|
Regulamento Municipal do Serviço de Psicologia do Município de Caminha em discussão pública
CÂMARA CRIA SERVIÇO DE PSICOLOGIA
REFORÇANDO PROXIMIDADE COM A POPULAÇÃO
A Câmara Municipal vai reforçar a sua política de proximidade e de resposta às necessidades dos munícipes, através da criação de um Serviço de Psicologia que atenda às necessidades locais, numa ação concertada com os demais agentes com intervenção. O Regulamento Municipal do Serviço de Psicologia do Município de Caminha entra agora em discussão pública, tendo a respetiva proposta sido aprovada na última reunião do Executivo.
A criação deste serviço vai permitir que os psicólogos na Câmara possam tratar e acompanhar situações de calamidade ou apoiar pessoas com carência económica, mas o âmbito é vasto. Conforme é descrito, o Serviço de Psicologia é um serviço público e tem como missão "a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população, a adoção de estilos de vida saudáveis e a diminuição dos problemas de saúde (física e psicológica), bem como a inclusão social, a promoção de boas práticas psicossociais e a redução de desigualdades, através de intervenção individual, familiar, organizacional e comunitária, baseadas na evidência científica psicológica e na garantia e salvaguarda do interesse público, através de um trabalho em rede com as instituições locais, regionais e nacionais".
No âmbito do Regulamento, as áreas de intervenção previstas são: Programas de Prevenção e Promoção da Saúde Psicológica; acompanhamento psicológico com crianças, jovens, adultos e idosos; intervenção psicológica junto da comunidade escolar, famílias vulneráveis, crianças em risco/perigo, grupos de risco e socialmente mais vulneráveis, pessoas com incapacidade e cuidadores informais, minorias sociais e imigrantes, desempregados; capacitação da comunidade; intervenção em situações de crise ou catástrofe e consultoria na área organizacional ou de políticas comunitárias.
Na última reunião do Executivo foi ainda aprovado submeter à Assembleia Municipal o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Caminha.
Conforme é explicado na proposta, foi entretanto aprovado em reunião de Câmara realizada no dia 17/11/2021 um Protocolo de Cooperação entre a Comissão para Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e o Município de Caminha, que determina que compete ao Município "Conceber, adotar e implementar um Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND), alinhado com a ENIND e os respetivos Planos de Ação".
Importa salientar ainda que o Município de Caminha tem aprovada e em fase de execução uma candidatura para a "Promoção da Igualdade de Oportunidades e de Género", no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) - Eixo 01. Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego, do aviso POISE-22-2020-03, designado "IND Caminha: Estratégia para o Desenvolvimento e Coesão Intergeracional", que tem como propósitos o diagnóstico, elaboração, implementação, avaliação e divulgação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Caminha.
A proposta será também submetida à aprovação da Assembleia Municipal.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Condições meteorológicas obrigaram a adiar programa previsto para o Dia Mundial da Criança
QUASE MIL CRIANÇAS VÃO TER UM DIA ESPECIAL DE BRINCADEIRAS
NA PRÓXIMA SEMANA
Quase mil crianças do concelho de Caminha vão desfrutar, na próxima semana, de um dia de brincadeiras. A atividade, que incluirá insufláveis e surpresas, vai desenvolver-se em Caminha e em Vila Praia de Âncora, nos dias 28 e 29, e é uma forma de "compensar" os mais novos, já que as iniciativas previstas para o Dia Mundial da Criança tiveram de ser adiadas em virtude das condições meteorológicas na altura, que inviabilizavam o programa.
Na impossibilidade de celebrar o Dia Mundial da Criança na data habitual, em virtude das instáveis condições climatéricas que se verificavam no concelho no início deste mês, decidiu-se, em coordenação com o Agrupamento de Escolas de Caminha, adiar as atividades para data coincidente e próxima com o final do ano letivo.
O programa previsto incluía espaços exteriores e a chuva prevista não permitia pô-lo em prática. Proporcionar aos mais novos momentos divertidos e de convívio vai agora ser possível. Independentemente da situação epidemiológica do país, Caminha sempre se comemorou o Dia Mundial da Criança, mesmo recorrendo a soluções menos habituais, como um avião a saudar os mais novos. Reunidas agora condições sanitárias mais favoráveis, este será o primeiro encontro em circunstâncias não restritivas, após três anos com limitações e as crianças poderão conviver e brincar com liberdade.
No dia 28 de junho, o "palco" deste dia das crianças será o Parque 25 de Abril, em Caminha. No dia seguinte, a "festa" vai desenvolver-se no Jardim Piscinas Municipais, em Vila Praia de Âncora. O primeiro dia será dedicado às crianças do Vale do Coura e o segundo às do Vale do Âncora.
Quase mil crianças vão participar nestas atividades, promovidas e desenvolvidas pela Câmara Municipal de Caminha e pela CPCJ de Caminha.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Evento percorre as duas vilas do concelho de Caminha durante o verão, conta ainda com a participação de Sara Correia, Rui Massena, Noble, Orquestra Filarmónica de Braga e Tiago Garrinhas
RITA GUERRA ABRE 3ª EDIÇÃO DO VILAS PEOPLE
QUE COMEÇA NO DIA 8 DE JULHO EM VILA PRAIA DE ÂNCORA
O acesso aos concertos do Vilas People é livre e gratuito
Com a entrada no verão, a programação cultural do concelho de Caminha reforça-se após dois anos de pandemia que condicionaram a realização de alguns eventos. O mês de julho marca o regresso do Vilas People, festival de música criado no primeiro ano da pandemia, que se realiza nas duas vilas do concelho (Caminha e Vila Praia de Âncora) e que veio para ficar.
