casa de Repouso - actualmente com 63 utentes e 40 funcionárias -, no início dos trabalhos iniciados esta semana, a Segurança Social obrigou a que se cumprissem determinadas normas, nomeadamente a remodelação dos quartos que passarão a ser mais amplos.
Confirmou que a oba será executada "de acordo com o projecto aprovado por todas as entidades", nomeadamente pela Segurança Social, e após a sua conclusão, será possível obter a licença de utilização, o que não existe presentemente.
Aurora Lima referiu-nos que a obra importará em 1,6 milhões de euros, embora seja de prever uma revisão de preços, atendendo ao aumento de custos dos materiais a que se assiste presentemente.
Esta remodelação é apoiada em 75% pelo Programa Pares (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, colocado ao dispor das IPSS), sendo uma das três instituições caminhenses cujas candidaturas foram aprovadas em finais de 2021.
Paralelamente a esta obra, será preservado um pano de muralha descoberto a sul das instalações do Lar, no seu logradouro, o qual está a ser acompanhado por um arqueólogo, estando também previsto recolocar a escultura em bronze da autoria do já falecido artista Humberto Mesquita, esculpida aquando da celebração do centenário desta instituição.