A terceira edição do evento apresenta um cartaz de grandes nomes da música nacional, estando o primeiro concerto a cargo da inconfundível voz de Rita Guerra. Este espetáculo está marcado para o dia 8 de julho, sexta-feira, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora, precisamente no dia em que se comemoram os 98 anos de elevação da localidade a vila.
O evento prossegue durante o verão, pululando os concertos entre as duas vilas. No dia 29 de julho, o festival ruma a Caminha com a extraordinária presença de Sara Correia, umas das grandes fadistas da atualidade, regressando a Vila Praia de Âncora a 7 de agosto para um concerto da Orquestra Filarmónica de Braga.
A vez será, depois, de Caminha, a 18 de agosto, primeiro com Tiago Garrinhas - artista com raízes na vila e que contará com a participação de alguns convidados - e, de seguida, a 20 de agosto, com um concerto do maestro e pianista Rui Massena, autor de algumas das composições mais bonitas escritas nos últimos tempos.
O festival das vilas e do povo do concelho de Caminha encerra a 3 de setembro, em Vila Praia de Âncora, com Noble, um dos nomes mais fortes da atual música portuguesa, autor de sucessos como Honey ou Beautiful.
Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, "o regresso do Vilas People é o exemplo perfeito de como a programação em pandemia ganhou lastro e merece continuar neste período de alguma normalização. Este evento enriquece a já extensa agenda cultural para o verão e é o sinal de unidade do concelho através da Cultura, pontuando as nossas duas vilas com concertos de inegável qualidade com alguns dos melhores compositores e interpretes portugueses da atualidade".
Para o autarca, "a expetativa de um verão com muita gente, com uma economia vibrante, responsabiliza ainda mais o Município na valorização da sua oferta cultural e, por isso, para além dos eventos que já tomamos como habituais e que agora regressam após dois anos de paragem, quisemos manter alguns eventos extraordinários que organizamos no período pandémico e que foram um evidente sucesso".
Para além deste evento, a agenda cultural de Caminha conta com o regresso de eventos emblemáticos como o Artbeerfest (de 14 a 17 de julho), o Caminha Medieval (de 20 a 24 de julho), o "31 de Julho porque depois entra agosto", o Sonicblast (de 11 a 13 de agosto), o Festival EDP - Vilar de Mouros (de 25 a 27 de agosto) e dezenas de outras atividades.
O acesso aos concertos do Vilas People é livre e gratuito, não sendo necessária a aquisição ou recolha de bilhete. Toda a informação sobre programação cultural pode ser encontrada no site e nas redes sociais do Município bem como na agenda física que vai sendo distribuída nos espaços e equipamentos municipais, nos comércios e no espaço público em geral.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Somam-se quatro bandeiras Qualidade Ouro e o galardão Zero Poluição para a praia do Forte do Cão e mais uma Bandeira Azul para a Praia Fluvial das Azenhas
BANDEIRAS AZUIS HASTEADAS EM TODAS AS PRAIAS MARÍTIMAS
DO CONCELHO DE CAMINHA
Foram esta manhã hasteadas as quatro Bandeiras Azuis nas praias marítimas do concelho. Caminha mantém, nesta época balnear, as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas foram distinguidas com a Bandeira Azul: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, cujo início da época balnear está marcado para 1 de julho.
O Município de Caminha viu galardoadas ainda quatro praias pela Quercus com a bandeira "Qualidade Ouro". Entretanto, a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, considerou também a Praia do Forte do Cão como praia ZERO poluição. A época balnear arrancou oficialmente no concelho, nas praias marítimas, no dia 10, de junho e nas fluviais será a 1 de julho. Como já referimos, todas as condições foram reunidas para uma temporada de excelência.
Refira-se que a Praia do Forte do Cão, na freguesia de Âncora, continua a ser distinguida com um galardão restrito - é uma das 58 praias portuguesas de Zero Poluição. A distinção da associação ambientalista ZERO traduz uma classificação de excelência, por resultar de análises realizadas em três épocas balneares sucessivas, em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica.
Recorde-se também que o ano de 2021 ficou marcado por uma nova praia fluvial, Pedras Ruivas, em Seixas, que este ano continuará a funcionar com todas as condições. A época balnear acontece um pouco mais tarde nas praias fluviais, começando a 1 de julho, e estende-se até 31 de agosto.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Instalação de arte contemporânea “Mordomas” inaugurada no Museu Municipal de Caminha
"Mordomas", uma instalação de arte contemporânea da autoria da artista portuense Cristina Rodrigues, vai ficar no Museu Municipal de Caminha até 30 de setembro, numa homenagem aos bailarinos portugueses e espanhóis de várias localidades do Caminho de Santiago.
Apoiada e dinamizada pelo Município de Caminha, "Mordomas" tem curadoria de Mateo Feijóo. O projeto inclui um documentário, onde participam elementos de vários grupos etnográficos do território de Caminha, reúne as histórias de várias gerações de bailarinos, tendo sido gravado no Valadares Teatro Municipal e no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
|
|
Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
 |
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000
|
Há estórias de casas e casas com história Externato de Santa Rita de Caminha
 |
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000
|
República em Tumulto
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
História Nossa Crónicas de Tempos Passados por Terras de Caminha e Âncora
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|